Porta Oculta: 7 Truques Incríveis Para Você Aplicar no Seu Projeto

A porta oculta é uma ótima solução para aqueles espaços onde uma passagem discreta é necessária. Maçanetas criativas, dobradiças de topo e papéis de parede são alguns dos elementos que podem contribuir com a criação de uma porta oculta. Afinal, em muitos cômodos uma porta no meio do ambiente pode arruinar a clareza do seu projeto.

Logo, se você estudante ou profissional de arquitetura e designers de interiores enxerga a necessidade de criar uma porta oculta no seu projeto, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar sete truques incríveis que certamente irão te ajudar a criar uma porta oculta perfeita. Confira e se inspire!

Modelo de painel com porta oculta. Fonte: Hardecor

1. Modelo de painel com porta oculta. Fonte: Hardecor

Conheça 7 truques para deixar a porta oculta no seu projeto

A porta oculta, também conhecida como porta camuflada ou porta invisível, pode ser criada de diferentes maneiras. Dentre as opções existentes, vamos compartilhar abaixo sete truques para deixar a porta oculta no seu projeto.

1. Invista no painel com porta de correr oculta

O painel com porta de correr oculta é uma tendência na arquitetura de interiores. No projeto, o acabamento do painel da TV se estende até a porta de correr formando uma composição visual única. A maçaneta metálica discreta auxilia na abertura e fechamento da porta que dá acesso a área íntima do imóvel.

Veja também: Madeira de Reflorestamento: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Material!

Modelo de painel com porta de correr oculta. Fonte: Claudionor Lorenço

2. Modelo de painel com porta oculta de correr. Fonte: Claudionor Lorenço

2. Aposte no painel ripado com porta oculta

O painel ripado com porta oculta é um elemento charmoso que vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos, uma vez que sua estrutura natural traz, ao mesmo tempo, um toque de sofisticação e aconchego ao décor. No projeto abaixo, observe que a porta conta apenas com uma fechadura, ou seja, a ausência da maçaneta ajuda a camuflar ainda mais a porta de entrada do imóvel.

Veja também: Porta Ripada: O Que É, Como Usar, Cuidados +21 Projetos Funcionais

Transforme a decoração fazendo uso do painel ripado com porta oculta. Fonte: Arquitetura e Construção

3. Transforme a decoração fazendo uso do painel ripado com porta oculta. Fonte: Arquitetura e Construção

3. Paredes e portas da mesma cor

Uma outra proposta moderna que permite criar uma porta oculta no seu projeto é deixar paredes, portas e rodapés pintados na mesma cor. Essa proposta além de trazer a sensação de amplitude no ambiente também ajuda a camuflar a porta do ambiente.

Veja também: O Que São Materiais Naturais? +5 Exemplos Muito Usados em Projetos

Porta oculta: parede e portas da mesma cor. Fonte: Casa Decorada

4. Porta oculta: parede e portas da mesma cor. Fonte: Casa Decorada

4. Use e abuse do papel de parede

Agora se a ideia é trazer textura e movimento para o décor, uma alternativa criativa que pode substituir as tintas nas paredes e portas é fazer uso do papel de parede no ambiente. No entanto, para que a porta oculta seja criada da forma correta a fixação do papel de parede deve se estender da parede para a porta, ou seja, quando a porta é fechada uma composição uniforme da estampa deve ser formada.

Utilize o papel de parede como truque para porta oculta. Fonte: Hardecor

5. Utilize o papel de parede como truque para porta oculta. Fonte: Hardecor

5. Maçanetas criativas que passam despercebidas

Dependendo do projeto, os profissionais de arquitetura e design de interiores podem uma porta oculta sem maçaneta, com apenas uma fechadura ou com maçanetas criativas que de vista não aparente ser de fato uma maçaneta, como mostra a imagem abaixo. Observe que a porta oculta próximo a bancada conta cum uma maçaneta em formato de garrafa, incrível, não é mesmo?

Veja também: Tipos de Chave: 9 Tipos Mais Usados e Suas Funções

Porta oculta com maçaneta diferenciada. Fonte: Inspiração de Casa

6. Porta oculta com maçaneta diferenciada. Fonte: Inspiração de Casa

6. Dobradiça especial deixa a porta faceada com a parede

A dobradiça de topo é uma alternativa muito interessante para você que deseja deixar a porta oculta faceada com a parede, como mostra na imagem abaixo. Isso porque, a dobradiça de topo além de não aparecer, ela fica muito discreta no ambiente.

Invista em uma dobradiça especial para que a porta fique faceada com a parede. Fonte: Hal Design Marcenaria

7. Invista em uma dobradiça especial para que a porta fique faceada com a parede. Fonte: Hal Design Marcenaria

7. Crie verdadeiras obras de arte

A porta oculta do ambiente também pode dar vida a verdadeiras obras de arte na decoração, uma vez que ela segue o mesmo padrão da parede. No projeto abaixo, observe que o boiserie da parede se estende para a porta oculta o que traz a sensação de continuidade.

Veja também: Cadeira Thonet: Design Atemporal que Revolucionou o Mercado Mobiliário

Porta oculta: nesse projeto o boiserie da parede se estende para a porta o que traz a sensação de continuidade. Fonte: Yazigi Chamas

8. Porta oculta: nesse projeto o boiserie da parede se estende para a porta o que traz a sensação de continuidade. Fonte: Yazigi Chamas

E aí, o que você achou desse post sobre truques para a deixar a posta oculta no seu projeto? Gostou? Sim?! Então, aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Marcenaria Criativa: Inspire-se com 17 Ideias Geniais” e crie objetos e móveis usando a madeira.

Comentários

comentários em "Porta Oculta: 7 Truques Incríveis Para Você Aplicar no Seu Projeto"