1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Feng Shui: Dicas Para Usar na Sua Decoração +18 Inspirações

Feng Shui: Dicas Para Usar na Sua Decoração +18 Inspirações

Muitas pessoas procuram dicas do Feng Shui quando estão tentando decorar e organizar a casa. Essa arte milenar oriental é muito tradicional, mas ainda pode, sim, ser aplicada aos projetos atuais.

Aqui, vamos falar sobre o que é realmente o Feng Shui e como ele pode ser usado para deixar sua decoração ainda melhor. Confira e inspire-se!

Feng Shui aplicado na decoração da sala

1. Com as nossas dicas de Feng Shui, sua casa vai ficar mais equilibrada e bonita!

O que é Feng Shui?

Para responder o que é Feng Shui, vamos começar pela explicação do significado desse termo. Feng Shui é uma expressão chinesa que, traduzida literalmente, significa vento e água.

Porém, para saber realmente o que é Feng Shui, é necessário entender que essa técnica explica e propõe formas de “manipular” as energias presentes na casa, renovando-as, eliminando as ruins e estimulando as boas.

Feng Shui no home office Projeto de Tetriz Arquitetura

2. O Feng Shui pode ser usado em todos os cômodos da casa. Projeto de Tetriz Arquitetura

Como usar Feng Shui na decoração?

Como dissemos anteriormente, o Feng Shui mexe com as influências energéticas da casa, portanto existem várias formas de usar o Feng Shui na decoração. Conhecendo sobre essa arte, você tomará decisões com mais consciência para alcançar o equilíbrio e o bem estar nos seus cômodos, como no quarto, na sala e até mesmo no banheiro.

Para usar o Feng Shui na decoração, é interessante saber que objetos interferem o movimento da energia nos ambientes, seja positivamente ou negativamente. Além disso, essa técnica é adepto ao minimalismo e, por isso, diz que excessos não fazem bem. Isso porque o acúmulo de objetos retém a energia e, se o fluxo fica bloqueado, a vida também para.

Quarto minimalista com Feng Shui Projeto de SP Estúdio

3. Usando o Feng Shui na decoração, você deverá ter mais consciência dos objetos que têm em casa. Projeto de SP Estúdio

Então, uma boa forma de aplicar o Feng Shui na decoração é evitando sujeira e bagunça. Ainda nessa linha de raciocínio, abrir mão do que não usa e consertar o que está quebrado também é indispensável, pois tudo isso afasta ou bloqueia as boas energias.

Mais uma dica de aplicação do Feng Shui na decoração é manter algo que representa cada elemento do Feng Shui em cada ambiente da casa, desde a sala de estar à cozinha. Os elementos são o ar, a água, a madeira, a terra e o metal.

Velas representam o elemento fogo no Feng Shui Projeto de Marilia Veiga

4. As velas podem representar o elemento fogo no Feng Shui na decoração. Projeto de Marília Veiga

Essas representações não precisam ser literais. Você pode levar os elementos do Feng Shui na decoração usando vidro ou espelho no lugar da água, luminárias ou velas para substituir o fogo e um vaso de cerâmica ao invés de terra.

A posição dos móveis, as cores e as formas também interferem nas energias. Considerando isso, nos tópicos a seguir vamos dar dicas de como usar bem as cores no Feng Shui e como fazer Feng Shui na decoração do quarto e da sala!

Sala de jantar minimalista com Feng Shui Projeto de Bianchi Lima

5. O minimalismo é parte do Feng Shui na decoração. Projeto de Bianchi Lima

Cores no Feng Shui

As cores no Feng Shui são vistas principalmente de acordo com as influências energéticas que elas têm. Os efeitos delas podem variar de pessoa para pessoa, mas ainda assim é possível analisá-las e até mesmo indicar em quais ambientes elas serão melhor aproveitadas.

De acordo com a teoria das cores no Feng Shui, o amarelo representa o elemento terra e é ligado à estabilidade, ao poder, à riqueza. Por estimular a concentração, a sabedoria e a vivacidade, essa é uma boa cor para escritórios e salas de estudo.

Escritório amarelo Projeto de DH Arquitetura

6. Exemplo de escritório amarelo. Projeto de DH Arquitetura

Já o azul é uma das cores no Feng Shui que são recomendadas para os quartos, pois é relacionado à tranquilidade e à harmonia. O azul escuro é conectado à sabedoria e intuição; o claro, à paz e espiritualidade; e o esverdeado, à juventude e desenvolvimento. Essa cor pode também ser bem utilizada em salas, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação.

Home office com parede azul Feng Shui Projeto de Buji

7. Home office com parede azul turquesa. Projeto de Buji

Por outro lado, o vermelho representa o elemento fogo e reflete energia, paixão, vitalidade, o que o torna uma péssima opção para os quartos. Aliás, de preferência use o vermelho apenas em detalhes.

Feng Shui na sala com armário vermelho Projeto de Hercules Bassalo

8. O vermelho deve ser usado com moderação no Feng Shui na decoração. Projeto de Hercules Bassalo

Representando o elemento ar, temos o branco, que transmite paz, limpeza, pureza e é ligado à espiritualidade. Essa cor é recomendada para a cozinha, a área de serviço, o lavabo e o banheiro. Porém, tenha atenção, pois ambientes que são muito brancos podem causar ansiedade.

Feng Shui para cozinha americana branca com banquetas e pendentes pretos Projeto de GF Projetos

9. Cozinha branca com banquetas e pendentes pretos. Projeto de GF Projetos

O rosa simboliza amor, romance e, como é resultado do vermelho com o branco, corresponde à união do material com o espiritual, da terra com o céu. Ele é uma boa alternativa para halls de entrada, dormitórios e salas de estudo.

Feng Shui no hall de entrada rosa Projeto de Decoradoria Decoração Online

10. Aplicando o Feng Shui no hall de entrada usando a cor rosa. Projeto de Decoradoria Decoração Online

O verde representa o elemento madeira e é associado à renovação de energias e a novos ciclos. Essa é outra das cores no Feng Shui ótima cor para quartos, principalmente os infantis. O roxo é muito ligado à espiritualidade e à meditação e, por ser a mistura do azul com o rosa, é conectado ao equilíbrio entre amor e sabedoria, razão e emoção.

Feng Shui para quarto infantil verde Projeto de Mutabile

11. No Feng Shui para quarto, o verde é muito indicado para o infantil. Projeto de Mutabile

Para representar o elemento água, temos o preto. Essa é uma das cores no Feng Shui que pode ser bem aproveitada em ambientes ligados ao trabalho e aos estudos, como bibliotecas, salas de estudo e home office, pois é ligado à sabedoria e à intelectualidade. Mas, assim como o branco, deve ser combinado com outras cores, pois, em excesso, pode causar sensações ruins.

Feng Shui para biblioteca com estante preta Projeto de RBP Arquitetura

12. O preto é indicado para bibliotecas. Projeto de RBP Arquitetura

Uma cor muito usada em projetos modernos, o cinza corresponde ao equilíbrio dos opostos, o preto e o branco. Ele é recomendado para ambientes internos, principalmente se mesclado com detalhes coloridos.

Feng Shui para sala de estar cinza Projeto de Duda Senna

13. Sala com paredes e sofá cinzas com detalhes coloridos. Projeto de Duda Senna

Feng Shui para quarto

Além das cores, outros elementos também influenciam no Feng Shui para quarto. Tendo em mente que cada ambiente tem um propósito, o Feng Shui diz que também cada ambiente tem um móvel que o representa. No caso do quarto, é a cama, claro.

Para começar o Feng Shui para quarto, sua cama deverá estar na posição de comando desse cômodo. Ou seja, no centro, com destaque e nunca de costas para a porta. Ela também não pode estar diretamente em frente à porta, mas deve ser possível vê-la estando na cama.

Feng Shui para quarto de casal com cama em destaque Projeto de Jean Felix

14. A cama na posição de comando, parte essencial do Feng Shui para quarto. Projeto de Jean Felix

Além disso, no Feng Shui para quarto, a cama deve necessariamente ter cabeceira e não pode ficar embaixo da janela, pois isso gera insegurança. Ah, também evite o uso de objetos pesados acima da cama, como nichos e prateleiras, pois isso também pode causar ansiedade no subconsciente.

Quanto à cabeceira, evite espelhos nela, pois, ele pode refletir a energia que deveria estar concentrada ali para longe da cama. Você pode usar um guarda-roupa espelhado, por exemplo, ou usar espelhos em outras paredes do quarto.

Feng Shui para quarto de casal com cabeceira em fibra Projeto de Karla Silva

15. Cabeceira em fibra em quarto claro. Projeto de Karla Silva

Como dissemos no tópico anterior, o azul é uma cor boa para o Feng Shui para quarto. Nesse ambiente, as cores mais claras são as mais recomendadas. Porém, para quem quer saber sobre cores para quarto de casal Feng Shui, as estampas florais são boas opções.

Ainda para estimular o romantismo, as cores para quarto de casal Feng Shui mais indicadas são as suaves, como o lilás e o rosa. Tecidos leves para a cortina, tapetes felpudos e almofadas também dão uma mãozinha para criar um clima de aconchego!

Feng Shui para quarto com estampa floral romântica Projeto de Bianka Mugnatto

16. A estampa florida é indicada pelo Feng Shui para quarto de casal romântico. Projeto de Bianka Mugnatto

Por fim, uma dica essencial do Feng Shui para quarto é, caso seja suíte, deixar sempre a tampa do vaso abaixada e a porta do banheiro fechada.

Feng Shui para sala

No Feng Shui para sala, o foco é deixar as pessoas confortáveis e acolhidas. Portanto, os móveis devem ser dispostos deixando uma sensação de aconchego e também de forma que permita que todos se vejam e possam se comunicar.

As indicações do Feng Shui para sala são deixar os sofás e poltronas de frente para a porta de entrada e, se possível, em U ou L. Nessa disposição, as pessoas que entrarem no ambiente vão se sentir bem recepcionadas, verdadeiramente abraçadas.

Feng Shui para sala de estar com sofá em L Projeto de Oliveira Arquitetura

17. Sala aconchegante com sofá em L. Projeto de Oliveira Arquitetura

Ainda sobre a organização dos móveis, o Feng Shui para sala recomenda evitar colocar o sofá com as costas para a porta e ter cuidado com a mesa de centro para que ela não restrinja o fluxo de passagem. Deixar a circulação fluindo é importante!

Também é bom ter atenção às proporções da mesa de centro, laterais e até da mesa de jantar em relação ao sofá e ao tamanho da sala. Itens aconchegantes e que deixam o espaço mais convidativo, como puffs, cortinas, almofadas, mantas e tapetes, também são bem-vindos no Feng Shui para sala.

Feng Shui para sala aconchegante Projeto de Tikkanen Arquitetura

18. O Feng Shui para sala é focado para deixá-la acolhedora. Projeto de Tikkanen Arquitetura

O Feng Shui para sala recomenda também o uso de uma planta grande perto de portas que vão para espaços externos e de arranjos de flores com ervas para proteção em dias de festas ou quando receber muitas pessoas.

Confira um infográfico sobre as cores na decoração e saiba como elas influenciam no seu lar.

180604-as-cores-na-decoracao

 

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Como limpar piso laminado com diversos produtos e materiais Foto de Horssols

Como Limpar Piso Laminado no Dia a Dia, em Faxinas e com Manchas

Prateleira para cozinha como porta-louças

Prateleiras Charmosas e Criativas para Você Fazer Gastando Pouco

Organizador de gavetas com potes coloridos

Organizador de Gavetas: 3 Tutoriais para Fazer o Seu +43 Inspirações

Gaveteiro vermelho com rodinhas e chave Projeto de Buji

Gaveteiro: 54 Modelos para Organizar e Decorar Qualquer Cômodo

Deixe um comentário

3 Comentários em "Feng Shui: Dicas Para Usar na Sua Decoração +18 Inspirações"

Dalva Rachel Coelho do Nascimento

Gostei MT das dicas do Feng Shui. Tenho SP preocupação em deixar minha casa aconchegante e acolhedora, c cores e objetos q transmitem paz, harmonia e bem estar.

Maria Rabaca

o que eu aprendi!!!! Parabéns pelos saberes que adquiris beijos

[…] Casa | Viva Decora var quads_screen_width = document.body.clientWidth; if ( quads_screen_width >= 1140 ) { /* […]

wpDiscuz