Para que serve o Google Analytics? Monitore seu site e descubra as falhas em sua estratégia!

para-que-serve-o-google-analytics

para que serve o google analytics?

Qualquer pessoa interessada em boas dicas de marketing digital precisa conhecer o Google Analytics. Esta ferramenta, largamente utilizada para monitorar o desempenho dos sites e blogs de empresas, contribui muito para o crescimento virtual (e real!) de um negócio.

Para entender melhor para que serve o Google Analytics, compreender o seu sistema de métricas e descobrir como utilizá-lo, confira esta seleção de dicas especiais que selecionamos para você.

Seu objetivo é conseguir mais clientes? Então confira: Ciclo do Encantamento, o passo a passo para arquitetos e designers de interiores captarem mais clientes por meio do marketing digital.

ciclo-do-encatamento

Para que serve o Google Analytics?

 

O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados que permite ao usuário:

  • Acompanhar a quantidade total de visitantes, visitantes únicos e visitantes que retornam ao site;
  • Monitorar o tempo que um visitante permanece conectado;
  • Medir a quantidade de visitantes que se tornam de fato compradores (no caso de lojas virtuais);
  • Descobrir quais palavras-chave foram utilizadas na busca pelo visitante;
  • Saber qual foi a fonte de tráfego que trouxe maior número de acessos.

Estes são apenas alguns dos dados que, ao serem coletados pelo sistema do Google, geram relatórios. Como se pode imaginar, estes relatórios são essenciais para quem deseja otimizar um website, acompanhar o crescimento de uma campanha de marketing, expandir o alcance de suas redes sociais ou turbinar as vendas de uma loja virtual.

Em arquitetura e design de interiores, isso não é diferente. Seu site e seu blog precisam ser monitorados para que você possa ajustá-lo e melhorá-lo sempre.

Redes sociais devem fazer parte de sua estratégia digital, veja como fazer isso com 8 dicas essenciais para aumentar o engajamento nas redes sociais sem gastar nada

Principais métricas do Google Analytics

 

para-que-serve-o-google-analytics-publico-visao-geral

para que serve o google analytics: público visão geral

Agora que você já sabe para que serve o Google Analytics, está na hora de conhecer algumas das principais métricas disponíveis na ferramenta. Primeiro vamos configurar para a visão do mês inteiro:

para-que-serve-o-google-analytics-selecionar-a-data-e-aplicar

google analytics: clique na data, selecione no calendário e aperte o botão “aplicar”

1 – Usuários

 

para-que-serve-o-google-analytics-informacoes-uteis

para que serve o google analytics: informacões úteis

Esta métrica tem como objetivo fornecer o número de usuários que visitaram o website apenas uma vez, durante um período de tempo escolhido (normalmente, configura-se o período de 30 dias para avaliação).

2 – Sessão

 

Chama-se de sessão a métrica que avalia as interações dos usuários com o seu site em um tempo definido. Uma mesma sessão pode conter exibições de páginas diversas, interações, cliques, compras na loja virtual.

Dentro da plataforma do Google Analytics, as sessões podem ser encerradas pelo usuário de duas formas diferentes, sendo estas:

a) Taxa de rejeição:

 

É uma sessão de página única, ou seja, é quando um usuário visita o seu site, mas sai logo depois, sem interagir com as demais páginas.

Este cálculo se dá a partir da divisão de sessões de página única pela quantidade de sessões feitas durante um período. Ele fornece, portanto, a porcentagem de vezes em que um usuário não “foi adiante” na exploração do seu website.

b) Duração da sessão:

 

O sistema do Google Analytics encerra automaticamente as sessões iniciadas pelos usuários após trinta minutos de inatividade. A cada nova interação do visitante com a página, o tempo é esgotado e os trinta minutos começam a valer novamente.

3 – Visitantes recorrentes

 

para-que-serve-o-google-analytics-visitantes-recorrentes

para que serve o google analytics: visitantes recorrentes

Como o próprio nome sugere, essa seção mede a porcentagem de visitantes que visualizaram o seu site em mais de uma ocasião.

Estas são algumas das principais métricas do Google Analytics, mas existem outras que poderão ser usadas, a depender de sua estratégia de marketing, do seu objetivo e do tamanho do seu negócio.

É possível, por exemplo, descobrir quais são as páginas ou newsletters que geraram redirecionamento para o seu website – ou seja, qual foi a origem do seu tráfego -, quantas pessoas digitaram o endereço da sua empresa diretamente no navegador e saber quais são os recursos mais populares da sua rede.

para-que-serve-o-google-analytics-origem-do-trafego

google analytics: para ver a origem do tráfego, vá em aquisição > todo o tráfego > canais

Como utilizar o Google Analytics

 

O primeiro passo é criar uma conta na página inicial no Google Analytics. Depois disso, você precisará configurá-la, acrescentando o site da sua empresa e os demais endereços que deseja monitorar. O que você acrescentar ao seu painel de controle será coletado.

Após terminar este processo, você deve coletar o código de acompanhamento fornecido pelo Google Analytics e inseri-lo diretamente no HTML de todas as páginas que você deseja acompanhar. É importante que o código seja inserido antes da tag </body>; do contrário, ele não irá funcionar.

Se você possui um blog ou site no WordPress, a coisa pode ficar ainda mais simples.

Não tem site criado pela ferramenta mais usada para isso na internet? Então aprenda a criar site em WordPress!

Como configurar o Google Analytics no WordPress

 

Quer saber como configurar o Google Analytics no WordPress de forma rápida? Existe um plugin gratuito, chamado de Google Analytics Dashboard para WP, que realiza a etapa de anexar o código de acompanhamento do GA automaticamente. Basta adicioná-lo e pronto, um trabalho a menos.

Como saber se o Google Analytics está funcionando?

 

Você já sabe como utilizar o Google Analytics e já anexou o código ao HTML das suas páginas. Agora, é hora de testar se ele está funcionando corretamente.

Para fazer o teste é muito simples: entre em alguma das páginas que você deseja monitorar, mantenha-a aberta em seu navegador e então acesse a aba “Relatórios”, disponível no painel do GA. Depois disso, clique em “Tempo Real” e “Visão Geral”. Se houver pelo menos um usuário ativo naquele momento, está tudo certo.

para-que-serve-o-google-analytics-trafego-em-tempo-real

para que serve o google analytics: tráfego em tempo real

Esta foi uma breve exposição das funcionalidades e das vantagens de utilizar esta fantástica ferramenta no marketing online. Esperamos que, por meio deste artigo, você tenha descoberto para que serve o Google Analytics e esteja ansioso para testá-lo.

Confira estes outros posts para melhorar a performance do site:

Quer entender tudo que precisa sobre site, blog e métricas para atrair mais clientes? Confira nosso curso online:

Curso Estrategias Site e Blog