Porcelanato Grande: Tudo Sobre o Assunto para uma Reforma Perfeita

O porcelanato grande é uma peça com medidas amplas, totalmente capaz de contribuir com a sensação de amplitude e sofisticação de um ambiente.

Você já ouviu falar sobre porcelanatos grandes formatos? Sabe quais as vantagens, os ambientes recomendados para sua instalação e a melhor maneira de aplicá-los no seu projeto? Não?! Então, atente-se aos próximos tópicos e tire todas as suas dúvidas sobre porcelanato grande.

O que é porcelanato grande formato?

Os porcelanatos grandes formatos são peças com medidas amplas, totalmente capazes de contribuir com a sensação de amplitude e sofisticação de um ambiente, já que seu acabamento replica elementos de madeira, pedras e mármore.

As placas do porcelanato grande normalmente podem alcançar tamanhos entre 30x180cm a 300x100cm. Dessa forma, o porcelanato grande pode ser aplicado de maneira mais uniforme e elegante, revestindo paredes, pisos e até bancadas.

Porcelanatos grandes formatos x Porcelanatos comuns

A principal diferença entre o porcelanato grande e o porcelanato comum é o aspecto uniforme que as placas mais amplas proporcionam ao ambiente, elas trazem a sensação de amplitude, pois precisam de menos junções durante a instalação.

Veja também: Limestone: Conheça a Pedra que Virou Tendência na Arquitetura Mundial

O porcelanato grande favorece a sensação de amplitude no ambiente. Fonte: A Gazeta

1. O porcelanato grande favorece a sensação de amplitude no ambiente. Fonte: A Gazeta

Quais as vantagens de usar porcelanato grande formato?

O porcelanato grande agrega valor estético ao imóvel e traz mais sofisticação para a decoração do ambiente. Como sua instalação exige menor quantidade de rejunte, a junção das placas de porcelanato grande trazem a sensação de amplitude ao cômodo, deixando-o maior do que é realmente.

A alta resistência das placas de porcelanato grande permitem que sua estrutura seja utilizada tanto em ambientes internos como em áreas externas que recebem grande circulação de pessoas. A facilidade da limpeza também é um ponto positivo a ser destacado sobre o porcelanato grande, basta usar um pano úmido com sabão neutro.

Veja também: Farm Sink: Conheça Essa Cuba e Faça Uso Dela no Seu Projeto

Porcelanato grande preto traz sofisticação para a cozinha. Fonte: Decor Fácil

2. Porcelanato grande preto traz sofisticação para a cozinha. Fonte: Decor Fácil

Onde posso instalar o porcelanato grande formato?

Os porcelanatos grandes formatos podem ser instalados tanto em áreas externas como em ambientes internos como sala de estar, sala de jantar, quartos, terraços, espaços comerciais e escritórios. No entanto, de acordo com o acabamento do porcelanato grande algumas recomendações devem ser seguidas.

  • Porcelanato grande natural: esse tipo de porcelanato é bastante resistente e pouco escorregadio, por isso são indicados para ambientes como banheiros (dentro e fora do box), lavanderias, sacadas e demais espaços externos.
  • Porcelanato grande polido: são peças com superfície lisa que sofreram com a ação de polimento, por isso são um pouco mais escorregadias. Por conta disso, seu uso é recomendado para sala de estar, sala de jantar, dormitórios e demais áreas secas.
  • Porcelanato grande externo: são aqueles que apresentam alta resistência ao desgaste físico e químico e baixa absorção de água. Portanto, o uso de porcelanato grande externo é indicado para decks, garagens, pátios, piscinas e demais ambientes que estão em contato constante com água.
Salas integradas por um mesmo porcelanato grande polido. Fonte: Decor Fácil

3. Salas integradas por um mesmo porcelanato grande polido. Fonte: Decor Fácil

Aprenda como assentar porcelanato grande

O assentamento de porcelanato grande requer conhecimento e mão de obra especializada, uma vez que se trata de peças mais amplas e delicadas – sua espessura costuma ser mais fina do que as de menor tamanho. De início é válido mencionar que antes de fixar o porcelanato grande no ambiente é preciso realizar o preparo correto do contrapiso que deve estar limpo, seco e rugoso. Confira abaixo um passo a passo que certamente irá te auxiliar no momento da instalação.

Como assentar porcelanato grande: passo a passo

  1. Realize a limpeza do seu contrapiso;
  2. Umedeça o contrapiso com água;
  3. Com a desempenadeira circular de raio 10mm passe a argamassa colante no contrapiso e espalhe (faça em um sentido só os dentilhados);
  4. Faça a dupla colagem – Seguidamente, aplique a argamassa colante no porcelanato grande com o auxílio da desempenadeira;
  5. Depois posicione a placa de porcelanato grande no mesmo sentido da ranhura que foi feita no chão;
  6. Com a ajuda das ventosas (seguram a porcelanato grande), posicione o peça no chão e deslize ao menos uns 5 cm, para que a ranhura encosto uma na outra;
  7. Utilize os niveladores de assentamento entre as placas de porcelanato grande;
  8. Por fim, faça o rejuntamento e a limpeza final do porcelanato grande.
Aprenda como assentar porcelanato grande. Fonte: A Gazeta

4. Aprenda como assentar porcelanato grande. Fonte: A Gazeta

E aí, você gostou desse post sobre porcelanato grande? Sim?! Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Porcelanato Técnico Pode Ser Usado em Todos os Ambientes? Descubra!” e entenda quais são os tipos de porcelanato técnico que podem ser usados em áreas internas, externas e molhadas.