1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. +84 Modelos de Revestimento de Parede Para Área Interna e Externa

+84 Modelos de Revestimento de Parede Para Área Interna e Externa

As paredes de um imóvel quando bem aproveitadas podem se tornar grandes aliadas da decoração. Afinal, elas têm o poder de decorar e modificar toda a proposta de um ambiente. E, se você deseja fugir da tradicional pintura, saiba que é possível encontrar no mercado uma variedade enorme de modelos de revestimento de parede para área interna e externa.

Pensando nisso, se você está em busca de inspiração para transformar a parede de algum ambiente do seu projeto, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos expor os principais tipos de revestimento de parede e compartilhar dicas de como usá-los na decoração da sua casa. Confira e se inspire!

Revestimento de parede com pedras naturais são uma ótima alternativa para áreas externas
1. Revestimento de parede com pedras naturais são uma ótima alternativa para áreas externas. Fonte: Triart Arquitetura

Quais os principais tipos de revestimento de parede?

O revestimento de parede é um elemento que pode orientar o estilo de decoração de um ambiente. No mercado existem diversas opções de revestimentos com tamanhos, formatos, cores e materiais distintos de forma a conceder estilo e personalidade ao cômodo. Por esse motivo, torna-se muitas vezes uma tarefa difícil definir qual o revestimento de parede melhor se encaixa com o seu projeto.

Nesse contexto, separamos abaixo alguns dos principais tipos de revestimento de parede que podem ser comprados em lojas físicas e departamentos online.

Azulejos

Os azulejos são revestimentos cerâmicos muito duráveis, resistentes e que podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos, desenhos e cores. As peças são perfeitas para revestir áreas de banheiros, cozinhas, lavanderias, área de serviço simples e áreas externas, uma vez que sua superfície é fácil de limpar. Contudo, para instalação, convém contratar um profissional visto que para a fixação da peça na parede é preciso de conhecimento e ferramentas específicas. 

Pastilhas

Disponíveis em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais, as pastilhas são opções criativas e versáteis de revestimento. As peças são normalmente usadas em lavabos e banheiros, mas também é possível encontrar pastilhas para cozinha e área externa. Na decoração as pastilhas podem preencher toda a parede, formar desenhos específicos ou apenas ser fixada formando uma faixa vertical ou horizontal.

Pedras, mármores e granitos

O muro de pedra, granito ou mármore conferem um toque mais natural e rústico aos cômodos. Esses revestimentos são muito usados em ambientes de cozinha, sala de estar, sala de TV, sala de jantar, assim como em paredes externas, variando desde fachadas de casas a muros de jardins, terraços e piscinas.

Porcelanato

O porcelanato apresenta grande durabilidade e resistência e de tão bonito e versátil deixou de ser exclusividade do chão e passou a compor as paredes de diferentes ambientes. Com modelos que imitam madeira e mármore, os porcelanatos foram conquistando seu espaço e hoje fazem muito sucesso tanto na composição de paredes internas quanto externas. 

Revestimento parede 3D

O revestimento de parede 3D é uma alternativa para aqueles que buscam trazer movimento para a decoração de um ambiente. Disponíveis em diferentes tamanhos, formatos, cores, texturas e materiais (cimentício, gesso, adesivo…), os revestimentos 3D podem decorar com estilo e personalidade ambientes como sala de estar, sala de jantar, quartos, cozinha e até banheiros.

Revestimento de parede laranja em formato sextavado decora a cozinha
2. Revestimento de parede laranja em formato sextavadodecora a cozinha. Projeto por Inside Arquitetura e Design

Revestimento para parede de sala

A escolha do revestimento para parede de sala de estar, sala de TV e sala de jantar são fundamentais para deixar essas áreas de convivência mais confortáveis e convidativas. 

Se a ideia é decorar a parede de uma sala pequena, a dica é optar pelos modelos de revestimento em tons claros, porém tenha cuidado de usar o revestimento apenas como um detalhe decorativo e não em todas as paredes do ambiente, pois se não o espaço ficará sufocado.

Revestimento parede 3d com iluminação embutida para sala de estar
3. Revestimento parede 3d com iluminação embutida para sala de estar. Fonte: Monise Rosa Arquitetura

Agora se a ideia é decorar uma sala mais ampla a dica é investir em revestimentos coloridos, em formatos e tamanhos diferenciados, como na imagem abaixo. Observe que as diversas tonalidades do revestimento de parede em porcelanato se harmonizam com vários elementos da sala, os tons de cinza se conectam com o sofá e as poltronas, os tons de azul e amarelo se unem as almofadas para sofá e assim por diante.

O revestimento de parede traz um toque colorido ao cômodo
4. O revestimento de parede traz um toque colorido ao cômodo. Fonte: Ceusa

Revestimento para parede de cozinha

Os revestimentos para cozinha devem ser escolhidos com base na personalidade dos moradores, além disso devem apresentar superfície fácil para limpeza e combinar com o restante da decoração, ou seja, devem se conectar com os armários de cozinha e eletrodomésticos como geladeira, microondas e fogão. Os ladrilhos hidráulicos, azulejos, pastilhas, pedras e granilites são alguns dos revestimentos que podem normalmente são usados nas cozinhas.

Cozinha clean com revestimento de parede branco
5. Cozinha clean com revestimento de parede branco. Projeto por Lucia Wjuniski

Os “azulejos de metrô” na cor branca são muito usados como revestimento de cozinha conferindo uma decoração mais clean, tornando-se a opção mais segura caso você não queira ousar muito no projeto. Agora, se a ideia é trazer um toque de sofisticação e elegância recomenda-se utilizar a versão dos azulejos metrô em tom preto, seja para preencher uma das paredes ou apenas a área da bancada.

Revestimento de parede preto para cozinha traz um ar de sofisticação
6. Revestimento de parede preto para cozinha traz um ar de sofisticação. Fonte: Pinterest

Revestimento para parede de quarto

Cerâmica, porcelanatos que imitam madeira e mármore, painéis de madeira e placas em 3D são alguns dos revestimentos que podem complementar a decoração do quarto com estilo e personalidade.

No projeto decorativo abaixo, os moradores optaram por revestir a parede de cabeceira da cama de casal com peças em porcelanato que imitam madeira. Essa escolha de revestimento para parede de quarto confere ao espaço conforto e aconchego.

Revestimento de parede cerâmica para quarto de casal similar a madeira
7. Revestimento de parede cerâmica para quarto de casal similar a madeira. Fonte: Pinterest

O revestimento no quarto pode ser usado em todas as paredes, contudo, é comum encontrar projetos com revestimento decorando toda ou uma parte da parede da cabeceira da cama. Na imagem abaixo, o revestimento de tijolinho aparente branco traz um toque de delicadeza e romantismo ao dormitório.

Decoração delicada com revestimento de parede tijolinho para quarto de menina
8. Decoração delicada com revestimento de parede tijolinho para quarto de menina. Fonte: Studio Deux

Revestimento de parede banheiro

Para aqueles que buscam uma alternativa ao uso de tintas na decoração deste espaço podem optar pela escolha de revestimentos como cerâmica, azulejo, placas 3D e pastilhas, visto que esses materiais são resistentes, adequados para áreas molhadas e de fácil limpeza.

Bancada branca e revestimento de parede geométrico
9. Bancada branca e revestimento de parede geométrico. Fonte: Revista Viva Decora

O revestimento 3D para banheiro, por exemplo, é uma opção que tem conquistado cada vez mais espaços nos projetos. Afinal, sua superfície moderna e inovadora além de agregar beleza, traz a sensação de movimento para a decoração do ambiente.

Revestimento de parede banheiro pequeno em 3D metalizado
10. Revestimento de parede banheiro pequeno em 3D metalizado. Projeto por Quattrino Arquitetura

Revestimento de parede externa

Como o revestimento de parede externa irá ficar exposto de forma constante as ações de chuva, sol e vento, sua escolha deve ser feita com muito cuidado. Dentre as opções viáveis para essas áreas externas temos as pedras naturais, as peças em cerâmica, cimento queimado e a madeira tratada.

A pedra São Tomé utilizada na entrada da casa abaixo é uma ótima alternativa de revestimento. Disponível nas tonalidades branca, rosa, amarela e mesclada, as pedras São Tomé podem ser adquiridos nos formatos quadrado, retangular, filete/palito, mosaico e caco.

Entrada de casa com revestimento de parede externa com pedra São Tomé
11. Entrada de casa com revestimento de parede externa com pedra São Tomé. Fonte: Pinterest

Uma outra opção de revestimento para parede acessível é a pedra miracema. E apesar da tonalidade cinza prevalecer, saiba que é possível também encontrar pedra miracema nas cores branca, amarela e rosa.

Inove no projeto e invista em um revestimento de parede externa com pedra miracema
12. Inove no projeto e invista em um revestimento de parede externa com pedra miracema. Fonte: Pinterest

Confira mais alguns modelos de revestimento de parede interna e externa

A iluminação combinada ao revestimento de parede banheiro traz charme para o espaç
13. A iluminação combinada ao revestimento de parede banheiro traz charme para o espaço. Projeto por Belluzzo Martinhão 22
Cantinho de estudos com escrivaninha suspensa e revestimento de parede de madeira
14. Cantinho de estudos com escrivaninha suspensa e revestimento de parede de madeira. Projeto por Triplex Arquitetura
Decoração ousada com revestimento para parede de cozinha metálico
15. Decoração ousada com revestimento para parede de cozinha metálico. Fonte: Monise Rosa Arquitetura
Modelo de revestimento para parede de cozinha em formato hexagonal
16. Modelo de revestimento para parede de cozinha em formato sextavado. Fonte: Arquitetando Ideias
O revestimento da parede externa com pedra ferro deixou a arquitetura ainda mais interessante
17. O revestimento da parede externa com pedra ferro deixou a arquitetura ainda mais interessante. Fonte: Castelatto
A churrasqueira fica ainda mais charmosa na presença de revestimento de parede
18. A churrasqueira fica ainda mais charmosa na presença de revestimento de parede. Fonte: Ceusa Revestimento
A escada com revestimento de parede interna com pedra canjiquinha fica ainda mais moderna
19. A escada com revestimento de parede interna com pedra canjiquinha fica ainda mais moderna. Fonte: Pinterest
A escada de madeira ganha um revestimento de parede com pedra canjiquinha
20. A escada de madeira ganha um revestimento de parede com pedra canjiquinha. Fonte: Pinterest
A fachada de casa também pode ter pedra canjiquinha no revestimento de parede externa
21. A fachada de casa também pode ter pedra canjiquinha no revestimento de parede externa. Fonte: Revista Viva Decora
A madeira traz conforto e aconchego quando usada no revestimento de parede
22. A madeira traz conforto e aconchego quando usada no revestimento de parede. Projeto por Guardini Stancati Arquitetura + Designer
A pedra canjiquinha branca foi utilizada no revestimento de parede da churrasqueira
23. A pedra canjiquinha branca foi utilizada no revestimento de parede da churrasqueira. Fonte: Pinterest
A pedra canjiquinha cinza fica linda como revestimento de parede para sala
24. A pedra canjiquinha cinza fica linda como revestimento de parede para sala. Fonte: Pinterest
Arquitetura moderna com revestimento de parede feita com pedra ferro
25. Arquitetura moderna com revestimento de parede feita com pedra ferro. Fonte: Pinterest
Banheiro com revestimento de parede em cerâmica colorida
26. Banheiro com revestimento de parede em cerâmica colorida. Fonte: Matteo Gavazzi
Banheiro com revestimento de parede geométrico
27. Banheiro com revestimento de parede geométrico. Projeto por Célia Beatriz
Banheiro pequeno com revestimento de parede branco
28. Banheiro pequeno com revestimento de parede branco. Projeto por Pietro Terlizzi
Cozinha com revestimento de parede preto
29. Cozinha com revestimento de parede preto. Projeto por Concretize
Decoração elegante para sala de jantar com revestimento de parede 3D
30. Decoração elegante para sala de jantar com revestimento de parede 3D. Fonte: Max Mello Arquitetura
Modelo de revestimento de parede de banheiro com design sofisticado
31. Modelo de revestimento de parede de banheiro com design sofisticado. Fonte: Ceusa Revestimentos
Decoração sofisticada para casa com revestimento de parede interna com pedra ferro
32. Decoração sofisticada para casa com revestimento de parede interna com pedra ferro. Fonte: Pietre Colorate Rivestimenti
Dormitório romântico com revestimento de parede rosa
33. Dormitório romântico com revestimento de parede rosa. Fonte: Ceusa
Esse modelo de revestimento da parede pode ser usada na forma horizontal ou vertical
34. Esse modelo de revestimento da parede pode ser usada na forma horizontal ou vertical. Fonte: Ceusa
Fachada deslumbrante com revestimento de parede tijolinho
35. Fachada deslumbrante com revestimento de parede tijolinho. Fonte: Duo Arquitetura e Design
Invista em revestimento de parede tijolinho aparente branco para o dormitório
36. Invista em revestimento de parede tijolinho aparente branco para o dormitório. Fonte: Pinterest
Invista em uma impermeabilização da fachada com pedra ferro assim que o revestimento de parede externa for aplicado
37. Invista em uma impermeabilização da fachada com pedra ferro assim que o revestimento de parede externa for aplicado. Fonte: Pinterest
Mescle materiais na hora de definir o revestimento de parede
38. Mescle materiais na hora de definir o revestimento de parede. Fonte: FM Arquitetura
Mix de estampas para o dormitório com esse revestimento de parede
39. Mix de estampas para o dormitório com esse revestimento de parede. Fonte: Ceusa
Modelo de revestimento de parede porcelanato clean decora a sala
40. Modelo de revestimento de parede porcelanato clean decora a sala. Fonte: Pinterest
Modelo de revestimento de parede preto 3D para a área de banho
41. Modelo de revestimento de parede preto 3D para a área de banho. Projeto por Oliveira Arquitetura
O revestimento de madeira para parede é a aposta certa para a sala de estar
42. O revestimento de madeira para parede é a aposta certa para a sala de estar. Fonte: Babi Teixeira
O revestimento de madeira para parede é um curinga na decoração
43. O revestimento de madeira para parede é um curinga na decoração. Fonte: Monise Rosa Arquitetura
O revestimento de madeira para parede traz conforto para os usuários do banheiro
44. O revestimento de madeira para parede traz conforto para os usuários do banheiro. Fonte: Maurício Nóbrega
O revestimento de madeira para parede traz um toque de aconchego para a varanda
45. O revestimento de parede em madeira traz um toque de aconchego para a varanda. Fonte: Très Arquitetura
O revestimento de parede 3D da sala de jantar traz movimento para a decoração
46. O revestimento de parede 3D da sala de jantar traz movimento para a decoração. Projeto por Henrique Freneda
O revestimento de parede cerâmica delimita a área da cabeceira da cama
47. O revestimento de parede cerâmica delimita a área da cabeceira da cama. Fonte: Pinterest
O revestimento de parede externa com pedra miracema se conecta os demais elementos da fachada
48. O revestimento de parede externa com pedra miracema se conecta os demais elementos da fachada. Fonte: Pinterest
O revestimento de parede interna de tijolinho combinado a elementos em madeira e ferro dão vida ao estilo industrial
49. O revestimento de parede interna de tijolinho combinado a elementos em madeira e ferro dão vida ao estilo industrial. Fonte: SP Estudio Arquitetura
O revestimento de parede para banheiro em rosa traz delicadeza para a decoração
50. O revestimento de parede para banheiro em rosa traz delicadeza para a decoração. Projeto por Priscila de Mendonça Silva
O revestimento de parede para cozinha geométrico traz estilo para o espaço
51. O revestimento de parede para cozinha geométrico traz estilo para o espaço. Fonte: Revista Viva Decora
O revestimento de parede tijolinho se estende por toda a bancada da cozinha
52. O revestimento de parede tijolinho se estende por toda a bancada da cozinha. Fonte: Construindo Minha Casa Clean
O revestimento para parede de sala fez uso de pedras naturais
53. O revestimento para parede de sala fez uso de pedras naturais. Fonte: Triplex Arquitetura
O revestimento parede 3d em conjunto com o espelho decoram a sala de janta
54. O revestimento parede 3d em conjunto com o espelho decoram a sala de jantar. Fonte: Pinterest
Revestimento de parede externa com pedra miracema amarela
55. Revestimento de parede externa com pedra miracema amarela. Fonte: Cotanet
Revestimento de parede 3D clean para sala de estar
56. Revestimento de parede 3D clean para sala de estar. Projeto por Bianchi & Lima Arquitetura
Revestimento de parede banheiro 3D branca para a área do box
57. Revestimento de parede banheiro 3D branca para a área do box. Projeto por Belluzzo Martinhão
Revestimento de parede banheiro em mármore preto é puro luxo
58. Revestimento de parede banheiro em mármore preto é puro luxo. Fonte: Pinterest
Revestimento de parede banheiro feita com pedras em formato de pastilhas
59. Revestimento de parede banheiro feita com pedras em formato de pastilhas. Fonte: Pinterest
Revestimento de parede banheiro feito com tijolinhos espelhados
60. Revestimento de parede banheiro feito com tijolinhos espelhados. Fonte: Pinterest
Revestimento de parede branco para cozinha minimalista
61. Revestimento de parede branco para cozinha minimalista. Fonte: Tanto Revestimentos
Revestimento de parede cerâmica colorida decoram o quarto
62. Revestimento de parede cerâmica colorida decoram o quarto. Fonte: Mandril Arquitetura
Revestimento de parede cerâmica com superfície estampada decora a cabeceira da cama
63. Revestimento de parede cerâmica com superfície estampada decora a cabeceira da cama. Fonte: Haus Decoração
Revestimento de parede da piscina em tons de verde
64. Revestimento de parede da piscina em tons de verde. Fonte: Ceusa