1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Prateleiras Charmosas e Criativas para Você Fazer Gastando Pouco

Prateleiras Charmosas e Criativas para Você Fazer Gastando Pouco

Você é daquele tipo de pessoa que adora colecionar livros, quadros e cuidar de plantinhas, mas não sabe mais onde colocar tudo isso? Pode ficar tranquilo que nós temos uma solução eficaz para você: prateleiras!

Além de lindas e muito úteis, são ótimas para quem tem pouco espaço e dão charme ao ambiente. Como se todas essas vantagens não bastassem, algumas são tão simples que você mesmo pode fazer em casa, gastando pouco. Afinal, é sim possível fazer uma decoração bacana tirando pouco dinheiro do bolso. Veja alguns exemplos e inspire-se!

Prateleira de metal em parede de pedra

1. Existem vários modelos de prateleiras que você pode usar na sua casa. Foto de Pinterest

Prateleiras para o quarto

Seus bonecos e livros não precisam ficar escondidos dentro de uma gaveta ou em cima de uma mesa. Existem prateleiras de diversos estilos, modelos e materiais. O que não existe aqui é desculpas para não fazer uma.

Prateleira suspensa

Ideal para quem quer algo diferente, esse tipo de prateleira costuma chamar a atenção por ser bonita, elegante e versátil. No quarto, ela costuma acomodar poucos itens. Uma opção criativa é usá-la como uma mesa, substituindo o criado mudo, para colocar um livro, uma planta pequena ou outros objetos decorativos.

Prateleira para quarto suspensa

2. Prateleira para quarto suspensa. Foto de Pinterest

Prateleiras com shape de skate

Fugindo do clássico, esse tipo de prateleira é capaz de transformar o ambiente em algo mais jovem, esportivo e moderno. As possibilidades são infinitas! Você pode fazer ele fixado na parede, no chão ou até mesmo suspenso. Para decorar, use tintas, sprays, as rodinhas do skate e fitas. Se preferir, pode manter o desenho que já vem no shape.

Prateleira para quarto shape de skate

3. Prateleira para quarto com shape de skate. Foto de Pinterest

Prateleira para quarto shape de skate no chão e na parede

4. As prateleira de shape podem ser usadas no chão e na parede. Foto de Pinterest

Prateleira de caixotes de madeira

Baratos e versáteis, os caixotes de madeira também são uma ótima opção para quem quer dar um toque especial no quarto sem abrir muito o bolso. Para você que está planejando decorar o quarto da sua filha ou filho, que tal comprar tintas, tecidos, fitas, purpurina e chamar o pequeno para participar da confecção? Ele irá se divertir muito colocando a mão na massa para ajudar.

Prateleira para quarto infantil com caixotes

5. Prateleira para quarto infantil com caixotes. Foto de Pinterest

Mas se você pensa que caixotes de madeira são só para a criançada, está muito enganado. O modelo pode ser facilmente aplicado também para os adultos e usado até como sapateira.

Prateleira para quarto com caixotes

6. Prateleira para quarto com caixotes. Foto de Pinterest

Bônus

Se você quer gastar o mínimo possível mas quer algo diferente, pode reinventar uma prateleira básica. Utilize fotografias pessoais, imagens inspiradoras, frases e o que a sua criatividade permitir. Tudo para deixar o seu canto do jeitinho que você gosta.

Prateleira para quarto bônus

7. Reinvente as suas prateleiras para quarto. Foto de Pinterest

Prateleiras para cozinha

Gosta de passar tempo na cozinha praticando ou criando novas receitas? Se sim, sabe que ter tudo em seu devido lugar e com fácil acesso é muito importante. Afinal, ninguém merece estar com a comida no fogo e não encontrar o tempero que precisa. As prateleiras na cozinha são muito importantes justamente para essa função.

Prateleira para a pia

Nunca sabe onde guardar a esponja? Saiba que existe uma opção bonita, barata e prática para acabar com essa dúvida. Use vidro, metal ou até mesmo madeira para fazer uma prateleira e guardar itens como detergente, rodo de pia, lã de aço etc.

E lembre-se: materiais molhados precisam ficar em partes vazadas, porque com o tempo a umidade pode danificar a sua prateleira, principalmente se for sobre madeira. Você até pode deixar um espacinho para embelezar o ambiente com plantinhas. Veja!

Prateleira para cozinha em cima da pia

8. Prateleira para cozinha em cima da pia. Foto de Pinterest

Prateleiras para jogo de louça

Não resiste e sempre acaba comprando pratos, talheres, copos e xícaras novos e, quando vê, já não tem mais espaço para guardá-los? Saiba que você pode usá-los para complementar a decoração do ambiente tirando-os do armário. E não precisa ficar preso às prateleiras de madeira, elas são ótimas, mas as de metal e vidro cumprem muito bem seu papel também e são melhores de limpar.

Prateleira para cozinha como porta-louças

9. Prateleira para cozinha como porta-louças. Foto de Pinterest

Prateleiras para o banheiro

Não importa o tamanho do seu banheiro, sempre existe um espaço perfeito para instalar uma prateleira. Normalmente, elas são de vidro, mas a utilização de outros materiais está se tornando cada vez mais recorrente. Confira algumas sugestões de lugares para prateleiras que deixarão sua vida muito mais prática!

1. Acima da pia, abaixo da espelheira

Você costuma guardar produtos de higiene e beleza na espelheira? Com uma prateleira por perto, você poderá deixar os produtos que mais usa ao alcance fácil e rápido da sua mão.

2. Acima do vaso sanitário

Um prateleira acima do vaso sanitário pode ser o ponto de cor do seu banheiro. Aposte em quadros, plantas ou até mesmo uma cesta com revistas.

3. Na parede lateral

Aproveite o espaço para criar várias prateleiras ao lado da pia e do espelho. Cada prateleira pode ser usada para guardar um determinado tipo de produto, como cremes, maquiagem, escova de cabelo, toalhas, sabonetes, etc.

4. Acima da porta

E, por último, mas não menos útil: prateleira acima da porta. Pode parecer um lugar inusitado, mas é excelente para armazenar/estocar itens que não são utilizados com muita frequência.

Prateleira para banheiro em vários lugares

10. A prateleira para banheiro pode ser usada em vários lugares. Foto de Pinterest

Que material devo usar para minha prateleira?

Passou o tempo em que as prateleiras eram feitas apenas de madeira, hoje em dia com um pouco de ousadia é possível usar qualquer material e até mesmo itens que você guardou, mas nunca usou, como pallets, caixotes e até cestinha de bicicleta – que por sinal fica um charme.

Cada vez mais os materiais que pareciam pouco prováveis estão sendo unidos para a criação de um só produto. Se você acha que é papo nosso, dá só uma conferida no incrível trabalho do arquiteto e designer peruano Domingo Seminario de Col, feito com madeira e metal:

Prateleira feita de Domingo Seminario

11. Prateleira de designer feita por Domingo Seminario

Prateleira de madeira

Madeira é o material mais usado para a fabricação de prateleiras, por isso acabou se tornando comum. Mas como já falamos acima, você pode fugir completamente do sem graça combinando com outros materiais ou até mesmo em formatos inusitados. Inspire-se!

Prateleira de madeira triangular e de quina

12. Prateleira de madeira triangular e de quina. Foto de Pinterest

Prateleira de vidro

Fáceis de limpar e muito comuns em banheiros, as prateleiras de vidro deixam o ambiente moderno e clean. A verdade é que as possibilidades são infinitas! Já pensou em usá-las na sala ou quarto, por exemplo? Nem sempre o diferente é ruim. Nesse caso, fugir do tradicional pode surpreender você. Separamos alguns exemplos que comprovam essa teoria:

Prateleira de vidro

13. Prateleira de vidro em vários ambientes da casa

Prateleira de metal

Queridinhas em ambientes corporativos, as prateleiras de aço ganharam o seu espaço em casas e apartamentos. E não precisa ser “sem sal”. Com um pouco de imaginação e criatividade, é possível criar desde prateleiras elegantes e sofisticadas até as mais descoladas.

Se você está pensando em deixar o ambiente mais rústico, use cabos de aço. Você ainda pode ir além e aplicar essas prateleiras em paredes de tijolo aparente ou revestidas com papel de parede. Viu só que legal? Não existem limites quando se trata de decoração.

Prateleira de metal e de aço

14. Modelos de prateleira de metal e de aço

Gostou das nossas dicas? Agora você não tem mais desculpas! Existem opções fáceis de fazer e que não pesam no orçamento. Mas, se mesmo assim, você precisar de uma graninha extra para decorar sua casa sem faltar para pagar a faculdade, a escola dos filhos ou a manutenção do carro, pode ficar tranquilo. Existe uma forma simples de ter dinheiro rápido e sem burocracia, até para quem está negativado. Descubra como com o Simplic e mãos à obra!

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Como organizar quarto de casal

Como Organizar o Quarto: Dicas para Facilitar o Seu Dia a Dia

Como tirar risco de vidro

Como Tirar Risco de Vidro: Elimine os Arranhões com Facilidade

Como limpar ferro de passar com detergente e água Foto de You Sense

Como Limpar Ferro de Passar: 10 Truques Infalíveis para Deixar Novo

Como limpar prata Dicas de Mulher

Como Limpar Prata: Aprenda a Recuperar o Brilho das Suas Peças

Deixe um comentário

1 Comentário em "Prateleiras Charmosas e Criativas para Você Fazer Gastando Pouco"

[…] fim, outro elemento prático são as prateleiras e os nichos embutidos, que, além de armazenar objetos, não deixam de ser elementos de […]

wpDiscuz