1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Dicas Para Montar Sua Lista de Material de Construção

Dicas Para Montar Sua Lista de Material de Construção

Vai construir ou reformar? Então, saiba que é muito importante definir quais insumos vão fazer parte da sua lista de material de construção. Isso porque, planejar de forma antecipada quais produtos serão utilizados, além de auxiliar na economia da obra, proporciona o bom andamento do trabalho deixando-o muito mais rápido e prático. 

Logo, para te auxiliar nessa etapa de construção ou reforma separamos abaixo algumas dicas e insumos básicos que podem fazer parte da sua lista de material de construção. Confira!

Avalie o projeto e defina quais insumos vão fazer parte da sua lista de material de construção
1. Avalie o projeto e defina quais insumos vão fazer parte da sua lista de material de construção. Fonte: Revista Viva Decora

Quais materiais são usados em uma construção?

Os insumos que podem fazer parte da lista de material de construção ou reforma de casas, apartamentos, escritórios e espaços comerciais podem ser obtidos diretamente da natureza como é o caso da madeira, água, areia e pedra, ou obtidos por meio de processos industriais como é o caso da argamassa, cimento, cimento PVC, tijolos, tintas, tubos de PVC, manta térmica, calhas, pisos e revestimentos.

Por essa razão, se você está em processo de construção ou reforma é importante estar atento quanto aos diferentes produtos que podem fazer parte da sua lista de material de construção. 

Fique atento quanto aos diferentes produtos que podem fazer parte da sua lista de material de construção
2. Fique atento quanto aos diferentes produtos que podem fazer parte da sua lista de material de construção. Fonte Espaço do Traço Arquitetura

Lista de material de construção: insumos básicos de uma obra

Se você pretende começar uma construção do zero vale a pena investir em insumos como cimento, areia, pedra brita, madeira, bloco e tijolo, arame, tapumes para cercar o local e sacos para entulho para deixar os resíduos da construção civil no lugar certo. 

Além disso, para o bom andamento da obra é importante manter à vista alguns acessórios e equipamentos como betoneira, colher de pedreiro, balde de concreto, carrinho de mão, trena, pá e escadas, principalmente para os trabalhos em locais mais altos.

Para acabamentos de parede e assentamentos de pisos a dica é incluir na lista de material de construção a argamassa. Vale destacar, que dentre as opções no mercado, a argamassa de porcelanato têm feito cada vez mais sucesso entre os consumidores.

Se a ideia for construir tetos e estruturas de cobertura procure incluir na sua lista de material de construção telhas, calhas, gesso, manta térmica além de produtos de vedação e impermeabilização.

Materiais elétricos como fios, cabos, tomadas, interruptores e demais materiais hidráulicos como torneiras, tubulações, ralos e grelhas não podem na sua lista de material de construção, ok? Afinal, esses equipamentos são responsáveis por ligar eletrodomésticos e eletroportáteis dentro do ambiente.

Os materiais elétricos como tomadas, fios e extensões não podem faltar na sua lista de material de construção
3. Os materiais elétricos como tomadas, fios e extensões não podem faltar na sua lista de material de construção. Fonte: Studio Eloy e Freitas Arquitetura

Agora que você já sabe quais insumos básicos não podem faltar na sua lista de material de construção, aproveite e escolha aqui na Viva Decora o cimento, a argamassa e os demais acessórios que irão fazer parte da sua obra.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Revestimento para fachada - Via: Revista VD

Revestimento para Fachada: +50 Tipos e Ideias Incríveis para se Inspirar

A parede de tijolinho aparente traz aconchego para a decoração

Decoração de Barbearia: +60 Projetos e Dicas de Como Montar a Sua

O verde da vegetação se torna protagonista nesse projeto com fachada branca

Platibanda: +72 Projetos para Você Esconder a Estrutura do Seu Telhado

A presença do forro de madeira no quarto traz conforto e aconchego para os moradores

Forro de Madeira: Tipos, Vantagens e +68 Ideias Para se Inspirar

Deixe um comentário

1 Comentário em "Dicas Para Montar Sua Lista de Material de Construção"

[…] Fonte: vivadecora Author: Nathalia Inson […]

wpDiscuz