1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Limpeza da Caixa de Gordura: Vantagens, Como Fazer e Cuidados Essenciais

Limpeza da Caixa de Gordura: Vantagens, Como Fazer e Cuidados Essenciais

Problemas nas tubulações dos imóveis podem ser ocasionados por diversos motivos, sendo um dos mais comuns o entupimento da caixa de gordura. Essencial para reter óleos e graxas, a limpeza da caixa de gordura merece atenção especial.

Por isso, é preciso entender a importância desse procedimento para o bom funcionamento do encanamento. A Amanco Wavin, líder em tubos e conexões, oferece dicas valiosas para essa manutenção. Confira neste post!

Por que é importante fazer a limpeza da caixa de gordura? 

Limpeza da caixa de gordura: demora no escoamento da água do ralo indica necessidade urgente de limpar a caixa de gordura – Foto: Shutterstock

A obstrução desse sistema pode causar transtornos, afinal, a caixa de gordura tem papel fundamental na separação de resíduos oleosos da água das pias e lava-louças

Se a limpeza não for feita regularmente, a gordura acumulada promove um ambiente ideal para bactérias e fungos, além de gerar mau cheiro.

O sistema de canos também sofre com a sujeira na caixa de gordura. Quando acumulada, ela se solidifica e adere às paredes dos canos, diminuindo o espaço para a passagem da água e ocasionando bloqueios e danos. 

Um indicativo de que a limpeza da caixa de gordura é necessária é a demora no escoamento da água do ralo.

Como realizar a limpeza da caixa de gordura?

Limpeza da caixa de gordura: obstrução da caixa de gordura causa transtornos, bloqueios e danos por acumulação de gordura e sujeira – Foto: Shutterstock

Aqui está um passo-a-passo simples para realizar a limpeza da caixa de gordura de maneira eficiente e segura. Acompanhe:

  1. Prepare-se com os materiais necessários: antes de começar, tenha em mãos sacos de lixo e luvas de borracha para proteção.
  2. Remova a tampa da caixa: retire a tampa da caixa de gordura e segure a alça do cesto, puxando-o para cima suavemente para permitir o escoamento da água.
  3. Retire o cesto e descarte o resíduo: com a água drenada, retire o cesto com o conteúdo sólido e esvazie-o em um saco de lixo.
  4. Limpe o cesto: lave o cesto com água corrente e, após a limpeza, encaixe-o novamente na caixa de gordura.

Para manter a caixa de gordura funcionando corretamente, evite usar ferramentas com arestas cortantes e produtos químicos que reajam com PVC durante a limpeza. É importante fazer o procedimento a cada seis meses para prevenir entupimentos e acúmulo de gordura.

Quais são os cuidados essenciais para manter a limpeza da caixa de gordura? 

Limpeza da caixa de gordura: evite despejar gordura no ralo e recicle óleo para manter a caixa de gordura limpa – Foto: Shutterstock

Para manter a caixa de gordura limpa por mais tempo, não despeje gordura e óleo pelo ralo. Além de prevenir a sujeira na caixa, também evita entupimentos nos canos. 

Opte pela reciclagem do óleo, armazenando-o em garrafas pet para descarte em pontos de coleta. É importante, ainda, evitar jogar restos de comida pelo ralo.

“O processo de limpeza da caixa de gordura deve estar na rotina de cuidados com o lar. Esse simples ato de inspeção apoia não só no bom funcionamento da tubulação, mas também contribui para que resíduos de gordura não sejam despejados no esgoto e poluam o meio ambiente”, comenta Ricardo Faulin, gerente de produtos da Amanco Wavin 

Como pode conferir, a limpeza da caixa de gordura é uma tarefa simples, mas essencial para o bom funcionamento das tubulações e para a saúde ambiental. 

Com cuidados regulares e conscientização sobre o descarte correto de resíduos, é possível manter um ambiente doméstico mais saudável e evitar problemas com o encanamento. Assim, dedicar atenção à limpeza da caixa de gordura é um investimento no bem-estar do seu lar.

Agora que sabe mais sobre o assunto, aproveite para conhecer a Viva Decora Shop, nosso marketplace repleto de marcas e produtos que mais confiamos e amamos!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Cores de Porcelanato: +10 Ideias Lindas para Reformar sua Casa com Estilo

Revestimento de Parede Externa: +10 Dicas e Ideias Para Valorizar o Seu Imóvel

Muros de Casas: Confira as Melhores Ideias e Como Escolher o Melhor

Porcelanato Marmorizado: Cores, Preços e Onde Comprar o Melhor Para o Seu Projeto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36