1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Tipos de Cactos: +70 Arranjos Lindos Para Cultivar Em Casa

Tipos de Cactos: +70 Arranjos Lindos Para Cultivar Em Casa

Seja pela beleza exótica, versatilidade ou pela facilidade de cultivo, uma coisa é certa…diferentes tipos de cactos passaram a ser cultivados dentro e fora de casa. E, por mais que essas espécies necessitem de poucos cuidados de cultivo, por se tratar de um ser vivo, essas plantinhas precisam de atenção, principalmente quanto a luminosidade e rega.

Logo, se você quer trazer mais verde para dentro do seu ambiente e deseja decorar diferentes tipos de cactos em casa, no escritório ou espaço comercial, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, eu separei informações, dicas de cultivo e inúmeros arranjos florais e vasos para você se inspirar. Confira!

Jardim com mesa de madeira e diferentes tipos de cactos
1. Jardim com mesa de madeira e diferentes tipos de cactos. Projeto por Sandra Moura

Cactos: Características e significado

Os cactos são nativos das Américas, pertencentes à família Cactaceae. Na natureza eles podem ser encontrados em diferentes formatos e tamanhos e estão adaptados a ambientes extremamente quentes e áridos. Por isso, que na maioria das vezes, um dos grandes cuidados que você deve se atentar para o desenvolvimento da plantinha é quanto a luminosidade, já que essa espécie necessita de muita luz para crescer.

Segundo o Feng Shui, o cacto é considerado o guardião (aquele que protege a casa) e além de simbolizar resistência, força e adaptação, ele representa persistência, uma vez que sua estrutura folicular é capaz de sobreviver a ecossistemas muito áridos e quentes como as regiões desérticas, cerrados e caatingas.

Cultive diferentes tipos de cactos no terraço de casa
2. Cultive diferentes tipos de cactos no terraço de casa. Fonte: Casa Vogue

Tipos de cactos brasileiros

Os cactos são plantas que se desenvolvem muito bem em ambiente secos. E, apesar de serem nativos do continente americano, com o passar do tempo, se espalharam para diversos lugares do mundo. No semiárido brasileiro, por exemplo, já foram catalogados aproximadamente mais de 100 tipos de cactos brasileiros diferentes. Confira abaixo três tipos de cactos brasileiros descobertos em nosso país.

1. Coroa de Frade – Melocactus Érnestii

A Coroa de Frade é um cacto típica do bioma Caatinga. Sua estrutura apresenta formato arredondado, pequeno e achatado, podendo alcançar até 12 centímetros de altura. Possui espinhos e flores em tons de rosa e vermelho. Durante sua fase adulta desenvolve o cefálio – uma espécie de coroa que se forma no topo da sua estrutura folicular. Daí o nome dessa planta, cujo formato de assemelha a uma coroa de frade.

O Melocactus Érnestii é um tipo de cacto brasileiro
3. O Melocactus Érnestii é um tipo de cacto brasileiro. Fonte: Pinterest

2. Mandacaru – Cereus Jamacaru

O Mandacaru, também conhecido como jamacaru e cardeiro, se trata de uma cactácea nativa do Brasil e adaptada aos climas do semiárido. Muito utilizada para a restauração de solos degradados, o Mandacaru serve também como cerca de natural e alimento para os animais. Sua flores são brancas e desabrocham durante à noite, murchando com o nascer do sol.

O Cereus Jamacaru é um tipo de cacto brasileiro
4. O Cereus Jamacaru é um tipo de cacto brasileiro. Fonte: Pinterest

3. Pilosocereus Magnificus

A Pilosocereus Magnificus (deriva da palavra grega: “pilosus”- cabeludo e “cereus” – cactos) é uma cactácea que cresce de forma arbórea, podendo formar um tronco claro que alcança até 5 metros de altura. Sua flores são estreitas e aumentam gradualmente com o passar do tempo, podendo chegar a 6 cm de comprimento.

O pilosocereus magnificus é um tipo de cacto brasileiro
5. O pilosocereus magnificus é um tipo de cacto brasileiro. Fonte: Pinterest

Tipos de mini cactos

Quer trazer mais verde para sua decoração? Então, você precisa investir no cultivo de diferentes tipos de mini cactos. Lindos, pequeninos e resistentes, os mini cactos são a aposta certa para você que não dispõe de muito tempo para cuidar de vasos de plantas em casa. Afinal, eles ficam lindos em diferentes ambientes do imóvel.

Na sala de estar, por exemplo, eles podem ficar acomodados sobre uma mesa de centro ou rack. Na sala de jantar, ele podem formar um lindo arranjo no centro da mesa de jantar. Já no quarto, os mini cactos podem ficar sobre a cômoda ou próximo à cama em cima do criado mudo.

Isso porque, os diferentes tipos de mini cactos existentes no mercado além de serem vendidos em tamanhos reduzidos, facilitando a sua inserção em diversos cômodos da casa, eles também exigem poucas regas ao longo da semana, uma vez que sua estrutura folicular pode armazenar água por bastante tempo. Por isso, evite o uso de mangueira e sim de regadores.

Cultive diferentes tipos de mini cactos em casa
6. Cultive diferentes tipos de mini cactos em casa. Fonte: Casa Vogue

Os diferentes tipos de cactos transmitem personalidade ao ambiente. E essa personalidade inclusive é transmita por meio dos recipientes onde estão expostos. Por isso, use e abuse de vasos decorativos, suportes ou utensílios de cozinha criativos e engenhosos para cultivar seus cactos.

Tipos de cactos grandes

No natureza, os cactos podem ser encontrados em diferentes tamanhos e formatos. Por esse motivo, caso você disponha de um quintal que recebe muita luz solar durante o dia, pode investir no cultivo de diferentes tipos de cactos grandes. Afinal, os cactos adoram receber luminosidade direta e podem passar horas nesse ambiente sem que sua estrutura folicular seja prejudicada.

O cacto semáforo, por exemplo, é um tipo de cacto grande que cresce em forma de árvore, podendo atingir alturas de 3 a 5 metros. Seus espinhos são longos e chegam até 3 centímetros de comprimento. Suas flores amarelas chegam a um comprimento de 4 a 5 cm. Já seus frutos apresentam formato esférico, em tons brancos e roxos.

O cacto semáforo é um dos tipos de cactos grandes
7. O cacto semáforo é um dos tipos de cactos grandes. Fonte: Pinterest

Tipos de cactos que dão flores

Mas, afinal, os cactos dão flores? Sim, todos os cactos florescem! Algumas espécies podem levar mais tempo do que outras, mas nas condições certas todos os cactos de fato florescem. No entanto, alguns cuidados especiais devem ser levados em consideração para que a floração ocorra de forma constante.

E, dentre os muitos cuidados de cultivo para incentivar o seu cacto florescer, podemos mencionar: cultive os cactos em pequenos vasos pequenos e só transfira de vaso quando suas raízes preencherem o espaço; procure expor seu cacto sob luz solar direta; realize pouca rega; respeite o repouso invernal dos cactos; utilize um substrato com terra apropriada para fertilizar o solo; adicione potássio (K) nos meses da Primavera e Verão.

Quais tipos de cactos que dão flores?

  • Opuntia Violácea;
  • Rebutia;
  • Mammillaria;
  • Cereus;
  • Echinopsis;
  • Sianinha;
  • Ferocactus;
  • Chlumbergera truncata (Flor de Maio);
  • Dentre outras espécies.
A flor de maio é um dos tipos de cactos que dão flores
8. A flor de maio (Chlumbergera Truncata) é um dos tipos de cactos que dão flores. Fonte: Pinterest

A flor de maio, por exemplo, é um cacto que oferece beleza em vez de espinhos. No seu habitat natural, a Mata Atlântica, a flor de maio apresenta um comportamento muito similar a uma epífita (bromélias e orquídeas), ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra o parasitismo.

Tipos de cactos e suculentas

Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Isso acontece, pois as suculentas são de um grupo de plantas e os cactos pertencem a uma família do grupo das suculentas. Ok! Pode parece complicado diferenciar uma espécie da outra, no entanto, saiba que existem algumas características que separam essas espécies.

Na natureza existe cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos. E dentre as características que separam uma espécie da outra, é que os cactos diferente das suculentas possuem aréolas, ou seja, pequenos círculos salientes por onde saem seus espinhos e flores. No entanto, apesar dessa diferença folicular, diferentes tipos de cactos e suculentas passaram a ser cultivados em um mesmo vaso, formando assim lindos arranjos florais.

Cultive em um único vaso diferentes tipos de cactos e suculentas
9. Cultive em um único vaso diferentes tipos de cactos e suculentas. Fonte: Pinterest

Confira +61 arranjos com diferentes tipos de cactos

Decore a casa com diferentes tipos de cactos
10. Decore a casa com diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Separe inúmeros vasos de cerâmica e cultive diferentes tipos de cactos em casa
11. Separe inúmeros vasos de cerâmica e cultive diferentes tipos de cactos em casa. Fonte: Pinterest
Os vasos com diferentes tipos de cactos podem ficar suspensos no ambiente
12. Os vasos com diferentes tipos de cactos podem ficar suspensos no ambiente. Fonte: Pinterest
Pinte os vasos de forma criativa e cultive todos os tipos de cactos
13. Pinte os vasos de forma criativa e cultive todos os tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Utilize xícaras para cultivar todos os tipos de cactos
14. Utilize xícaras para cultivar todos os tipos de cactos. Fonte: So Cute
Forme um lindo vaso com cactos e suculentas
15. Forme um lindo vaso com diferentes tipos de cactos e suculentas. Fonte: Pinterest
Xícaras coloridas forma um lindo suporte para todos os tipos de cactos
16. Xícaras coloridas forma um lindo suporte para todos os tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Diferentes tipos de cactos que podem ser cultivados em casa
17. Diferentes tipos de cactos que podem ser cultivados em casa. Fonte: Casa Vogue
O cacto do Peru é considerado um cacto grande, pois sua espécie pode atingir até nove metros de altura
18. O cacto do Peru é considerado um cacto grande, pois sua espécie pode atingir até nove metros de altura. Fonte: Pinterest
Cultive diferentes tipos de cactos ao lado da cama
19. Cultive diferentes tipos de cactos ao lado da cama. Fonte: Pinterest
Cultive diferentes tipos de cactos em cima da cômoda
20. Cultive diferentes tipos de cactos em cima da cômoda. Fonte: Pinterest
Utilize um vaso metálico para cultivar diferentes tipos de cactos
21. Utilize um vaso metálico para cultivar diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
A Figueira da Índia é um dos tipos de cactos que podem ser cultivadas no canto da parede
22. A Figueira da Índia é um dos tipos de cactos que podem ser cultivadas no canto da parede. Fonte: Pinterest
Apartamento escandinavo com diferentes tipos de cactos
23. Apartamento escandinavo com diferentes tipos de cactos. Fonte: Casa e Jardim
Cachepôs criativo para cultivar diferentes tipos de cactos
24. Cachepôs criativo para cultivar diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Banheiro com diferentes tipos de cactos
25. Banheiro com diferentes tipos de cactos. Projeto por Eduarda Ferreira
Buquê feito com diferentes tipos de suculentas e cactos
26. Buquê feito com diferentes tipos de cactos e suculentas. Fonte: Zankyou
Modelo de cachepô preto para cacto
27. Modelo de cachepô preto para diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Cacto Figueira da Índia cercada de água
28. Cacto Figueira da Índia cercada de água é um dos tipos de cactos que podem ser cultivados. Fonte: Pinterest
Cacto Amendoim com flor deslumbrante
29. Cultive diferentes tipos de cactos amendoim com flor deslumbrante. Fonte: Dcore Você
Diferentes tipos de cactos e violões na decoração
30. Diferentes tipos de cactos e violões na decoração. Projeto por Maria Gabriella Cardinal
Decore o ambiente com diferentes tipos de cactos
31. Decore o ambiente com diferentes tipos de cactos. Fonte: Cultura Mix
Cultive diferentes tipos de cactos na sala de estar
32. Cultive diferentes tipos de cactos na sala de estar. Fonte: Pinterest
Forme um lindo terrário com diferentes tipos de cactos
33. Forme um lindo terrário com diferentes tipos de cactos. Fonte: Casa e Festa
Decore a sala de estar com diferentes tipos de cactos
34. Decore a sala de estar com diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Decore o quarto com diferentes tipos de cactos
35. Decore o quarto com diferentes tipos de cactos. Fonte: Original Home
Sala de estar clean com diferentes tipos de cactos
36. Sala de estar clean com diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Utilize suporte em tom branco para cultivar diferentes tipos de cactos
37. Utilize suporte em tom branco para cultivar diferentes tipos de cactos. Fonte: ZAP em Casa
É possível cultivar diferentes tipos de cactos em xícaras e vasos de barro
38. É possível cultivar diferentes tipos de cactos em xícaras e vasos de barro. Fonte: Leroy Merlin
Utilize vasos coloridos para cultivar diferentes tipos de cactos
39. Utilize vasos coloridos para cultivar diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Diferentes tipos de cactos trazem descontração para a decoração do ambiente
40. Diferentes tipos de cactos trazem descontração para a decoração do ambiente. Projeto por Murilo Grilo
Decore o bolo com diferentes tipos de cactos e suculentas
41. Decore o bolo com diferentes tipos de cactos e suculentas. Fonte: Casa e Festa
Decore o cômodo com diferentes tipos de cacto
42. Decore o cômodo com diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Sala de estar com lareira e vaso com diferentes tipos de cactos
43. Sala de estar com lareira e vaso com diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Cultive diferentes tipos de cactos em vaso transparente
44. Cultive diferentes tipos de cactos em vaso transparente. Fonte: ELo7
Diferentes tipos de cactos cultivados próximos a janela
45. Diferentes tipos de cactos cultivados próximos a janela. Fonte: Pinterest
Vaso criativo para diferentes tipos de cactos
46. Vaso criativo para diferentes tipos de cactos. Fonte: Pinterest
Cultive diferentes tipos de cactos grandes no jardim
47. Cultive diferentes tipos de cactos grandes no jardim. Fonte: Pinterest
O vaso de cimento abriga diferentes tipos de cactos e suculentas
48. O vaso de cimento abriga diferentes tipos de cactos e suculentas. Fonte: Pinterest
O vaso de cimento abriga diferentes tipos de cactos e suculentas
49. O vaso de cimento abriga diferentes tipos de cactos e suculentas. Fonte: Pinterest
Quadro decorativo e diferentes tipos de cactos
50. Quadro decorativo e diferentes tipos de cactos. Projeto por Cíntia Mara Petronetto