Tinta Para Banheiro: Qual é a Melhor? Descubra Já!

Usar tinta para banheiro é uma solução prática e eficaz para transformar o ambiente. Felizmente, nos últimos anos, o avanço da tecnologia permitiu a criação de tintas resistentes que garantem um acabamento incrível.

A tinta para azulejo de banheiro tem uma variedade de cores que dão um UP no ambiente, mas para garantir um bom resultado, é importante estar atento(a) a alguns detalhes que evitam imprevistos.

Quer descobrir quais são eles? No post de hoje, vamos mostrar qual tinta usar para pintar azulejo de banheiro e inspirações impecáveis para seu projeto. Boa leitura!

Vale a pena usar tinta para azulejo de banheiro?

Com certeza! A tinta para banheiro traz uma estética muito interessante para o ambiente, além de facilitar a obra.

O material é excelente para projetos com o orçamento reduzido, já que é possível revitalizar os azulejos existentes e dar uma cara nova para o espaço sem gastar muito.

Outra vantagem é que cada vez mais as marcas estão investindo em tecnologia para garantir um acabamento perfeito no banheiro. Sendo assim, além de ter à disposição uma grande variedade de cores, o cliente pode ficar seguro em relação à durabilidade da tinta.

Qual tinta usar para pintar azulejo de banheiro? (foto: Guia Serviços)

Qual tinta usar para pintar azulejo de banheiro? (foto: Guia Serviços)

Quando usar tinta para banheiro em um projeto?

A tinta para banheiro é indicada para projetos de banheiro pequeno, pois o visual sem as juntas do revestimento fica mais limpo. Sendo assim, os banheiros ficam com um aspecto maior.

Outra indicação da tinta para banheiro é quando o cliente não deseja trocar os azulejos do banheiro. Existem tintas específicas que garantem uma ótima cobertura e não mancham em contato com ambientes úmidos.

Qual tinta usar para pintar azulejo de banheiro?

Quando falamos de tinta para banheiro, existem dois tipos mais adequados:

Acrílica premium

Em sua versão lavável e antimofo, a tinta acrílica premium é recomendada para áreas úmidas como cozinha e banheiro. Ela preserva por mais tempo a pintura e protege o ambiente do mofo.

Vale ressaltar que é essencial que a tinta para banheiro acrílica seja aplicada em um ambiente que seja ventilado e arejado. Dessa forma, é possível minimizar as ações do tempo e da umidade. Ou seja: se o cliente tem um banheiro sem janela, vale repensar se a tinta para banheiro é a melhor opção.

Como precaução para preservar ainda mais a tinta para banheiro acrílica premium, uma dica é preparar o local que será pintado com uma seladora.

Tinta para banheiro: ambiente pintado de rosa e verde (foto: Tua Casa)

Tinta para banheiro: ambiente pintado de rosa e verde (foto: Tua Casa)

A tinta acrílica tem três tipos de acabamento:

Fosco: é menos resistente à limpeza, mas disfarça imperfeições na parede.

Acetinado: tem um brilho discreto e é resistente à limpeza.

Semibrilho: Apesar do nome, é bem brilhante e exige que a parede esteja impecável, pois destaca imperfeições.

Tinta para banheiro: parede amarela e box com revestimento amadeirado (foto: Casa Abril)

Tinta para banheiro: parede amarela e box com revestimento amadeirado (foto: Casa Abril)

Quando falamos da tinta acrílica, é indicado que algumas partes do banheiro sejam protegidas com outros tipos de revestimento. Seu uso não é recomendado para dentro do box, por exemplo, devido à umidade.

Outra dica de segurança é revestir a área acima da bancada para evitar que a água entre em contato direto com a tinta. Dessa forma, a tinta acrílica para banheiro é uma opção interessante para meia parede, conforme o exemplo abaixo.

Tinta para banheiro: parede azul com revestimento branco e espelho (foto: Tua Casa)

Tinta para banheiro: parede azul com revestimento branco e espelho (foto: Tua Casa)

Veja também: Ralo de Banheiro – Confira os 4 Tipos Mais Usados por Especialistas

Epóxi

A tinta epóxi para banheiro também pode ser usada sobre áreas molhadas e azulejos. Ela tem um grau elevado de impermeabilização, durabilidade e resistência a produtos químicos.

Uma desvantagem em relação à tinta para banheiro acrílica é que a epóxi é mais cara. Mas em compensação, ela é mais resistente à limpeza e ação do tempo. Outra característica dessa tinta para banheiro é que, por ter catalisadores em sua fórmula, sua aplicação é mais difícil.

Em relação ao acabamento, as cores claras costumam ser foscas. Se a ideia do projeto é ter uma superfície brilhante, é necessário escolher as cores escuras.

É possível encontrar no mercado tintas para banheiro epóxi à base de água prontas para serem aplicadas. Elas têm acabamento brilhante e semibrilho, também conhecido como acetinado.

Tinta epóxi para banheiro: azulejo rosa traz delicadeza para o ambiente (foto: Pinterest)

Tinta epóxi para banheiro: azulejo rosa traz delicadeza para o ambiente (foto: Pinterest)

Como a tinta epóxi tem mais durabilidade e resistência à abrasão, teoricamente, podemos usá-la dentro do box.

Mas, assim como toda tinta, ela também pode perder sua resistência se tiver o contato diário com água. Nesse caso, vale analisar a possibilidade de incluir revestimento em toda a parede do box para evitar imprevistos futuros.

Tinta epóxi para banheiro: box azul (foto: Pinterest)

Tinta epóxi para banheiro: box azul (foto: Pinterest)

Atenção: Vale destacar que quanto mais brilhante for a tinta, mais durabilidade era terá. Em contrapartida, quanto mais brilho, mais evidente as imperfeições da parede. Por isso, é essencial limpar e lixar a superfície muito bem antes da pintura.

Veja também: Projeto de Banheiro de Casal – Veja Dicas de Especialistas + 17 Ambientes Incríveis

Tinta para azulejo de banheiro: Dicas para usar sem erros

Faça uma limpeza completa da parede

Do que adianta aplicar a melhor tinta para banheiro e ficar aparecendo aquelas imperfeições, não é mesmo?

Antes de começar o processo, é importante investir um tempo na limpeza e lixamento da parede.

Para limpar, é muito simples: basta usar vassouras, escovas, esponjas e um pano umedecido. Qualquer sujeirinha pode comprometer o aspecto da tintura, então toda atenção é necessária nesse momento.

Importante!

Caso a tinta para banheiro seja aplicada em revestimentos que já foram pintados anteriormente, é necessário remover essa primeira cobertura. Mesmo que os azulejos nunca tenham sido pintados, deve-se tirar o máximo de sujeira e gordura possível antes da aplicação da tinta.

Aplique massa corrida para cobrir imperfeições

Antes de aplicar a tinta para banheiro, verifique se há alguma rachadura ou imperfeição na parede. Caso tenha, aplique massa corrida para cobrir os buracos e, após a secagem, lixe para deixar a superfície lisa. Dessa forma, o acabamento com a tinta para banheiro fica impecável.

Tinta para banheiro: aplicação de massa corrida (foto: Hometeka)

Tinta para banheiro: aplicação de massa corrida (foto: Hometeka)

Já utilizou tinta para banheiro em algum projeto? Compartilhe com a gente nos comentários 🙂