1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Como Implementar o Estilo Campestre na Decoração?

Como Implementar o Estilo Campestre na Decoração?

Com o auxílio de elementos bucólicos, como a estética rústica ou a sensação de conforto inerente ao uso da madeira, a decoração campestre pode aparecer em qualquer espaço, no campo ou nas grandes cidades.

A madeira, no entanto, não é a única matéria-prima incorporada ao estilo. Tecidos estampados, pedras e ferro também são componentes bastante comuns, assim como a parede de tijolos, que também pode receber uma demão de tinta.

Embora muito semelhante ao estilo rústico, a decoração campestre prioriza a tranquilidade e o aconchego, características comuns às cidades interioranas, enquanto a decoração rústica é visualmente mais carregada.

Confira, neste artigo, quais elementos você deve priorizar para que o estilo campestre seja evidenciado.

O estilo campestre na decoração prioriza a tranquilidade e o aconchego. Fonte: Unsplash
1. O estilo campestre na decoração prioriza a tranquilidade e o aconchego. Fonte: Unsplash

A madeira é o item curinga da decoração campestre

É possível dizer que qualquer casa de campo possui, pelo menos, dois ou três elementos em madeira. Na maioria dos casos, inclusive, este material é o protagonista do ambiente.

É normalmente usada para emoldurar os espaços, aparecendo nas paredes ou no piso, como base para a decoração. Também pode ser implementada através dos móveis e objetos decorativos.

Por ser muito versátil, a madeira pode aparecer em seu estado natural ou finalizada, com acabamentos em verniz, stain, cera, resina acrílica e até tinta branca.

A madeira é um elemento curinga na decoração campestre. Fonte: Unsplash
2. A madeira é um elemento curinga na decoração campestre. Fonte: Unsplash

Já entre as opções de piso, destacam-se o vinílico, o carpete de madeira, o laminado e o clássico taco. Entre eles, talvez a aplicação mais simples seja a do vinílico.

Enquanto isso, o taco, por ser produzido em madeira natural, não é indicado para ambientes úmidos, como o banheiro e a cozinha. Sua manutenção, apesar de necessária, não será uma preocupação por um longo período.

As cores terrosas não são sua única opção

Para que o ambiente permaneça em equilíbrio, aposte nos tons frescos para as paredes, cortinas e roupas de cama. Verde claro, azul e branco contrastam com os elementos em madeira.

Enquanto isso, as tonalidades mais expressivas, como o vermelho, o terracota ou o laranja, podem aparecer em itens decorativos, como almofadas, abajures, vasos etc.

As estampas, por outro lado, desempenham um importante papel na decoração campestre, isso porque podem trazer identidade aos ambientes, como no caso do xadrez, comum aos piqueniques e às grandes áreas verdes.

As cores terrosas não são sua única opção na hora de compor o estilo campestre na decoração. Fonte: Unsplash
3. As cores terrosas não são sua única opção na hora de compor o estilo campestre na decoração. Fonte: Unsplash

Mas lembre-se de usar as estampas com moderação, de modo que o projeto não pareça caricato. 

Por fim, as flores são usadas para colorir, suavizar e unir o ambiente externo ao interno, rematando seu projeto.

Invista em móveis robustos e clássicos

É particular deste estilo que apareçam alguns móveis clássicos e em madeira nos diferentes cômodos da casa. Mas, se a sua base já for de madeira, você pode customizar os móveis, para que o espaço mantenha o equilíbrio.

Na cozinha ou na sala de jantar, por exemplo, uma boa dica é apostar em uma mesa longa, para refeições em família, no estilo das áreas externas das fazendas. As cadeiras podem até ser pintadas de branco, para contraste.

No caso da sala de estar, invista nos modelos clássicos de sofá, em mesas de centro e mesinhas laterais de madeira, para conquistar o clima campestre. Já nos quartos aparecem espelhos emoldurados, penteadeiras, poltronas e baús de madeira.

Invista em móveis robustos e clássicos na hora de criar o estilo campestre na decoração. Fonte: Unsplash
4. Invista em móveis robustos e clássicos na hora de criar o estilo campestre na decoração. Fonte: Unsplash

É importante perceber, porém, se o ambiente não é apenas rústico, se falta leveza.

Sobre o arremate da sua decoração campestre

No caso da sala de jantar, você pode acrescentar almofadas estampadas nas cadeiras ou estender uma toalha florida sobre a mesa.

Para as cozinhas, pense em uma finalização que acompanhe o clima de fazenda desse estilo. É bastante comum que alguns objetos sejam expostos, como panelas de cobre, peças de louça, colheres de madeira etc.

Estilo campestre na decoração procure expor itens de cozinha como panelas de cobre e colheres de madeira. Fonte: Unsplash
5. Estilo campestre na decoração: procure expor itens de cozinha como panelas de cobre e colheres de madeira. Fonte: Unsplash

Viva Decora Profissionais
Os quartos pedem alguns itens artesanais, como colchas bordadas, pequenas mesas de cabeceira repintadas, molduras de fotos customizadas etc.

Aposte nos itens artesanais ao aderir o estilo campestre na decoração. Fonte: Unsplash
6. Aposte nos itens artesanais ao aderir o estilo campestre na decoração. Fonte: Unsplash

Salas de estar podem ser finalizadas com um belo tapete felpudo sobre o piso de madeira ou com uma parede de tijolos pintada de branco, em contraste com os móveis clássicos e bem-acabados.

Estilo campestre na decoração a parede de tijolos pintada de branco traz um contraste interessante ao ser conectada aos móveis clássicos e bem-acabados. Fonte: Unsplash
7. Estilo campestre na decoração: a parede de tijolos pintada de branco traz um contraste interessante ao ser conectada aos móveis clássicos e bem-acabados. Fonte: Unsplash

Cestos de palha ou vime também aparecem como objeto coringa para qualquer um desses espaços. Eles podem ser ressignificados e até customizados:

Na cozinha, podem se tornar uma fruteira, na área externa funcionam como capa para vasos, no quarto ou na sala podem guardar mantas e cobertas etc.

Mas a finalização não estará completa enquanto as plantas não estiverem integradas ao espaço. Elas trazem cor, vida e textura a qualquer área, mas é importante buscar por espécies que sobrevivam aos ambientes fechados.

Pronto, agora você já conhece as ferramentas e pode implementar o estilo campestre em qualquer cômodo da casa. Lembre-se de enfatizar os elementos típicos do campo, para que o ambiente se torne cada vez mais aconchegante.

Finalmente, acessando o Portal Ei Imóvel, você acompanha mais conteúdos como este, além de uma variedade de imóveis para compra e aluguel.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Teto Colorido: +10 Ideias para Transformar Quarto, Sala, Cozinha e Escritório

Lavabo Pequeno: Confira 7 Dicas Especiais Para Te Ajudar a Decorar o Seu

Quarto Masculino: Dicas de Decoração +15 Projetos Lindos

Decoração de Casas Pequenas: 10 Dicas para Personalizar seu Espaço

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36