1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. O Que Analisar Antes de Comprar Uma Cobertura?

O Que Analisar Antes de Comprar Uma Cobertura?

As vantagens e desvantagens de ter um imóvel de luxo assim para chamar de seu.

Ir atrás de anúncios de coberturas à venda, é desde sempre uma escolha óbvia para todos aqueles tipos de brasileiros que querem ter imóveis de luxo.

No entanto, apesar da popularidade destes tipos de propriedades ainda ser crescente no segmento de luxo do país, ainda existe muita confusão entre os compradores quando se trata do que é, de fato, uma cobertura. 

O que são, então, coberturas, e como são diferentes dos tipos mais comuns de apartamento para comprar no mesmo edifício?

Descubra o que analisar antes de comprar uma cobertura
1. Descubra o que analisar antes de comprar uma cobertura. Fonte: Leonardo Muller

O que é uma cobertura?

De acordo com o Dicionário Oxford, uma cobertura é “um apartamento caro e confortável ou um conjunto de quartos no topo de um edifício alto”. Quando o conceito se tornou popular, os desenvolvedores seguiram a definição original do termo. 

Mais adiante, o termo também foi usado para definir um flat exclusivo em outros andares, à medida que os incorporadores perceberam a possibilidade de gerar lucros maiores com o conceito de cobertura.

O conceito ganhou popularidade pela primeira vez nos principais distritos comerciais globais, onde privacidade e espaço se tornaram cada vez mais difíceis de se encontrar em meio ao aumento da população. 

Ao comprar uma cobertura normalmente você se depara com projetos onde o terraço é aberto e exclusivo ao proprietário
2. Ao comprar uma cobertura normalmente você se depara com projetos onde o terraço é aberto e exclusivo ao proprietário. Fonte: Pexels

Conforme os padrões de demanda evoluíram, os desenvolvedores começaram a fazer alterações na estrutura do edifício para acomodar mais coberturas, que poderiam ser construídas em qualquer lugar do edifício. 

Como um edifício desenvolvido em várias camadas como, digamos, um bolo de casamento, que pode ter vários tipos de cobertura à venda.

Mais recentemente, os incorporadores passaram a usar o termo cobertura com ainda mais liberdade para definir unidades exclusivas em projetos habitacionais que têm características mais opulentas do que as unidades restantes, devido à sua vantagem de localização e comodidades.

Também será correto dizer que dentro do mercado imobiliário de luxo, existe um submercado que poderia ser categorizado como mercado de cobertura. 

Avalie as instalações do projeto antes de comprar um apartamento
3. Avalie as instalações do projeto antes de comprar um apartamento. Fonte: Pexels

Os investidores nessa categoria, que anseiam por privacidade e valorizam exclusividade, procuram o melhor apartamento em um grande projeto e geralmente estão dispostos a desembolsar um prêmio para garantir uma unidade tão sofisticada.

No entanto, como as coberturas ainda não são oferecidas em grande quantidade no Brasil, os desenvolvedores costumam seguir a definição padrão ao comercializar o produto. Uma cobertura no Brasil é basicamente uma cobertura no sentido tradicional.

Instalações oferecidas em coberturas

Uma cobertura teria um terraço aberto exclusivo do proprietário. Essas unidades também possuem acessórios internos opulentos.

Ao contrário de uma unidade normal, o teto também é muito mais alto em uma cobertura e tem um plano de layout diferente e amenidades de luxo, incluindo academias privadas, piscinas e às vezes até elevadores privados.

Essas unidades são projetadas especialmente para atender a tipos específicos de compradores de residências, que estão dispostos a pagar preços premium para adquirir aquele espaço ultraluxuoso e os recursos de última geração associados a ele.

O segmento alvo

Como as coberturas no Brasil são equiparadas a símbolos de exclusividade e status, os desenvolvedores prestam muita atenção ao seu público-alvo. 

As coberturas são geralmente preferidas por celebridades, especialmente em grandes metrópoles como Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, a capital financeira do Brasil, que também é o lar de estrelas da Globo ricas em dinheiro e de nomes importantes do mundo dos esportes.

Eles são os favoritos entre qualquer pessoa com o poder de compra certo, como empresários, executivos de alto patrimônio líquido, etc.

Benefícios de uma cobertura

Privacidade, espaço de terraço e tetos altos são as características típicas das coberturas que as diferenciam das casas normais.

Visão desobstruída: coberturas geralmente fornecem ampla luz natural e ventilação e uma visão desobstruída dos arredores. Essas são coisas que muitos não podem pagar em uma cidade grande. Essas unidades oferecem mais tranquilidade e sossego, especialmente devido às suas localizações.

Exclusividade: no Brasil, a propriedade de uma cobertura seria vista com admiração entre seus pares. O proprietário de uma cobertura geralmente desfruta de uma variedade de serviços que outras pessoas no mesmo edifício não têm.

Privacidade, espaço de terraço e tetos altos são alguns dos benefícios atrelados ao comprar uma cobertura
4. Privacidade, espaço de terraço e tetos altos são alguns dos benefícios atrelados ao comprar uma cobertura. Fonte: Pexels

Investimento à prova de recessão: ao contrário de países ocidentais, onde as coberturas estão disponíveis em grande número, os incorporadores no Brasil têm sido cuidadosos ao lançar projetos com coberturas. 

Na presença de oferta limitada, os valores das coberturas continuam a crescer. Enquanto a oferta for inferior à demanda total, não há razão para se preocupar com a depreciação do valor.

Industriais e líderes corporativos estão sempre interessados ​​em investir nessas propriedades, já que elas geralmente não são afetadas pela desaceleração da economia.

Desvantagens das coberturas

A disponibilidade de grande espaço também significa uma maior necessidade de sua manutenção a cada mês. As coberturas também são mais expostas ao calor e ao ar, em comparação com outras unidades do edifício. 

Consequentemente, em uma cidade quente, o interior da unidade pode ficar bastante quente. Em cidades com muitas chuvas, a infiltração pode ser comum. Uma casa grande que oferece privacidade também pode levar a uma sensação de solidão.

Quase sempre as unidades habitacionais nos andares superiores têm um valor de revenda comparativamente baixo. Seu posicionamento em um andar superior também afeta o valor de revenda das coberturas.

5. Fique ciente que ao comprar uma cobertura seu ambiente estará mais exposto ao calor e a entrada de ar, quando comparado a outras unidades do edifício. Fonte: Pexels

Por causa do preço fantasticamente alto, tal unidade também teria menos compradores se os proprietários decidissem colocar o imóvel sob aluguel. 

Pelo menos no Brasil, onde a demanda por flats e apartamento para comprar e é alta no segmento de aluguel, o rendimento do aluguel gerado a partir de uma cobertura ficaria muito abaixo de suas expectativas.

Existe um valor médio cobrado por coberturas no Brasil?

Aqueles que investem em coberturas também devem estar atentos ao fato de que cada unidade – a melhor entre iguais – é única em si mesma e pode, portanto, não ser justo comparar o preço por m² de uma unidade com outra.

Em outras palavras, embora o investimento de capital seja bastante alto, uma depreciação quase insignificante é vista em tais opções de habitação premium. Dessa forma, elas são muito mais seguras do que as opções de propriedades de médio porte, especialmente em um mercado fraco.

Se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais informações!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Lambri de Madeira: O Que É +60 Projetos para se Inspirar

Os armários de banheiro foram feitos com madeira de demolição. Fonte: Decor Fácil

Madeira de Demolição: +52 Projetos e Dicas de Como Usar no Décor

Sala de estar com parede revestida por placa de gesso 3D com desenho redondo. Fonte: Móveis Capão Raso

+87 Modelos de Placa de Gesso 3D e Dicas de Como Usar no Décor

Mármore Cinza: Conheça os Tipos, +58 Ideias Incríveis para Seu Projeto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz