Como instalar um ventilador de teto com segurança.

Ventiladores de teto são elementos importantes na decoração, pois além do efeito visual positivo, também são peças funcionais que amenizam o calor. Existem diversos modelos, alguns ainda mais funcionais possuem lâmpadas integradas. Saiba escolher e como instalar um ventilador de teto, confira também os projetos dos parceiros do Viva Decora e deixe sua decoração mais harmônica.

Obviamente, antes de saber como instalar um ventilador de teto, é preciso escolher o local e o modelo de ventilador que melhor se adéque ao espaço. Fatores como peso da peça e tamanho devem ser considerados. Pois não há como instalar um ventilador de teto de maneira segura sem levar em conta o peso que o teto suporta, principalmente teto com forro de gesso.

Instalação do ventilador de teto

Saber como instalar um ventilador de teto não isenta a necessidade de um profissional, mas facilita a instalação segura. Pois além do posicionamento do ventilador, também existe a instalação elétrica que exige máxima atenção e pode ser perigosa. Antes de começar a instalação, lembre-se de que não há como instalar um ventilador de teto sem antes desligar a energia geral da residência.

Monte o ventilador segundo as instruções do fabricante, desligue a chave geral de energia e identifique os fios fase e neutro. São necessários dois fios para instalação da lâmpada, dois para instalação do ventilador e um fio terra, do contrário é necessário passar um fio até o teto. Conecte os fios à lâmpada e ao ventilador e isole-os. Preste devida atenção à fixação da peça e cuide para que o ventilador não enrole nos fios quando estiver circulando ar.

 

 

Como instalar um ventilador de teto, levando em conta o posicionamento

A altura em que o ventilador será instalado também é de suma importância, do contrário podem ocorrer acidentes. O espaço entre as pás do ventilador e o chão deve ser de no mínimo 2,3 m. Instale o ventilador com no mínimo 50 cm de distância entre as pás e a parede, do contrário as pás poderão sofrer danos e a circulação de ar será comprometida.

A distância entre o teto e o ventilador garante circulação de ar e previne acidentes, como o super aquecimento da peça. A distância ideal entre o teto e as pás do ventilador compreende 20 centímetros. Por falar em pás, escolha ventiladores com maior número de pás, pois a circulação de ar será maior e o barulho será reduzido.