1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como organizar armários de cozinha

Como organizar armários de cozinha

Por Ana Paula Santinelo, do Blog Simples Assim

A cozinha, atualmente, é um dos lugares da casa que mais proporcionam o convívio social. Hoje, ela é mais aberta, possibilitando a comunicação e convivência entre todos. Família e amigos podem se reunir para cozinhar, comer, beber e colocar a conversa em dia, por isso é importante ter uma cozinha organizada.

Veja como organizar armarios de cozinha

Os armários são itens fundamentais na organização da cozinha e devem, preferencialmente, ter portas para que os utensílios fiquem protegidos contra pó e gordura. Sem dúvida, prateleiras ou nichos abertos dão um charme extra às cozinhas, mas procure guardar nesses espaços utensílios de uso diário, livros de receitas, potes de biscoitos ou algo que acrescente na decoração.

A triagem dos utensílios é o primeiro passo antes da organização, ou seja, descartar ou doar o que não é mais utilizado, para adequar a quantidade de itens ao espaço disponível e depois armazená-los.
Itens iguais devem ficar no mesmo espaço, ou seja, copos devem ficar juntos na mesma prateleira, assim como as xícaras, pratos de uso diário e panelas.

Utensílios que são utilizados esporadicamente, como louças finas, panelas de feijoada e fondue, deverão ser guardados nas partes mais altas do armário. As prateleiras mais baixas ficam reservadas para os itens usados diariamente.

Xícaras e copos, por segurança, não devem ser empilhados. Se não houver espaço, prefira prateleiras portáteis, que funcionam como suporte intermediário entre as prateleiras fixas.

Viva_Decora_Como_organizar_os_armarios_de_cozinha

Imagem daqui

Gavetões ou o espaço embaixo da pia podem acomodar as panelas, sempre por frequência de uso:  as mais usadas ficam em cima e mais à frente. As tampas podem ser acomodadas em caixas, ou em suporte desenvolvidos para este fim.
Os talheres devem ficar na gaveta, separados por divisórias apropriadas. Utensílios como conchas e escumadeiras podem ser guardados em um pote (vime, vidro ou aço) e colocados em cima da pia ou pendurados em varões fixados na parede.

Viva_Decora_Como_organizar_os_armarios_de_cozinha

Imagem daqui.

Potes de plástico podem ser empilhados por tamanho e forma, nunca fechados para evitar cheiro. As tampas devem ser acondicionadas ao lado, em uma caixa ou pote.

Viva_Decora_Como_organizar_os_armarios_de_cozinha

Imagem daqui.

Quanto aos eletrodomésticos, procure guardá-los juntos com seus acessórios.

Panos de pratos devem, preferencialmente, ser guardados em gavetas. Guarde-os um ao lado do outro, para facilitar a visualização e sua retirada. Se não tiver uma gaveta, use um cesto ou uma caixa forrada com um belo tecido.
Certamente, com essas dicas, sua cozinha ficará organizada e acolhedora, tornando este ambiente agradável e cheio de vida!

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

assinando contrato

5 Dicas para Quem Vai Alugar um Apartamento na Temporada

piso porcelanato madeira

Como Retirar as Manchas de um Piso de Porcelanato de Madeira

Como limpar piso laminado com diversos produtos e materiais Foto de Horssols

Como Limpar Piso Laminado no Dia a Dia, em Faxinas e com Manchas

Prateleira para cozinha como porta-louças

Prateleiras Charmosas e Criativas para Você Fazer Gastando Pouco

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz