1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Decoração Quartos Pequenos: 8 Dicas para Otimizar o Seu Cômodo

Decoração Quartos Pequenos: 8 Dicas para Otimizar o Seu Cômodo

Ao fazer uma decoração, nem sempre é possível dispor de um grande espaço. Mas isso não precisa ser um problema, basta ser criativo e organizar os itens com inteligência para que o cômodo se torne aconchegante e convidativo, além de parecer maior do que é.

Vamos descobrir algumas dicas e truques de decoração para quartos pequenos em geral, muito comuns em apartamentos, evitando deixar aquela sensação de aperto e aproveitando todo o espaço disponível. Confira!

1. Escolha cores claras

decoracao-para-quarto-pequeno-cores-claras

1- A decoração para quartos pequenos utiliza cores claras e neutras. Fonte: Pinterest

Cores claras e neutras transmitem sensação de amplitude, em oposição às escuras, tornando o ambiente mais arejado, leve e prático. Mas você pode inserir cores vivas nos objetos a fim de dar uma nova cara ao seu quarto, como por exemplo em almofadas, quadros ou alguns móveis. É possível também escolher uma única parede para destacar. Evite sobrecarregar o quarto com cores em excesso, mantendo o equilíbrio no seu local de descanso.

2. Não exagere na quantidade de objetos do quarto

Como diz o ditado, “menos é mais”. E isso vale, especialmente, para o caso da decoração de quartos pequenos. Evite a poluição visual com excesso de artigos decorativos, o que pode aumentar a sensação de que o cômodo é menor e fazê-lo até parecer sufocante. Deixe apenas as coisas importantes na cabeceira, poucos itens nas paredes e evite amontoados de objetos.

3. Prefira móveis planejados

Decoração para quartos pequenos com móveis planejados

2- A decoração para quartos pequenos com móveis planejados ajudam a otimizar o espaço. Fonte: Pinterest

Móveis encomendados sob medida são mais caros? Sim, mas podem valer a pena para que você aproveite todos os espaços do ambiente, como cantos e paredes, permitindo armazenar uma quantidade maior de objetos de maneira adequada. Móveis 2 em 1 são muito úteis em ambientes pequenos, economizam espaço e são muito práticos.

4. O truque da linha baixa

Decoração para- quartos pequenos linha baixa

3- Os móveis devem manter a linha baixa na decoração de quartos pequenos. Fonte: Pinterest

Na arquitetura, recomenda-se manter baixa a linha dos móveis para que o cômodo transmita a impressão de ser maior. Cuidado para que os móveis não dificultem a circulação no quarto. De preferência, não coloque obstáculos em áreas de passagem.

5. TV e abajures nas paredes

Decoração para quarto pequeno abajures de parede

4- A decoração para quartos pequenos tem objetos acoplados às paredes. Fonte: Pinterest

Objetos acoplados às paredes economizam espaço e dão mais elegância ao quarto. Luminárias podem ser instaladas no teto, mas saiba também aproveitar a luz natural que vem das janelas para clarear o quarto e mantê-lo arejado e amplificado. O melhor é que a TV fique na parede de frente para a cama.

6. Espelhos e prateleiras

Decoração para quarto pequeno espelhos prateleiras

5- Utilize espelhos  de corpo inteiro na decoração de quartos pequenos. Fonte: Pinterest

Aqui temos uma superdica para ampliar o espaço do quarto: espelhos. Dê preferência aos de corpo inteiro, fazendo com que o reflexo mostre áreas de cores claras ou iluminadas. O ideal é recorrer a espelhos que ocupem toda a parede.

Por fim, outro elemento prático são as prateleiras e os nichos embutidos, que, além de armazenar objetos, não deixam de ser elementos de decoração. Neles, você poderá guardar livros, artigos divertidos, que acalmem etc.

7. Quartos para bebês

Decoração para quarto pequeno para bebês

6-  Escolha berços que estejam de acordo com as normas de segurança. Fonte: Pinterest

Um móvel essencial para a decoração de um quarto de bebê é o berço. Lembre-se de que ele deve estar dentro das normas de segurança, ou seja, 5 centímetros de distância entre as ripas, e também ter um colchão firme.

Você precisa saber o tamanho total do berço para posicioná-lo em sentido contrário à porta, de maneira que possa ver o bebê ao passar pelo corredor. É aconselhável ainda que a cabeceira fique em direção à janela.

Além dele, outro item importante é a poltrona para amamentar, que deve ser confortável e de preferência estar próxima à parede para o descanso da cabeça, e também a cômoda, que pode servir, inclusive, de trocador. Você pode também colocar um armário a fim de armazenar fraldas, pomadas, lenços e remédios.

Outras dicas para quarto de bebê são cortinas de voal, finas e transparentes, e também pintar as paredes em tons suaves para não cansar a visão. É possível ainda preencher apenas um lado do cômodo com uma cor vibrante, por exemplo, o da janela, e complementar com almofadas ou acessórios pequenos de cores mais alegres.

Ao decorar quartos de bebê, evite o acúmulo de objetos, já que ele precisa ser arejado e fácil de limpar. Portanto, mantenha apenas os itens essenciais, que não atrapalhem a circulação e a organização do ambiente.

Caso o quarto seja muito pequeno, pense em adquirir um berço acoplado ao trocador, com algumas gavetas, pois não precisará de cômoda e abrirá espaço para outro item, como uma cadeira. Se o quarto não tiver espaço para comportar cômoda e cadeira de amamentação, priorize a cômoda, que deve guardar tudo do bebê que seja necessário utilizar com frequência.

Evite papel de parede, assim será muito mais fácil mudar o estilo do quarto conforme a criança for crescendo. Outra alternativa são os adesivos com desenhos, para paredes ou armários. 

E uma última dica: existem ainda berços que viram escrivaninha, cama de solteiro, bicama ou minicama, podendo ser aproveitados depois que a criança crescer um pouco mais.  

8. Quarto para crianças

Decoração para quarto pequeno de Crianças

7- Na decoração de quartos pequenos para crianças os móveis devem aproveitar cada cantinho do cômodo. Fonte: Pinterest

Na hora de decorar um quarto de criança, tenha em mente que ele deve ser adequado para dormir, brincar e estudar. Ambientes de tamanho reduzido pedem o aproveitamento de todos os espaços, sem dificultar a circulação e a organização das coisas.

Cômodos de dimensões reduzidas podem ter guarda-roupas e armários com portas de correr, o que economiza espaço, ou se for possível ter um espaço à parte para montar um closet. Os cantos do cômodo, por sua vez, devem ser usados de forma prática, e é uma boa ideia ter prateleiras e racks nas paredes.

Há embutidos com cama, prateleira e escrivaninha, considere colocá-los no quarto se este for pequeno, assim como bicamas, até para o caso de visitas de amiguinhos. Beliches em quartos pequenos podem abrigar duas ou mais crianças. Por fim, tenha lugares para os pequenos guardarem seus brinquedos, evitando que esses objetos fiquem no meio do caminho.

E aí, ficou com vontade de refazer a decoração de seu quarto ou do quarto de seus filhos?

Na Simplic, você consegue um empréstimo de maneira rápida e sem sobrecarregar seu bolso, mesmo que seu nome esteja negativado*. Não perca tempo e faça os ambientes da sua casa ficarem mais atrativos, espaçosos e confortáveis.

*Crédito sujeito à análise da Instituição Financeira

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz