Flores de Verão: 30 Espécies Para Colorir Projetos de Paisagismo

As flores de verão são responsáveis por deixar a estação mais quente do ano ainda mais colorida. Crisântemo, petúnias, peônias, margaridas e astromélias são algumas dessas espécies que resistem e se desenvolvem muito bem com altas temperaturas.

Logo, se você deseja criar projetos de paisagismo únicos e marcantes, não deixe de conferir esse conteúdo até o final. Nesse post, vamos compartilhar uma lista valiosa com cerca de 30 espécies de flores de verão que certamente irão deixar sua área externa ainda mais alegre e divertida. Confira!

30 espécies para cultivar e usar no paisagismo

Afinal, quais são as flores de verão? Confira nossa lista valiosa com cerca de 30 espécies de flores de verão. Conheça de perto as características de cada uma e incluas no seu próximo projeto.

1. Vinca

A vinca, também conhecida como maria-sem-vergonha, boa-noite ou vinca-de-madagascar, é uma planta que brota espontaneamente em terrenos de solos variados. Suas folhas são pequenas, brilhantes, com forma oval e de cor verde-escuro. Essas flores de verão podem chegar a ter uma altura de 20 cm e apresentam crescimento rastejante. Não é a toa que muitos paisagistas utilizam essas flores de verão para formar lindos tapetes coloridos no chão.

Flores de verão: as vincas apresentam crescimento rastejante

1. Flores de verão: as vincas apresentam crescimento rastejante. Fonte: Assim que Faz

2. Zínia

As Zínias também fazem parte da lista de flores de verão. Na natureza, essas flores de verão apresentam uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos. Podendo ser cultivas em vasos, flores e jardins, as Zínias quando cultivadas em locais pequenos alcançam 15 cm de altura, no entanto, quando cultivadas diretamente no solo do jardim, essas flores de verão podem alcançar até 1 metro de altura.

Veja também: 12 Plantas Tóxicas Que Devem Ser Evitadas no Paisagismo

Flores de verão: as Zínias apresentam uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos

2. Flores de verão: as Zínias apresentam uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos. Fonte: Blog da Plantei

3. Verbenas

As verbenas também fazem parte da lista de flores de verão e podem ser encontradas em diferentes cores como branca, vermelho-escuro rosa, roxa e lilás. Essa espécie quando cultivada não ultrapassa os 50 cm de altura, tornado-se ideal para projetos com bordaduras, maciços, e canteiros. De fácil cultivo, essas flores de verão devem ser plantadas em solo fértil com matéria orgânica e, sua irrigação deve ocorrer ao menos uma vez ao dia.

Flores de verão: a verbena quando cultivada não ultrapassa os 50 cm de altura

3. Flores de verão: a verbena quando cultivada não ultrapassa os 50 cm de altura. Fonte: Freepik

4. Plumeria

A plumeria, também conhecida como jasmim-manga ou frangipani, também pertence ao grupo das flores de verão. As flores de plumeria são altamente perfumadas e florescem em várias cores como branco, amarelo, rosa e vermelho, por isso elas normalmente são plantadas perto de pátios, áreas de passagem e janelas.

Flores de verão: as flores de plumeria são altamente perfumadas

4. Flores de verão: as flores de plumeria são altamente perfumadas. Fonte: Flores e Folhagens

5. Tagetes

As plantas tagetes, também conhecidas como cravo-amarelo, cravo-de-defunto, cravo-da-índia, rosa-da-índia, pertencem a lista de flores de verão. Suas folhas são bem pequenas, intensamente verdes e a espécie pode atingir até 80 cm de altura. Essas flores de verão, além do colorido que proporcionam ao paisagismo, se tornaram também populares por serem utilizadas como repelente natural próximo as hortas.

Veja também: Como Funciona a Arborização Urbana? Confira 15 Árvores Ideais Para Grandes Cidades

Flores de verão: as plantas tagetes são também conhecidas como cravo-amarelo, cravo-de-defunto e cravo-da-índia

5. Flores de verão: as plantas tagetes são também conhecidas como cravo-amarelo, cravo-de-defunto e cravo-da-índia. Fonte: Cristina Braga

6. Petúnias

As petúnias que também fazem parte da lista de flores de verão são apreciadas não somente pelo colorido que trazem para o jardim, mas também por se tratar de plantas que remetem a sabedoria e transformação. Na natureza existem dois tipos de petúnias, sendo elas: Petunia X Hybrida (a flor apresenta formato triangular no centro e arredondado nas pontas) e a Petunia Axillaris (a ponta da flor dessa versão de petúnia converge em ângulo único).

Flores de verão: as petúnias são plantas que remetem a sabedoria e transformação.

6. Flores de verão: as petúnias são plantas que remetem a sabedoria e transformação. Fonte: Cristina Braga

7. Peônia

A peônia é formada por flores majestosas e robustas que associadas ao seu perfume suave despertam uma identidade repleta de elegância e delicadeza. Cultivadas nos mais variados tamanhos e cores, as peônias também fazem parte da lista de flores de verão e devem ser cultivadas em solo férteis. A irrigação deve ser feita de 3 a 4 vezes por semana, de forma que o solo fique úmido e não encharcado.

Flores de verão: a planta peônia significa prosperidade, riqueza e boa sorte

7. Flores de verão: a planta peônia significa prosperidade, riqueza e boa sorte. Fonte: Viver Natural

8. Flor Onze-horas

A flor onze-horas que também faz parte da lista de flores de verão é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual. Seus ramos são prostrados, macios e ramificados. Originária da América do Sul, a flor onze-horas recebe esse nome porque as suas flores começam a abrir por volta das 11 horas da manhã.

Flores de verão: a flor onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual.

8. Flores de verão: a flor onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual. Fonte: Minas Plantas

9. Orquídeas

Você sabia que existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza para você colecionar e admirar? Pois, é! As plantas que compõem a família Orchidaceae são chamadas de orquídeas e também fazem parte da lista de flores de verão. Podendo ser encontradas em cores, formatos e tamanhos distintos, as orquídeas são plantas versáteis e originais que podem ser encontradas em diferentes países.

Veja também: Parque Urbano: Tudo Sobre o Assunto +7 Áreas Verdes Para Visitar

Flores de verão: existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza

9. Flores de verão: existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza. Fonte: A Lavoura

10. Papoila ou Papoula

A papoila ou papoula pertence ao grupo das flores de verão e seu significado remete a sonho, extravagância, fertilidade e ressurreição. Essa planta é formada por caules altos e ramificados, com folhas ovaladas. Suas flores são grandes e vistosas e podem ser encontradas nas cores branca, rosa, violeta e vermelha.

Flores de verão: a papoila ou papoula é formada por folhas ovaladas e flores grandes

10. Flores de verão: a papoila ou papoula é formada por folhas ovaladas e flores grandes. Fonte: Cultura Mix

11. Lírios-de-um-dia

De grande efeito paisagístico, o Lírio-de-um-dia também faz parte da lista de flores de verão. As espécies mais comuns de lírios-de-um-dia apresentam flores amarelas ou laranjas e avermelhadas, contudo, existem milhares de variedades e híbridos com diversas cores. Vale ainda comentar que apesar do nome popular, essas flores de verão não pertencem à família dos lírios verdadeiros (Liliaceae).

Flores de verão: O lírio-de-um-dia tem esse nome porque essa planta só floresce por um único dia.

11. Flores de verão: O lírio-de-um-dia tem esse nome porque essa planta só floresce por um único dia. Fonte: Mundo Ecologia

12. Margaridas

As margaridas, também conhecidas como margarita, margarita-maior, bonina, olho-de-boi e bem-me-quer, são vistas como as flores da pureza e do amor. Na área externa, as margaridas podem formar lindos canteiros e e bordaduras, enquanto que em ambientes internos as margaridas podem decorar vasos e floreiras.

De origem europeia e repleta de características marcantes, essas flores de verão apresentam pétalas alargadas e delgadas que contornam o botão central, dourado ou amarelo. Suas folhas são ovais e seu caule pode chegar até 1 metro de altura.

Flores de verão: as margaridas apresentam folhas ovais e seu caule pode chegar até 1 metro de altura

12. Flores de verão: as margaridas apresentam folhas ovais e seu caule pode chegar até 1 metro de altura. Fonte: A Senhora do Monte

13. Hortênsias

As hortênsias também pertencem ao grupo de flores de verão. Originárias da China e do Japão, as hortênsias simbolizam dignidade, devoção, pureza de sentimento e também estão associadas à prosperidade e abundância. Vale comentar, que as cores das flores das hortênsias não são propriamente naturais, elas na verdade adquirem essa tonalidade com base no pH do solo em que são plantadas.

Veja também: Paisagismo: Entenda o Que é + 5 Dicas Sensacionais Para Usar em Seu Projeto

Flores de verão: as hortênsia estão associadas à prosperidade e abundância

13. Flores de verão: as hortênsia estão associadas à prosperidade e abundância. Fonte: Revista Natureza

14. Lírio-abacaxi

O lírio-abacaxi também faz parte da lista de flores de verão e apresenta esse nome, pois suas representações florais em miniatura se assemelham a fruta tropical (abacaxi). Essa planta é composta por folhas pontudas em forma de lança e seu caule quando florido se eleva acima da planta.

Flores de verão: o lírio-abacaxi é composto por folhas pontudas em forma de lança.

14. Flores de verão: o lírio-abacaxi é composto por folhas pontudas em forma de lança. Fonte: Guia de Jardinagem

15. Hibisco

A flor de hibisco que também pertence a lista de flores de verão se trata de uma planta ornamental muito popular no território brasileiro. O hibisco é a flor símbolo do Havaí e pode ser encontrado em forma de arbusto ou árvore decorando jardim, praças, muros e calçadas.

Flores de verão: o hibisco é a flor símbolo do Havaí

15. Flores de verão: o hibisco é a flor símbolo do Havaí. Fonte: Portal Vida Livre

16. Gladíolo

O Gladíolo, conhecido popularmente como palma-de-santa-rita, também faz parte da lista de flores de verão. Muito apreciada por sua beleza espetacular, o gladíolo por ser encontrada em diferentes cores e produz folhagem que pode medir de 80 a 100 centímetros de altura.

Flores de verão: o Gladíolo é conhecido popularmente como palma-de-santa-rita

16. Flores de verão: o Gladíolo é conhecido popularmente como palma-de-santa-rita. Fonte: Flores e Folhagens

17. Flor Gloriosa

Conhecida como garras-de-tigre, a flor gloriosa também faz parte do grupo de flores de verão. Originária do continente africano, a flor gloriosa é uma planta tuberculosa (cresce debaixo da terra) e pode a medir de 1,70 a 2m de altura. Suas flores apresentam um formato ímpar, sobretudo por conta de suas pétalas amareladas com manchas vermelhas ao centro.

Flores de verão: a flor Gloriosa também é conhecida como garras-de-tigre.

17. Flores de verão: a flor Gloriosa também é conhecida como garras-de-tigre. Fonte: Cristina Braga

18. Girassol

O girassol que também faz parte do grupo das flores de verão, simboliza a luz do sol, a vivacidade e a alegria. Sua flor tem a cor amarela ou tons de laranja em suas pétalas e seu caule pode atingir até 3 metros de altura quando cultivado no jardim. Para o seu completo desenvolvimento, o girassol precisa ser cultivado em local com grande incidência solar, além disso, o solo deve apresentar boa drenagem e a irrigação de forma a manter a terra úmida e não encharcada.

Veja também: O Que é Paisagem Urbana? Entenda o Conceito + Exemplos

Flores de verão: o girassol pode atingir até 3 metros de altura.

18. Flores de verão: o girassol pode atingir até 3 metros de altura. Fonte: Pixabay

19. Flor de Chagas

A flor de chagas, também conhecida como capuchinha, tem ampla utilização no paisagismo e para fins medicinais. Suas flores são arredondadas e sem brilho, já as suas flores podem apresentar uma ou mais colorações amarela, laranja ou vermelha. Essas espécies de flores de verão podem ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em maciços e canteiros.

Flores de verão: a flor de chagas é também conhecida como capuchinha.

19. Flores de verão: a flor de chagas é também conhecida como capuchinha. Fonte: Mundo Ecologia

20. Flor de Cone

A flor de cone, conhecida como flor-de-borboleta, purpúrea ou púrpura, também faz parte da lista de flores de verão. Originária da Europa e América do Norte, a floração da espécie ocorre na primavera e no verão e suas flores se assemelham muito com as margaridas, contendo pétalas finas e ovaladas. Em sua maioria, as pétalas dessas flores de verão são rosas, mas é possível encontrar variações com os tons de lavanda ou brancas.

Flores de verão: a floração da flor de cone ocorre na primavera e no verão

20. Flores de verão: a floração da flor de cone ocorre na primavera e no verão. Fonte: Horta em Casa

21. Dália

A dália que pertence o grupo das flores de verão é uma planta que apresenta uma aparência delicada e elegante. Nativas das montanhas do México, América Central e Colômbia, as dálias são planta que precisam de sol pleno para se desenvolver. Essas flores de verão podem se multiplicar por meio de sementes e tubérculos. Quando cultivada no jardim a dália pode alcançar de 40 a 60 cm de altura.

Flores de verão: a dália pode alcançar de 40 a 60 cm de altura, quando cultivada no jardim.

21. Flores de verão: a dália pode alcançar de 40 a 60 cm de altura, quando cultivada no jardim. Fonte: Flores e Folhagens

22. Crocús

Os crócus são plantas perenes que também fazem parte da lista de flores de verão. Os crócus apresentam baixo crescimento e são muito adaptáveis, podendo ser cultivados em canteiros de flores, em gramados ou até em baixo de arbustos ou árvores. Na natureza podem ser encontrados suas cores podem ir de branco, lavanda, amarelo e listrado.

Veja também: O Que é Parque Linear? Benefícios de Sua Implantação +7 Exemplos Reais

Flores de verão: os crócus apresentam baixo crescimento e são muito adaptáveis

22. Flores de verão: os crócus apresentam baixo crescimento e são muito adaptáveis. Fonte: Wilder

23. Coleus

Maravilhosos e apaixonantes, os coleus também pertencem ao grupo das flores de verão, pois se desenvolvem muito bem com altas temperaturas. Muito usada na decoração de jardins, vasos e floreiras, essas flores de verão chamam a atenção pelas suas cores que podem ir de castanho, amarelo, vermelho, verde, rosa e roxo.

Flores de verão: os coleus se desenvolvem muito bem com altas temperaturas

23. Flores de verão: os coleus se desenvolvem muito bem com altas temperaturas. Fonte: Diário Prime

24. Flor Cosmos

Os cosmos são flores de verão que permanecem floridas por meses. As flores ficam no topo das suas hastes finas e se destacam em meio ao jardim, bordaduras, forrações, vasos e floreiras. Essas espécies de flores de verão se desenvolvem em solo pobre e sabem lidar com a seca.

Flores de verão: os cosmos adaptáveis e se desenvolvem em solo pobre

24. Flores de verão: os cosmos adaptáveis e se desenvolvem em solo pobre. Fonte: Blog da Plantei

25. Crisântemo

É possível encontrar mais de 800 tipos de crisântemo no mundo, que podem ter portes grandes e pequenos, além de cores variadas. Essas flores de verão se desenvolvem muito bem em solo arenoso e gostam de muito calor e umidade. A rega deve ser feita de duas a três vezes por semana, de forma a manter o solo úmido e não encharcado.

Flores de verão: existem mais de 800 tipos de crisântemo no mundo

25. Flores de verão: existem mais de 800 tipos de crisântemo no mundo. Fonte: Pixabay

26. Celósias

As celósias também são flores de verão e podem ser encontradas nos tons de vermelho, roxo, rosa, amarelo ouro ou às vezes bicolores. A palavra “celósia” em grego significa “queimar”. Não é à toa que a inflorescência da planta que se assemelha a uma pluma e lembra a chama do fogo.

Veja também: Pedra Para Calçada: Confira Qual é a Melhor Escolha Para Seu Projeto

Flores de verão: as flores da celósia se assemelham a uma pluma e lembram a chama do fogo

26. Flores de verão: as flores da celósia se assemelham a uma pluma e lembram a chama do fogo. Fonte: Cristina Braga

27. Flor Aciano

A flor aciano, também conhecida como centáurea, azulejo, cravos azuis e azuletes, apresenta crescimento rápido e atinge facilmente 1 metro de altura. Podendo ser cultivada em grandes jardins e em vasos e floreiras, as folhas dessa espécie são lineares e as flores de cor azul brotam na primavera e no verão.

Flores de verão: a flor de aciano atinge facilmente 1 metro de altura

27. Flores de verão: a flor de aciano atinge facilmente 1 metro de altura. Fonte: Jardineira On

28. Agerato

Nativa do México, a planta agerato também pertence ao grupo de flores de verão. Podendo ser cultivada em gramadas, bordaduras, canteiros, vasos e floreiras, essa espécie produz flores arredondas, peludas e de cor azul. Além disso, a planta agerato é uma ótima planta para repelir mosquitos.

Flores de verão: a planta agerato é uma ótima planta para repelir mosquitos

28. Flores de verão: a planta agerato é uma ótima planta para repelir mosquitos. Fonte: Minhas Plantas

29. Astromélia

A astromélia, também conhecida como lírio peruano ou lírio dos Incas, também faz parte da lista de flores de verão. Essa espécie exige pouca manutenção e produz flores densas em diversas cores que se tornam perfeitas para compor lindos buquês.

Flores de verão: as flores da astromélia se tornam perfeitas para compor lindos buquês

29. Flores de verão: as flores da astromélia se tornam perfeitas para compor lindos buquês. Fonte: Flores e Folhagens

30. Cana-da-índia

Nativas da América do sul mais precisamente do Peru e Equador, a cana-da-índia é formada por folhas grandes e substanciais que proporcionam uma textura e movimento aos projetos paisagísticos. Suas folhas veriam de verde escuro para preto e se contrastam com as flores que vão de laranja, amarelo, vermelho e rosa.

Flores de verão: a cana-da-índia são nativas da América do sul mais precisamente do Peru e Equador

30. Flores de verão: a cana-da-índia são nativas da América do sul mais precisamente do Peru e Equador. Fonte: Minhas Plantas

Agora que você já sabe quais são as principais espécies de flores de verão, aproveite sua visita em nossa blog e compartilhe essas informações nas redes sociais, assim familiares e amigos poderão saber quais espécies de plantas se desenvolvem melhor nessa estação do ano.

Comentários

comentários em "Flores de Verão: 30 Espécies Para Colorir Projetos de Paisagismo"