1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Feng Shui Sala: 10 Dicas Exclusivas Para Aplicar no Seu Ambiente

Feng Shui Sala: 10 Dicas Exclusivas Para Aplicar no Seu Ambiente

Depois de um dia agitado, não tem mais prazeroso do que entrar na sua casa e se deparar com as boas energias que circulam o ambiente, não é mesmo? Pois, é! Mas, saiba que isso só é possível quando compreendemos e colocamos em prática as técnicas que fazem parte da arte feng shui. Logo, tenha em mente que cada cantinho da casa pode ser transformado e, hoje, vamos nos aprofundar na aplicabilidade da técnica feng shui sala.

Neste post, nós da Viva Decora separamos 10 dicas exclusivas de sala feng shui para você aplicar no seu ambiente. Confira e melhore as energias e vibrações que circulam sua sala de estar!

No feng shui sala as janelas permitem maior ventilação e são responsáveis pela renovação das energias do cômodo
1. No feng shui sala as janelas permitem maior ventilação e são responsáveis pela renovação das energias do cômodo. Projeto por Inside Arquitetura e Design

Mas, afinal, o que é Feng Shui?

O feng shui se trata de uma técnica chinesa muito usada para harmonizar a energia que flui dentro dos ambientes. No espaço, a técnica de feng shui quando colocada em prática orienta os moradores quanto a presença e posição de móveis e objetos decorativos no ambiente, que possivelmente podem favorecer a circulação de energias positivas no espaço.

Logo, pode-se dizer que quando aplicada, a técnica de feng shui tem a capacidade de manipular as energias e vibrações presentes na casa, limpando-as, eliminando as negativas e estimulando as positivas.

A técnica de sala feng shui tem a capacidade de manipular e renovar as energias do espaço.
2. A técnica de sala feng shui tem a capacidade de manipular e renovar as energias do espaço. Projeto por Beto Galvez e Nórea de Vitto

Conheça 10 formas de aplicar o Feng Shui na sala

A sala de estar é um dos ambientes da casa que mais recebem influências energéticas. Isso porque, esse cômodo é muito utilizado pelas familiares da casa, além de ser responsável por recepcionar diferentes pessoas. Por isso, é importante estar atento quanto a disposição dos móveis e demais objetos para que as vibrações ruins não fiquem paradas no espaço. Sendo assim, para te auxiliar nessa jornada de transformação energética separamos abaixo 10 formas de aplicar sala feng shui.

1. Avalie a posição dos móveis 

De acordo com o Feng Shui a disposição dos móveis presentes em um ambiente pode favorecer ou bloquear o fluxo de energia. Logo, uma das principais regras de feng shui na sala se trata quanto a posição do sofá que deve sempre que possível estar encostado na parede, pois essa posição traz uma sensação de proteção e segurança.

Além disso, recomenda-se que o sofá nunca fique de costas para a porta de entrada, uma vez que essa atitude não transmite um ar receptivo as possíveis visitas de familiares e amigos. Contudo, se não for possível colocar o sofá encostado na parede procure incluir uma aparador ou buffet atrás desse móvel para facilitar a circulação de energia.

Uma dica que seu sofá se encaixe da maneira correta na sua sala, ou seja, encostado em uma parede e sem ficar de costas para para a porta é sempre tirar as medidas da sala antes de comprar o sofá, pois assim você saberá se deve investir em um sofá 3 lugares, 2 lugares ou mesmo se tem espaço de sobra para um modelo de sofá 6 lugares e tudo isso sem deixar as técnicas de feng shui de lado.

O feng shui sala posição dos móveis avalia o alinhamento das peças no ambiente
3. O feng shui sala posição dos móveis avalia o alinhamento das peças no ambiente. Projeto por Mariana Martini

Segundo o feng shui sala posição dos móveis, o centro da sala também deve ser decorado com atenção, pois ali se concentra uma grande potência de energia. Dessa forma, o feng shui sala posição dos móveis recomenda-se investir em tapetes, objetos decorativos e mesas de centro com acabamento arredondado.

No feng shui sala posição dos móveis recomenda-se usar a mesa de centro arredondada
4. No feng shui sala posição dos móveis recomenda-se usar a mesa de centro arredondada. Projeto por MIS Arquitetura e Interiores

2. Escolha com equilíbrio as cores do ambiente

A sala de estar é um ambiente de recepção e reunião familiar que proporciona momentos de relaxamento e descontração. Por essa razão, a dica de feng shui cores para sala de estar é sempre apostar no equilíbrio entre as cores escolhidas, evitando pintar todas as paredes da sala com tons escuros ou deixando todas as paredes completamente brancas.

Os tons claros como branco, off-white, cinza e bege trazem uma sensação de amplitude, limpeza e paz. As cores quentes como o amarelo, laranja e vermelho por serem mais vibrantes, acabam estimulando a comunicação e a criatividade. Já as cores frias como azul, por exemplo, trazem uma sensação de calmaria.

O feng shui cores para sala de estar deve prezar pelo equilíbrio entre os tons das paredes e móveis
5. O feng shui cores para sala de estar deve prezar pelo equilíbrio entre os tons das paredes e móveis. Projeto por A.M Studio Arquitetura

Logo, em se tratando do feng shui cores para sala de estar destinada a recepção de familiares e amigos, aconselha-se pintar as paredes com cores quentes como laranja, vermelho e amarelo, uma vez que essas tonalidades incentivam o diálogo entre as pessoas e use cortinas e persianas em cores claras  e neutras. Agora, ao aplicar o feng shui sala de TV que remete um ambiente mais calmo procure investir nos tons mais frios como azul que aumentam a sensação de tranquilidade.

O tom azul no feng shui sala de tv transmite tranquilidade ao cômodo
6. O tom azul no feng shui sala de tv transmite tranquilidade ao cômodo. Fonte: Doce Obra

3. Mantenha a organização do espaço

Você sabia que acumular objetos e móveis por todos os cantinhos da sala é uma forma de bloquear a energia do espaço? Pois é! Logo, para destravar e deixar fluir essas energias é importante sempre manter a limpeza e a organização do ambiente sempre em dia, assim as boas vibrações podem circular livremente.

O feng shui sala de tv recomenda sempre manter a organização do espaço
7. O feng shui sala de tv recomenda sempre manter a organização do espaço. Projeto por Aquiles Nicolas Kílaris

4. Se quebrou um móvel ou objeto, arrume-o ou descarte-o

É comum ter em casa móveis ou objetos decorativos que quebraram, mas nunca foram consertados. No entanto, esse certo descuido com relação as peças que fazem parte da sua decoração podem se tornar fontes de energia negativa no espaço. Isso porque, todo item que não funciona além de bloquear as boas vibrações, traz uma sensação de estagnação na vida dos moradores. Por isso, a regra é clara e não deixa entrelinhas…se quebrou um móvel ou objeto, arrume-o ou descarte-o!

Segundo o feng shui sala deixar móveis e objetos quebrados no ambiente bloqueia energias
8. Segundo o feng shui na sala deixar móveis e objetos quebrados no ambiente bloqueia energias. Projeto por Deborah Roig

5. Use quadros para canalizar energias positivas 

As paredes da sala de estar acabam sendo palco para muitas obras de arte. Alguns quadros têm a capacidade de canalizar energias positivas para a vida dos moradores, enquanto outros quadros acabam simbolizando coisas ruins e trazendo com o passar do tempo sensações de tristeza e angústia. Por esse motivo, se você deseja manter as boas vibrações no cômodo evite comprar quadros que remetem a imagem de guerra ou pessoas sofrendo.

Quadros coloridos canalizam boas energias e fazem parte da técnica feng shui sala
9. Quadros coloridos canalizam boas energias e fazem parte da técnica feng shui na sala. Projeto de Paulo Teixeira

6. Cultive diferentes plantas no ambiente

Para aqueles que são apaixonados por vasos de plantas, saiba que essas “belezinhas” quando bem cuidadas e saudáveis trazem um grande impacto positivo no bem-estar do ambiente. Segundo o feng shui cada cada espécie tem a capacidade de transmitir uma energia diferente para o espaço. Confira abaixo algumas plantas que podem auxiliar nas 8 áreas conhecidas como “cantos do feng shui”:

  • Sucesso: flores vermelhas, bromélias e plantas com folhas vistosas;
  • Relacionamento: jasmim, hibisco, flores vermelhas e árvore da felicidade;
  • Criatividade: camélia, begônia, flores coloridas e que contam com folhas diversificadas;
  • Amigos: margarida, tulipa, azaléia, astromélia, arruda e flores brancas
  • Trabalho: opte por plantas que cresçam para cima como manjericão e trepadeira;
  • Espiritualidade: flór de lótus, hortelã e plantas aromáticas;
  • Família: bambu e arbustos;
  • Prosperidade: cultive girassol, narcisos, trevos e hera da fortuna.
O feng shui sala aconselha cultivar diferentes plantas no ambiente
10. O feng shui na sala aconselha cultivar diferentes plantas no ambiente. Fonte: Pinterest

Confira 4 plantas muito usadas no Feng Shui

  • Arruda: essa planta bloqueia os sentimentos de inveja e olho gordo;
  • Lavanda: limpa todas as energias negativas presentes no ambiente;
  • Espada de São Jorge: sua folhagem pontiaguda simboliza a luta e fogo, por isso acredita-se que essa planta absorve energias ruins de inveja e olho-gordo;
  • Lírio da Paz: renova e purifica o ar e, como seu próprio nome indica, sua presença aumenta a sensação de paz no cômodo.

Diante dessas informações, o feng shui sala aconselha posicionar vasos de plantas grande perto da porta de entrada com a presença de Espada de São Jorge, por exemplo, que auxilia na proteção e combate energias de inveja e olho-gordo.

7. Fontes de água simbolizam o progresso

A fonte de água além de complementar a decoração da sala de estar, simboliza o progresso uma vez que seu mecanismo nunca para de fluir. Logo, torna-se uma ótima opção incluir uma fonte de água no seu espaço, seja no rack, na mesa lateral, ou sobre o painel para TV.

A fonte de água no feng shui sala simboliza o progresso
11. A fonte de água no feng shui sala simboliza o progresso. Fonte: Pinterest

Contudo, vale destacar que para aprimorar o poder da água sobre o ambiente é importante que você opte pela compra de uma fonte de água com acabamento de madeira ou metal, evitando os modelos de barro ou pedra.

8. Aromas que melhoram o bem-estar dos moradores

A aromaterapia é uma ótima aliada do feng shui. Isso porque, cada cheiro tem a capacidade de realçar sensações e emoções das pessoas, consequentemente influenciando nas energias presentes no cômodo. Por essa razão, vale buscar por aromatizadores de ambientes que ajudem no tratamento de problemas mentais e físicos. O aroma de laranja, por exemplo, ameniza o estresse e tem o poder de melhorar o humor do moradores da casa.

Os aromas segundo o feng shui sala melhoram as vibrações de um ambiente
12. Os aromas segundo o feng shui sala melhoram as vibrações de um ambiente. Fonte: Pinterest

Caso você seja adepto ao uso de incenso saiba que ele também ajuda a elevar e renovar a energia da sala de estar. 

9. Use velas para encher o ambiente de energia

As velas decorativas trazem luz, brilho e enchem o ambiente de vida. Por isso, para potencializar a presença dessas velas no ambiente é importante estar atento quanto ao tamanho, forma, aroma e cor, pois cada detalhe pode impactar de uma forma diferente energeticamente.

O fogo por si só está associado com sentimentos fortes como perseverança e energia interna. Por essa razão, é preciso estar atento aos excessos. Em uma sala de estar com lareira, por exemplo, não é preciso incluir velas.

No feng shui sala é preciso estar atento quanto ao excesso de velas ainda mais se o espaço conta com a presença de uma lareira
13. No feng shui sala é preciso estar atento quanto ao excesso de velas ainda mais se o espaço conta com a presença de uma lareira. Projeto por Elen Saravalli

10. Espalhe a energia dos cristais pela sala

Os cristais são lindos e melhoram as energias de diferentes ambiente, logo, não é por menos que essas lindas pedras estão invadindo a decoração de muitos casas. Na natureza é possível encontrar diferentes tipos de cristais, por isso o ideal é avaliar qual a energia que cada pedra pode trazer para o seu ambiente. Enquanto a ametista traz uma conexão espiritual profunda, por exemplo, a ágata é calmante.

De acordo com o feng shui sala os cristais tem o poder de espalhar boas energias pelo ambiente
14. De acordo com o feng shui sala os cristais tem o poder de espalhar boas energias pelo ambiente. Fonte: Pinterest

E aí, gostou do nosso post sobre feng shui sala? Então, compartilhe nas suas redes sociais as boas energias que esse conteúdo te proporcionou e ajude seus familiares e amigos a também renovar as vibrações da casa!

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Métodos corretos de limpeza ao realizar uma mudança de imóvel em SP durante a quarentena

Cuidados ao Realizar uma Mudança de Imóvel em SP durante a Quarentena

Dicas práticas e infalíveis de como limpar persianas em casa

Como Limpar Persianas: Dicas Infalíveis Para Colocar em Prática

Conheça de perto os diferentes tipos de taças que existem no mercado

Tipos de Taças: Conheça e Descubra Para que Serve Cada Uma

Aprenda como eliminar a umidade e o cheiro ruim dos móveis com antimofo caseiro

Antimofo Caseiro: Elimine a Umidade e o Cheiro Ruim dos Armários

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz