1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Faça Você Mesmo: Como Trocar a Resistência do Chuveiro

Faça Você Mesmo: Como Trocar a Resistência do Chuveiro

Muitas das vezes o motivo de um chuveiro elétrico parar de funcionar é a resistência queimada e muita gente não sabe como trocar a resistência do chuveiro. A resistência do chuveiro é uma pequena peça metálica localizada dentro do chuveiro. Para que um chuveiro elétrico esquente a água, é necessário que a resistência do chuveiro esquente através de uma corrente elétrica. Quando a água passa pela resistência, ela esquenta instantaneamente.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro baixo fluxo

Como Trocar a Resistência do Chuveiro: Modelo de chuveiro elétrico instalado

Há diversos tipos de chuveiros no mercado, como os chuveiros eletrônicos, de teto, com pressurizador, com cromoterapia etc, podendo ser um chuveiro elétrico, à gás ou híbrido. Somente os chuveiros híbridos e elétricos possuem resistência.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro pousada luna

Aprenda como trocar a resistência de um chuveiro como este

Normalmente, os chuveiros elétricos estragam por problemas na rede elétrica ou a resistência que queimou. Se o problema for na fiação da residência, é imprescindível que você contrate um eletricista. Entretanto, caso o problema do chuveiro seja a resistência queimada, você mesmo pode trocá-la e voltar a usar o chuveiro normalmente.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro eletrico ligado

Chuveiro elétrico é um dos tipos mais comuns nas casas do nosso país

Como trocar a resistência do chuveiro é algo simples, ensinaremos o passo a passo e algumas dicas para você realizar a troca de resistência com segurança e de forma eficiente.

Materiais para trocar a resistência do Chuveiro

  • A resistência nova, de acordo com a marca e modelo de seu chuveiro;
  • Escova para limpar;
  • Chave de fenda
  • Lixa pequena;
  • Alicate pequeno.

Passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro

É importante destacar que existe vários tipos de resistências, algumas mais simples de se trocar outras um pouco mais complicadas. Explicaremos um dos tipos mais comum e que requer um pouco mais de atenção para trocar a resistência do chuveiro elétrico. Confira abaixo o passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro.

1.Verificar se a resistência está queimada

Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor,  ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.

2. Use equipamentos de proteção e Desligue o disjuntor

É extremamente importante usar calçados de borracha, para isolar seu corpo do solo. É importante secar o banheiro para não haver acidentes. Não esqueça de DESLIGAR O DISJUNTOR.

3. Abra o chuveiro

Caso seja necessário, utilize a chave de fenda para desmontar o chuveiro. Desconecte todo o chuveiro da fiação elétrica e trabalhe em uma mesa para facilitar todo a troca da resistência. Desenrosque o espalhador e retire a tampa. Para que não haja vazamentos futuros, tome cuidado para não estragar a borracha que fica entre a câmara e a tampa.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro aberto

Trocar a resistência do chuveiro é uma tarefa simples, mas requer cuidados

4. Limpe a câmara do chuveiro

Caso ache necessário, com a escova e a lixa, limpe a câmara  do chuveiro dando uma atenção especial aos contatos e espalhador. Se houver alguns orifícios entupidos, utilize uma agulha ou alfinete.

5. Observe a posição da resistência que queimou

Você pode até fotografar, para colocar a resistência nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos, será aplicada na parte maior da resistência e a menor na parte correspondente ao tamanho.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro

6. Retire a resistência queimada e encaixe a nova

Com o auxílio do alicate, retire a resistência antiga e coloque a nova, na mesma posição que a antiga estava. Feito isso, monte o chuveiro novamente.

7. Abra o chuveiro por alguns segundos

Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. A intensão é retirar o ar e encher a câmara do chuveiro com água. O objetivo é evitar que a nova resistência queime. Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor. Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo, se a água esquentar normalmente, seu chuveiro estará pronto para uso. Caso a água não esquentar ou o disjuntor travar a energia, desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro, novamente.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro bella ducha lorenzetti

Criamos um infográfico para facilitar ainda mais esse passo a passo. Confira:

Como trocar resistência do chuveiro

Infográfico – Como trocar resistência do chuveiro

Pronto! Seu chuveiro está com uma nova resistência! Viu como trocar a resistência do chuveiro não é algo muito difícil?! Agora você pode trocar a resistência de seu chuveiro tranquilamente.

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

Latas decoradas com garfos

Latas Decoradas: Confira o Passo a Passo para Reciclar e Decorar

como fazer crochê passo a passo

Como Fazer Crochê: Confira Dicas Essenciais para Quem Está Aprendendo

Tapete de crochê oval com várias cores

Tapete de Crochê Oval: 34 Modelos para Inspirar e 5 Gráficos

Flores de papel coloridas em cores tropicais

Flores de Papel: 6 Formas de Fazer, Moldes e 49 Modelos para Inspirar

Deixe um comentário

1 Comentário em "Faça Você Mesmo: Como Trocar a Resistência do Chuveiro"

Marcos Lover

Valeu ai heheh, me tirou boas dúvidas

wpDiscuz