1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Como Incluir Peças Artesanais nos Diferentes Ambientes da Casa?

Como Incluir Peças Artesanais nos Diferentes Ambientes da Casa?

O produto do trabalho de um artesão, utilizando suas próprias mãos ou amparado por materiais e ferramentas simples, pode ser definido como artesanato.

É geralmente produzido em escalas reduzidas, diferenciando-o das peças em escala industrial, fabricados com a ajuda de equipamentos e materiais mais sofisticados.

Esse paralelo entre o trabalho manual e o industrial é percebido também na singularidade das peças. Os itens feitos à mão costumam ter mais identidade e características próprias.

Em vista disso, no decorrer deste artigo você descobre como o artesanato pode valorizar diferentes espaços da casa:

Na cozinha e na sala de jantar

Ambiente curinga, as cozinhas podem seguir uma linha mais moderna, priorizando equipamentos de ponta e design minimalista, ou mais caseira, resgatando o charme das gerações passadas.

Os objetos de artesanato costumam se destacar nessa linha mais caseira, podendo ser ao mesmo tempo decorativos e funcionais. Itens clássicos, como a chaleira e a cumbuca de cerâmica, dão espaço aos cestos e acessórios de mesa em sisal. 

Peças artesanais em casa: a chaleira e a cumbuca de cerâmica são itens clássicos que ajudam na decoração. Fonte: Unsplash
1. Peças artesanais em casa: a chaleira e a cumbuca de cerâmica são itens clássicos que ajudam na decoração. Fonte: Unsplash

Muitas dessas peças clássicas, como a cerâmica e os objetos de metal, podem ser customizadas, repintadas. 

Os acessórios da área de jantar, como os anéis ornamentais para guardanapos e os sousplats, também podem feitos à mão. São usados materiais como tramas de palha, pedaços de tecido tipo juta, placas de madeira e até crochet

Peças artesanais em casa: guardanapos e os sousplats feitos à mão decoram com estilo. Fonte: Unsplash
2. Peças artesanais em casa: guardanapos e os sousplats feitos à mão decoram com estilo. Fonte: Unsplash

Por fim, o arranjo de mesa é outra oportunidade de incluir artesanato nas salas de jantar. Você pode usar até aquela velha cumbuca de cerâmica como suporte de flores, por exemplo.

Nas salas de estar

Você sabia que a tinta, os adesivos e os papéis de parede não são os únicos materiais usados para revestir a parede da sala?

O tecido é outro material que pode ser instalado, auxiliando na setorização dos espaços de estar, de TV e de leitura. O mercado já disponibiliza modelos com adesivos, facilitando a aplicação.

Peças artesanais em casa: busque referências de formatos e materiais para as molduras. Fonte: Unsplash.
3. Peças artesanais em casa: busque referências de formatos e materiais para as molduras. Fonte: Unsplash.

Esse material também pode ser impermeabilizado, o que possibilita seu uso em áreas mais úmidas, como banheiros e lavabos, além de favorecer sua higienização.

Além disso, você pode inserir elementos artesanais em sua sala de estar através de uma parede galeria, que funciona como uma espécie de mood board, refletindo a personalidade e o humor dos moradores.

Peças artesanais em casa: você pode inserir elementos artesanais em sua sala de estar através de uma parede galeria. Fonte: Unsplash
4. Peças artesanais em casa: você pode inserir elementos artesanais em sua sala de estar através de uma parede galeria. Fonte: Unsplash

Para produzir uma parede galeria selecione uma das paredes, busque referencias de formatos e materiais para as molduras e objetos de decoração, forre o chão e configure as peças previamente, até encontrar a melhor opção.

O artesanato têxtil é outro componente comum à sala de estar. Item ao mesmo tempo decorativo e funcional, aparece através das almofadas, que podem ser pintadas, bordadas e até crochetadas.

Peças artesanais em casa: o artesanato têxtil é outro componente comum à sala de estar. Fonte: Unsplash
5. Peças artesanais em casa: o artesanato têxtil é outro componente comum à sala de estar. Fonte: Unsplash

Nos quartos de casal

O quarto é o cômodo mais associado ao conforto. Mas é possível se atentar ao design sem que esse conforto seja comprometido?

Entre os elementos decorativos que colaboram para a atmosfera aconchegante dos quartos destaca-se o macramê, prática essencialmente artesanal feita inteiramente à mão.

Em geral, o artista do macramê usa a lã, apoiada numa base de madeira, para formar uma espécie de tecido. Tanto a lã como a madeira são elementos comumente relacionados ao bem-estar e ao aconchego.

O macramê é uma peça artesanal muito usada na decoração de quartos, pois traz bem-estar e aconchego. Fonte: Unsplash
6. O macramê é uma peça artesanal muito usada na decoração de quartos, pois traz bem-estar e aconchego. Fonte: Unsplash

Pode ser utilizado em diferentes formatos, ainda que o pendente acima da cabeceira das camas seja o mais comum. Também pode ser usado em suportes de plantas, cadeiras suspensas, cobertores e tapetes.

Entre os demais trabalhos artesanais comuns aos quartos de casal, destacam-se as velas aromáticas e as bandejas de café da manhã feitas em sisal, além do já mencionado artesanato têxtil.

Peças artesanais em casa: as velas aromáticas também ajudam na decoração e deixam o espaço mais intimista. Fonte: Unsplash
7. Peças artesanais em casa: as velas aromáticas também ajudam na decoração e deixam o espaço mais intimista. Fonte: Unsplash

Nos ambientes externos

Este é o espaço mais versátil em termos de criatividade e faça-você-mesmo. No jardim, é possível reaproveitar inúmeros materiais e objetos subutilizados.

Você pode produzir peças novas com o material que restou de uma reforma, por exemplo. Com areia, cimento, argamassa e alguns moldes, é possível criar vasos e cachepots dos mais diferentes formatos.

Peças artesanais em casa: é possível criar vasos e cachepots com materiais diferentes. Fonte: Unsplash
8. Peças artesanais em casa: é possível criar vasos e cachepots com materiais diferentes. Fonte: Unsplash

Mas este é apenas o princípio, já que a mistura é capaz de originar mesas, porta-trecos e até luminárias.

Já os velhos caixotes de madeira podem servir de apoio para vasos e plantas. Mas lembre-se, você não deve plantar diretamente nos caixotes, já que a maioria deles é vazado.

Peças artesanais em casa: os caixotes de madeira podem servir de apoio para vasos de plantas. Fonte: Unsplash
9. Peças artesanais em casa: os caixotes de madeira podem servir de apoio para vasos de plantas. Fonte: Unsplash

É possível, porém, transformá-los em belos suportes com cores vivas. Como nichos de parede servem de base para vasos menores, mas com folhagens extensas, que precisam estar suspensas para que cresçam da maneira adequada.

Viu? Agora você já sabe como incluir peças de artesanato em qualquer ambiente da casa. Não se esqueça, mesmo que sejam indicados para espaços específicos, muitas peças funcionam em diferentes ambientes, elas só precisam dialogar com o projeto como um todo.

Confira outros materiais como este, além de uma variedade de imóveis para compra e locação, acessando o portal do Ei Imóvel!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Mesa decorada com jogo americano de crochê colorido Foto Circulo

Leve o Artesanato para a Mesa Posta: Inspirações para Deixar suas Refeições mais Deliciosas!

Como tirar mofo da parede com dicas simples

Como Tirar Mofo da Parede: 5 Receitas com Vinagre, Bicarbonato e Álcool

Caminho de Mesa de Crochê: Passo a Passo, +61 Ideias de Trilho de Mesa Simples

Como Limpar Microondas: Passo a Passo Simples e Fácil

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz