1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Bancada de Porcelanato: +43 Modelos, 5 Tipos e Dúvidas Mais Frequentes

Bancada de Porcelanato: +43 Modelos, 5 Tipos e Dúvidas Mais Frequentes

No mundo da decoração, algo muito comum são as tendências, que podem ser definidas como elementos ou práticas que passam a ter uma grande popularidade. Um exemplo atual de tendência é a bancada de porcelanato, esta que pode ser encontrada em uma série de casas e apartamentos, sempre servindo como um elemento de grande importância para a decoração.

A tendência da bancada de porcelanato aconteceu por muitos motivos, dentre eles o fato de esta ser uma alternativa muito interessante às pedras que costumam ser usadas em balcões etc. Uma bancada de porcelanato para cozinha, por exemplo, é algo muito mais acessível que modelos feitos em mármore e assim por diante. Ou seja, essa é uma daquelas opções alternativas.

bancada de porcelanato - bancada branca de alta resistência
1. A bancada de porcelanato se tornou uma verdadeira tendência. Foto: Revestindo a Casa

No entanto, definir a bancada de porcelanato dessa forma é um tanto superficial, pois estamos falando de uma peça repleta de vantagens. Para se ter uma ideia, a bancada de porcelanato de banheiro, por exemplo, tem como vantagem o fato de não reter umidade ou calor, além de ser facilmente montada e possuir uma aparência interessante para vários estilos decorativos.

Se você está por dentro das maravilhas da bancada de porcelanato e quer saber mais sobre ela, veio ao lugar certo. Continue lendo e confira informações valiosas sobre o assunto, o que inclui os diferentes tipos de bancada de porcelanato existentes no mercado, bem como, as vantagens e desvantagens da bancada de porcelanato. Tire todas as suas dúvidas aqui!

Quais os tipos de bancada de porcelanato?

Existem diferentes tipos de porcelanato no mercado. Por isso, antes de escolher a sua bancada de porcelanato é fundamental que você conheça todas as opções para que a compra seja mais assertiva.

Confira 5 tipos de porcelanato que podem fazer parte do seu projeto:

  • Porcelanato natural: é um tipo de porcelanato que não recebe acabamento nenhum. Sua superfície é resistente, fosca e totalmente segura;
  • Porcelanato polido: a peça recebe uma camada de polimento, deixando sua superfície mais brilhante, escorregadia e resistente à água, por isso seu uso é recomendado em áreas secas;
  • Porcelanato esmaltado: é um tipo de porcelanato que recebe uma camada de esmalte na sua superfície. Logo, a peça pode ser encontrada com acabamento liso ou áspero, com estrutura brilhante ou fosca;
  • Porcelanato EXT: é um dos tipos de porcelanato mais encontrados para área externa, pois possui uma superfície abrasiva, o que faz com que o material não escorregue e dure por muito mais tempo;
  • Porcelanato técnico: é um modelo de porcelanato que não recebe uma camada de esmalte na superfície. Esse modelo de porcelanato é formado a partir de uma massa cerâmica prensada e queimada a elevadíssimas temperaturas. Sua superfície por sua vez é mais resistente e tem nível de absorção de água menor ou igual a 0,1%.
bancada de porcelanato - bancada com ilha de coifa
2. Ilhas são perfeitas para bancada de porcelanato. Foto: Decorando Brasil

Desvantagens da bancada de porcelanato

Agora que você já conhece os principais pontos positivos, chegou a hora de ter mais conhecimento sobre as desvantagens da bancada de porcelanato, que infelizmente são muitas. Uma delas é o fato de este ser um material vendido em tamanhos médios, impossibilitando a elaboração de pia e bancada de porcelanato sem emendas, algo ruim para bastante gente.

bancada de porcelanato - banheiro com bancada branca
3. Mesmo popular, a bancada de porcelanato possui suas desvantagens. Foto: Luiza Souza @nossoapart301

Além disso, falar de desvantagens da bancada de porcelanato é o mesmo que falar sobre sua espessura. Diferente de outros modelos, que chamam a atenção pelo tamanho mais interessante, você só conseguirá encontrar no mercado pia e bancada de porcelanato com cerca de 1 cm de espessura, o que demanda um maior cuidado na instalação direta na parede.

As vantagens da bancada de porcelanato para cozinha

A bancada de porcelanato para cozinha é, de longe, o modelo mais popular do mercado. Em todas as lojas especializadas você consegue encontrar exemplares excelentes de bancada de porcelanato para cozinha, o que inclui variações interessantes, como os modelos para quem deseja ilha de coifa e assim por diante. Ou seja, se tratando desse tipo, ninguém fica na mão.

bancada de porcelanato - bancada com cooktop
4. Sempre vale a pena ter uma bancada de porcelanato na cozinha. Foto: Tua Casa

Toda essa pluralidade de mercado é um reflexo da qualidade oferecida pela bancada para cozinha de porcelanato. Além de ser muito bonita, contar um uma bancada do tipo deixa o ambiente muito mais organizado, uma vez que permite o uso de fogões embutidos, divisórias, pias talhadas e muito mais. Ter uma bancada desta na cozinha, portanto, é sempre vantajoso.

As vantagens da bancada de porcelanato para banheiro

A bancada de porcelanato para banheiro também é um modelo super interessante e que pode ser adquirido sem grandes dificuldades. É comum, inclusive, encontrar quem opte por modelos que dispensam o uso da cuba, isto é, que preferem uma pia e bancada de porcelanato embutidas. Essas e muitas outras ideias são grandes vantagens desse tipo de modelo.

bancada de porcelanato - bancada de banheiro
5. Para banheiro, a bancada de porcelanato é excelente. Foto: Homify

Além disso, sempre vale a pena ressaltar que bancada de porcelanato para banheiro pode criar efeitos incríveis no ambiente. Seu estilo mais sóbrio permite que você quebre o protocolo e garanta o destaque em outros elementos do cômodo. Usando uma bancada de porcelanato, portanto, é possível ousar na torneira, no espelho e até mesmo no azulejo das paredes e piso.

Vale a pena comprar uma bancada de alvenaria revestida com porcelanato?

Um modelo interessante oferecido pelo mercado é a bancada de alvenaria revestida com porcelanato. Muito usada em cozinhas, há quem se pergunte se vale a pena investir em um modelo do tipo. De modo geral, esta é uma opção muito válida, sobretudo se pensarmos no baixo-custo. Ainda assim, é preciso lembrar que este vem a ser um modelo que exige certos cuidados.

bancada de porcelanato - tampo em bancada
6. A bancada de porcelanato e alvenaria vale, sim, a pena. Foto: Ambientta

Por mais que a bancada de alvenaria revestida com porcelanato seja resistente, é importante não abusar da capacidade da peça. A fricção entre os materiais utilizados pode contribuir para o desgaste e fazer com que todo o efeito estético se perca em pouco tempo. Ou seja, opte por esse tipo de bancada apenas se tiver a par das vantagens e das desvantagens que ela possui.

4 Dúvidas Mais Frequentes sobre bancada de porcelanato

Bancada de porcelanato é mais barato?

A bancada de porcelanato não é uma das opções mais baratas no mercado, uma vez que sua fabricação e instalação acabam sendo mais complexas. Dessa forma, se você deseja investir em uma peça mais acessível a dica é optar por diferentes tipos de granito para compor a bancada de granito.

Bancada de porcelanato é resistente?

O processo de fabricação do porcelanato torna o material muito mais resistente e durável. Logo, a bancada de porcelanato consegue resistir muito bem a temperaturas altas, possíveis impactos e objetos pontiagudos. 

Qual o melhor tipo de porcelanato para cozinha?

O porcelanato técnico é considerado um dos melhores tipos de porcelanato para cozinha. Isso porque, durante seu processo de fabricação a peça é submetida a altas temperaturas o que confere mais resistente e durabilidade quando a bancada entra em contato com panelas quentes e outras fontes de calor.

O que é mais resistente: porcelanato ou granito?

O granito é mais resistente do que o porcelanato. Contudo, a bancada de porcelanato confere mais modernidade e sofisticação ao ambiente.

bancada de porcelanato - pia e cuba de porcelanato
7. A bancada de porcelanato pode ser o destaque do ambiente. Foto: Manual da Obra

Assista o vídeo com mais dicas de como escolher bancada de porcelanato

Gostou das dicas? Confira lindos modelos de pia e bancada de porcelanato

bancada de porcelanato - banheiro clássico com bancada
8. Esta bancada de porcelanato possui um estilo mais clássico. Foto: Syshouse
bancada de porcelanato - bancada de porcelanato marmo gris
9. A bancada de porcelanato pode ser grande, mas terá emendas. Foto: Eliane Revestimentos
bancada de porcelanato - bancada de banheiro de porcelanato
10. Estilos incríveis podem ser conquistados com uma bancada de porcelanato. Foto: Tudo Construção
bancada de porcelanato - bancada fina de porcelanato
11. A bancada de porcelanato é algo que faz toda a diferença. Foto: ArchiExpo
bancada de porcelanato - bancada simples branca
12. Esta bancada de porcelanato é super delicada. Foto: Prado Acabamentos
bancada de porcelanato - bancada de porcelanato preto
13. É possível encontrar modelos de bancada de porcelanato escuros. Foto: O Azulejista
bancada de porcelanato - bancada branca em cozinha pequena
14. Esta bancada de porcelanato se assemelha muito a pedras naturais. Foto: Luiza Souza @nossoapart301
bancada de porcelanato - cozinha com bancada simples de porcelanato
15. Nesta cozinha, a bancada de porcelanato combina com o revestimento da parede. Foto: Revista Casa e Jardim
bancada de porcelanato - bancada crua de porcelanato
16. A instalação da bancada de porcelanato é bem simples. Foto: Tec Bancadas
bancada de porcelanato - bancada com pia dupla de porcelanato
17. Esta bancada de porcelanato é delicada e ainda assim muito chamativa. Foto: O Azulejista
bancada de porcelanato - cuba de porcelanato
18. A bancada de porcelanato precisa ser bem instalada. Foto: Tec Bancadas
bancada de porcelanato - bancada grande e branca
19. A bancada de porcelanato muda a aparência da cozinha como um todo. Foto: Revestindo a Casa
bancada de porcelanato - cozinha simples com bancada de porcelanato
20. É inteligente usar a bancada de porcelanato em toda a cozinha. Foto: Habitíssimo
bancada de porcelanato - bancada simples de porcelanato
21. Uma boa bancada de porcelanato é aquela que preenche bem o ambiente. Foto: Cerâmica Portinari
bancada de porcelanato - bancada com pia simples
22. Aqui, o uso da pia junto da bancada de porcelanato foi inteligente. Foto: Biancogres
bancada de porcelanato - banheiro grande com bancada
23. A bancada de porcelanato pode estar junto de um gabinete. Foto: Casa Vogue
bancada de porcelanato - cozinha pequena com bancada
24. A bancada de porcelanato pode ter uma aparência muito diferenciada. Foto: Cerâmica Portinari
bancada de porcelanato - bancada escura de porcelanato
25. Alguns modelos de bancada de porcelanato são verdadeiras obras. Foto: Decor Tiles
bancada de porcelanato - gabinete azul e banquetas brancas
26. Esta bancada de porcelanato é lisa e perfeita para decorações modernas. Foto: Arch Trends
bancada de porcelanato - bancada branca lisa
27. Banheiros costumam trabalhar com modelos mais lisos de bancada de porcelanato. Foto: Instagram
bancada de porcelanato - cozinha com bancada simples
28. A bancada de porcelanato pode ter várias cores. Foto: Ambientta
bancada de porcelanato - bancada de porcelanato imitando mármore
29. Até mesmo pias duplas podem estar em uma bancada de porcelanato. Foto: Valcenter Planejados
bancada de porcelanato - bancada com cuba de vidro
30. Este banheiro preferiu usar a bancada de porcelanato com cuba. Foto: Clara Castilho
bancada de porcelanato - banheiro com mármore e bancada de porcelanato
31. A bancada de porcelanato é super interessante quando combinada com outros elementos. Foto: Arch Trends
bancada de porcelanato - bancada branca de porcelanato
32. Neste banheiro, a bancada de porcelanato é ainda mais sóbria. Foto: Revista Casa e Jardim
bancada de porcelanato - bancada de granito com detalhe em porcelanato
33. Apesar de o granito estar presente existe um grande pedaço de bancada de porcelanato. Foto: Studio 1202
bancada de porcelanato - bancada grande e curva
34. A bancada de porcelanato pode ter acabamentos diferenciados. Foto: Decor Fácil
bancada de porcelanato - bancada com pia de porcelanato
35. O efeito espelhado é um dos elementos mais interessantes da bancada de porcelanato. Foto: Inova Porcelanato e Marmoraria
bancada de porcelanato - bancada de porcelanato sem emenda
36. A bancada de porcelanato branca contrasta bem com o gabinete desta cozinha. Foto: Decoração de Casa
bancada de porcelanato - banheiro inteiro de porcelanato
37. A bancada de porcelanato deste banheiro imita o mármore. Foto: Arch Trends
bancada de porcelanato - bancada de porcelanato em gabinete de madeira azul
38. A bancada de porcelanato é sempre uma opção interessante para ambientes pequenos. Foto: Casa e Jardim
bancada de porcelanato - bancada e pia de porcelanato
39. A bancada de porcelanato também pode ser fosca. Foto: AZpop
bancada de porcelanato - bancada com cooktop preto
40. Esta bancada de porcelanato usa a tradicional pia de inox. Foto: Bruno Oliveira
bancada de porcelanato - bancada escura de porcelanato em banheiro
41. Ainda é mais comum encontrar quem dispense o uso da cuba na bancada de porcelanato. Foto: Tua Casa
bancada de porcelanato - bancada preta em porcelanato
42. A pia da bancada de porcelanato pode ter formatos simples e mais elaborados. Foto: Jéssica Paster
bancada de porcelanato - bancada branca e lisa
43. Não tem coo errar com uma bancada de porcelanato branco. Foto: Gisele Nunes

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Invista no telhado de vidro, pois aproveitar a luz natural minimiza a necessidade de energia elétrica.

Telhado de Vidro: Vantagens, +72 Projetos Para Aproveitar a Luz Natural

Descubra como usar parede de cobogó na decoração. Fonte: Lammart Construtora

Parede de Cobogó: Tipos, Como Usar e +73 Ideias Para Seu Projeto

O tecido para parede com folhagem está em alta

Tecido para Parede: Onde Usar, Como Colar e Limpar, +66 Ambientes

Casa com fachada cinza e porta amarela. Fonte: San Conrado de Guardini Stancati Arquitetura Designer

Fachada Cinza: Tons Mais Usados, Cores Que Combinam +54 Projetos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Bancada de Porcelanato: +43 Modelos, 5 Tipos e Dúvidas Mais Frequentes"

Antonio Goulart da Costa

Gostei muito das soluções, Sou Arquiteto e Urbanista e gostei das soluções

wpDiscuz