Pouco espaço e muita criatividade: veja 13 dicas para banheiro pequeno

Banheiros pequenos são sempre um desafio para arquitetos e designers de interiores. Muitas vezes, a falta de espaço é colocada como a grande dificuldade para se chegar a resultados diferenciados.

Porém, é possível aliar a funcionalidade e o conforto necessários nesse ambiente com soluções criativas, que façam o bom uso do espaço e, que além disso, colaborem para o melhor bem-estar dos usuários.

dicas-para-banheiro-pequeno

Dicas para banheiro pequeno

Selecionamos aqui algumas ideias que vão ajudar você, profissional ou não, a aproveitar o espaço do banheiro nos mínimos detalhes, atribuindo personalidade e originalidade ao ambiente. Vamos lá? Boas inspirações!

Veja mais dicas para o seu projeto de banheiro:

13 dicas para banheiro pequeno

 

1- Revestimento

Uma boa dica para banheiros pequenos é utilizar o mesmo revestimento no piso e nas paredes. A continuidade de material integra o ambiente e promove a sensação de amplitude do espaço, alongando-o.

Com relação ao tipo e formato dos revestimentos, as formas retangulares ajudam a dar sensação de amplitude e a forma horizontal realça o sentido da largura, criando a ilusão de que as paredes também são mais largas.

Além disso, pode-se investir em pastilhas, material muito usado em banheiros. Elas são versáteis e podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos e cores, desde tons neutros até cores vibrantes.

Dicas-para-banheiro-pequeno-mesmo-revestimento-em piso-e-paredes-proporcionam-amplitude

Dicas para banheiro pequeno: Uso de mesmo revestimento em piso e paredes proporciona amplitude

2 – Móveis

Planejar os móveis cuidadosamente é uma estratégia importantíssima em projetos de banheiros pequenos.

É necessário aproveitar da melhor maneira possível todo o espaço, por isso opções como móveis sob medida se apresentam como uma boa solução, pois permitem maior funcionalidade e, além disso, podem ser mais interessantes esteticamente.

Um bom planejamento dos móveis do banheiro ajuda também a armazenar todos os itens e objetos do cliente de maneira organizada, sem prejudicar o visual do ambiente.

dicas-para-banheiros-pequenos-Moveis-planejados-em-banheiro

Dicas para banheiros pequenos: Móveis planejados em banheiro

3 – Espelho

Não é novidade que o espelho é uma excelente estratégia para proporcionar amplitude aos espaços. No caso de banheiros pequenos, ele também é muito bem-vindo não somente na parede da bancada, mas também em outros planos de paredes desse cômodo.

Uma dica interessante é substituir o tradicional box com porta de vidro por uma porta revestida com espelho, integrando e ampliando o ambiente.

dicas-para-banheiro-Uso-de-espelho-proporciona-amplitude-ao-banheiro

Dicas para banheiro pequeno: Uso de espelho proporciona amplitude ao banheiro

4 – Cuba

A escolha da cuba também pode otimizar um banheiro pequeno. Nesse caso, recomenda-se prever uma bancada pouco larga para não dar a sensação de “sufocamento”.

A profundidade da bancada também deve ser reduzida para liberar mais espaço de circulação.

Com o uso de bancadas pouco profundas, recomenda-se optar por cubas do tipo semi-encaixe. Como a cuba avança em relação à bancada, permite a utilização de bancadas com apenas 35cm de profundidade (medida mínima).

dicas-para-banheiro-pequeno-banheiro-com-cuba-de-semi-encaixe

Dicas para banheiro pequeno: Banheiro com cuba de semi-encaixe

Para garantir um bom acabamento, recomenda-se utilizar a altura da saia da bancada com a mesma medida da altura da louça.

Vale lembrar também que cubas menores liberam maior espaço de bancada, que pode ser importante para o apoio de produtos, cosméticos, etc.

5 – Box

O box é um item importante em qualquer banheiro e deve ter espaço suficiente para acomodar sua função confortavelmente.

Em um banheiro pequeno, o box de canto pode ser uma boa opção para economizar espaço. Nesse caso, deve-se prever a localização da pia em uma parede e o vaso em outra, para possibilitar as circulações.

6 – Iluminação

A iluminação também colabora para um bom projeto de banheiro de área reduzida. Quanto melhor iluminado o banheiro, mais prazerosa será a experiência do espaço, eliminando a sensação de apertamento.

Dessa forma, sugere-se utilizar iluminação linear em toda a área de bancada, e não usar luz focada que privilegie somente alguns pontos do banheiro.

A temperatura da luz é outro item importante. Ela deve ser mais fria, na cor branca, pois a luz amarela pode interferir na percepção do usuário, alterando a cor da maquiagem, por exemplo.

Arandelas ou luminárias laterais também auxiliam em tarefas como fazer a barba ou maquiagem.

Além da luz da bancada, o banheiro deve contar com iluminação geral para possibilitar a visão total e limpeza do ambiente. Recomenda-se também iluminar a área do box e criar efeitos de iluminação mais cênicos, que proporcionem aconchego e relaxamento.

7 – Nicho no box

Os nichos para banheiro são ótimas opções para aproveitar o espaço vertical e ter lugar para guardar itens ou até objetos decorativos.

O recurso pode ser embutido dentro do box, dispensando o suporte para shampoo e liberando mais espaço para a área do banho. Outra forma de uso é instalar nichos externos na parede, caso não seja possível embuti-los.

dicas-para-banheiro-pequeno-banheiro-com-nicho-no-box

Dicas para banheiro pequeno: Banheiro com nicho no box

8 – Aproveite as paredes

As paredes de um banheiro pequeno são espaços muito preciosos que podem ser aproveitados para colocação de nichos, suportes e objetos de decoração.

Deve-se observar, porém, se esses elementos apresentam profundidades adequadas, que não gerem perigo de acidentes nem desconforto na hora da utilização do espaço.

9 – Portas de correr

Espaços reduzidos podem ser otimizados com portas de correr, já que elas dispensam a necessidade de espaço na hora de serem abertas (o chamado ângulo de abertura).

Essa mesma dica também vale para as portas dos gabinetes (armário instalado abaixo das pias e bancadas) e as portas do box.

dicas-para-banheiro-pequeno-Box-com-porta-de-correr

Dicas para banheiro pequeno: Box com porta de correr

10 – Use prateleiras

Em muitas ocasiões é possível que os banheiros não tenham dimensões suficientes para acomodar armários e ainda garantir espaços de circulação confortáveis.

Nesses casos vale a pena substituir os armários por prateleiras, que tem aspecto mais leve, diminuindo a sensação de “peso” no ambiente.

Além disso, as prateleiras também podem ser confeccionadas em vidro, o que confere ainda mais leveza pela transparência e pouca espessura.

dicas-para-banheiro-pequeno-prateleiras-no-box

Dicas para banheiro pequeno: prateleiras no box

11 – Aproveite o espaço acima do vaso sanitário

Outra solução interessante em banheiros pequenos é utilizar o espaço acima do vaso sanitário com prateleiras ou armários.

Essa solução é válida somente para banheiros que contem com vaso sanitário de caixa acoplada, pois é justamente a profundidade da caixa acoplada que permite a utilização do vaso sem que o usuário bata a cabeça no móvel.

dicas-para-banheiro-pequeno-Banheiro-com-armario-acima-do-vaso-sanitario

Dicas para banheiro pequeno: Banheiro com armário acima do vaso sanitário

12 – Aproveite a parte interna das portas dos gabinetes e armários

É possível que em banheiros pequenos a necessidade de espaço para guardar objetos e produtos seja maior do que a capacidade permite.

Uma estratégia auxiliar é utilizar a parte interna das portas dos gabinetes para pendurar acessórios como escovas de cabelo, por exemplo. Isso pode ser feito por meio de suportes aramados ou ganchos que são fixos nas portas internas dos gabinetes e armários.

13 – “Menos é mais”

Quando o assunto é banheiro pequeno, vale lembrar da célebre frase do arquiteto Mies Van der Rohe: menos é mais! O projeto deve ser coerente com o espaço disponível, deve-se pensar sempre no bem-estar do usuário, que utilizará o ambiente diariamente e necessita de conforto.

Muitas vezes, vale mais a pena diminuir o número de itens decorativos do banheiro e investir em bons revestimentos e acabamentos, que serão o grande diferencial do projeto!

dicas-para-banheiro-pequeno-Banheiro-pequeno-com-solucoes-criativas

Dicas para banheiro pequeno: Banheiro pequeno com soluções criativas

Agora que você conferiu todas as dicas para banheiro pequeno, é hora de colocar a mão na massa! Mas antes, veja 11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro.

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.