Modelos de Chuveiros: Como Escolher o Chuveiro Ideal Para o Projeto

Na hora de escolher os diferentes modelos de chuveiros que irão fazer parte do seu projeto é importante considerar não somente a estética do produto, mas também características de vazão, condição de pressão da água, tamanho do espalhador, durabilidade e credibilidade da marca.

Com tantas opções à disposição, não é à toa que muitos arquitetos e designers de interiores encontram dificuldades para escolher os melhores modelos de chuveiros para o banheiro planejado. Por isso, se você deseja eliminar essas dúvidas do seu projeto, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar dicas exclusivas sobre como acertar na escolha dos modelos de chuveiros. Confira!

Como escolher o melhor modelo de chuveiro para banheiro

Quer acertar na escolha dos modelos de chuveiros? Então, confira as dicas e leve em consideração os pontos apresentados abaixo:

Estabeleça o tipo de chuveiro

Existem modelos de chuveiro elétrico, a gás e até solares. Por isso, antes de definir o modelo ideal, considere avaliar junto com o cliente suas necessidades (conforto, praticidade, consumo), bem como, a relação de custo-benefício entre um sistema e outro.

Os modelos de chuveiros a gás, por exemplo, oferecem maior pressão da água, do que em relação aos modelos de chuveiro elétrico. Além disso, modelos de chuveiros a gás proporcionam maior economia na conta de luz, já que não utiliza energia elétrica para o aquecimento da água. Em contrapartida, os modelos de chuveiros à gás gastam mais água, pois o tempo para aquecimento é maior.

Avalie a condição de pressão da água

A condição de pressão da água influencia diretamente na escolha do modelo de chuveiro para banheiro. Por exemplo, a pressão da água de uma casa é diferente da de um prédio com apartamentos, pois a pressão da água está diretamente ligada a altura da coluna de água (quanto mais alta a edificação, maior será a pressão da água). 

Logo, em situações de baixa pressão, recomenda-se utilizar modelos de chuveiro para banheiro pressurizado, o qual será responsável por aumentar a pressão da queda da água.

Veja também: Como Escolher os Melhores Tipos de Rejuntes? Dicas para Acertar em Cheio

Modelos de chuveiros: avalie a condição de pressão da água. Projeto de Luciana Tomas

1. Modelos de chuveiros: avalie a condição de pressão da água. Projeto de Luciana Tomas

Observe a vazão do chuveiro

A vazão do chuveiro se trata da capacidade de fornecimento de água por minuto. Por isso, fique atento às informações que os fabricantes disponibilizam nas embalagens dos modelos de chuveiros atribuídas a cada produto. Vale ressaltar que um modelo de chuveiro para banheiro com grande vazão requer uma pressão adequada, pois se a pressão for baixa o jato será fraco.

Tamanho do espalhador

O espalhador é a peça com orifícios por onde a água sai do chuveiro. Dessa forma, quanto maior o espalhador do chuveiro, maior será a área do corpo coberta por água. No entanto, existem casos em que o cliente prefere modelos de chuveiros com um jato mais direcionado e intenso, nesse caso a dica é apostar em modelos de chuveiros com espalhador pequeno.

Limpeza, durabilidade e credibilidade da marca do chuveiro

Dentre as opções de modelos de chuveiros, o aço inoxidável é o material mais indicado, pois além de evitar o enferrujamento, se trata de um material resistente à corrosão e a altas temperaturas. Vale comentar, que alguns modelos de chuveiros contam com mecanismos auto-limpantes (evitando o entupimento dos orifícios do espalhador).

A credibilidade da marca dos modelos de chuveiros também norteiam as etapas de escolha, por isso verifique se o chuveiro especificado está em conformidade com as normas técnicas de segurança.

Veja também: Tinta Para Banheiro: Qual é a Melhor? Descubra Já!

Leve em conta a durabilidade e credibilidade das marcas dos modelos de chuveiros. Projeto de Estúdio Vermelho Arquitetura

2. Leve em conta a durabilidade e credibilidade das marcas dos modelos de chuveiros. Projeto de Estúdio Vermelho Arquitetura

Conheça diferentes tipos de chuveiro que podem fazer parte do projeto

Há uma infinidades de modelos de chuveiros no mercado. Conheça de perto os diferentes tipos de chuveiro que podem fazer parte do projeto de banheiro.

Chuveiro elétrico comum

O chuveiro elétrico é o modelo mais encontrado nas casas brasileiras. A grande vantagem atrelada a esses modelos de chuveiros é a facilidade de instalação. Neste sistema o aquecimento da água é feito a partir da resistência elétrica. Os modelos de chuveiros elétricos são indicados para banheiros com alta pressão de água ou residências que recebem água diretamente da rua, ou seja, por meio de um sistema de abastecimento de alta pressão.

Chuveiro multitemperatura

Os modelos de chuveiros multitemperatura são aqueles que podem ter suas temperaturas ajustadas facilmente, basta desligar o aparelho e posicionar o botão sobre a temperatura de água desejada. Normalmente, o chuveiro vem nas três funções principais: morno, quente e frio; ou então verão ou inverno.

Chuveiro eletrônico

Com o avanço da tecnologia, podemos destacar os modelos de chuveiros eletrônicos. O sistema desses chuveiros permitem regular o aquecimento gradual da água sem precisar desligar o aparelho.

Veja também: Ralo de Banheiro: Confira os 4 Tipos Mais Usados por Especialistas

Conheça diferentes modelos de chuveiros que podem fazer parte do seu banheiro. Projeto de Renata Basques

3. Conheça diferentes modelos de chuveiros que podem fazer parte do seu banheiro. Projeto de Renata Basques

Chuveiro pressurizado

Os modelos de chuveiros pressurizados foram desenvolvidos para aumentar a pressão da água, por isso seu uso é indicado para casas térreas que possuem caixa d’água muito próxima ao chuveiro.

Chuveiro híbrido

Os modelos de chuveiros híbridos, conhecidos como flex, são também uma ótima opção para o projeto. O sistema quando ligado funciona como um chuveiro elétrico, porém quando a água chega em uma temperatura ideal, a resistência é desligada e o aquecimento da água passa a ser feito por gás ou placas solares. Esses modelos de chuveiros promovem uma grande economia de energia no imóvel.

Chuveiro à gás

Apesar do investimento inicial ser mais alto do que outros modelos de chuveiros, ele traz benefícios como maior vazão de água e em alguns projetos acaba sendo mais econômico que o chuveiro elétrico. Contudo, embora não tenha o gasto da energia elétrica, costuma-se gastar mais água, pois o sistema demora um pouco mais até esquentar.

Ducha

Afinal, qual a diferença entre chuveiro e ducha? Ao contrário do que muitos acreditam, modelos de chuveiros e duchas não são a mesma coisa. A ducha apresenta uma pressão de água maior e cai sobre o usuário de maneira mais intensa e inclinada. A água não é aquecida no aparelho, o que exige um sistema central de aquecimento que pode ser elétrico, à gás, solar, etc. Por isso, antes de definir a melhor ducha elétrica, por exemplo, certifique-se sobre a credibilidade da marca dos modelos de chuveiros.

Como acertar na escolha dos modelos de registro de chuveiro

Escolher qual dos modelos de registro de chuveiro que irão fazer parte do seu projeto é fundamental para a eficiência do sistema, já que os registros são responsáveis por controlar o fluxo ou mesmo bloquear a saída de água da instalação hidráulica. Por isso, mais do que acertar nos modelos de chuveiros avalie atentamente os registros que irão compor o projeto.

Tipos de registro de chuveiros

  • Registro de pressão: controla o fluxo de água, ou seja, comanda a vazão do chuveiro;
  • Registro de gaveta: usados para bloquear por completo a passagem de água. Recomenda-se instalar próximos aos seus respectivos pontos de uso, ou seja, se a residência tiver dois banheiros é indicado instalar ao menos dois registros para cada banheiro (um de pressão e outro de gaveta);
  • Registro de esfera: é responsável pelo bloqueio ou liberação do fluxo de água para os outros pontos de distribuição da sua residência, caso você precise realizar uma manutenção no sistema.

Formato e tipo de abertura

  • Rotativo: o registro gira completamente em torno do próprio eixo;
  • Alavanca: os modelos de registro de banheiro tipo alavanca apresentam a opção de abrir para cima ou para baixo;
  • ¼ de volta: esses modelos de registro de banheiro até giram, mas não totalmente como é o rotativo.

Cor e acabamento

Os materiais de acabamento mais comuns são o latão, metal e alumínio. Opções de plástico também são usadas, mas merecem uma atenção especial. O cromo por sua vez se mostra muito resistente à umidade e corrosão o que garante maior durabilidade para o produto, principalmente para imóveis localizados em áreas litorâneas. As cores também podem variar a depender do estilo de decoração do projeto.

Modelos de chuveiros: os registros controlam o fluxo ou mesmo bloquear a saída de água da instalação hidráulica. Projeto de Gislene Lopes

4. Modelos de chuveiros: os registros controlam o fluxo ou mesmo bloquear a saída de água da instalação hidráulica. Projeto de Gislene Lopes

E aí, o que você achou deste post sobre modelos de chuveiros? Gostou?! Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os demais leitores se você utiliza outros critérios na hora de escolher os modelos de chuveiros.