Quer começar sua carreira? Crie um portfólio para estudante de arquitetura e abra novas portas!

portfolio-para-estudante-de-arquitetura

portfolio para estudante de arquitetura

Está estudando arquitetura e quer um estágio ou emprego? O portfólio para estudante de arquitetura será a principal ferramenta para ingressar no mercado de trabalho, antes mesmo das experiências profissionais.

O primeiro passo é selecionar quais são as informações principais do portfólio, o que será importante na sua construção, a exposição das ideias, trabalhos acadêmicos e principalmente, saber mostrar nos detalhes a sua identidade como profissional. Assim você ganhará destaque em relação aos concorrentes.

É importante notar que não se trata apenas de expor um bom trabalho, mas principalmente de como o projeto está visualmente aplicado. Os detalhes e os registros visuais são fundamentos classificatórios para o recrutador avaliar o candidato.

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-nosoa

portfolio para estudante de arquitetura: nosoa

Vamos dar algumas dicas primordiais para elaborar um bom portfólio para estudante de arquitetura interessado em ingressar na área.

Veja mais detalhes, para quem já é um profissional há algum tempo no mercado, nesta postagem de nosso blog: 8 Dicas práticas de como fazer um portfólio de arquitetura e interiores

Etapas para criar um portfólio para estudante de arquitetura

 

1- Faça uma seleção preliminar do que vai usar

 

O primeiro passo é selecionar quais são as informações principais na construção do portfolio de estudante de arquitetura, sobretudo as características pessoais. Selecione o material que tem disponível, arquivos, textos, imagens, etc., para fazer uma triagem.

2 – Pense na identidade visual do portfólio: passe seu estilo

 

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-eleven-magazine-2-lugar

portfolio para estudante de arquitetura: eleven magazine 2º lugar

Além da sua habilidade em desenhos técnicos e um design gráfico muito bem apresentado, é interessante acrescentar personalidade e estilo próprio. São diferenciais bacanas para qualquer arquiteto e que irão ajudar a traçar o perfil do candidato.

Evidencie o seu gosto pessoal pela arte, fotografia ou alguma atividade que caracterize a sua essência e gosto e possa trazer descontração visual ao projeto. Nesse atributo, vale usar a criatividade com bom senso, claro. Nada de fotos ou representações sem nenhuma ligação com arquitetura e totalmente pessoais.

3 – Invista nas experiências acadêmicas

 

Os trabalhos acadêmicos serão as principais ferramentas para construção do portfólio para o estudante de arquitetura. Portanto, se não tem ainda experiência e deseja um estágio, invista em excelentes trabalhos ainda na faculdade.

Pesquisas bem realizadas, com conceitos relevantes da arquitetura e tendências atuais são demonstrações de interesse e conhecimento. É de suma importância o conhecimento teórico e o engajamento do estudante na sua área de atuação.

4 – Conte uma história interessante

 

Imagine que o portfólio é um livro que precisa atrair o leitor. Organize as imagens, textos e elementos gráficos de um modo que transmita o seu estilo próprio e conte a sua trajetória de aprendizado.

Uma dica é selecionar em torno de 10 projetos para apresentar. Escolha o melhor de todos e coloque em primeiro lugar na ordem de apresentação, assim, você já chama a atenção do selecionador.

Depois, coloque em ordem decrescente, do menos legal até o segundo melhor, para que quem vê o portfólio sinta uma evolução em seu trabalho e termine com uma boa impressão.

5 – Valorize a experiência visual

 

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-the-tender-track

portfolio para estudante de arquitetura: the tender track

A representação visual é o principal quesito que será avaliado no portfólio. Vale usar de forma harmônica diferentes estilos e apostar nas imagens 3D, plantas, maquetes e outros conceitos gráficos. Sintetize todas essas informações e organize bem, assim irá evitar a poluição por excessos.

6 – Faça uma revisão final e peça opiniões

 

Terminou de selecionar, ordenar e montar seu portfólio? Revise tudo, veja se há erros de ortografia e se alguma imagem ou apresentação não pode ser melhorada. Mostre para um colega ou amigo e peça sua opinião.

Invista tempo e talento na criação de seu portfólio de estudante de arquitetura, ele é tudo que você tem para impressionar os entrevistadores.

Procurando um rumo depois da faculdade? Encontre aqui: Guia da carreira de arquitetura: 6 perguntas que vão mostrar o caminho

Erros e acertos na hora de criar um portfólio de arquitetura

 

ERRO: Excesso de informações e efeitos visuais

 

São tantas as possibilidades que ao se empolgar no uso das ferramentas você pode tornar o portfólio carregado e pouco objetivo. É preciso sintetizar quais são as informações principais dos portfólio de estudante de arquitetura.

Elabore um portfólio com espaçamento entre as imagens e nunca polua com muita informação. As legendas devem estar presentes quando necessário, mas sintetizadas. Especifique quais as informações principais como uma espécie de ficha técnica. Todo cuidado será necessário na tipografia, estrutura das margens e proporção da página.

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-tenderloin-the-incubator

portfolio para estudante de arquitetura: tenderloin the incubator

Um portfólio longo com intuito de impressionar é um erro, geralmente os escritórios recebem muitos currículos. É preciso ser bastante claro e objetivo, porém sem descartar a atratividade.

ACERTO: Usar softwares 3D

 

As representações gráficas estão a cada dia mais próximas das construções reais. Essa possibilidade é muito atrativa quando bem aplicada e pode impressionar quem vê seu portfólio.

Mostre que conhece essas tecnologias e sabe usá-las.

ERRO: Forçar a mão ao usar a tecnologia

 

Ao investir em representações gráficas 3D aposte na harmonia e equilíbrio das cores. O minimalismo é uma ótima pedida na hora de elaborar o portfólio, jamais deixe um aspecto carregado e saiba trabalhar tons claros e escuros adequadamente.

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-urban-playground

portfolio para estudante de arquitetura: urban playground

Os softwares aceitam qualquer ideia, mas não confunda criatividade com apresentação de ideias mirabolantes e inexequíveis. Tenha os pés no chão, mas sem ser banal.

ACERTO: Ter mais de um portfólio pronto

 

A ideia de selecionar determinados trabalhos e realizar pequenas mudanças de acordo com o escritório que irá apresentar o portfólio é também interessante.

Isso mostra que você estudou a empresa e conhece as tendências que empregam. E se houver pontos em comum com sua visão, pretensões e experiências, vale a pena ressaltar esses pontos no projeto e adequar as alterações.

ERRO: Perder sua personalidade ao adaptar portfólios diferentes

 

Tome muito cuidado para não parecer algo forçado e proposital quando fizer essas adaptações de portfólio. Não perca com isso a identidade dos seus projetos, pois os recrutadores podem notar facilmente a conduta.

ERRO: Deixar o portfólio parado na gaveta

 

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-procrastinacao

portfolio para estudante de arquitetura: procrastinação

Elaborar um portfólio para estudante de arquitetura não é uma tarefa fácil, portanto é comum esse projeto ficar na gaveta, depois de iniciado.

A nossa dica é investir diariamente um tempo mínimo para trabalhar e organizar o portfólio, de pelo menos 30 minutos. Se a primeira experiência não saiu como queria, não desista! Hoje, graças a internet, podemos ter acesso a muitas inspirações e ideias que podem ser aplicadas.

Estipule um prazo máximo para terminar seu portfólio de arquitetura. E cumpra!

ERRO: Fazer tudo sozinho

 

Trabalhar em grupo, pedir conselhos e opiniões, dicas de quem sabe operar determinados softwares e até reunir um grupo para que todas se auxiliam na construção seus portfólios de estudante de arquitetura pode ser uma excelente ideia.

Com colegas dando opiniões, ajudando a aprimorar ideias e, principalmente, a selecionar os melhores trabalhos, seu portfólio ficará pronto mais rapidamente e com um resultado final de mais qualidade.

ERRO: Comodismo e pressa

 

Um profissional de arquitetura precisa se aprofundar em seus conhecimentos. Leia blogs e revistas do setor, bons livros e mergulhe na internet. Saiba o que está acontecendo no universo arquitetônico em nível nacional e internacional. Isso é trabalhoso e leva tempo.

Com base nessa imersão em sua área de atuação você terá muito mais condições de criar e selecionar os melhores trabalhos para seu portfólio para estudante de arquitetura.

ACERTO: Mostrar quem você é

 

Busque na criação de seu portfólio para de de arquitetura desenvolver uma marca própria, o seu estilo. Saiba deixar expresso com clareza o modo como gosta de trabalhar e até mesmo as influências que segue na arquitetura.

Você já conhece os programas necessários para fazer apresentações incríveis de seu projetos? Confira alguns deles:

Exemplos e cases de sucesso para um portfólio de estudante de arquitetura

 

Ideias boas e reconhecimento são tão importantes quanto o design. Por isso, capriche nos trabalhos acadêmicos!  Não é a toa que gostamos de frisar a relevância dos bons projetos ainda na faculdade.

Prêmio Schindler Global Award para alunos da FAU

 

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-premio-schindler-2017

portfólio para estudante de arquitetura: prêmio schindler 2017

Em 2017, um trabalho realizado por estudantes da Faculdade de Arquitetura da USP (FAU) foi vencedor do prêmio Schindler Global Award.

Pela primeira vez na história uma universidade não europeia não leva o título.

Os três alunos participantes, para compensar as notas baixas, resolveram aceitar o desafio de participar do concurso internacional para pré-profissionais da área de arquitetura e urbanismo. As ideias predominantes nesse trabalho foram a integração do espaço e a conexão com as demais áreas da cidade, dando prioridade à união das classes sociais distintas.

A construção não continha muros e trouxe uma nova perspectiva sobre a segurança urbana e inclusive a relação da arquitetura com construções que priorizam a segregação social. Muros não separam o cidadão da violência, mas condutas políticas e econômicas, como as exaltadas no projeto, podem mudar esse cenário.

Prêmio da revista Eleven Magazine para alunos do Programa Ciências sem Fronteiras

 

portfolio-para-estudante-de-arquitetura-eleven-magazine-hybridge

portfólio para estudante de arquitetura: eleven magazine hybridge

Alunos estudantes pelo Programa Ciências sem Fronteiras, na Universidade de Liverpool, construíram no projeto final módulos flutuantes e navegáveis com intuito de levar saúde e educação para regiões carentes no Camboja. A inspiração foram embarcações militares que atendem povoados na região do Amazônia.

O trabalho concorreu em 2015 a um prêmio desenvolvido pela revista britânica Eleven Magazine.

Esse é mais um exemplo da importância de boas ideias, principalmente com impactos sociais. Sem dúvida projetos com tamanha relevância irão destacar qualquer portfólio e ser um marco na trajetória profissional do arquiteto.

Pensando em estudar fora, como esses ganhadores de prêmios? Veja como fazer isso neste artigo: Intercâmbio de arquitetura no exterior: pago ou com bolsa de estudos?

Onde criar o portfólio para estudante de arquitetura?

 

Se você está na dúvida de onde criar seu portfólio para estudante de arquitetura, saiba que o Behance é um dos melhores sites para compartilhar o portfólio. É organizado e de fácil navegabilidade, sendo possível reunir imagens e vídeos com quantidade livre de uploads.

A plataforma é gratuita e está integrada as redes sociais como Twitter, Facebook, Vimeo e Youtube.

Outra plataforma gratuita para projetos de arquitetura é a da Viva Decora, por onde navegam mais de 1,7 milhões de pessoas por mês, não deixe de criar seu portfólio lá!

Por outro lado, uma boa dica é não resumir a apresentação do portfólio somente às plataformas online. O tradicional PDF é valioso e deve continuar existindo, para ser enviado por e-mail, por exemplo. Lembrando que o escritório pode arquivar os portfólios pelos quais se interessar e manter o contato em contratações futuras.

Montar seu portfólio é só o começo! Veja mais dicas para fazer sua carreira decolar nestes artigos de nosso blog: