Renderização: O Que É e TUDO Que Você Precisa Saber!

Renderização arquitetônica é o processo que permite obter imagens digitais em fotos e vídeos resultantes de modelos bidimensionais e tridimensionais do projeto proposto, por meio de softwares específicos. As imagens digitais obtidas simulam ambientes internos e externos, luzes, materiais, vegetação, bem como, objetos decorativos.

Esse processo transforma um ou mais arquivos num único resultado final, melhorando a experiência do usuário, sendo ele o próprio profissional de arquitetura ou design de interiores que está criando o projeto ou do próprio cliente que está recebendo o esboço de criação. Quer saber mais sobre renderização significado? Então, leia esse conteúdo até o final, pois esse post foi feito especialmente para você!

O que é renderização de um projeto?

Afinal, o que é renderizar? Renderização arquitetônica é o processo que permite obter imagens digitais em fotos e vídeos resultantes de modelos bidimensionais e tridimensionais do projeto proposto, por meio de softwares específicos. As imagens digitais obtidas em 3D simulam os projetos arquitetônicos propostos pelos profissionais aos seus clientes e portanto revelam os ambientes internos e externos, luzes, materiais, vegetação, bem como, objetos decorativos que fazem parte da composição do imóvel.

A renderização traz uma experiência realista de como um espaço ou construção ficará. Fonte: SketchUp Brasil

1. A renderização traz uma experiência realista de como um espaço ou construção ficará. Fonte: SketchUp Brasil

Para que serve a renderização?

A renderização tem como objetivo ilustrar, antes da construção, o projeto arquitetônico proposto pelo profissional de arquitetura ou designer de interiores, de forma a representar com precisão a ideia do projeto.

Dentre os principais benefícios atrelados a renderização 3D podemos destacar o desenvolvimento de ideias com mais precisão, a possibilidade de identificar problemas ou reajustes nos estágios de criação e a abertura de diálogo junto ao cliente, já que o mesmo poderá ver seu projeto de forma mais realista.

Veja também: Encontre todas as texturas de SketchUp que você sempre quis usar!

A renderização cria imagens bidimensionais e tridimensionais de um projeto arquitetônico proposto. Fonte: Fluid Interactive

2. A renderização cria imagens bidimensionais e tridimensionais de um projeto arquitetônico proposto. Fonte: Fluid Interactive

Tipos de renderização

Pode-se dizer que existem 2 tipos principais de renderização: a renderização off-line e a renderização real time. Sendo que a principal diferença entre ambas está na velocidade com que as imagens são calculadas e finalizadas.

Renderização off-line

A renderização off-line não consegue a performance necessária para entrega do projeto em tempo real. Nesse caso, os cálculos de render demoram mais para serem finalizados, pois são feitos pelo CPU (processador) com o auxílio da memória e do processamento da placa gráfica.

Renderização real time

A renderização em tempo real, por sua vez, permite que o projeto arquitetônico e de design seja calculado em um ritmo muito mais rápido, já que se utiliza de um hardware gráfico específico e dedicado para garantir o processamento mais rápido das imagens selecionadas.

Projeto de renderização V-Ray. Fonte: SketchUp Brasil

3. Projeto de renderização V-Ray. Fonte: SketchUp Brasil

Qual o melhor programa de renderização?

Nos últimos anos, a renderização que antes se limitava às indústrias de cinema, passou a fazer parte do dia a dia de profissionais de arquitetura e design de interiores. Essa nova demanda por sua vez aumentou a criação de diferentes softwares de renderização.

No entanto, é compreensível que a grande variedade de programas de renderização criados dificulta a identificação de qual software melhor atende suas necessidades e orçamento. Logo, para te ajudar nessa escolha, reunimos uma lista de quatro softwares de renderização de alta qualidade para que você possa conhecer mais de perto as características e peculiaridades de cada um.

1. TWINMOTION

Produzido pela Epic Games, o Twinmotion é um software de renderização em tempo real que apresenta suporte para importação de modelos produzidos em todos os principais softwares de modelagem como SketchUp, REVIT e ARCHICAD. O programa de renderizar conta com uma vasta biblioteca de itens que englobam vegetações de várias espécies, veículos e pessoas, decoração para ambientes internos e externos e assim por diante. Ao final da produção é possível visualizar o projeto em imagens de alta, vídeos e panoramas 360° de qualidade.

2. LUMION 3D

Lumion 3D é um software de renderização criado para se integrar ao BIM. Sua plataforma intuitiva, além de processar as imagens em tempo real, se torna a ferramenta perfeita para arquitetos e designers que desejam renderizar sem usar o plugin. O software de renderização Lumion apresenta uma vasta biblioteca com gramas, plantas, pessoas e outros ativos que tornam o resultado do projeto ainda mais especial.

Veja também: Os 5 melhores softwares de paisagismo para encher os olhos do seu cliente

Softwares de renderização mais utilizados: Render Lumion. Fonte: The Revit Kid

4. Softwares de renderização mais utilizados: Render Lumion. Fonte: The Revit Kid

3. MENTALRAY

O MentalRay também é um software de renderização e seu mecanismo de iluminação global consegue obter como resultados renderizações muito mais precisas. O programa construído com a própria tecnologia CUDA da NVidia, o respectivo software de renderização pode ser usado na GPU como CPU. Presente na maioria dos modeladores da AutoDesk e tendo a opção de renderização em nuvem, o MentalRay pode ser usado em diferentes máquinas sem resultar em qualquer interferência.

4. V-Ray

O software V-Ray é um programa de renderização de alta velocidade perfeito tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes da área. O software de renderização V-Ray apresenta muitas ferramentas, recursos e oferece uma ampla gama de modelos e texturas.

O programa de renderização V-Ray possui um conjunto muito extenso de ferramentas e recursos. Fonte: SketchUp Vray Artists

5. O programa de renderização V-Ray possui um conjunto muito extenso de ferramentas e recursos. Fonte: SketchUp Vray Artists

 Como renderizar no sketchup?

Antes era comum ver estudantes e profissionais experientes de arquitetura e designer de interiores passando horas em frente ao computador aguardando as cenas daquele projeto bacana terminar de renderizar. 

No entanto, com a gama de programas de renderização disponíveis no mercado você não precisa mais perder horas de sono em frente ao computador. Neste post, em especial vamos compartilhar um passo a passo sobre como renderizar imagens em sequência usando o V-Ray Next para SketchUp. Confira e siga o tutorial!

Como renderizar no sketchUp: Passo a passo

  1. Selecione as imagens dos ambientes desejados, se atentando quanto ao enquadramento, depois salve as cenas no SketchUp pro V-Ray saber quais ângulos que você deseja renderizar;
  2. Renomeie as imagens selecionadas para que você posteriormente consiga encontrá-las com mais facilidade;
  3. Depois de renomear as imagens é importante que você especifique a pasta de destino, ou seja, você precisa dizer ao V-Ray onde deseja que ele salve os renders assim que terminar cada um;
  4. Escolha o formato de imagem correto para salvar os seus renders. Dentre as opções existentes podemos destacar o EXC ou TIFF, também conhecido como TIF;
  5. Seguidamente, desative as transições de cena em sequência no SketchUp;
  6. Por fim, para que o V-Ray renderize as imagens selecionadas é preciso que você clique no botão Batch Render.

Veja também: Os 20 melhores plugins para SketchUp para facilitar o seu trabalho

O grande segredo para uma ótima renderização no sketchup é usar um bom plugin de render. Fonte: Hometeka

6. O grande segredo para uma ótima renderização no sketchup é usar um bom plugin de render. Fonte: Hometeka

Agora que você já sabe tudo sobre renderização, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Os 11 melhores programas para arquitetura: conheça os mais utilizados pelo mercado” e descubra quais softwares podem enriquecer ainda mais o seu portfólio de arquitetura.

Comentários

comentários em "Renderização: O Que É e TUDO Que Você Precisa Saber!"