1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. 32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa

32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa

As suculentas de sombra se tornam a opção ideal para aqueles que desejam cultivar essas belezinhas em ambientes internos como terraço, varanda ou jardins que recebem pouca luz natural. Perfeitas para quem mora em apartamentos ou deseja levar um pouco da natureza para dentro do escritório ou espaço comercial, as suculentas de sombra certamente irão trazer frescor e renovar a sua decoração.

Mas, afinal, quais suculentas gostam de sombra? Se você ainda está em dúvida sobre quais espécies se adaptam melhor a ambientes mais escuros, não se preocupe. Neste post, vamos compartilhar dicas de cultivo e quais suculentas gostam de sombra. Confira!

Suculentas pendentes de sombra: Peperomia rotundifolia. Fonte: Gardeners Advice
1. Suculentas pendentes de sombra: Peperomia rotundifolia. Fonte: Gardeners Advice

Conheça 32 espécies de suculentas de sombra para cultivar em casa

Há uma variedade enorme de suculentas de sombra na natureza com tamanhos, formatos e cores únicas. Logo, para facilitar sua escolha preparamos uma lista com diversas espécies de suculentas de sombra e suculentas de sombra total para você conhecer e cultivar em vasos, cachepot de vidro, jardins com pedra, bordaduras e jardins verticais.

1. Suculenta zebra

Originária da África do Sul, a suculenta zebra apresenta tamanho médio e pode atingir até 20 cm de altura. Suas folhas são grossas, triangulares e pontiagudas com “verrugas” brancas que se contrastam com o fundo verde escuro. Essas suculentas de sombra embora pequenas, são muito resistentes a baixas temperaturas e pragas.

Suculenta-zebra. Fonte: Blog Fonte do Saber Dicas
2. Suculentas de sombra: Suculenta zebra. Fonte: Blog Fonte do Saber Dicas

2. Babosa

A babosa também pertence ao grupo das suculentas de sombra. A planta quando chega a fase adulta produz de 15 a 30 folhas por ano. Podendo ser cultivada em vasos, jardineiras, terraços, varandas e jardins, a babosa é formada por folhas firmes e carnosas cujo interior é composto por um líquido viscoso e bem macio.

Suculentas de sombra: a babosa é uma planta conhecida por seus benefícios como efeito calmante, cicatrizante. Fonte: Faz Fácil
3. Suculentas de sombra: a babosa é uma planta conhecida por seus benefícios como efeito calmante, cicatrizante. Fonte: Faz Fácil

3. Aloe cymbiformis

A suculenta Aloe Cymbiformis é uma planta de fácil cultivo que costuma resistir a baixas temperaturas, porém quando regada de forma constante pode apodrecer e morrer. Conhecida como estrela do mar ou planta esmeralda, a Aloe Cymbiformis também pertence ao grupo das suculentas de sombra.

Aloe cymbiformis: suculentas de sombra também conhecida como estrela do mar ou planta esmeralda. Fonte: Guia das Suculetnas
4. Aloe cymbiformis: suculentas de sombra também conhecida como estrela do mar ou planta esmeralda. Fonte: Guia das Suculentas

4. Dedo de moça

As plantas dedo de moça são suculentas pendentes de sombra muito utilizadas para decorar as paredes dos ambientes internos já que são capazes de atingir até 1 m de comprimento. Conhecida também como rabo-de-burro, o dedo de moça é muito resistente e exige pouca manutenção.

Suculenta de sombra pendente Dedo-de-moça. Fonte: Casa Vogue
5. Suculenta de sombra pendente Dedo de moça. Fonte: Casa Vogue

5. Mãe de milhares

A mãe de milhares também pertence ao grupo das suculentas de sombra. A planta apresenta um formato extremamente interessante já que produz centenas de pequenos brotos ao longo da borda das folhas, que ao se destacarem, dão vida a novas mudas, daí o seu nome.

Suculentas de meia sombra: a Mãe-de-milhares é assim chamada porque nas bordas de suas folhas crescem várias mudinhas. Fonte: Como Plantar e Cuidar
6. Suculentas de meia sombra: a Mãe de milhares é assim chamada porque nas bordas de suas folhas crescem várias mudinhas. Fonte: Como Plantar e Cuidar

6. Orelha de elefante

Originária da África do Sul, a suculenta orelha de elefante se destaca pelo seu formato, textura e cor de suas folhas que dependendo da temperatura do ambiente e nível de insolação podem apresentar tons de verde claro, azulado ou amarelo creme com bordas avermelhadas. A planta além de ser tolerante a seca é bem resistente a salinidade do litoral.

Suculentas de sombra: a Orelha-de-elefante pode ser plantada dentro ou fora de casa. Fonte: Jardim Exótico
7. Suculentas de sombra: a Orelha de elefante pode ser plantada dentro ou fora de casa. Fonte: Jardim Exótico

7. Planta jade

Nativa da África do Sul e Moçambique, a planta jade apresenta um ciclo de vida perene e pode florescer no inverno e na primavera. Conhecida como árvore da vida e árvore da amizade, a planta jade apresenta uma estrutura similar a um bonsai.

Suculentas de sombra: a Planta-jade é uma suculenta de origem africana, também conhecida como a planta da amizade. Fonte
8. Suculentas de sombra: a Planta-jade é uma suculenta de origem africana, também conhecida como a planta da amizade. Fonte

8. Tapete persa

O tapete persa pode ser cultivado sob sol pleno, mas a planta se desenvolve melhor em locais sombreados. Seu cultivo pode ser feito em vasos ou canteiros. Originária da África, o tapete persa é considerada uma suculenta rara e sua flor lembra um tapete persa, daí seu nome.

Tapete-persa. Fonte: Savio Cavalcanti
9. Tapete-persa. Fonte: Savio Cavalcanti

9. Orelha de Shrek

A suculenta orelha de shrek é formada por folhas tubulares com formato de trompetas em tom verde brilhante com mancha avermelhada na parte superior, que lembram as famosas orelhas do ogro Shrek, daí seu nome. Originária da África do Sul, essas suculentas de sombra podem chegar aos 60 cm de largura e 80 cm de altura.

Suculentas de sombra: a Orelha-de-Shrek se destaca pelo seu formato peculiar que faz lembrar as orelhas do simpático Ogro do filme. Fonte: Minha Suculenta Colorida
10. Suculentas de sombra: a Orelha-de-Shrek se destaca pelo seu formato peculiar que faz lembrar as orelhas do simpático Ogro do filme. Fonte: Minha Suculenta Colorida

10. Planta diamante

Originária do México, a planta diamante é uma suculenta formada por folhas multifacetadas que parecem terem sido lapidadas igual a uma pedra preciosa, daí seu nome. Suas cores e formas variam do verde claro ao acinzentado com pontas avermelhadas.

Suculentas de sombra: a Planta-diamante é originária do México. Fonte: Mercado Livre
11. Suculentas de sombra: a planta diamante é originária do México. Fonte: Mercado Livre

11. Barba de Moisés

A barba de moisés é uma suculenta que gosta de luz difusa e meia sombra. Também conhecida como lágrimas de bebê, a suculenta é muito utilizada na forração de jardins, mas também pode ser cultivada em jardineiras, vasos e jardins verticais.

Suculentas de sombra: a Barba-de-Moisés é uma pequena suculenta de simples cultivo e fácil propagação. Fonte: Mercado Livre
12. Suculentas de sombra: a Barba-de-Moisés é uma pequena suculenta de simples cultivo e fácil propagação. Fonte: Mercado Livre

12. Planta fantasma

Nativa do México, a planta fantasma é formada por folhas carnosas em formato de rosetas. Sua habilidade de mudar de cor também chama a atenção dos que apreciam seu cultivo. Isso porque, a planta fantasma em pleno sol fica com tom amarelo-rosado, já a meia sombra ela fica azul-esverdeada. Contudo, o grande charme dessa suculenta está no revestimento em pó fosco que cobre suas folhas, dando uma aparência fantasmagórica.

Suculentas de sombra: a Planta-fantasma pertence à família Crassulaceae. Fonte: Casa Vogue
13. Suculentas de sombra: a Planta-fantasma pertence à família Crassulaceae. Fonte: Casa Vogue

13. Suculenta espiral

Nativa da África do Sul, ela cresce tanto em solos arenosos quanto argilosos. Essa suculenta apresenta um ciclo de vida perene e pode florescer. Suas folhas além de suculentas, apresentam formato linear e pontas enroladas que se assemelham a um saca-rolhas.

Suculenta-espiral. Fonte: Expo Paisagismo
14. Suculenta-espiral. Fonte: Expo Paisagismo

14. Cauda de rato

A suculenta de sombra cauda de rato é uma planta que quando adulta pode chegar a 1,30 metros, daí seu nome. Suas flores são tubulares e bastante grandes, elas florescem na primavera e início do verão. A suculenta de sombra cauda de rato é perfeita para ser cultivada em jardins suspensos ou jardins verticais.

Suculentas pendentes de sombra: Cauda de rato. Fonte: Robeina Dotson
15. Suculentas pendentes de sombra: Cauda de rato. Fonte: Robeina Dotson

15. Monilaria Obconica

Conhecida como suculenta orelha de coelho, a planta Monilaria Obconica apresenta uma aparência fofa no início do seu crescimento. No entanto, essa estrutura folicular que se assemelha a uma orelha vai se perdendo à medida que crescem. Essas suculentas de sombra são perfeitas para serem cultivadas em casas e apartamentos e podem se propagar por estacas e sementes.

Suculenta de sombra: Monilaria Obconica. Fonte: Garden Mania
16. Suculenta de sombra: Monilaria Obconica. Fonte: Garden Mania

16. Flor de maio

A flor de maio pertence ao grupo das suculentas de sombra pendente. Originária da mata atlântica brasileira, ela pode chegar até 60 cm de comprimento. Além disso, essa majestosa planta pode produzir flores de variadas cores e tons (mas você pode comprar as flores artificiais para facilitar o cultivo).

Espécies de suculentas de sombra: a Flor-de-maio é originária da mata atlântica brasileira. Fonte: Sissa Metzler
16. Espécies de suculentas de sombra: a Flor-de-maio é originária da mata atlântica brasileira. Fonte: Sissa Metzler

17. Arbusto elefante

Essas suculentas de sombra são formadas por folhas pequenas, arredondadas em tom verde que podem assumir tons mais escuros dependendo do seu local de cultivo. Também conhecida como mini-jade, essa suculenta apresenta crescimento rápido e deve ser cultivada em solo arenoso.

Arbusto-elefante: suculentas de sombra ideais para jardins ornamentais. Fonte: Jardiland Portugal
17. Arbusto-elefante: suculentas de sombra ideais para jardins ornamentais. Fonte: Jardiland Portugal

18. Cacto macarrão

O cacto macarrão também pertence ao grupo das suculentas de sombra. Formado por caules finos e roliços bastante ramificados, o cacto macarrão exige poucas regas e deve ser cultivado em solo bem drenável. 

Suculentas de sombra: o Cacto-macarrão é originário da Argentina e não tem espinhos. Fonte: Mercado Livre
18. Suculentas de sombra: o Cacto-macarrão é originário da Argentina e não tem espinhos. Fonte: Mercado Livre

19. Begônia-cerosa

A begônia cerosa apesar de pertencer ao grupo das suculentas de sombra ela também se desenvolve de forma sadia quando cultivada em sol pleno. Suas flores são charmosas e completam a decoração de diferentes ambientes. Nativa do Brasil, a planta pode chegar de 15 a 20 cm de altura.

Suculentas de sombra: a Begônia-cerosa pode atingir de 15-20 cm de altura. Fonte: Planta Sonya
19. Suculentas de sombra: a Begônia-cerosa pode atingir de 15-20 cm de altura. Fonte: Planta Sonya

20. Órbea

A órbea é uma suculenta que possui uma flor similar a uma estrela do mar. Para que seu crescimento ocorra de forma saudável a planta deve ser cultivada em locais úmidos e protegidos do sol. Vale comentar que a cor, a textura e o odor que a órbea apresenta atraia moscas para o ambientes – esperteza da planta de atrair animais para levarem o pólen por onde passam.

Suculentas de meia sombra: a Órbea possui uma flor parecida com a estrela do mar. Fonte: Minhas Plantas
20. Suculentas de meia sombra: a Órbea possui uma flor parecida com a estrela do mar. Fonte: Minhas Plantas

21. Rosa de pedra

Originária do México, a rosa de pedra tem uma aparência que lembra uma rosa e é uma das plantas mais cultivadas em jardim com pedras. Seu crescimento é rápido e a planta pode chegar de 10 a 15 cm de altura.

Suculentas de sombra: a Rosa-de-pedra chega a ter de 10 a 15 cm de altura. Fonte: Westwing
21. Suculentas de sombra: a Rosa-de-pedra chega a ter de 10 a 15 cm de altura. Fonte: Westwing

22. Orelha de gato

A planta orelha de gato é formada por folhas espessas cobertas por pelos curtos e brancos que lhe dão um aspecto de pelúcia. A suculenta floresce na primavera e as flores se despontam em tons de rosa ou salmão.

Suculentas de sombra: a Orelha-de-gato apresenta folhas verdes com bordas vermelho escuro. Fonte: Um Amor Suculentas
22. Suculentas de sombra: a Orelha-de-gato apresenta folhas verdes com bordas vermelho escuro. Fonte: Um Amor Suculentas

23. Onze horas

A suculenta onze horas é uma planta muito usada em bordaduras e ferragem de canteiros. No entanto, seu ciclo de vida é anual, ou seja, a planta seca e morre em 12 meses, mas saiba que antes disso acontecer é possível tirar novas mudas da planta mãe.

Suculentas de meia sombra: a Onze-horas é fácil de plantar e cuidar. Fonte: Cristina Braga
23. Suculentas de meia sombra: a Onze-horas é fácil de plantar e cuidar. Fonte: Cristina Braga

24. Colar de botões

O colar de botões é uma suculenta que cresce em longos caules carnudos e pode chegar a 50 centímetros de altura. As folhas tendem a ser de cor cinza verde com pontos em tom rosa ao longo das margens. Exigem poucas regas e devem ser cultivados em solos bem drenados.

Suculentas de sombra: o Colar-de-botões é uma suculenta que cresce em longos caules carnudos. Fonte: Mercado Livre
24. Suculentas de sombra: o Colar-de-botões é uma suculenta que cresce em longos caules carnudos. Fonte: Mercado Livre

25. Cacto pedra

O cacto pedra (Lithops Karasmontana Top Red) é uma suculenta rara originária da África do Sul e da Namíbi. A floração do cacto pedra, ocorre durante o outono e início do inverno. Suas flores se assemelham às margaridas e podem apresentar tons de amarelo ou branco.

Suculentas de sombra: o Cacto-pedra é uma planta rara difícil de ser encontrada. Fonte: Mercado Livre
25. Suculentas de sombra: o Cacto-pedra é uma planta rara difícil de ser encontrada. Fonte: Mercado Livre

26. Cacto estrela

Originária da África do Sul, o cacto estrela é uma planta de fácil cultivo formada por uma flor que apesar de bela apresenta um odor muito desagradável, atraindo moscas e besouros até o local onde está sendo cultivada.

Suculentas de sombra: o Cacto-estrela é originário da África do Sul. Fonte: Minhas Plantas
26. Suculentas de sombra: o Cacto-estrela é originário da África do Sul. Fonte: Minhas Plantas

27. Lança de são jorge

A lança de são jorge é uma planta versátil e resistente ao clima seco e à falta ou excesso de luminosidade. Suas hastes pontudas e compridas dão o nome a essa planta. Podendo ser plantadas na terra ou em vasos, a lança de são jorge pode atingir até 90 cm de altura.

Espécies de suculentas de sombra: a Lança-de-são-jorge é parente da espada de são jorge. Fonte: projeto Jardinando
27. Espécies de suculentas de sombra: a Lança-de-são-jorge é parente da espada de são jorge. Fonte: projeto Jardinando

28. Flor de cera

 A flor de cera, também conhecida como “flor-de-porcelana”, normalmente são trepadeiras com grandes folhas suculentas. Essas plantas se desenvolvem muito bem em ambientes de meia sombra. Para que a planta cresça de forma saudável o substrato deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.

Suculentas que gostam de sombra: a Flor-de-cera chama a atenção devido ao formato estrelado das suas flores. Fonte: Casa umCOMO
28. Suculentas que gostam de sombra: a Flor-de-cera chama a atenção devido ao formato estrelado das suas flores. Fonte: Casa umCOMO

29. Colar de pérolas

O formato redondo de suas folhas – recurso da natureza para a planta armazenar água em períodos de estiagem, marca a identidade do colar de pérolas. Perfeita para ser cultivada em vasos suspensos e jardins verticais, o colar de pérolas necessita de uma rega mais frequente, porém sem encharcar o solo.

Suculentas pendentes de sombra: o Colar-de-pérolas é nativo da África. Fonte: Cristina Braga
29. Suculentas pendentes de sombra: o Colar de pérolas é nativo da África. Fonte: Cristina Braga

30. Colar de rubi

A planta colar de rubi pertence ao grupo das suculentas de sombra. Originária da África do Sul, ela pode ser usada como forração ou planta pendente. Para se desenvolver de forma saudável o colar de rubi precisa ser cultivado em solo drenável. As regas devem ser alternadas e devem ser feitas sempre que o substrato estiver bem seco.

Suculentas que gostam de sombra: o Colar-de-rubi é uma planta pendente, de crescimento rápido e vigoroso. Fonte: Assim Que Faz
30. Suculentas que gostam de sombra: o Colar de rubi é uma planta pendente, de crescimento rápido e vigoroso. Fonte: Assim Que Faz

31. Colar de golfinhos

Com formato exótico e delicado, a planta colar de golfinhos conta com folhas que se assemelham ao formato desse animal, daí o seu nome. Assim como as demais suculentas, o colar de golfinhos também exige pouca rega e cultivo em solo arenoso, facilmente drenável.

Suculentas de sombra: o Colar-de-golfinhos está disposto ao longo de caules finos e compridos. Fonte: Elo7
31. Suculentas de sombra: o Colar de golfinhos está disposto ao longo de caules finos e compridos. Fonte: Elo7

32. Rosinha de sol

 Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a planta rosinha de sol pode ser cultivada a meia sombra também. Sua folhas apresentam coloração verde clara e os ramos seguem a mesma tonalidade das folhas. De hábito rasteiro, a planta pode atingir até 15 cm de altura.

Suculentas de sombra: a Rosinha-de-sol é uma planta rasteira e muito vistosa. Fonte: Blog Cobasi
32. Suculentas de sombra: a Rosinha de sol é uma planta rasteira e muito vistosa. Fonte: Blog Cobas

E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculentas de sombra? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Kokedama: Aprenda a Técnica e Confira +52 Arranjos Incríveis”,  descubra o que é kokedama, como estruturar um arranjo e quais plantas são mais indicadas para essa técnica.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

O capim dos pampas pode chegar a 2,5 metros de altura. Fonte: CASS Design

Capim dos Pampas: Como Cultivar? +40 Arranjos Para Usar no Decor

Antúrio Branco: Significado, Como Cuidar e +43 Arranjos Lindos

Decore seu ambiente com a dracena pau d'água. Fonte: Amigos de La Jardinería

Pau d’água: Como Cultivar e Propagar a Planta Que Purifica o Ar

Vaso Pequeno: +56 Ideias para Plantar Flores, Hortaliças e Decorar sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz