O Que é Espelho Inteligente? Você Não Vai Acreditar no Que Ele Faz!

O espelho inteligente (ou Smart Mirror) é equipado com uma tecnologia de ponta. O objetivo é oferecer ao usuário funcionalidades que facilitam o dia a dia como conexão com a Internet, sensores de movimento e temperatura, entre outras aplicações.

Trata-se de mais uma tendência que ganha força com o aumento do interesse por automação residencial. O espelho inteligente traz vantagens para quem ama tecnologia e quer estar um passo a frente nas inovações oferecidas pela Internet das Coisas.

Para te atualizar sobre as novidades, no post de hoje vamos explicar com mais detalhes o que é um espelho smart, suas funcionalidades e como aplicar em projetos. Boa leitura!

O que é Internet das Coisas?

É impossível falar sobre espelho tecnológico sem explicar rapidamente esse conceito. Internet das Coisas é toda e qualquer tecnologia que permite conectar objetos à Internet e interagir com eles. A ideia de ter diversos aparelhos e eletrodomésticos conectados entre si é fazer com que, cada vez mais, o mundo físico e digital seja um só.

Essa realidade ainda é distante, mas já esteve bem mais. Com o crescimento da automação residencial, as pessoas estão facilitando atividades do dia a dia. Entre os itens que podem ser usados com essa finalidade, está o espelho inteligente (ou espelho smart). Vamos conhecer mais sobre ele?

Veja também: Arquitetura High Tech – da estética tecnológica à influência na sustentabilidade

O que é espelho inteligente?

O espelho inteligente (ou Smart Mirror) é equipado com uma tecnologia de ponta. O objetivo é oferecer ao usuário funcionalidades que facilitam o dia a dia como conexão com a Internet, sensores de movimento e temperatura, entre outras aplicações.

Espelho inteligente redondo no banheiro (foto: AliExpress)

Espelho inteligente redondo no banheiro (foto: AliExpress)

Mas, afinal, onde usar um espelho inteligente?

Ele é perfeito para projetos residenciais e pode ser instalado em quartos, lavabos, closets ou onde o cliente sentir a necessidade. Vale destacar que o espelho inteligente tem integração com soluções de automação residencial, que estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas.

Um espelho inteligente também pode ser usado em projetos comerciais, como lojas. Trata-se de um diferencial que vai causar um impacto positivo nos clientes e agregar valor estético ao local.

Agora que você já conferiu resumidamente o que é um espelho inteligente, vamos detalhar todas as funcionalidades que ele pode oferecer ao usuário.

Quais são as funcionalidades de um espelho smart?

O espelho tecnológico se assemelha a um smartphone, mas com algumas funções extras. Grande parte dos modelos oferece:

  • iluminação LED;
  • superfície interativa;
  • câmeras embutidas;
  • sensor de movimento;
  • auto-falante;
  • conexão com wi-fi;
  • displays eletrônicos.
Espelho inteligente para banheiro modelo Poseidon, da marca CareOS (foto: CareOS)

Espelho inteligente para banheiro modelo Poseidon, da marca CareOS (foto: CareOS)

De acordo com cada marca e modelo, existem funcionalidades específicas. Algumas versões, por exemplo, vêm em conjunto com uma balança. Após a instalação, o usuário recebe informações sobre seu peso e percentual de gordura.

Também já existe no mercado um espelho inteligente que tem reconhecimento de voz e facial. Dessa forma, evita-se que a superfície do objeto fique com marcas de dedo.

Outro modelo bastante interessante, lançado em 2016, tem uma câmera com flash no meio que permite analisar a pele do usuário e oferecer dicas para melhorá-la.

Lembrando que, quando falamos de espelho inteligente, existem empresas que estão preparando versões ainda mais modernas e tecnológicas. Ou seja: ainda vêm muitas inovações por aí! Se você ficou curioso(a) para conhecer exemplos de espelho inteligente, confira algumas marcas e modelos:

  • Hi-Mirror;
  • CareOS (modelos Artemis e Poseidon);
  • Alumiglass (modelo Luxes Touch);
  • ICX Labs (modelo Fitting You);
  • Morror.

Veja também: Perfil de LED – Confira os Tipos Mais Usados + 20 Inspirações Elegantes

Para que serve um espelho inteligente?

Sem dúvida, um espelho inteligente pode fazer a diferença na rotina de muitas pessoas. Vivemos conectados durante boa parte do dia, e por que não ter essa facilidade também na interação com outros objetos além do celular, não é mesmo?

Pensando nisso, vamos mostrar algumas vantagens do espelho tecnológico para projetos residenciais e comerciais.

Projetos residenciais

O espelho inteligente para banheiro é um item que pode otimizar o dia do usuário logo de manhã. Imagine a seguinte situação: ele acorda e vai até o banheiro. Enquanto escova os dentes, pode controlar a iluminação e temperatura da casa, acionar a cafeteira, ler as primeiras notícias do dia e até mesmo pedir um Uber. Incrível, não é mesmo?

Além disso, o espelho inteligente também pode ser usado no quarto para ajudar a montar looks ou assistir tutoriais de maquiagem. São várias as funcionalidades que, com certeza, podem agregar na rotina.

Espelho inteligente redondo na penteadeira (Projeto: Balzan Arquitetura – Execução Finger Chapecó – Fotos Ivan Araújo)

Espelho inteligente redondo na penteadeira (Projeto: Balzan Arquitetura – Execução Finger Chapecó – Fotos Ivan Araújo)

Veja também: Cidades Inteligentes – a Tecnologia Como Solução de Problemas Urbanos!

Projetos comerciais

Quando falamos sobre projetos comerciais, o espelho inteligente traz inovações que facilitam a vida de profissionais e clientes. Um exemplo é o modelo Artemis, criado pela empresa CareOS.

Por meio do uso de câmera e tecnologia de realidade aumentada, esse espelho inteligente permite que os usuários testem em tempo real novos cortes e cores de cabelo, visualizando como irão ficar antes de decidirem dar o “ok” ao cabeleireiro

Espelho inteligente: Artemis mostra mudanças no visual (foto: Canaltech)

Espelho inteligente: Artemis mostra mudanças no visual (foto: Canaltech)

O setor de varejo também pode se beneficiar com o espelho inteligente. Eles podem ser usados em provadores ou outros locais para facilitar a escolha dos clientes e oferecer uma experiência única. Simular looks, fazer testes de cores e até mesmo efetuar o pagamento sem precisar ir ao caixa são alguns exemplos do que o espelho inteligente permite.

Veja abaixo como a loja Zugara usa o espelho inteligente para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente:

Qual é o preço de um espelho inteligente?

Um smart mirror simples custa, em média, a partir de R$ 3.000. Mas existem modelos importados que podem chegar a mais de R$ 70.000. O valor vai depender da tecnologia oferecida e da marca.

Espelho inteligente para banheiro com bancada dupla (foto: Amazon)

Espelho inteligente para banheiro com bancada dupla (foto: Amazon)

Gostou de conhecer mais sobre o espelho inteligente? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!