O Que é Infiltração? Causas, Tipos, Como Resolver e Mais!

Infiltração é quando a água da chuva, do solo ou de canos penetra nas paredes do imóvel causando manchas, bolhas, mofo, entre outros problemas. Trata-se de uma situação que pode ser solucionada com a impermeabilização da superfície ou a troca do encanamento.

O surgimento desse problema traz muito transtorno para os moradores, já que deixa o visual do ambiente desagradável, reduz o conforto, pode comprometer a estrutura do imóvel e até mesmo trazer problemas respiratórios. Diante desse contexto, é importante saber como acabar com a infiltração e como evitá-la.

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar com mais detalhes o que é infiltração e como lidar com o problema do jeito certo. Boa leitura!

O que é infiltração?

Infiltração é quando a água da chuva, do solo ou de canos penetra nas paredes do imóvel causando manchas, bolhas, mofo, entre outros problemas. Trata-se de uma situação que pode ser solucionada com a impermeabilização de superfícies, troca do encanamento ou outras técnicas executadas por profissionais.

O que é infiltração foto iStock

O que é infiltração (foto: iStock)

Agora que você já sabe o que é infiltração, veja com mais detalhes quais são as causas desse problema que traz tanta dor de cabeça.

O que causa infiltração na parede?

Existem várias fatores que podem causar a infiltração na parede, confira alguns deles:

Laje sem impermeabilização ou com fissuras

Essa é uma das principais causas de infiltração na parede. Caso a laje não esteja bem impermeabilizada, a água da chuva vai penetrar aos poucos na superfície atingindo não só o teto, mas também as paredes.

Outra situação que favorece a infiltração são telhas quebradas, rachadas ou trincadas. Nesse caso, é importante fazer uma análise do telhado para identificar quais peças devem ser substituídas.

Veja também: Tinta Térmica Funciona? Veja Para Que Serve, Vantagens e Mais!

O que é infiltração foto Impertan

O que é infiltração (foto: Impertan)

Água da chuva direto na parede

Esse problema acontece quando a casa não tem um beiral de proteção (pingadeira) ou se ele é muito pequeno. A falta de uma calha para receber a água da chuva também causa a infiltração, que nesse caso costuma aparecer no meio da parede e se espalhar pelas laterais e cantos.

Canos com vazamento

As chamadas áreas molhadas (cozinha, banheiro e área de serviço) estão sujeitas a sofrer com problemas de infiltração devido à presença de canos quebrados ou entupidos.

Veja também: Como fazer instalação hidráulica e quais são os erros fatais

Infiltração canos com vazamento foto Fibersals

Infiltração: canos com vazamento (foto: Fibersals)

Falta de ventilação 

Ambientes com umidade e sem ventilação adequada são a combinação perfeita para o surgimento de manchas. Mas vale destacar que, nesse caso, não trata-se especificamente de uma infiltração, e sim uma consequência do acúmulo de umidade no ambiente. Para solucionar o problema, é importante deixar a casa respirar pelo menos uma vez por dia.

Veja também: Banheiro sem Janela – Confira 7 Ideias Infalíveis Usadas Por Profissionais

Infiltração que vem do chão

A infiltração na parede nem sempre vem de cima, o problema pode ser mais embaixo (literalmente). Manchas de umidade e infiltração na parede também são causadas pela umidade do solo, que penetra nas vigas e estruturas do imóvel. Mas isso só acontece quando esses elementos não são impermeabilizados corretamente durante a obra.

Culpa do vizinho

Se a infiltração na parede não é causada por nenhum dos fatores citados anteriormente, existe a chance do problema vir do vizinho. Pode ser um piso desnivelado, uma rachadura no muro, um cano vazado, entre outras questões.

Trata-se de uma situação que traz bastante dor de cabeça e a única solução é buscar um acordo em conjunto com o vizinho.

Veja também: O Que é Fissura na Parede? Tipos, Como Corrigir e Evitá-las

Quais são os tipos de infiltração?

 

Infiltração por pressão negativa

É comum em residências e prédios e acontece quando há uma falha na impermeabilização. Nesse tipo de infiltração, a umidade do solo se infiltra na parede causando manchas, bolhas e outros danos à superfície. Áreas que se localizam abaixo do lençol freático e locais com grande volume de chuva são os mais afetados.

Infiltração por intempéries

É causada pela ação da água da chuva que penetra em falhas no telhado, na parede, em muros, etc.

Infiltração por condensação

É o tipo de infiltração que acontece em ambientes úmidos e com variação de temperatura, como o banheiro. Ela ocorre quando as partículas de vapor entram em contato com uma superfície fria e voltam ao estado líquido.

Infiltração ascendente por capilaridade

Acontece quando a água que percorre os poros do solo encontra elementos da fundação, como pilares. Se eles não estiverem bem impermeabilizados, essa umidade sobe para as paredes causando a infiltração.

O que fazer para resolver infiltração?

O primeiro passo é identificar a causa da infiltração, afinal não adianta recuperar a parede se ainda houver trincas ou elementos que estejam causando vazamento. Se o problema for a falta de impermeabilização, retire toda a pintura e o reboco da região atingida até visualizar a alvenaria. Em seguida, passe o produto para impermeabilizar toda a superfície.

Infiltração impermeabilização de telhado foto CeC

Infiltração: impermeabilização de telhado (foto: CeC)

Caso a infiltração venha do telhado, avalie a necessidade de trocar as telhas e passe um produto impermeabilizante para proteger a área das intempéries. Para resolver a infiltração em áreas úmidas causadas por vazamentos na tubulação, substitua o cano ou todo o sistema (se for necessário).

A infiltração que vem do solo exige a retirada do reboco da parede e a aplicação de uma argamassa impermeável. Mas vale destacar que, dependendo dos elementos da fundação que foram atingidos e do tempo de infiltração, não há como solucionar o problema, já que estamos falando da parte estrutural.

Infiltração aplicação de argamassa impermeabilizante

Infiltração: aplicação de argamassa impermeabilizante

Por isso, é importante tomar todos os cuidados na execução da obra para evitar transtornos futuros. Veja a seguir algumas dicas para impedir a infiltração de parede:

Como evitar infiltração?

  1. Invista na impermeabilização do teto, laje, parede, pisos e fundação.
  2. Faça a vedação de portas e janelas.
  3. Use sistemas de encanamento de qualidade.
  4. Inspecione regularmente os principais focos de infiltração.
  5. Realize a manutenção e limpeza das calhas.
Como evitar infiltração manutenção das calhas foto LimpeCom

Como evitar infiltração|: manutenção das calhas (foto: LimpeCom)

Gostou de aprender como evitar infiltração na parede? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

Não há comentários em "O Que é Infiltração? Causas, Tipos, Como Resolver e Mais!"