O segredo para criar a iluminação de closet perfeita!

A iluminação de closet tem como função proporcionar muito mais aconchego e elegância ao ambiente.

Ela melhora a visibilidade e permanência dos moradores no local, assim como dá destaque para determinados elementos como móveis, utensílios ou peças decorativas. Até mesmo gavetas, portas e cabideiros podem se beneficiar com uma iluminação adequada.

O armário de closet é um dos espaços mais negligenciados quando o assunto é iluminação. No entanto adicionar luz de forma correta poderá gerar grandes impactos.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as melhores lâmpadas para iluminação de closet e dar algumas dicas. Acompanhe!

Aproveite para conferir mais dicas sobre iluminação:

A importância da iluminação de closet

 

Muitas pessoas ignoram a necessidade de uma boa iluminação de closet, mas esse espaço é um lugar que precisa de uma visibilidade básica de forma funcional.

A iluminação correta ajudará a identificar, acessar e apreciar seus pertences de uma forma muito mais aconchegante e esteticamente agradável.

De preferência, a iluminação de closet deve ser ambiente, já que seu papel é de dar fim às sombras. Mas quando a luz ambiente não é possível, entram em cena as luminárias que, além de exercerem a mesma função, causam belos efeitos.

Geralmente a iluminação geral para closet é aquela que gera luz difusa de forma uniforme, sendo capaz de alcançar todo o ambiente e seus elementos.

Mas, afinal, qual a melhor iluminação para closet?

Tipos de lâmpadas para iluminação de closet

 

Plafon

 

Para a iluminação de closet, uma das lâmpadas mais indicadas é a plafon. A prioridade é para as amarelas ou brancas, pois não interferem nas cores e se aproximam da luz natural.

Iluminação de closet com lâmpada plafon

Iluminação de closet com lâmpada plafon

Fita de led

 

Outra opção de iluminação de closet são as fitas de LED em espaços internos, como nichos e gavetas. Armários iluminados são uma ótima maneira de exibir itens, além de facilitar a visualização do que está dentro.

A iluminação com as fitas de LED geralmente é muito utilizada, já que a luz possui capacidade de gerar iluminação uniforme por todo o interior do armário.

Iluminação de closet com fita de led

Iluminação de closet com fita de led

iluminação de closet com fita de led

Iluminação de closet com fita de led

Spots

 

Iluminação de closet com spots

Iluminação de closet com spots

Quer uma alternativa mais elegante para um closet amplo? Nossa dica é elaborar caminhos formados por spots.

Eles são super modernos e também conseguem iluminar bem o cômodo. Assim, a luz reflete em todos os cantos do closet, conferindo mais aconchego ao local.

Lustres e pendentes

 

Para balcão central em closet, recomenda-se a iluminação com pendentes. A premissa aqui é buscar a mesma linguagem visual entre as demais luminárias do ambiente.

Iluminação de closet com pendentes

Iluminação de closet com pendentes

Iluminação de closet com pendentes

Iluminação de closet com pendentes

Dicas para iluminação de closet

 

A iluminação em LED é uma das melhores opções para closets devido a longa duração e eficiência em termos energéticos – elas geram uma quantidade mínima de calor. Para uma boa iluminação geral, dê preferência a sistemas com luz difusa e pontos de foco para destaque.

Quanto à iluminação de closet pontual com spot direcionável, sua principal função é destacar certos elementos, como quadros, armários, prateleiras e sapateiras, o que seria uma boa opção para este caso.

As lâmpadas sugeridas para uma iluminação de closet pontual são Par20/30 e dicroicas de LED.

Iluminação de closet com luz difusa e pontos de destaque

Iluminação de closet com luz difusa e pontos de destaque

As sombras também podem alterar a nossa percepção das cores, por isso é importante que o closet tenha uma iluminação principal que seja uniforme e de cor fria.

A iluminação do closet com trilhos é uma solução muito prática. Com este tipo de luminária, você irá gastar pouco e terá uma iluminação pontual direcionada.

Outro ponto positivo no uso de trilho é que você não perde na altura, principalmente em rebaixos com gesso, pois ele fica rente ao teto.

Iluminação de closet com trilhos

Iluminação de closet com trilhos

A utilização de sistemas de iluminação em vidro fosco ou acrílico é uma opção quando se necessita de uma iluminação uniforme por todo o espaço. Sua vantagem está na distribuição de luz de forma homogênea no local, sem causar grandes sombras.

Iluminação de closet em acrílico

Iluminação de closet em acrílico

Esse ambiente pede uma iluminação mais suave, pontuando pontos específicos como cantos, armários e a circulação. Pode-se usar uma automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz e apostar na iluminação com spots embutidos.

A iluminação feita com spots é ideal para criar uma luz mais direcionada em algo que você tem a intenção de destacar. O uso desse tipo de luz tem de ser bem pensado e instalado de uma forma que não ofusque o usuário do espaço.

iluminação de closet com spot simples embutido

Iluminação de closet com spot simples embutido

Vale dizer que a iluminação com spots não é indicada para ambientes onde seja necessária uma luz difusa, já que, em sua grande maioria, eles utilizam lâmpada de foco.

Certamente, a iluminação é um dos grandes benefícios do closet, que pode ser feito com sancas, prateleiras ou detalhes equipados com fitas de LED.

A dica principal para fazer uma boa iluminação no seu closet é pensar nos compartimentos mais importantes e que precisam ser destacados.

Luz branca x Luz amarela

 

Uma dúvida comum na hora de pensar na iluminação de closet é qual tonalidade de luz usar: branca ou amarela.

Para responder a essa questão é preciso saber quais sensações se quer despertar no espaço. É comum optar por lâmpadas com temperatura de cor quente para áreas íntimas e sociais e por lâmpadas com temperatura de cor fria para áreas de trabalho.

Se você busca sensações de aconchego, lâmpadas amareladas e de menor intensidade são bem-vindas. Já se há a necessidade de identificar as cores exatas, por exemplo, a iluminação intensa branca passa a ser essencial.

Quantidade de iluminação

 

Normalmente você precisará usar mais de um sistema de iluminação no seu ambiente. Mas o excesso também é prejudicial, já que pode quebrar a harmonia do cômodo. Então, nada de exageros, hein?

Com essas soluções, o difícil vai ser querer deixar o seu closet. Ele certamente será o cômodo mais incrível da casa!

Quer aprender mais sobre iluminação residencial? Conheça nosso curso no Viva Decora Pro Academy e dê um UP na sua carreira:

curso-light-design

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Ilunato loja virtual de iluminação e decoração criada para atender profissionais. Conheça e se surpreenda com o nosso programa de especificadores parceiros.