1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. 10 Dicas de Decoração para Controlar o Estresse 

10 Dicas de Decoração para Controlar o Estresse 

Você sabia que a decoração influencia diretamente no seu humor? Ambientes compactos, coloridos e cheios de enfeites costumam deixar qualquer pessoa agitada. Já os lugares amplos, iluminados e minimalistas, transmitem tranquilidade. São perfeitos para combater o estresse diário. 

Por isso, além de procurar bons profissionais para cuidar da sua saúde mental, decore seu lar com elementos que deixam o ambiente super aconchegante. Acredite, a transformação está nos detalhes. Não precisa gastar muito dinheiro.  

Para te ajudar a controlar o estresse por meio da decoração, hoje trouxemos 10 dicas que ajudam na organização de um espaço confortável e tranquilizador. Confira! 

Dicas de decoração para controlar o estresse com organização
1. Dicas de decoração para controlar o estresse com organização – Foto Iná Arquitetura

1. Cultive plantas 

Cultivar plantas é uma maneira eficiente de aliviar o estresse e a ansiedade. É terapêutico! 

Inclusive, aproveite um cantinho no jardim ou na cozinha para fazer uma horta e cultivar alguns temperos e hortaliças. O prazer de consumir alimentos fresquinhos, cultivados por você mesmo, é inigualável! 

Escolha plantas fáceis de cuidar, como a orquídea, a fitônia ou a amarílis. São coloridas, alegres e deixam sua casa perfumada!  Outra dica é cultivar plantas que atraem boas energias para seu lar, como o lírio da paz, o antúrio e a samambaia.  

Decoração com plantas para ajudar a controlar o estresse
2. Decoração com plantas para ajudar a controlar o estresse -Foto Bruna Simoes Garcia

2. Não acumule objetos 

O excesso de informação causa agitação e estresse. Isso sem falar no acúmulo de sujeira, que dificulta na organização diária da casa. 

Elimine todos os itens que estão poluindo sua decoração. Deixe por perto apenas o essencial. Além de ajudar na rotina de limpeza, seu ambiente fica muito mais agradável. 

E as prateleiras e estantes? 

A mesma coisa vale para elas. Deixe apenas o que importa para você na sua decoração, como fotos de família e livros favoritos na estante. Note que o exemplo abaixo conta com poucos elementos e prioriza a simetria e harmonia em cada nicho. 

Estante decorada com plantas vasos e livros
3. Estante decorada com plantas vasos e livros – Foto Rua 141 Arquitetura

3. Decore com itens que remetem à felicidade

Uma dica para acertar na decoração é decorar sua casa apenas com itens que te lembram momentos felizes, como fotos de famílias e amigos, lembranças de viagens, objetos de valor sentimental, como um vaso que era da sua avó… Detalhes que sempre geram um “quentinho no coração”. Garanto que sua casa ficará muito mais agradável!

Dicas de decoração para controlar o estresse com sofá cinza e estante grande
4. Dicas de decoração para controlar o estresse com sofá cinza e estante grande – Foto Anexo Arquitetura

4. Paletas de cores suaves 

A paleta de cores é o tópico mais importante dessa lista, visto que as cores afetam diretamente nosso humor e transmitem diferentes sensações. 

Para garantir que seu lar seja calmo e tranquilo, aposte nos tons frios, como azul, cinza e verde claro. São cores suaves e pacíficas. 

Evite usar cores quentes, elas deixam o ambiente agitado e intenso. Prefira cores claras e delicadas para transformar os quatro cantos da sua casa com muito charme. 

Sala de estar com decoração azul e sofá de couro caramelo
5. Sala de estar com decoração azul e sofá de couro caramelo – Foto Guilherme Torres

5. Mantenha sua casa arejada  

Ambientes compactos e fechados podem gerar desconforto em quem sofre de ansiedade. Por isso, mantenha a casa com as janelas abertas para entrar luz natural nos cômodos e renovar o ar.

Dicas de decoração para controlar o estresse
6. Dicas de decoração para controlar o estresse – Foto Maricy Marcos Borges

6. Móveis confortáveis e aconchegantes

Priorize o conforto dos móveis em cada cômodo, especialmente na sala de estar e no quarto. Adicione poltronas macias cheias de almofadas divertidas – elas aumentam o aconchego do ambiente –  tenha uma manta bonita e quentinha por perto. 

Até ambientes como a varanda gourmet e área de lazer precisam de móveis confortáveis, assim você consegue relaxar em qualquer canto da casa. 

Área gourmet com sofá azul e moveis confortáveis
7. Área gourmet com sofá azul e moveis confortáveis – Foto Renata Popolo

7. Instale a cortina blackout 

A cortina blackout bloqueia totalmente a entrada de luz no ambiente, por isso, indicamos a instalação desse modelo no quarto ou na sala de estar para você descansar por mais tempo ao longo do dia. 

Enquanto estiver trabalhando, deixe a cortina aberta para deixar a luz entrar no cômodo.  Quando precisar dormir e relaxar, é só fechar a cortina e curtir o escurinho aconchegante. 

Dicas de decoração para controlar o estresse no quarto aconchegante
8. Dicas de decoração para controlar o estresse no quarto aconchegante – Foto Artefacto

8. Aromatizadores 

Não há nada melhor do que entrar em casa e ser surpreendido com um aroma delicioso, não acha? 

Além do cheirinho da limpeza, inclua velas aromáticas, incensos, difusores de aroma, essências na roupa de cama e aromatizadores perfumados em cada cômodo. Eles ajudam a provocar sentimentos como o prazer e estimulam a felicidade. 

De acordo com a aromaterapia, os óleos essenciais de lavanda, bergamota, laranja, manjericão e cedro, são os melhores no combate ao estresse. 

Dicas de decoração para controlar o estresse com mesa branca e cadeiras de madeira
9. Dicas de decoração para controlar o estresse com mesa branca e cadeiras de madeira – Foto Am Studio Arquitetura

9. Aposte no feng shui

O feng shui transforma a energia do lar. As técnicas influenciam positivamente nossos comportamentos e pensamentos, proporcionando mais harmonia e bem estar na nossa vida. 

Organize cada cantinho da sua casa pensando nas boas energias para ajudar a combater o estresse diário. 

Dicas de decoração para controlar o estresse na sala confortável
10. Dicas de decoração para controlar o estresse na sala confortável – Foto Patrícia Martinez

10. Separe o ambiente de trabalho do lazer 

As dicas que citamos acima valem para todos os cômodos da casa, mas não deixe de ter um cômodo feito especialmente para você relaxar quando estiver muito estressado. 

Coloque nesse espaço tudo que te ajuda a relaxar. Se você é fã de livros, monte um cantinho de leitura aconchegante. Já amantes do cinema podem caprichar na decoração da sala de TV. E se você tem habilidades com artesanato, monte uma mesa com espaço para pintar, bordar ou costurar. Deixe tudo organizado e preparado para ficar horas relaxando! 

Evite trabalhar nos mesmos cômodos que você costuma passar o tempo para relaxar. Assim você consegue separar os momentos do trabalho do lazer. 

Dicas de decoração para controlar o estresse com home office
11. Dicas de decoração para controlar o estresse com home office – Foto Rene Fernandes Arquitetos Associados

Gostou das dicas? Aplique as que mais gostou na sua casa para garantir um ambiente agradável e relaxante para passar o tempo. Garanto que sua qualidade de vida vai aumentar – e muito!

Confira também:

Banheiro Industrial: Dicas de Decoração +53 Ideias para se Inspirar

Chuveiro Externo: +40 Ideias Incríveis para Instalar na Área de Lazer Com Piscina

Granito Para Cozinha: Conheça As Cores, Tipos +80 Ideias Lindas

Decoração de quarto infantil com cama preta e papel de parede cosmos Foto MOOUI

Como Escolher o Papel de Parede Ideal para Cada Ambiente!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz