1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Como decorar kitnet pequena? Aprenda a deixá-la funcional

Como decorar kitnet pequena? Aprenda a deixá-la funcional

As kitnets são conhecidas como um tipo de moradia de espaço reduzido. Com isso, as limitações para uma kitnet pequena são muitas. Mas, nem por isso deixa de ser uma forma de deixar o espaço bem decorado e funcional. 

Caso esteja pensando em decorar uma kitnet pequena, mas não sabe por onde começar, trouxemos algumas dicas que podem facilitar todo o processo e combinar itens decorativos e móveis com muito mais facilidade e harmonia.  

Uma kitnet pequena pode ser bem decorada usando os itens certos. Fonte: Pexels
Uma kitnet pequena pode ser bem decorada usando os itens certos. Fonte: Pexels

Kitnet: entenda melhor sobre esse tipo de moradia

Como falamos anteriormente, a kitnet é um tipo de espaço reduzido, conhecido também como conjugado. Normalmente, essas kitnets não passam de 50 metros quadrados e podem ser encontradas em locais muito populares como centro empresariais, universidades, academias e estações de metrô.

Elas são ideais para jovens solteiros, casais jovens que desejam economizar ou jovens universitários que estão iniciando suas carreiras.

É preciso ter um bom planejamento antes de decorar uma kitnet pequena, diferentes dos apartamentos uma kitnet não possui paredes internas para delimitar espaços e nem é possível dividir cômodos de forma tradicional.

É possível deixar uma kitnet pequena bem decorada e funcional. Fonte: Pixabay
É possível deixar uma kitnet pequena bem decorada e funcional. Fonte: Pixabay

É um tipo de móvel que é totalmente integrado, menos o banheiro que é o único cômodo que é fechado por paredes. A sala, a cozinha e o quarto são integrados e compartilham do mesmo espaço comum.

Ao mesmo tempo, decorar uma kitnet pequena exige alguns cuidados para que seja um espaço bonito e funcional. É possível adicionar estilo, cores e itens decorativos sem gastar muito e deixar o ambiente com a sua personalidade.

Decoração de Kitnet pequena

Para começar o planejamento da decoração kitnet pequena, tenha em mente a proposta que você quer trazer para o ambiente. Qual estilo você mais se identifica, quais cores fazem sentido com a decoração e quais são os móveis que serão funcionais. Confira algumas dicas de como decorar kitnet pequena gastando pouco:

Aposte no minimalismo

O estilo minimalista funciona super bem em kitnet pequena, tudo fica básico e clean ao mesmo tempo. Para não deixar o espaço da moradia pesado e cheio de informação, coloque objetos bem pontuais que vão preencher o espaço de forma funcional.

Para deixar a kitnet pequena, mais clean e minimalista, use tons neutros. Fonte: Pexels
Para deixar a kitnet pequena, mais clean e minimalista, use tons neutros. Fonte: Pexels

Móveis funcionais

Para uma kitnet os móveis precisam ser funcionais, práticos e bonitos. Uma dica é escolher móveis que podem servir para outras funções.

A escolha de móveis planejados é um excelente investimento, você consegue escolher móveis para projeto de kitnet pequena que serão essenciais no dia a dia. Mesmo com um valor alto, eles aproveitam todos os espaços e evitam que os móveis individuais e grandes fiquem atrapalhando a circulação do ambiente.

Por exemplo, a cama box de baú é perfeita para dormir e guardar itens como calçados, peças íntimas e muito mais. O sofá retrátil deixa a sala ainda mais aconchegante e serve como cama para os convidados.

Os armários com porta de correr são perfeitos para otimizar espaço e ajudam na função estética do ambiente.

Use móveis funcionais na kitnet pequena e deixe tudo bem organizado. Fonte: Pexels
Use móveis funcionais na kitnet pequena e deixe tudo bem organizado. Fonte: Pexels

Outra dica de decoração para kitnet pequena é posicionar todos os móveis na parede, com isso aumenta a circulação do ambiente e a impressão que temos é de uma kitnet mais espaçosa.

Os nichos e prateleiras além de versáteis, são extremamente funcionais e podem ser usados para guardar utensílios da cozinha ou na sala e quarto para organizar acessórios ou itens de decoração.

Iluminação

Para deixar o ambiente mais confortável, deixe a luz natural entrar e aproveite o máximo que puder. Porém, a kitnet por ser um ambiente pequeno é bom apostar em uma iluminação artificial para trazer mais aconchego.

As luminárias de mesa acrescentam sofisticação e deixam a decoração mais bonita. Os pendentes e abajures podem ser de mesa ou de chão e vão te ajudar a criar luz em alguns pontos da casa.

A escolha das cores da parede pode influenciar a iluminação. Escolha cores claras e suaves, elas ajudam a clarear o espaço, já as cores escuras não favorecem uma boa iluminação.

Decoração de Kitnet pequena simples

Como falamos anteriormente, os móveis funcionais são ideais para uma kitnet pequena simples. Além de proporcionar a otimização do espaço, os móveis são versáteis e servem para diversificar sua utilização.

Uma mesa entre a sala e a cozinha pode virar uma mesa de home office. O sofá pequeno para kitnet pode ser retrátil e ainda virar uma cama confortável no fim do dia.

Não deixe de medir os espaços do ambiente antes de decorar, assim você garante que os móveis fiquem perfeitos. Use os organizadores para deixar a casa sempre arrumada e os itens categorizados e separados por suas características de uso.

Para deixar a iluminação da kitnet pequena mais aconchegante, use pendentes na decoração. Fonte: Pixabay
Para deixar a iluminação da kitnet pequena mais aconchegante, use pendentes na decoração. Fonte: Pixabay
Viva Decora Profissionais

Outra dica para ter um pouco mais de privacidade, são as divisórias entre os ambientes. As divisórias podem ser feitas de muitas formas e custos diferentes.

Para você que quer gastar pouco, aposte em cortinas de tecido ou painéis de madeira. Se você já consegue investir um pouco mais, as portas de correr de madeira ou em vidro são ideais para uma divisão de cômodos.

Ideias para Kitnet pequena

A decoração de kitnet pequena não precisa ser crua, você pode apostar em itens que podem deixar o ambiente ainda mais agradável e organizado. Veja outras ideias de como decorar esse espaço:

Quadros

Para deixar a kitnet decorada com a sua cara, é importante que os itens de decoração falem mais sobre o morador. Por isso, os quadros decorativos são essenciais para uma decoração que revelam um pouco mais da sua personalidade.

Os quadros decorativos para kitnet pequena são lindos. Inspire-se! Fonte: Unsplash
Os quadros decorativos para kitnet pequena são lindos. Inspire-se! Fonte: Unsplash

Aposte em estantes e quadros, eles dão um toque especial na decoração. A estante pode carregar um vaso de flores e servir como uma divisória no ambiente.

Abuse das texturas

Os papéis de parede na decoração prometem entregar conforto e beleza. As cortinas e os tapetes servem para trazer mais cor ao ambiente. Se a pintura da kitnet for em tons mais neutros, esses itens servem como pontos de cor na decoração.

O uso de roupas de cama, mantas e almofadas coloridas ou com estampas deixam o ambiente com mais texturas. Isso faz com que o espaço fique mais aconchegante, além de bonito

Invista em espelhos

Os espelhos bem posicionados em uma kitnet dão a sensação de amplitude. Aposte em espelhos de parede para aumentar a visibilidade do cômodo.

Escolha um lugar estratégico para deixar o espelho, isso evita que ele reflita objetos indesejáveis ou algum tipo de bagunça do local.

Os espelhos deixam o ambiente da kitnet pequena mais amplo. Fonte: Unsplash
Os espelhos deixam o ambiente da kitnet pequena mais amplo. Fonte: Unsplash

Veja também:

Kitnet Aconchegante

Dicas essenciais para decora kitnet

10 Dicas para deixar sua kitnet maior

Aposte em plantas

Como o ambiente já é pequeno, é indicado que o local tenha plantas. As suculentas é um tipo de planta que não precisa de muitos cuidados e como são pequenas não atrapalham em nada.

Escolha plantas que não precisam de tanta iluminação natural, coloque vasos em lugares estratégicos para não perder a circulação do espaço.

Organize o banheiro

O banheiro é o único lugar da kitnet que possui paredes para manter a privacidade do lugar. Não deixe de utilizar organizadores de banheiro para guardar roupas sujas ou armazenar as roupas de banho.

Capriche na decoração do espaço e aproveite cada cantinho do seu banheiro. Use velas aromáticas e plantas para deixar o ambiente mais aconchegante.

Agora que você já sabe como organizar uma kitnet pequena, se inspire com nossas dicas para deixar esse espaço confortável, bonito e sofisticado!

Este conteúdo foi realizado em parceria com a Westwing.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Pia de Granito: +20 Ideias para Sua Pia de Cozinha e Banheiro

Cerâmica para Cozinha: Qual Escolher +20 Ideias de Revestimentos

Cooktop: Confira Dicas Essenciais Antes de Adquirir o Seu +15 Inspirações

Chega de Pia Suja! Descubra 5 Vantagens de Uma Lava-Louças em Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz