1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como pintar MDF: Seus móveis renovados

Como pintar MDF: Seus móveis renovados

Como pintar MDF

Se você está querendo trazer um pouco mais de cor para dentro da sua casa, mas tem medo de pintar e acabar estragando seus móveis este post é para você! Pois hoje você vai aprender como pintar MDF.

A ideia hoje é dar uma repaginada naquele móvel comprado em lojas populares e e que geralmente não são feitos em madeira real, geralmente são de compensado ou MDF revestidos com aquele acabamento laminado bem brilhante ou fórmica, e quer melhor maneira de repaginar esses móveis do que aprendendo como pintar MDF? É fácil, rápido e você nem vai precisar investir tanto dinheiro assim.

 

móveis coloridos para quarto

Há algumas maneiras bem fáceis de como pintar MDF

Veja dicas de como pintar MDF

Uma das maiores dúvidas de como pintar MDF é como o móvel deve ser preparado e o primeiro passo em todos os tutoriais que você vai encontrar sobre como pintar mdf, compensado ou outros móveis sempre vai ser lixe muito. Se na madeira mais rústica dos paletes e caixotes de feira, a lixa serve para tirar as farpas e deixar a superfície lisa, você deve estar se perguntando “Porque lixar um móvel que já é liso?”

É que no caso específico desses móveis, a parte lisa de verniz ou do revestimento vai atrapalhar na fixação da tinta nova que você for usar. Lixe até quando achar que não precisa lixar mais, não se esqueça de nenhum canto, e lembre-se de que por mais que esta fase seja chata, é ela que vai garantir um resultado final digno de loja cara. O brilho todo deve sumir, só pare na hora que a peça estiver bem fosca, limpe o móvel com um pano seco pra tirar todos os vestígios de pó que ficaram.

Como pintar MDF

Aprenda a preparar os móveis e como pintar MDF

Se sua ideia é ter uma pintura perfeita e duradora, vale investir uns reais a mais em uma base para a pintura, de modo geral esta tinta faz com que a cor final fique mais uniforme, ajuda a diminuir a quantidade de mãos necessárias para conseguir um resultado bacana e previne futuros descascamentos no seu móvel.

Uma dica importante é usar a tinta de base da mesma marca da sua tinta colorida, pense que a empresa na hora de fabrica-las, pensou nas duas sendo usadas juntas, resultado tende a ser melhor do que misturar marcas diferentes. Assim, siga as instruções da embalagem, principalmente no quesito de tempo de espera na hora de secar.

Como pintar MDF

A próxima fase de como pintar MDF é a de arregaçar as mangas e sujar as mãos de tinta! O tipo de tinta pode variar de acordo com o lugar onde a sua peça vai ficar. Se for para ambiente externo, a tinta deve ser esmalte sintético a base de óleo (com rolinho ou spray). Mas se a ideia é deixar a peça dentro de casa, as opções ampliam um pouco, e você pode escolher entre a tinta acrílica (a de parede mesmo), além do já citado esmalte sintético ou spray.

A dica geral de como pintar MDF para qualquer tipo de peça é uma só, não pule etapas, as vezes vai ser importante dar duas ou três mãos de tinta para que a cobertura fique boa, não se apresse, siga as instruções do fabricante e deixe a tinta secar entre uma e outra mão.

Como pintar MDF com tinta spray

Como pintar MDF com tinta spray

A tinta spray é uma opção muito boa de como pintar MDF se você souber usar, para peças pequenas ou com muitos detalhes de entalhe  e recorte, pode ser a melhor escolha. Mas você precisa ter um espaço aberto e ventilado para executar a tarefa, além de ter coberto tudo muito bem com jornal se não quiser ter a casa toda manchada.

A tinta acrílica ou o esmalte vale comprar aquela embalagem menor de teste de tinta mesmo, caso o seu móvel seja pequeno. Em todos os casos, uma camada de verniz no final vai garantir vida longa à peça. Nada de preguiça, ok?

Como pintar MDF cru

Depois de tantas dicas, pode ser que você possua alguma peça de MDF cru em casa. Se esse for o seu caso você deve estar se perguntar: como pintar MDF cru? Na verdade não tem muito segredo e não é muito diferente de como pintar MDF ensinado acima.

Você vai precisar de uma lixa de granulação fina para lixar toda a peça de MDF cru, depois com o auxilio de um aspirador de pó ou de um pincel, retire todo o pó que ficou na peça. O segundo passo de como pintar MDF cru é passar o selador para madeira na peça e depois que estiver bem seco, pinte o MDF com a tinta de sua preferencia.

como pintar MDF cru

Como pintar MDF cru

Veja dica de DIY de estante

Confira 5 dicas de como pintar MDF

Infográfico - Como Pintar MDF

Infográfico – Como Pintar MDF

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Latas decoradas com garfos

Latas Decoradas: Confira o Passo a Passo para Reciclar e Decorar

como fazer crochê passo a passo

Como Fazer Crochê: Confira Dicas Essenciais para Quem Está Aprendendo

Tapete de crochê oval com várias cores

Tapete de Crochê Oval: 34 Modelos para Inspirar e 5 Gráficos

Flores de papel coloridas em cores tropicais

Flores de Papel: 6 Formas de Fazer, Moldes e 49 Modelos para Inspirar

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como pintar MDF: Seus móveis renovados"

Pollyana Oliveira

Olá eu tenho um quadro de fotos branco e gostaria de pintar ele de uma cor mais atual e estou com muita duvida … minha casa é mais na madeira e as ferragens são marrom escuro … me ajudem a escolher uma cor!!!

wpDiscuz