1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Persiana Romana: O Que É, Como Utilizar +45 Modelos Para Se Inspirar

Persiana Romana: O Que É, Como Utilizar +45 Modelos Para Se Inspirar

A persiana romana vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração. Isso porque, tanto a sua facilidade na processo de limpeza quanto seus diversos modelos existentes no mercado, transformaram essa peça decorativa e funcional em uma excelente alternativa para as pessoas que desejam minimizar a entrada de luz direta em um cômodo.

Pensando nisso, se você aprecia a beleza e a funcionalidade que uma persiana romana pode proporcionar ao seu ambiente, porém ainda está em dúvida sobre os diferentes tipos, estilos e tamanhos existentes no mercado, esse post foi feito especialmente para você. Confira!

Persiana romana branca encanta a decoração desse apartamento
1. Persiana romana branca encanta a decoração desse apartamento. Fonte: Pinterest

Persianas romanas: Praticidade, beleza e privacidade ao ambiente

Mas, afinal, o que vem a ser persianas romanas? A persiana romana é um tipo de modelo de cortina formada por “fragmentos” alinhados de forma horizontal que dobram e se desdobram para cima e para baixo a medida em que a persiana romana é aberta ou fechada no ambiente.

Sendo que, o grande charme desse tipo de modelo de cortina está no espaçamento presente por entre as dobras da persiana romana. Isso acontece, pois o design diferenciado das persianas romanas traz leveza e conforto ao ambiente onde é incorporada.

A persiana romana pode ser feita de diferentes materiais como, por exemplo, alumínio, PVC e madeira. No entanto, se você deseja trazer mais conforto para o ambiente a dica aqui é incluir na decoração uma persiana romana de tecido.

O tecido da persiana romana está presente nas estampas da poltrona e almofadas do ambiente
2. O tecido da persiana romana está presente nas estampas da poltrona e almofadas do ambiente. Fonte: Pinterest

Na imagem acima, é possível observar que a estampa de tecido da persiana romana se une com a estampa da poltrona e das almofadas posicionadas em cima do sofá. Logo, é viável incluir uma persiana romana personalizada para cada ambiente, proporcionando harmonia entre os demais itens decorativos presentes no local.

Persiana romana branca para o ambiente de cozinha exposta acima da bancada da pia
3. Persiana romana branca para o ambiente de cozinha exposta acima da bancada da pia. Fonte: Pinterest

Já, neste ambiente de cozinha compacta os moradores optaram por escolher uma persiana romana neutra de cor branca. Observe que o tamanho da persiana romana inserida na cozinha caiu perfeitamente no local. Logo, antes de adquirir uma persiana romana é muito importante anotar as medidas do espaço onde ela será incluída, para que a persiana romana se encaixe da melhor forma possível no ambiente.

Qual cor de persiana romana escolher?

As tonalidades mais utilizadas para persiana romana são as mais claras e neutras como, por exemplo, o branco, bege e cinza. Isso acontece, pois estas cores além de trazer leveza ao ambiente elas se harmonizam facilmente com outros estilos de decoração.

No entanto, caso você deseje incluir mais vida na decoração do seu ambiente procure incluir uma persiana colorida. Use e abuse das cores amarelo, verde, roxo, rosa, laranja, mas atente-se para que a escolha da persiana romana não deixe seu ambiente carregado.

Os modelos estampados são muito charmosos também e dão um ar mais personalizado ao ambiente, uma vez que o tecido estampado da persiana romana pode ser replicado para diferentes móveis e itens decorativos presentes no ambiente como, por exemplo, poltronas e almofadas.

Qual o tamanho ideal de uma persiana romana?

Muitas pessoas se questionam quanto ao tamanho ideal de uma persiana romana ou se ela precisa se estender até o chão ou não. Avaliando o cenário de uma forma geral, recomenda-se que a persiana romana apresente entre 10 e 20 centímetros a mais que a janela, isso tanto das suas laterais quanto da parte superior e inferior.

Como devo realizar a limpeza da persiana romana?

Uma das grandes vantagens da persiana romana se dá com a facilidade em que a persiana romana pode ser limpa. Recomenda-se que a limpeza da persiana romana seja feita, semanalmente, com um espanador de pó. Agora, passados alguns meses recomenda-se lavar a persiana romana com alguma empresa especializada no segmento.

Cortina persiana romana

Saiba que a cortina persiana romana pode ser utilizada em conjunto com os chamados tradicionais bandôs. Mas, o que vem a ser um bandô? Denomina-se como bandô o acabamento que fica na parte superior da cortina e que tem como função esconder o trilho.

De forma geral, esses bandôs podem ser feitos de gesso, madeira, alumínio ou MDF. Observe no ambiente abaixo como o bandô de gesso trouxe sofisticação para a decoração do quarto, pois sua presença escondeu o encaixe da persiana romana e os trilhos da cortina de tecido.

Persiana romana com cortina embutida na estrutura
4. Cortina persiana romana com cortina de tecido embutida na estrutura. Fonte: Pinterest

Persiana romana para quarto

A persiana romana pode ser utilizada em diferentes ambientes da casa. No entanto, um dos cômodo que mais conta com a sua presença são os quartos.

Afinal, a persiana romana para quarto além de inibir a entrada de luz direto no cômodo ela transmite conforto e aconchego aos moradores que ali estão presentes. No ambiente abaixo, por exemplo, foi incluída uma persiana romana para quarto de casal na cor branca. Perceba que a persiana romana inserida neste cômodo foi feita sob medida se estendendo por toda a dimensão da janela.

Persiana romana branca inibe a entrada direta de luz natural no quarto de casal
5. Persiana romana para quarto branca inibe a entrada direta de luz natural no quarto de casal. Fonte: Pinterest

Para o quarto infantil procure investir em persianas romanas coloridas e/ou estampadas, trazendo vida e alegria para este cômodo especial dos pequenos. No ambiente abaixo, foi escolhida uma persiana romana para quarto estampada. Veja, como as cores da persiana de harmonização com a tonalidade da parede dos móveis e do enxoval das camas presentes no local.

As persianas para quarto em tecido podem ter estampas para combinar com o ambiente
6. Persiana romana para quarto infantil em tecido estampado traz alegria para o ambiente. Fonte Pinterest

Persiana romana blackout

Agora, caso você deseje um ambiente mais intimista procure investir em uma persiana romana blackout. Isso porque, a persiana romana blackout mais do que limitar a entrada de luz no ambiente ela garante um descanso extra para aqueles que desejam um espaço mais reservado, afinal, sua principal função é eliminar por completo qualquer entrada de luz no local.

A persiana romana blackout é muito utilizada em ambientes de sala de estar, quartos e home office. No ambiente abaixo, por exemplo, foi inserida na decoração da sala de estar um modelo de persiana romana blackout nas duas janelas do ambiente transformando a sala de estar em uma verdadeira sessão de cinema.

Persiana romana cinza blecaute para a decoração do ambiente
7. Persiana romana cinza blecaute para a decoração do ambiente. Fonte: Pinterest

Já, neste ambiente de quarto de casal os moradores optaram por incluir modelos de persiana romana blackout nas janelas posicionadas próxima a cama, eliminando por completo a entrada de luz natural, consequentemente garantindo um descanso extra ao casal.

Persiana romana com blackout inibe a entrada de luz no cômodo
8. Persiana romana com blackout inibe a entrada de luz no cômodo. Fonte: Pinterest

Assista o vídeo com dicas de como escolher persiana romana

Veja +37 modelos de persiana romana

A tonalidade da persiana romana se harmoniza com o papel de parede do ambiente
9. A tonalidade da persiana romana se harmoniza com o papel de parede do ambiente. Fonte: Pinterest
Ambiente planejado com a presença de persiana romana e cortina
10. Ambiente planejado com a presença de persiana romana e cortina. Fonte: Pinterest
As cortinas persianas para quarto são românticas e delicadas
11. As cortinas persianas para quarto são românticas e delicadas. Fonte: Decoração e Projetos
As cortinas persianas romanas para quarto de casal podem ser instaladas atrás da cabeceira da cama
12. As cortinas persianas para quarto de casal podem ser instaladas atrás da cabeceira da cama. Fonte: By Arq & Design
As persianas para quarto com blecaute foram instaladas atrás da cortina para garantir o bloqueio da luz externa
13. As persianas para quarto com blecaute foram instaladas atrás da cortina para garantir o bloqueio da luz externa. Fonte: Pinterest
As persianas para quarto controlam a luminosidade do ambiente
14. As persianas para quarto controlam a luminosidade do ambiente. Fonte: Art’Lar
As persianas para quarto de casal em estilo romano acompanham os mesmos tons pasteis da decoração
15. As persianas para quarto de casal em estilo romano acompanham os mesmos tons pasteis da decoração. Fonte: Anna Maya & Anderson Schussler Arquitetura
As persianas para quarto podem ser embutidas ou instaladas em sancas de gesso ou madeira
16. As persianas para quarto podem ser embutidas ou instaladas em sancas de gesso ou madeira. Fonte: Decorando Casas
As persianas para quarto romana foram embutidas no forro de gesso em dormitório pequeno
17. As persianas para quarto romana foram embutidas no forro de gesso em dormitório pequeno. Fonte: Pinterest
As persianas romanas para quarto com blecaute bloqueiam totalmente a luz externa
18. As persianas para quarto com blecaute bloqueiam totalmente a luz externa. Fonte: Yazzic
As persianas romanas para quarto de bebê trazem conforto ao ambiente
19. As persianas romanas para quarto de bebê trazem conforto ao ambiente. Fonte: Fabiana Aloia
As persianas romanas para quarto pode acompanhar os frisos do armário de roupas
20. As persianas para quarto pode acompanhar os frisos do armário de roupas. Fonte: Idea Brasil
Cortina persiana romana cinza complementa a decoração do quarto
21. Cortina persiana romana cinza complementa a decoração do quarto. Fonte: Pinterest
Decoração encantadora com essa persiana romana em tom de bege
22. Decoração encantadora com essa persiana romana em tom de bege. Fonte: Pinterest
Inclua na decoração da casa com pé direito alto persianas romanas
23. Inclua na decoração da casa com pé direito alto persianas romanas. Fonte: Pinterest
No dormitório moderno, as persianas para quarto romana podem ser instaladas próximas às bancadas com cavaletes
24. No dormitório moderno, as persianas para quarto romana podem ser instaladas próximas às bancadas com cavaletes. Fonte: Blackout Leroy Merlin
O tecido das persianas para quarto em estilo romano foram utilizadas nas almofadas sobre a cama
25. O tecido das persianas para quarto em estilo romano foram utilizadas nas almofadas sobre a cama. Fonte: Pinterest
Os tipos de persianas para quarto mais utilizados sob cortinas de tecidos tradicionais são as romanas
26. Os tipos de persianas para quarto mais utilizados sob cortinas de tecidos tradicionais são as romanas. Fonte: Patrícia Tavares
Persiana romana amarelo complementa a decoração da sala de estar
27. Persiana romana amarelo complementa a decoração da sala de estar. Fonte: Pinterest
Persiana romana branca para ambiente de cozinha
28. Persiana romana branca para ambiente de cozinha. Fonte: Pinterest
Persiana romana branca para sala de estar
29. Persiana romana branca para sala de estar. Fonte: Pinterest
Persiana romana branca retém a entrada de luz solar direta
30. Persiana romana branca retém a entrada de luz solar direta. Fonte: Pinterest
Persiana romana branca para quarto de menino
31. Persiana romana branca para quarto de menino. Fonte: Ane Valéria Valle
Persiana romana branca se encaixa perfeitamente neste cômodo
32. Persiana romana branca se encaixa perfeitamente neste cômodo. Fonte: Pinterest
Persiana romana branca se harmoniza com a decoração do quarto
33. Persiana romana branca se harmoniza com a decoração do quarto. Fonte: Cortinas Porto Alegre
Persiana romana com blackout para quarto de bebê
34. Persiana com blackout para quarto de bebê. Fonte: Pinterest
Persiana romana com blackout traz conforto e privacidade ao ambiente
35. Persiana com blackout traz conforto e privacidade ao ambiente. Fonte: Pinterest
Persiana romana com cor neutra compõem a decoração da sala de estar
36. Persiana com cor neutra compõem a decoração da sala de estar. Fonte: Pinterest
Persiana romana com cores neutras e cortina embutida para sala de estar
37. Persiana com cores neutras e cortina embutida para sala de estar. Fonte: Pinterest
Persiana romana com tamanho variados atende todos os tamanhos de janelas
38. Persiana com tamanho variados atende todos os tamanhos de janelas. Fonte: Pinterest
Persiana romana em tons de rosa compõe a decoração da cozinha
39. Persiana em tons de rosa compõe a decoração da cozinha. Fonte: Pinterest
Persiana romana com blackout na cor vermelha
40. Persiana com blackout na cor vermelha. Fonte: Pinterest
Persiana romana estampada complementa a decoração do quarto compartilhado
41. Persiana estampada complementa a decoração do quarto compartilhado. Fonte: Pinterest
Persiana romana estampada em tons de verde complementa a decoração da cozinha
42. Persiana do tipo romana estampada em tons de verde complementa a decoração da cozinha. Fonte: Pinterest
Persiana romana na cor azul encanta a decoração do quarto
43. Persiana do tipo romana na cor azul encanta a decoração do quarto. Fonte: Pinterest
Persianas romanas para a decoração da sala de estar
44. Persianas romanas para a decoração da sala de estar. Fonte: Mais que Pisos
Se surpreenda com a beleza da persiana romana no ambiente
45. Se surpreenda com a beleza da persiana no ambiente. Fonte: Pinterest

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é redatora do Viva Decora. Formada em Engenharia Ambiental, pós-graduada em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e com conhecimentos e experiências na área de Marketing Digital, mais especificamente em Inbound Marketing, SEO e produção de conteúdo para web.

Confira também:

Dicas para Otimizar Espaço Com A Penteadeira Suspensa

Veja Como Escolher o Melhor Modelo de Penteadeira com Sapateira

Saiba O Que É a Penteadeira Camarim e Como Escolher 

A sapateira vertical acomoda vários calçados e ocupa pouco espaço no ambiente

Por Que Você Deve Investir no Modelo de Sapateira Vertical?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz