Porcelanato Rústico: Confira Por Que Ele é Perfeito Para Área Externa

Porcelanato rústico é um revestimento antiderrapante com superfície de textura áspera e irregular. Ele é indicado para áreas externas e pode imitar a aparência de outros acabamentos como madeira, cimento queimado, entre outros.

Trata-se de uma opção excelente para projetos de área de lazer ou garagem, já que o porcelanato para área externa oferece segurança e resistência para os espaços. Para facilitar seus projetos e trazer inspiração, no post de hoje vamos mostrar com mais detalhes o que é porcelanato rústico e 7 inspirações de ambientes lindos. Boa leitura!

O que é porcelanato?

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com baixa absorção de água (em média 0,5%). Ele é caracterizado pela sua forma de produção, que pode incluir misturas com argila, areias, caulins e aditivos, quando o fabricante julgar necessário.

Quais são as características do porcelanato?

Uma das principais características do porcelanato é a resistência mecânica. Sua queima durante o processo de produção pode chegar a 1.200 ºC. Dessa forma, ele passa a ser mais rígido do que outros tipos de materiais semelhantes.

Esse revestimento também tem alta resistência à abrasão física e química. A praticidade de instalação, uniformidade na coloração e versatilidade são outras características marcantes do porcelanato.

Quais são os tipos de porcelanato?

Existe uma variedade de tipos de porcelanato no mercado. O que diferencia cada um é o seu acabamento e pra qual tipo de ambiente ele é mais indicado. Os mais comuns são:

  • porcelanato polido
  • porcelanato acetinado
  • porcelanato esmaltado
  • porcelanato técnico
  • porcelanato rústico

Vamos conhecer mais sobre o porcelanato rústico?

Veja também: Tamanho de Porcelanato – Veja as Medidas Mais Usadas + Dicas Essenciais

O que é porcelanato rústico?

Porcelanato rústico é um revestimento antiderrapante com superfície de textura áspera e irregular. Ele é indicado para áreas externas e pode imitar a aparência de outros acabamentos como madeira, cimento queimado, entre outros.

Porcelanato rústico cinza que imita concreto aparente em área externa foto foto Portobello S.A.

1. Porcelanato rústico cinza que imita concreto aparente (foto: foto Portobello S.A.)

Porcelanato rústico cinza da coleção Pizarra foto Ceusa

Porcelanato rústico cinza da coleção Pizarra (foto: Ceusa)

Quando usar porcelanato rústico?

O porcelanato rústico é indicado principalmente para áreas externas ou descobertas, como piscinas. Devido à textura da sua superfície, que lembra uma lixa, o porcelanato rústico evita escorregões e acidentes.

No exemplo abaixo, o porcelanato rústico amadeirado foi usado na área da piscina. Além de trazer segurança para os usuários, o revestimento traz um estética bem interessante e pode substituir outros materiais (nesse caso, a madeira).

Porcelanato rústico amadeirado em área externa foto Decor Fácil

2. Porcelanato rústico para área externa amadeirado (foto: Decor Fácil)

Veja também: Iluminação de Piscina – Veja Como Fazer + 10 Inspirações Maravilhosas

Vale destacar que o porcelanato rústico também pode ser usado nas paredes. Ele é uma ótima escolha para ambientes que querem criar uma atmosfera aconchegante e moderna. No exemplo abaixo, o porcelanato rústico foi usado na parede da recepção de um consultório.

Porcelanato rústico parede revestida com porcelanato rústico foto Simone Schneider

3. Porcelanato rústico: parede revestida com porcelanato rústico (foto: Simone Schneider)

O porcelanato rústico também é uma ótima escolha para projetos de garagem. Devido a sua resistência e ausência de polimento na superfície, o revestimento não é impactado pelo peso do carro.

Como limpar porcelanato rústico?

O porcelanato rústico é um pouco mais difícil de limpar, devido à alta aderência da superfície, mas algumas dicas podem ajudar. Durante a aplicação do piso, antes de aplicar o rejunte, a recomendação é passar uma cera específica para esse tipo de revestimento. Dessa forma, a remoção do rejunte é mais fácil.

Já no dia a dia, recomenda-se que a limpeza do porcelanato rústico seja feita primeiramente com uma vassoura de pelo para retirar as partículas maiores da sujeira.

Em seguida, faça uma mistura simples de água e detergente e aplique com um pano por todo o piso. Para finalizar, é só passar um pano seco e limpo para deixar o porcelanato rústico limpinho.

Veja também: O Que é Piso Fulget? Tipos, Preço, Onde Instalar +25 Fotos

Impermeabilizante para porcelanato rústico ajuda a preservar o revestimento

Não é por que o porcelanato rústico é resistente e antiderrapante que ele não precisa de cuidados, não é mesmo? Uma dica para prolongar a vida útil do piso é aplicar o impermeabilizante para porcelanato rústico. Ele ajuda a selar os poros que vão aparecendo na superfície do material e protege contra os efeitos da umidade e ações do tempo.

Veja mais +4 inspirações de ambientes com porcelanato rústico

Porcelanato rústico que parece cimento queimado (foto David Hertz & Studio of Environmental Architecture Reprodução)

4. Porcelanato rústico cinza que parece cimento queimado (foto: David Hertz & Studio of Environmental Architecture / Reprodução)

Porcelanato rústico que imita cimento queimado foto Biancogres

5. Porcelanato rústico que imita cimento queimado (foto: Biancogres)

Porcelanato rústico com efeito de pedra foto Eliane Revestimentos

6. Porcelanato rústico para área externa com efeito de pedra (foto: Eliane Revestimentos)

Porcelanato rústico com efeito de madeira escura foto Conexão Decor

7. Porcelanato rústico com efeito de madeira escura (foto: Conexão Decor)

Qual dessas inspirações com porcelanato rústico mais chamou a sua atenção? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários

comentários em "Porcelanato Rústico: Confira Por Que Ele é Perfeito Para Área Externa"