1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Construir Uma Casa Sustentável: Por Que Você Deve Apostar Nesta Tendência?

Construir Uma Casa Sustentável: Por Que Você Deve Apostar Nesta Tendência?

Tema cada vez mais presente nas principais discussões mundiais, a sustentabilidade vem sendo notada e ganhando cada vez mais importância na decoração.

O mundo vem mudando. Seja na parte econômica, tecnológica ou no âmbito social, é nítida a crescente preocupação com medidas relacionadas ao meio ambiente, especialmente pela influência das gerações mais novas que, a cada ano, passam a assumir a função de tomadoras de decisão.

Por todos esses fatores, a sustentabilidade e suas estratégias vêm ganhando cada vez mais importância e visibilidade nos mais diferentes setores. Seguindo esse movimento, as tecnologias ambientais também evoluíram e levaram ao aumento significativo de uma nova tendência: as casas sustentáveis. 

A construção de casas sustentáveis vem crescendo consideravelmente no mundo
1. A construção de casas sustentáveis vem crescendo consideravelmente no mundo. Fonte: Pinterest

Segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC), o Brasil já é o quarto país com maior número de obras com certificado de sustentabilidade, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Até 2019, 1372 construções sustentáveis foram registradas no País. Dessas, 546 receberam o selo de certificação do GBC.

Um dos principais estados nacionais, São Paulo é o que mais abriga imóveis sustentáveis. De acordo com o Green Building Council Brasil, são 737 registros de construções e 309 certificações distribuídas entre casas, indústrias, hospitais e até bairros planejados.

O que são casas sustentáveis?

Por definição, as casas sustentáveis são aquelas que são planejadas ou já construídas a partir de um projeto civil e arquitetônico que agrida minimamente o meio ambiente. Em território nacional é possível encontrar modelos inovadores, como as casas containers, que utilizam sistema de reaproveitamento de águas pluviais, reaproveitamento de materiais, sistema de iluminação diferenciado, dentre outros.  

Porém, engana-se quem pensa que os projetos de casas sustentáveis estão atrelados apenas a novos projetos. Existem maneiras muito eficientes de deixar residências já existentes mais ecológicas. Confira a seguir:

Diminuição da geração de resíduos

Os resíduos sólidos sempre foram grandes inimigos do meio ambiente. Mas, neste momento, a discussão vai além do descarte de lixo, por exemplo. Por isso, uma tendência das casas sustentáveis são projetos que reduzam ao máximo o descarte de materiais.

Na hora de construir ou reformar é importante escolher materiais que não gerem resíduos. Desta forma, vale a pena dar preferência para a utilização de sistemas estruturais pré-fabricados, tanto os com estrutura de concreto, quanto os de metais.

Na hora de construir sua casa sustentável é importante escolher materiais que não gerem resíduos
2. Na hora de construir uma casa sustentável é importante escolher materiais que não gerem resíduos. Fonte: Pinterest

Telhado verde

Uma opção que não requer muitas alterações nem um investimento muito alto é o telhado verde. Essa solução une o ganho de área, ao conforto acústico e ao isolamento térmico. 

Para preparar esse ambiente é preciso pensar em alguns pontos, como:

  • Estrutura da laje, que precisa ser projetada ou reformada para suportar todo o peso que irá aguentar;
  • Impermeabilização do solo, que precisará ser feita com a utilização de manta asfáltica, camada de material drenante e uma outra camada com componentes filtrantes; 

Preparo do solo a partir da aplicação de substrato e escolha correta da vegetação que será plantada no local.

O telhado verde traz conforto acústico e isolamento térmico na hora de construir uma casas sustentável
3. O telhado verde traz conforto acústico e isolamento térmico na hora de construir uma casas sustentável. Fonte: Pinterest

Painel solar

Já bastante popular há alguns anos, especialmente internacionalmente, o painel solar tem o objetivo de gerar energia elétrica a partir da captação de energia solar. 

Por meio de um sistema fotovoltaico que utiliza componentes como a bomba solar, os painéis são instalados nos telhados das casas para captarem a luz do Sol e transformá-la em energia elétrica, que é conduzida até a caixa de luz e distribuída para todos os ambientes residenciais. As placas instaladas chegam a durar até 25 anos, o que faz o investimento inicial mais elevado valer a pena.

Os painéis são instalados nos telhados das casas para captarem a luz do sol e transformá-la em energia elétrica
4. Os painéis são instalados nos telhados das casas para captarem a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Fonte: Pinterest

Outra vantagem do sistema de bomba solar são os créditos de energia, processo que transforma toda a energia elétrica da rede tradicional de abastecimento que não é utilizada pelo imóvel em residual que pode ser consumido em até 60 meses e é muito útil em épocas de menor incidência solar.

Captação de água da chuva

Muito utilizada como água de reuso, a água pluvial pode abastecer diversos ambientes residenciais das casas sustentáveis. Para isso, é importante que o sistema de encanamento seja capaz de separar a água pluvial da água potável, bem como separá-las em reservatórios distintos.

Para construir esse tipo de sistema será necessário instalar calhas, filtros que serão responsáveis pela retenção de galhos e folhas, tubulações, separadores que terão a função de descartar impurezas e reservatórios.

A partir da instalação do sistema de captação d’água, é possível destinar este recurso para uso em vasos sanitários, processos de limpeza ou até mesmo regas de jardins. Para esta separação, bombas D’água são uma opção barata e duradoura

Iluminação

Outra alternativa de baixo custo é pensar e apostar na iluminação da casa. Sempre que for possível, é importante priorizar a incidência de luz solar em ambientes como salas, quartos e cozinha e áreas de serviço, pois, além de trazer um aspecto mais aberto ao ambiente, reduz os custos com energia elétrica. 

Para ajudar, investir na iluminação por lâmpadas LED – que gastam muito menos energia e conseguem iluminar espaços maiores – é sempre uma ótima alternativa financeira e ambiental.

Construir uma casa sustentável com iluminação de LED é sempre uma ótima alternativa
5. Construir uma casa sustentável com iluminação de LED é sempre uma ótima alternativa. Fonte: Pinterest

O que é possível concluir

É inegável que as casas sustentáveis vieram para ficar. A estimativa é de que em apenas 10 anos empresas especializadas neste tipo de projeto sejam responsáveis até mesmo pelo desenvolvimento de bairros inteiros e planejados. 

De acordo com a empresa americana de software, Ecosoft, em parceria com a Housing Board, a escolha pelas casas sustentáveis passarão a ser parecidas com a maneira como os carros são vendidos atualmente: os compradores poderão escolher as estruturas que preferirem, por meio de um sistema de construção modular.

Esse movimento possibilita a personalização dos ambientes, além de contribuir para que empreiteiras passem a produzir materiais em fábricas, já com medidas corretas, o que também acaba por influenciar na diminuição de barulhos e resíduos. 

Além disso, as casas sustentáveis também têm a vantagem do valor agregado, facilitando o aceite pelas prefeituras, aumentam até mesmo o valor de venda e facilitam a negociação com potenciais compradores.

Agora que você já conhece algumas das principais tendências das casas sustentáveis, pode pensar em como reformar o seu cantinho e deixá-lo mais amigo do meio ambiente, sem perder o aconchego.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

cores quentes para decoração de sala de jantar e estar integradas Foto Apolar

Cores Quentes: Veja Quais São +73 Ideias para se Inspirar

Descubra como alugar um imóvel pela imobiliári

Como Alugar Um Imóvel Pela Imobiliária?

Loft: O Que É, +97 Projetos Decorados Para Se Inspirar

Painel de pallet para festa de casamento rústico

Painel de Pallet: +67 Modelos Criativos e Passo a Passo Fácil

Deixe um comentário

1 Comentário em "Construir Uma Casa Sustentável: Por Que Você Deve Apostar Nesta Tendência?"

[…] Fonte: vivadecora Author: Ana do Viva Decora […]

wpDiscuz