1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Eu, Murilo Grilo, arquiteto da MHome, gosto de resgatar em todos os meus projetos o “elemento de memória”. Neste caso, apliquei no meu próprio apartamento. A memória pode ser entendida como um elemento constituidor de identidade.

Decoração afetiva Murilo Grilo

1. Conheça a decoração afetiva feita por Murilo Grilo

Vejo a casa como algo vivo, que se transforma conforme vivemos e adquirimos experiências externas e isso reflete em nosso lar. No meu apartamento, cada detalhe tem uma história afetiva ou engraçada. Tenho muito móveis e objeto de decoração garimpados em antiquários, leilões de arte e brechós.

A frase do quadro na sala faz total sentido com os moradores: “Moda é como arquitetura, pura questão de proporções”. Vejo alguns mobiliários do meu apartamento como troféu, como a mesa de jantar que adquiri em um leilão de arte em São Paulo. Uma mesa do século XV, madeira de jacarandá e filetes de bronze no tampo e nos pés.

Mesa de jantar da decoração afetiva Murilo Grilo

2. Mesa de jantar

Alguns elementos de decoração, como a mesa bolacha adquirida em um brechó em São Paulo, têm uma história engraçada. No dia da compra desse item, eu estava sem o carro, então a única solução foi levá-la de metrô, uma cena muito engraçada.

Mesa bolacha da decoração afetiva Murilo Grilo

3. Mesa bolacha

A mesa do escritório também tem uma história engraçada, comprei ela em um garimpo online, então tive que fazer a retirada. Conclusão: ela não coube no carro. Coloquei de ponta cabeça em cima do carro e vim do lado do passageiro segurando-a com uma mão por fora. Fiquei dias com dor no braço.

Escritório da decoração afetiva Murilo Grilo

4. Escritório

O armário vermelho da sala de jantar também foi adquirido em um leilão online e eu já o conhecia pessoalmente, pois ele fez parte de uma produção que fiz para uma revista. Em seguida, a dona do apartamento colocou no leilão e me avisou, pois já tinha demonstrado interesse em comprá-lo.

Armário da decoração afetiva Murilo Grilo

5. Armário da sala de jantar

Alguns elementos também remetem ao outro morador do apartamento, Claudmar Gonçalves Costa, engenheiro e professor de teatro. Esses elementos remetem ao teatro, como a iluminação com refletores de palco, quadros e demais objetos de decoração.

Refletores da decoração afetiva Murilo Grilo

6. Refletores

Nossa casa é uma extensão de nós mesmos. Nesse sentido, ao projetar vejo a necessidade de criar algo que de fato tenha a ver com o morador. Como também sou consultor de imagem, sou mais sensível para entender sobre estilo e personalidade e isso reflete completamente no meu trabalho como arquiteto.

Gosto de resgatar a memória do cliente em cada projeto, preservando assim sua identidade através de elementos decorativos, seja uma cadeira, uma mesa ou até um armário que tenha uma história ou que talvez seja algo de família, que venha de geração a geração. Até mesmo fazendo uma releitura de um objeto ou lhe concedendo novo uso.

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

7. Detalhes da decoração afetiva de Murilo Grilo

Isso me faz projetar com mais emoção e tornar o projeto algo pessoal e não mais um projeto bonito apenas, ganhando assim muita personalidade.

O elemento de memória é essencial para nos dar conforto em nossa casa e saber que ali é o nosso lugar. E a graça toda é essa, criar um ambiente que de fato tem a sua cara e que tenha histórias e vivências assim como nós.

Sala da decoração afetiva Murilo Grilo

8. Visão geral das salas integradas

Sala de jantar e TV

Esse é o principal cômodo da casa. Integrei o ambiente com um balção de marcenaria que serve para sala de TV e também como buffet para sala de jantar. Nesse espaço, trabalho com cores fortes e complementares como o vermelho, névoa roxa, azul claro, madeira de jacarandá, aço corten e a preto.

Sala da decoração afetiva Murilo Grilo

9. Decoração afetiva nas salas

Esse espaço tem bastante informação e várias peças garimpadas em antiquários e leilão de artes, como o armário vermelho, a mesa de centro, a mesa de jantar, as cadeiras de jantar e as luminárias da mesa de jantar.

Detalhe da sala da decoração afetiva Murilo Grilo

10. Detalhe das luminárias e mesa de jantar

Também criei um espaço dedicado ao café, com cafeteiras expresso, moedor de grãos e moedor manual, tudo para proporcionar um momento agradável para meus convidados.

Área do café da decoração afetiva Murilo Grilo

11. Área do café

Toda a decoração e móveis de marcenaria eu mesmo que desenhei e executei a instalação, assim como as luminárias e a pintura de todos os ambientes.

Bar da decoração afetiva Murilo Grilo

12. Bar

Cafeteira da decoração afetiva Murilo Grilo

13. Cafeteira

Cadeira da decoração afetiva Murilo Grilo

14. Cadeira Panton

Moedor de café da decoração afetiva Murilo Grilo

15. Moedor de café

Luminária da decoração afetiva Murilo Grilo

16. Luminária

Mesa bolacha da decoração afetiva Murilo Grilo

17. Detalhe da mesa bolacha

Vitrola da decoração afetiva Murilo Grilo

18. Vitrola

Pipoqueira da decoração afetiva Murilo Grilo

19. Pipoqueira

Tenda da decoração afetiva Murilo Grilo

20. Tenda

Objetos de decoração da decoração afetiva Murilo Grilo

21. Objetos de decoração

Cozinha

A cozinha trabalhei com um layout com balcão ilha no meio para servir de apoio para a pia. Já o cooktop resolvemos encaixar em cima da pia, assim não tivemos que trocar a pedra com uma sobreposição de pedra.

Cozinha da decoração afetiva Murilo Grilo

22. Cozinha com balcão

Na parede, usei o adesivo que imita o azulejo para mudar um pouco, o que foi uma ótima solução por se tratar de um apartamento alugado. No lugar do móvel aéreo, usamos tudo aparente com prateleiras com canos de cobre estilo industrial.

Balcão da cozinha da decoração afetiva Murilo Grilo

23. Vista geral da cozinha

Prateleiras da decoração afetiva Murilo Grilo

24. Prateleiras acima da pia

Prateleiras sobre a geladeira da decoração afetiva Murilo Grilo

25 Prateleiras sobre a geladeira

Canecas em ganchos da decoração afetiva Murilo Grilo

26. Canecas em ganchos

Quarto

No quarto, optei por trabalhar com cor para preencher o espaço. A cama não tem cabeceira, optei por um quadro na parede e um lustre de cristal no teto.

Quarto da decoração afetiva Murilo Grilo

27. Quarto

Nesse quarto existe um espaço abaixo da janela que usei como sapateira, permitindo que os calçados ficassem estrategicamente escondidos pela cortina e ao mesmo tempo respirassem por não estarem fechados.

Quarto da decoração afetiva Murilo Grilo

28. Detalhe da decoração do quarto

Banheiro

No banheiro, não existia móvel abaixo da pia, então fizemos a marcenaria com prateleiras e um espelho para esconder o sifão.

Banheiro da decoração afetiva Murilo Grilo

29. Decoração do banheiro

Detalhe do banheiro da decoração afetiva Murilo Grilo

30. Detalhe do banheiro

Quadros do banheiro da decoração afetiva Murilo Grilo

31. Quadros do banheiro

Escritório

A bancada atrás da mesa é uma estante transformada em uma bancada com colchão acoplado, assim, quando necessário, esse escritório vira quarto de hóspedes.

Quadros do escritório da decoração afetiva Murilo Grilo

32.Bancada do escritório

Detalhe do escritório da decoração afetiva Murilo Grilo

33. Detalhe da decoração do escritório

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Suellen Volpert - Santo André (12)

Recanto Cool e Aconchegante do Casal, por Estúdio Volpert

Deixe um comentário

1 Comentário em "Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo"

Murilo Grilo

Muito obrigado pela materia, equipe do Viva Decora!

wpDiscuz