1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como Limpar Ferro de Passar: Confira e Obtenha a Máxima Eficiência

Como Limpar Ferro de Passar: Confira e Obtenha a Máxima Eficiência

Um dos eletrodomésticos mais utilizados em casa é o ferro de passar roupas e certamente você já se deparou com o acúmulo de sujeiras na base do ferro. Para não deixar resíduos nas suas peças, vamos te ajudar com algumas ideias de como limpar ferro de passar corretamente.

O ferro de passar roupas precisa deslizar sobre as peças para desamarrotar o tecido de maneira fácil, porém quando o ferro apresenta impurezas na sua base o tecido fica enrugado, sujo e muitas vezes estragam as fibras.

Separamos dicas e receitas de como limpar ferro de passar roupa para facilitar o seu dia a dia e garantir a eficiência desse equipamento indispensável na sua casa. Confira o post!

Como limpar ferro de passar

1- Como limpar ferro de passar roupa depende da utilização de materiais úmidos, retire sempre o fio da tomada. Fonte: Dicas De Mulher

Como limpar ferro de passar roupa: Evite o acúmulo de crostas

A forma como limpar ferro de passar roupa depende do tipo de eletrodoméstico que você tem, por isso observe qual material reveste a base do seu produto. Você pode encontrar no mercado diversos ferros de passar roupas como ferro, antiaderente, a vapor ou liso.

O ferro a vapor possui uma base com vários furinhos por onde passam as gotículas de água, portanto mantenha o seu eletrodoméstico sempre limpinho para que as pequenas partículas de tecido ou poeira não entupam os orifícios, danificando o seu aparelho.

Como limpar ferro de passar a vapor

2- Como limpar ferro de passar roupa pode garantir um trabalho perfeito, faça o procedimento periodicamente. Fonte: Dr. Lava Tudo

O ferro de passar a vapor ajuda a desamassar a roupa de forma rápida, pois a umidade e o calor penetram no tecido. Caso você tenha um ferro a vapor com resíduos na base, provavelmente o vapor não sairá e as suas peças ficarão grudadas no aparelho.

Como limpar ferro de passar a vapor com base suja

3- Como limpar ferro de passar garante o funcionamento correto do equipamento, leia sempre o manual de instruções do fabricante. Fonte: Pedro Jorge

Quando você utiliza altas temperaturas em tecido que não necessita de muito calor para alisar, as fibras acabam queimando e grudando na base do ferro, criando uma crosta. Outro problema que afeta os ferros são os resíduos de sabão ou amaciante nas peças.

Para você evitar o aparecimento das indesejáveis crostas, procure enxaguar pelo menos duas vezes a suas roupas antes de passa-las.  Uma dica importante é observar a temperatura que o fabricante do produto recomenda para cada tipo de tecido.

Como limpar ferro de passar com chapa lisa

Antigamente as pessoas não tinham muita noção de como limpar ferro de passar com chapa lisa, então elas utilizavam palha de aço fina com vela. Isso produzia um resíduo amarelado nas roupas e acabava por tirar o esmalte ou antiaderente da base.

Com o passar do tempo, o sal e o bicarbonato de sódio se tornaram uma opção para limpar a chapa de ferro que deixavam menos resíduos no produto.

Como limpar ferro de passar com chapa lisa

4- Como limpar ferro de passar evita que os tecidos possam grudar no aparelho, observe sempre as condições do eletrodoméstico antes de iniciar as atividades. Fonte: Canal do Youtube – Jaqueline Santos

O bicarbonato e o sal são dois elementos importantes que podem te auxiliar durante a limpeza do seu ferro de passar. Coloque em um pote duas colheres de bicarbonato e uma colher de sopa de água. Você deve misturar esses dois ingredientes até formar uma pasta.

Espalhe a pasta em toda a base do ferro e com um pano macio esfregue até desaparecer todas as manchas. Finalize a limpeza removendo a pasta com um pedaço de pano úmido.

Como limpar ferro de passar de chapa, antiaderente e a vapor

Para facilitar o seu dia a dia, separamos algumas dicas e receitas de como limpar ferro de passar com base de chapa lisa, antiaderente e a vapor. Aproveite e faça a sua manutenção!

  1. No ferro antiaderente, umedeça um pano com água morna e detergente para limpar todo o aparelho. Em seguida, passe outro pano úmido com água;
  2. Para o ferro a vapor, coloque no reservatório uma mistura de água e vinagre em partes iguais. Depois, deixe evaporar e repita a operação somente com água;
  3. O ideal para limpar ferro de passar com base de chapa lisa é a mistura de ½ copo de vinagre com ½ copo de água. Aplique com uma esponja na base do ferro;
Como limpar ferro de passar a vapor com pano

5- A água e o vinagre no reservatório são ótimas maneiras de como limpar ferro de passar a vapor. Fonte: Norteando Você

O reservatório do ferro de passar a vapor acumula minerais presentes na água, isso ocasiona o entupimento dos orifícios da saída do vapor. Para você desentupir, coloque no reservatório vinagre branco diluído em água. Depois, ligue o ferro e deixe evaporar.

Antes de utilizar o ferro, adicione água pura no reservatório e deixe evaporar completamente. Limpe as saídas de vapor com um tecido seco para remover qualquer resíduo.

Como limpar ferro de passar antiaderente

6- As bases antiaderentes dos ferros a vapor estão presentes em quase todas as marcas. Fonte: Tua Casa

Para você conseguir limpar um ferro a vapor, coloque a água no recipiente interno do seu aparelho e ligue na tomada. Posicione a opção “autolimpante” e espere a sujeira escorrer da base. Desligue o ferro e umedeça o pano com uma solução de vinagre e limpe o ferro.

Dicas gerais: Como limpar ferro de passar

Veja algumas dicas de como limpar ferro de passar para obter a máxima eficiência do seu aparelho nas atividades diárias. Lembre-se que esse aparelho é elétrico e você deve desligá-lo sempre da parede antes de realizar a limpeza.

  • Coloque no reservatório do seu aparelho água destilada ou purificada;
  • Não use produtos de limpeza abrasivos;
  • Faça uma limpeza profunda no ferro pelo menos uma vez por mês;
  • Caso grude plástico na base do seu ferro, coloque-o em um prato raso com água gelada;
  • Verifique constantemente as condições do cabo de energia para evitar curto circuito;
  • O termostato pode com o tempo desregular, por isso leve na assistência técnica para realizar a manutenção;
Como limpar ferro de passar para evitar acidentes

7- Como limpar ferro de passar garante roupas lisas procure fazer a sua manutenção periodicamente. Fonte: Magazine Luiza

O ferro de passar roupas utiliza dois elementos que podem ser muito perigosos que são a energia elétrica e o calor. Por isso, você precisa guardar o seu ferro sempre na posição vertical e longe do alcance de crianças e animais domésticos. Evite acidentes!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz