Praticidade e criatividade: 4 provas de que nada é impossível com o drywall

Um dos principais desafios aos arquitetos e designers de interiores em relação ao uso do drywall em um projeto é a rejeição a esse sistema construtivo por parte dos clientes.

É comum que os clientes, erroneamente, apresentem resistência à utilização do drywall em seus projetos principalmente por acreditarem que se trata de um material frágil, porém já listamos em outro post as inúmeras vantagens que o drywall oferece, sendo uma delas a resistência.

Dessa forma, é importante mostrar aos clientes, além das vantagens técnicas, as inúmeras possibilidades de aplicação que esse material oferece, muitas vezes também desconhecidas. É importante que o cliente entenda que o drywall, além de ser um material prático e flexível, também pode trazer resultados estéticos muito interessantes.

Você sabe o que é drywall? Confira os mitos e verdades sobre o que é Drywall e veja como ele realmente funciona.

Pensando nisso, listamos algumas aplicações do sistema drywall que vão ajudar a encantar seu cliente e deixá-lo surpreso com todas as possibilidades que esse material permite criar!

Uso criativo do drywall: 4 fatos que mostram que tudo é possível!

 

1- Cores e formas

 

uso-criativo-do-drywall-diversidade-de-cores-e-formas

uso criativo do drywall: diversidade de cores e formas

Fonte da imagem: https://www.oestadoce.com.br/editorias/imoveis/drywall-e-otima-opcao-para-quem-quer-renovar-ambientes

O sistema drywall permite ao profissional arquiteto ou designer de interiores explorar um grande universo de cores e formas diferenciadas, atribuindo, além de soluções criativas, qualidade e eficiência aos projetos.

O drywall pode ser trabalhado em formatos variados, desde formas ortogonais, mais retas e regulares, até formas orgânicas e sinuosas, assegurando a qualidade do acabamento.

No forro, nas paredes ou em elementos como mobiliários e painéis decorativos, é infinita a aplicação desse sistema, que permite resultados projetuais de grande impacto, cuja satisfação do cliente só vem comprovar o sucesso do projeto.

Assim, o drywall apresenta possibilidades de uso infinitas, a criatividade em como utilizá-las fica por conta de cada profissional.

Você sabe o efeito de cada cor no ambiente? Veja o significado de cada uma das cores na arquitetura.

uso-criativo-do-drywall-diversidade-de-formas

uso criativo do drywall: diversidade de formas

Fonte da imagem: https://www.arqclubknauf.com.br/projeto/21/#images-2

2 – Transparência

 

uso-criativo-do-drywall-aberturas

uso criativo do drywall: transparência por meio de aberturas em drywall

Fonte da imagem: https://www.arqclubknauf.com.br/arq-blog/drywall-na-casacor-2018/

Um aspecto bastante perseguido em projetos é a transparência dos espaços, principalmente em lugares onde a natureza está presente de forma abundante.

Nesses casos, é interessante que o verde do exterior ganhe presença também nos espaços internos do projeto, assim como a luz natural, sempre bem-vinda devido ao conforto e bem-estar que proporciona.

Dessa forma, quando o efeito desejado no projeto é a transparência, o drywall também se apresenta como uma solução construtiva adequada, pois permite aberturas e rasgos nos planos de paredes e tetos.

Esse detalhe pode fazer toda a diferença no projeto, pois, além de permitir a entrada de iluminação natural e integrar o espaço interior com o espaço exterior, também contribui no conforto térmico e na sensação de amplitude do ambiente.

Quem disse que Drywall não pode molhar?

 

uso-criativo-do-drywall-banheiro

uso criativo do drywall no banheiro

Fonte da imagem: https://www.arqclubknauf.com.br/arq-blog/drywall-na-casacor-2018/

É sempre importante reforçar aos clientes que o drywall pode ser utilizado em áreas molhadas como banheiros e cozinhas sem danos, desde que utilizado o material indicado para esse tipo de uso.

Nesse caso devem ser utilizadas as placas verde, desenvolvidas especificamente para esse fim. Elas contém em sua fórmula hidrofugantes (repelentes à água) que protegem a superfície contra respingos, derramamentos e vapor condensado.

Não esqueça que em áreas constantemente molhadas, como box de banheiros, é necessária a impermeabilização da parede, que pode ser feita com mantas asfálticas.

Criatividade: o céu é o limite

 

uso-criativo-do-drywall-solucoes

Soluções criativas em drywall

Fonte da imagem: https://www.ribaj.com/products/knauf-amf-ceilings-partitions-heradesign-wood-wool-sustainable

Quando o assunto é criatividade, sabemos que o céu é o limite.

E o drywall é um recurso que está sempre disponível para auxiliar na elaboração e execução de soluções funcionais que não deixem de contemplar também beleza, irreverência e ousadia, qualidades que podem ser o grande diferencial de um projeto.

Por ser um material mais leve que a alvenaria de tijolos, por exemplo, o drywall pode muitas vezes possibilita a execução de elementos de projeto que em outro tipo de material seria inviável por conta das cargas atribuídas à edificação. Além disso, o material permite uma curvatura mais uniforme.

É o caso de detalhes de sancas e desenhos personalizados de forro, por exemplo, que atribuem identidade e personalidade aos espaços, podendo receber acabamentos diferenciados.

Soluções acústicas sem perder a criatividade

 

uso-criativo-do-drywall-hamburgo-elbphilharmonie

uso criativo do drywall: Hamburgo Elbphilharmonie, solução acústica sem perder a criatividade

Fonte da imagem: https://www.arqclubknauf.com.br/arq-blog/como-knauf-toca-a-musica-mais-perfeita-do-mundo-no-elbphilharmonie/

O drywall é também uma ótima alternativa para projetos que exigem soluções acústicas eficientes, como teatros, auditórios, bares, salas de reunião e outros.

Um dos principais desafios nos projetos desses espaços é possibilitar que o público ouça o som com a mesma qualidade estando em qualquer posição no ambiente.

Para isso, arquitetura e acústica devem estar em total consonância, sendo que a escolha correta de materiais é fundamental para que bons resultados sejam alcançados.

O drywall por si possui bom isolamento acústico e desempenho térmico, mas pode-se aumentar o rendimento do sistema incluindo entre as chapas materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro, atribuindo características de absorção, atenuação e isolamento de sons e estabilizando a temperatura.

Para atender essas necessidades, os fabricantes desenvolveram linhas especiais de produtos específicos para cada tipo de situação.

Confira todas as linhas presentes no catálogo da Knauf:

cta-lp-catalogos-knauf

Uma grande vantagem do uso do drywall é que a flexibilidade de aplicações do material permite aos projetistas ousarem com soluções criativas que surpreendem e encantam o público.

É o caso do Hamburgo Elbphilharmonie, projeto do escritório Herzog & de Meuron, que apresenta, além de grande qualidade plástica, total eficiência acústica por meio do uso de painéis acústicos e divisórias em drywall especiais para esse uso.

Quer ver mais possibilidades de uso e aplicação do drywall? Veja o que é possível fazer em projetos de casas com drywall.

banner knauf

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.