1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. 6 Ambientes da Expoflora 2022 Que Você Precisa Conhecer

6 Ambientes da Expoflora 2022 Que Você Precisa Conhecer

A Mostra de Paisagismo e Decoração é uma das atrações da Expoflora 2022, que acontece no período de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, no interior de São Paulo.

Ao todo, 18 ambientes foram criados para apreciação de profissionais, estudantes e público em geral. Os projetos que valorizam a integração do homem com a natureza, com a fauna e com a flora revelam as tendências na decoração, marcam o lançamento de flores e plantas ornamentais e trazem soluções criativas e sustentáveis na criação de espaços de convívio e contemplação com a natureza.

Logo, se você está curioso para conhecer de perto alguns desses ambientes criados, fique com a gente. Neste post, vamos compartilhar 6 ambientes da Expoflora 2022 que fazem parte da Mostra de Paisagismo e Decoração. Confira e se inspire!

Antúrio Lilli faz parte da lista de lançamentos de flores e plantas ornamentais. Foto: Nathalia Inson
1. Antúrio Lilli faz parte da lista de lançamentos de flores e plantas ornamentais. Foto: Nathalia Inson

Conheça 6 ambientes da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2022

Paisagistas, arquitetos, decoradores, engenheiros agrônomos, entre outros profissionais colocaram todo o seu talento, conhecimento e imaginação na criação de 18 ambientes da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2022. Dentre esses inúmeros espaços criados, separamos abaixo a descrição de 6 ambientes da Expoflora 2022. Confira de perto as características de cada projeto.

1. Projeto Jardim Oriental

O projeto Jardim Oriental, inspirado na cultura oriental, busca homenagear o povo que teve grande relevância na disseminação de conhecimento e cultivo de flores e plantas ornamentais no Brasil. O ambiente é dividido em três espaços: o jardim de bonsais, o espelho d’água com cascata e carpas coloridas, e a área do Buda.

Ao todo, cerca de 150 mudas foram utilizadas no ambiente, com ênfase nas tonalidades verde, vermelho e rubro. Dentre as plantas pode-se destacar os bonsais, um deles inclusive com 100 anos, o fícus rubro e a choupala (cerca viva). Na área do Buda, móveis de antiquários, vasos decorativos, cestas de taboa, lanternas japonesas, bolas iluminadas e arandelas externas completam a decoração com conforto e personalidade.

O jardim oriental é marcado pela presença de espelho d’água com cascata e carpas coloridas
2. O jardim oriental é marcado pela presença de espelho d’água com cascata e carpas coloridas. Foto: Juliana Lazarini

Profissionais envolvidos no projeto Jardim Oriental: Cléia Thomazini (arquiteta, urbanista, paisagista e decoradora) e Orpheu Thomazini (arquiteto e urbanista), ambos de Mogi Mirim; Anderson Marchi, (laguista e paisagista), de Cosmópolis, e Valentino Soares (produtor), de Holambra.

Jardim oriental: cerca de 150 mudas de plantas foram utilizadas nesse ambiente
3. Jardim oriental: cerca de 150 mudas de plantas foram utilizadas nesse ambiente. Foto: Juliana Lazarini

2. Projeto Vida no Jardim

O projeto Vida no Jardim retrata um ambiente de convívio familiar e estimula o contato com a natureza no quintal. Todo o espaço foi planejado com arquitetura de fácil execução, utilizando materiais de baixo custo, como madeira de eucalipto, no pergolado que tem a cobertura feita com corda de sisal. Móveis feitos com madeira de demolição também marcam a identidade do projeto.

Ao todo, cerca de 200 unidades de 20 espécies diferentes de flores e plantas ornamentais foram plantadas no local, entre elas alpínias vermelhas e cor-de-rosa (mais raras), maranta charuto e dionela. Vale ainda mencionar, que a maioria das plantas são tropicais e apresentam folhagens grandes e largas, uma vez que este tipo de planta retém mais água nas suas raízes reduzindo a necessidade de regas constantes.

A área externa contempla a churrasqueira com fogão a lenha, um grande deck de madeira com mesa redonda, um balanço de dois lugares e uma lareira de chão. Para os dias mais quentes, a ducha feita com bambu garante um banho refrescante.

A área externa é composta por um espaço de convívio e plantas de sombra
4. A área externa é composta por um espaço de convívio e plantas de sombra. Foto: Juliana Lazarini

Profissionais envolvidos no projeto: Paula Brito (paisagista) e Marcos Caberlini (empresário de mobiliário), ambos de Campinas.

O jardim foi planejado com arquitetura de fácil execução e materiais de baixo custo
5. O jardim foi planejado com arquitetura de fácil execução e materiais de baixo custo. Foto: Juliana Lazarini
Viva Decora Profissionais

3. Projeto Semeando Amor

O projeto Semeando Amor foi criado para homenagear e reverenciar esse sentimento, sob diferentes olhares e perspectivas. Não é à toa que as folhas utilizadas na composição do paisagismo deste projeto apresentam formato de coração. Ao todo, cerca de 500 plantas foram plantadas no local, dentre as espécies presentes podemos destacar: ciclames, antúrios, corações emaranhados, kalanchoes, caladium, peperômias rain e cactos. Luminárias de cerâmica, almofadas e um confortável puff complementam o decor.

O projeto também faz homenagem aos entes queridos que se foram na pandemia, reverenciando assim o amor que ainda permanece. No local, as pessoas também podem fixar post-its na parede na forma de coração com frases de amor.

O ambiente foi criado para reverenciar o amor em todas as suas formas
6. O ambiente foi criado para reverenciar o amor em todas as suas formas. Foto: Juliana Lazarini

Profissional responsável pelo projeto Semeando Amor: Cintia Rua (engenheira agrônoma e paisagista), de Vinhedo.

Cerca de 500 plantas foram usadas para criar esse ambiente
7. Cerca de 500 plantas foram usadas para criar esse ambiente. Foto: Juliana Lazarini

4. Projeto Estar Garden

O projeto Estar Garden tem como principal objetivo levar às características de uma sala de estar para o jardim. Fazendo uso de móveis específicos para área externa – a exemplo da mesa de centro que é aproveitamento de resíduo florestal e do sofá, assinado pelo designer Ibanez Razzera, ao qual possui estrutura interna de alumínio; base e pés em madeira e tecido impermeável, é possível apreciar a área externa com conforto.

A técnica de muralismo – pintura feita diretamente na parede rouba a atenção e traz diversas folhagens coloridas, tornando possível a presença de um jardim mesmo para aqueles que não sabem ou não querem cultivar plantas de verdade.

No jardim foram plantadas 11 espécies de folhagens e forrações, todas perenes, de diferentes formatos e tons, prevalecendo os tons de verde e vinho. Begônias, lírios da paz, portulacas variegatas fazem parte do projeto. Piso drenante que permite a passagem da água da chuva, tecidos ecológicos e móveis com madeira certificada também marcam a identidade desse projeto.

Muralismo: a pintura na parede se destaca no ambiente
8. Muralismo: a pintura na parede se destaca no ambiente. Foto: Juliana Lazarini

Profissional responsável pelo projeto Estar Garden: Mauro Contesini (engenheiro agrônomo e paisagista), de Vinhedo.

Os mobiliários convidam o usuário para momentos prazerosos
9. Os mobiliários convidam o usuário para momentos prazerosos. Foto: Tiago Simas

5. Projeto Inclusão: um novo olhar no paisagismo

O projeto “Inclusão: um novo olhar no paisagismo” tem como objetivo promover um novo olhar do paisagismo, voltado à inclusão. Dessa forma, o espaço busca alinhar bem-estar e elementos que favoreçam o desenvolvimento de crianças e adolescentes com necessidades educativas específicas e especiais. 

O espaço criado estimula por meio do contato com a natureza e de brinquedos educativos sustentáveis, todos os sentidos – audição, visão, tato, olfato e paladar.

Os brinquedos escolhidos incentivam o desenvolvimento da coordenação motora grossa, da força e do equilíbrio – a exemplo do triângulo de escalada com escorregador. Para o projeto paisagístico foram escolhidas plantas não tóxicas, de forma a garantir a segurança de crianças e pets. A maior parte das plantas são nativas incluindo as impatiens, amor-perfeito e begônias. Além disso, hortas suspensas e acessíveis, feitas com pallets, facilitam a interação de crianças e adultos. Por sua vez o barulho da água caindo do vaso para o espelho d’água e o canto dos pássaros estimulam os sentidos da audição.

O espaço traz estímulo a todos os sentidos - audição, visão, tato, olfato e paladar
10. O espaço traz estímulo a todos os sentidos – audição, visão, tato, olfato e paladar. Foto: Juliana Lazarini

Profissionais envolvidos no projeto Inclusão: um novo olhar no paisagismo: Isabela Corbo (bióloga e paisagista, de Pedreira), Stella de Wit (terapeuta ocupacional) e Isaías dos Santos (artesão), ambos fundadores da OllyToys, de Holambra.

Foram selecionadas plantas não tóxicas a fim de garantir segurança na circulação de crianças e pets
11. Foram selecionadas plantas não tóxicas a fim de garantir segurança na circulação de crianças e pets. Foto: Juliana Lazarini

6. Projeto Jardim Árido

O projeto Jardim Árido, que priorizou plantas de fácil cultivo e baixa manutenção, fez uso de diferentes texturas e cores dos cactos, suculentas e echeverias combinadas com os anigozanthos (pata de canguru) e honeybells cuphea.

Os cactos foram escolhidos por serem “purificadores” de ambientes e a água que retêm simboliza nossas emoções e sentimentos. Já as suculentas, conhecidas como as “guardiãs da casa”, simbolizam proteção e segurança.

Na parede a pintura geométrica é feita com tinta mineral – tinta ecológica, sem cheiro e que permite a “respiração” da parede, evitando mofo, descascamento e bolhas. Duas fontes, criadas com a sobreposição de vasos, bancos de pallet e a poltrona criada a partir do pé de uma antiga máquina de costura retratam a sustentabilidade e a busca constante pelo reaproveitamento de materiais.

Pallets foram usados para a construção de bancos
12. Pallets foram usados para a construção de bancos. Foto: Juliana Lazarini

Profissional responsável pelo projeto Jardim Árido: Carla Dadazio (arquiteta e paisagista), de Valinhos.

A profissional combinou diferentes cores e texturas dos cactos, suculentas e echeverias
13. A profissional combinou diferentes cores e texturas dos cactos, suculentas e echeverias. Foto: Juliana Lazarini

Agora que você conheceu de perto 6 dos 18 ambientes da Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2022, aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “20 Flores e Plantas Ornamentais NOVAS Lançadas na Expoflora 2022” e descubra com exclusividade quais plantas novas foram lançadas na exposição.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Decoração Escandinava: Conheça o Estilo e 8 Dicas Para Fazer no Seu Lar

Microapartamentos: O Que São, Vantagens e Dicas Para Fazer Um Bom Projeto

Cantinho do Café: +10 Ideias Criativas Para Você Montar o seu Espaço

Decoração Rústica: +20 Ideias e Projetos Para Decorar os Ambientes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36