Indústria 4.0 na construção civil: o Drywall é um dos primeiros materiais a trazer a mudança

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em todos os segmentos, inclusive na construção civil. A 4ª Revolução Industrial já é realidade e o mercado precisa se adequar às novas demandas para continuar atendendo clientes e necessidades cada vez mais exigentes.

Conheça mais sobre as novas tendências e como o Drywall Knauf se destaca no futuro Indústria 4.0 na construção civil.

A 4ª Revolução Industrial

 

A história da humanidade é formada por grandes marcos, revoluções que reestruturam a sociedade e o mundo como o conhecemos, períodos que transformam e que geram novos avanços tecnológicos.

A chegada da 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, consiste na convergência digital, física e biológica com base em tecnologias de: computação em nuvem, internet das coisas, big data, blockchain, inteligência artificial e biotecnologia.

indústria 4.0: automação, Internet of Things, integração de sistemas, conecção, big data e computação em nuvem

indústria 4.0: automação, Internet of Things, integração de sistemas, conecção, big data e computação em nuvem

A internet possibilitou um volume de informações antes inimaginável e abriu as portas para esta nova revolução industrial, caracterizada pela produção inteligente.

Hoje, empresas de todos os portes são capazes de acessar, armazenar e gerenciar dados na internet facilitando a colaboração das suas equipes.

No segmento da construção civil, essas mudanças também estão próximas, impactando na cadeia de fornecedores, na mão de obra empregada e na rede logística que terá que se qualificar nos novos modelos de construção para atender à demanda.

Construção 4.0: a Indústria 4.0 na construção civil

 

A construção civil, por sua vez, segue rumo à Construção 4.0, que abrange automação no canteiro de obras, gestão de projetos através de softwares e emprego de novas tecnologias construtivas, como a impressão 3D.

Os conceitos desta nova tendência seguem os da Indústria 4.0, já consolidada principalmente no setor automobilístico. Neste segmento, os ganhos de produtividade, redução de custos e de economia de recursos naturais são notórios.

A Construção 4.0 não prioriza apenas a manufatura de produtos, mas dá grande importância aos cuidados que se deve ter com os projetos e às exigências do mercado. No mundo todo, a demanda por materiais de construção segue de acordo com as exigências do mercado e confronta fabricantes em fatores como redução de falhas e de custos de produção, aumento da eficácia e produtividade, além da preocupação com a legislação ambiental.

Construção 4.0 no Brasil

 

A indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização na construção civil e as novas demandas da Indústria 4.0 na construção civil.

Segundo dados do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), aproximadamente 800 empresas ligadas à cadeia produtiva da construção civil já adotam algum modelo de gestão dentro do conceito Construção 4.0 ou estão viabilizando a implantação. Boa parte destas companhias estão ligada à área de revestimentos, porcelanatos, tubos e conexões.

A tendência na construção civil, seguindo a nova revolução, é que depois do projeto pronto, será feita a montagem, em que fornecedores entregarão o material pré-fabricado, pré-moldado e técnicos especializados farão a montagem.

Não haverá mais espaço para tijolo sobre tijolo, temos que estar preparados e acima de tudo capacitados para esse cenário.

Os sistemas de Drywall se adequam perfeitamente a essa nova forma de construção, possibilitando maior facilidade de transporte e entrega, maior agilidade e praticidade na montagem, mão de obra qualificada, economia e resíduos 100% recicláveis.

Drywall x Alvenaria na Construção 4.0

 

indústria 4.0 na construção civil: alvenaria vs drywall

indústria 4.0 na construção civil: alvenaria vs drywall

Os sistemas de Drywall podem ser utilizados em paredes internas, forros, revestimentos e detalhes arquitetônicos como estantes, nichos, sancas, entre outros.

É a solução mais moderna e inteligente para quem deseja renovar ou modificar projetos. Confira algumas das vantagens do drywall em relação à alvenaria comum.

Drywall

 

  • Execução rápida, limpa e sem desperdícios: Em apenas dois a três dias, cria-se um novo ambiente, como um novo dormitório ou até um home theater. A quantidade de material necessária para a obra, praticamente não gera entulho.
  • As paredes podem ser instaladas em qualquer posição: Por serem muito leves, as paredes de Drywall podem ser colocadas na posição desejada, sem que isso represente qualquer esforço adicional sobre a estrutura.
  • A montagem é precisa: Como todos os componentes do Drywall são industrializados, a sua montagem é feita com precisão dimensional e geométrica: tudo fica no prumo, no nível e no esquadro, sem desvios.
  • Acabamento perfeito: A precisão também contribui para a qualidade do acabamento, proporcionando superfícies sem qualquer irregularidade.
  • Ganho de espaço: Como são mais delgados do que as paredes de alvenaria, as paredes Drywall proporcionam ganho de espaço nos ambientes que são instaladas.
  • Conforto acústico superior: Os sistemas de Drywall proporcionam maior isolamento sonoro. Uma parede com duas chapas de cada lado e lã de vidro tem desempenho muito superior do que qualquer parede de alvenaria.
  • A fixação de cargas é simples: Com pouco esforço, desde que utilize buchas e parafusos específicos para Drywall, a fixação de quadros, espelhos e prateleiras é feita com grande rapidez. Para objetos mais pesados, como armários de cozinha, suportes para TV e micro-ondas são necessários reforços internos nas paredes. Estes podem ser instalados com rapidez e facilidade.
  • Reparos simples: O conserto de um vazamento, por exemplo, é feito muito rápido. Com um serrote de ponta, recorta-se uma “janela” na parede, faz-se o conserto e, em seguida, com o mesmo pedaço de chapa recortado fecha-se a abertura. Em seguida, faz-se o acabamento e a pintura.

Alvenaria

 

  • Execução demorada e grande quantidade de resíduos: A criação de um novo ambiente leva, de 15 a 20 dias no mínimo, gerando grande transtorno e sujeira. A movimentação de materiais é grande e cerca de 30% destes viram entulho.
  • Uma nova parede só pode ser colocada em pontos determinados: O peso da alvenaria (6 a 7 vezes o peso do Drywall) é um fator limitante. Por isso, uma nova parede só pode ser construída onde houver capacidade para suportar sua carga.
  • A precisão depende da quantidade da mão de obra: Se o profissional contratado não for muito bom, o risco de executar paredes, tetos e revestimentos irregulares é muito grande – e aí, na hora de instalar um armário, por exemplo, é um problema.
  • Acabamento exige muito cuidado: O acabamento é feito em várias etapas e exige habilidade do profissional, caso contrário haverá irregularidades e trincas.
  • O espaço já conhecido: Quando se substitui uma parede de alvenaria por Drywall é que se percebe o tamanho do espaço ganho.
  • Desempenho acústico depende da espessura da parede: Para obter o mesmo desempenho de uma parede Drywall, é necessário construir uma parede de alvenaria com 30 cm de espessura.
  • Fixação de cargas mais demorada: A colocação de cargas em uma parede de alvenaria exige ferramentas mais pesadas, buchas de pressão muitas vezes rompem os blocos de alvenaria e abrem rombos no interior da parede.
  • Reparos causam transtornos: O conserto de um vazamento, por exemplo, causa muitos problemas. Grande barulho, sujeira e demora.

São muitas as vantagens que o drywall pode oferecer a obra. Conheça mais um pouco sobre o material:

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.