1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Vasos: Veja o Passo a Passo Para Customizar o Seu e Saiba Onde Usar

Vasos: Veja o Passo a Passo Para Customizar o Seu e Saiba Onde Usar

Os vasos são peças importantes na decoração de qualquer ambiente. Eles podem abrigar plantas, hortaliças ou até mesmo reinarem absolutos em um espaço. São peças fáceis de serem customizadas, pois existe uma infinidade de possibilidades para reinventá-los. Por isso, hoje temos um DIY esperto e para lá de prático para te ensinar a colorir seus vasos.

Eles foram criados na Antiguidade para servirem como um lugar que abrigava vários tipos de vegetais. Além disso, sempre exerceram não apenas o papel de peças úteis, mas também decorativas. Uma ótima forma de traz o clima da natureza para as residências e outros lugares. O conceito de jardim particular já vem de séculos atrás. Mas o tempo passou e os vasos ganharam outra cara, vários tamanhos, materiais e cores. Como falamos, o item merece se destacar seja na sua sala, varanda, quarto ou onde quiser.

Os vasos são peças importantes na decoração de qualquer ambiente
1. Os vasos são peças importantes na decoração de qualquer ambiente. Fonte: Maria Filó

Mas como será que podemos adicionar uma bossa a mais em um vaso que você já tem em casa? Siga o passo a passo e descubra:

Faça você mesmo: vasos

Confira a lista de materiais e aprenda como fazer vasos customizados
2. Confira a lista de materiais e aprenda como fazer vasos customizados. Fonte: Maria Filó

Como fazer vasos customizados: Lista de materiais

  • um vaso (usamos de barro, mas você pode usar qualquer material que tenha aderência a tinta spray)
  • fitas adesivas no formato que desejar
  • tinta em spray
Siga o passo a passo de como fazer vasos customizados
3. Siga o passo a passo de como fazer vasos customizados. Fonte: Maria Filó

Como fazer vasos customizados: Passo a passo

  1. Cole os adesivos da maneira que preferir. Caso queira uma estética mais desconstruída, espalhe de forma assimétrica. Mas você também pode usar uma fita métrica para usar a mesma distância entre as listras e os poás, por exemplo;
  2. Fixe bem cada fita, tendo certeza que aderiu bem ao vaso;
  3. Em seguida, pinte com uma camada de tinta;
  4. Espere 2h e passe uma segunda demão para deixar mais uniforme;
  5. Por último, espere secar por mais 2h e tire os adesivos.

Uma dica especial para usar seu novo vaso é combinar em dupla ou trio com outras peças de decoração. Vale ornar com cachepôs que você já tenha ou qualquer outro adorno. Organizar os vasos em uma paleta de cores harmônicas também é mais uma forma de equilibrar uma decoração forma simples e prática.

Que tal aprender a fazer um banquinho de cimento para ser suporte da sua planta? Aprenda aqui.

Gostou da dica? Aqui você também encontra outras ideias bacanas para fazer seu próprio vaso de flores. As sugestões variam desde usar uma bela cestaria até um regador vintage, passando por vasos suspensos no ar. Clique e descubra um mundo de possibilidades criativas.

Vasos na sala de estar

Não existem contraindicações sérias ao adicionar vasos decorativos à sua sala de estar. Você explorar cada canto do cômodo e estudar as possibilidades de tamanhos dos vasos, profundidade e cores. Afinal, esses pontos podem fazer toda a diferença no conjunto da obra.

Aposte no uso de vasos com tamanhos, profundidades e cores distintas
4. Aposte no uso de vasos com tamanhos, profundidades e cores distintas. Fonte: Reprodução

Os vasos podem conter plantas ou não. Por serem itens de decoração que chamam atenção por si só, não necessariamente precisam ter um verde especial. Mas claro, fique à vontade para transformar sua sala de estar em uma selva urbana e use o maior número de vasinhos que desejar. Aliás, decorar a sala com vasos de plantas transforma não só o ar do ambiente, mas também são grandes itens coringas para decorar.

Os vasos decorativos podem conter plantas ou não
5. Os vasos decorativos podem conter plantas ou não. Fonte: Reprodução

É possível usar vasos em estantes, prateleiras, no chão, em uma mesa de canto, de centro… As superfícies são as mais variadas. Portanto, estude bem os espaços que disponíveis e use seus vasos preferidos.

Vasos no quarto

O quarto é aquele lugar da casa onde queremos relaxar ao máximo, ter uma maior sensação de conforto e aconchego. Nesse ambiente, os vasos decorativos também têm uma função especial quando acompanham móveis específicos. As mesas de cabeceira são grandes amigas de vasos pequenos, por exemplo.

Os vasos podem ficar posicionados sobre a prateleira acima da cama
6. Os vasos podem ficar posicionados sobre a prateleira acima da cama. Fonte: Reprodução

A parede também é outro local onde os vasos ganham destaque especial dentro do quarto. Monte uma prateleira em cima da cabeceira da mesa e adicione um set com três vasos menores. Juntos, eles formam um conjunto interessante e que pode atualizar a decoração do espaço de uma forma simples, mas cheia de graça.

As mesas de cabeceira e cômoda são grandes amigas de vasos pequenos
7. As mesas de cabeceira e cômoda são grandes amigas de vasos pequenos. Fonte: Adrian Nexo

Vasos na cozinha

Decorar a cozinha com vasos é garantia de trazer um frescor novo ao ambiente onde as delícias da casa são preparadas. Isso porque, as peças podem ser coloridas, com desenhos e formas das mais diferentes.

Os vasos trazem um frescor diferente para a cozinha
8. Os vasos trazem um frescor diferente para a cozinha. Fonte: Magnolia Market

Se os vasos sempre estão associados às plantas, na cozinha, isso não é diferente. Uma boa forma de dar utilidade à peça, caso queira, é usar os vasos para plantar suas hortaliças preferidas. Eles são formas práticas e que não ocupam muito espaço, ou seja, você e seu espaço só têm a ganhar.

Aproveite os vasos para cultivar temperos e hortaliças
9. Aproveite os vasos para cultivar temperos e hortaliças. Fonte: Reprodução

Mas como falamos anteriormente, os vasos são objetos que decoram qualquer ambiente e atraem os olhares para si. Então, use as peças como quiser e da forma que mais combinar com sua cozinha.

Vasos na varanda

A varanda é o cômodo do lar onde você pode e deve abusar dos vários acabamentos e materiais dos vasos. Por ser uma parte da casa que pode ter móveis ou não, apostar em peças maiores podem trazer um perfume mais requintado ao local.

Se você mora em apartamento pequeno procure usar vasos de vários tamanhos para compor um jardim suspenso
10. Se você mora em apartamento pequeno procure usar vasos de vários tamanhos para compor um jardim suspenso. Fonte: Silky Decor

Se você mora em apartamento, pode usar vasos de vários tamanhos para compor um jardim suspenso, por exemplo. Mais uma vez, as plantas mostram que são amigas fiéis dos vasos de cerâmica, acrílico e outros materiais.

Forma um jardim particular na varanda com diferentes vasos
11. Forma um jardim particular na varanda com diferentes vasos. Fonte: Reprodução

Crie pequenos grupos de itens de decoração e use vasos coloridos como protagonistas. Mesas e prateleiras podem ser usadas como superfícies para mudar os ares da sua varanda.

Não falta lugar em casa para decorar com vasos, não é mesmo? Selecione as peças que você deseja customizar e veja em qual ambiente eles mais combinarão. Ative sua criatividade e divirta-se com seus novos vasos preferidos.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Flor Preta: Conheça os Tipos, Significado e +40 Ideias Lindas

Confira as tendências para decorar a casa com flores. Fonte: Casinha Arrumada

Outubro Rosa: 3 Tendências Para Decorar a Casa com Flores

Conheça diversas espécies de plantas fáceis de cuidar

+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

tipos de plantas - lavanda

+59 Tipos de Flores Para Decorar e Colorir seu Jardim e sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz