1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Tons de Amarelo: Saiba Como Usar +93 Inspirações com a Cor

Tons de Amarelo: Saiba Como Usar +93 Inspirações com a Cor

Usar tons de amarelos na decoração tem muitas vantagens, pois eles ajudam a deixar o ambiente mais alegre, bem iluminado e descontraído, porém, como tons de amarelo podem ser bem chamativos, muita gente encontra dificuldade de como usá-los.

E por conta disso, nós da Viva Decora resolvemos fazer esse post com diversas dicas e lindas fotos de ambientes decorados em tons de amarelo para provar para você que é sim possível decorar com tons de amarelo e deixar sua casa mais bonita e cheia de personalidade. Confira!

casa decorada com porta amarela Foto Casa de Valentina
1. Saiba como usar tons de amarelo para valorizar o seu ambiente decorado – Foto: Casa de Valentina

Significado da cor amarela

Caso você não saiba, todas as cores carregam algum significado e claro que com a cor amarela não seria diferente. O principal significado da cor amarela é alegria, otimismo e riqueza. 

Muito usada para despertar a criatividade, a cor amarela é empregada na decoração para ajudar a deixar os ambientes mais alegres, divertidos e até mesmo para levar mais iluminação ao espaço, além disso, tons de amarelo também são muito usados em ambientes como cozinha e sala de jantar pois ajudam a abrir o apetite.

tons de amarelo claro para quarto decorado com criado mudo antigo Foto Houzz
2. Tons de amarelo representam criatividade, riqueza e alegria – Foto: Houzz

Conheça os principais tons de amarelo

Existem vários tons de amarelo, o que garante poder usá-los de diferentes formas no ambiente criando até uma decoração tom sobre tom se for o caso. Por isso, separamos abaixo os tons de amarelo para que você possa conhecer.

  • Açafrão

    Como o próprio nome já diz, o amarelo açafrão tem a mesma tonalidade do famoso tempero, ou seja, possui uma tonalidade bem viva e vibrante.

  • Dourado

Representando ouro, riqueza e luxo, o tom dourado é perfeito para colocar um toque bem sofisticado nos ambientes, principalmente quando combinado com cores neutras.

  • Âmbar

A cor âmbar possui um fundo laranja e também é uma das principais cores para decorar ambientes como sala de jantar e cozinha, além disso, ele ajuda a passar maior sensação de aquecimento no ambiente. 

  • Amarelo seletivo

A cor amarelo seletivo é mais suave e por conta disso, é muito usada para levar uma iluminação mais agradável aos ambientes.

  • Cor amarelo canário

A cor amarelo canário, como você pode imaginar, tem a tonalidade do pássaro de mesmo nome. A cor amarelo canário é bem quente e ótima para iluminar o ambiente.

escada amarela Foto HI Architects
3. É possível encontrar vários tons de amarelo para personalizar a decoração do seu ambiente – Foto: HI Architects

Cores que combinam com amarelo

É bem comum encontrar quem tenha dificuldade com cores que combinam com amarelo, afinal, essa cor é cheia de personalidade, vibrante e chama atenção por si só. Mas saiba que é sim possível encontrar várias cores que combinam com amarelo e personalizar a sua decoração.

Por isso, veja a nossa lista abaixo de cores que combinam com amarelo e escolha a melhor combinação para o seu estilo de decoração.

Rosa

Se você quer uma decoração alegre e bem divertida invista na combinação de tons de amarelo com rosa. Conforme a tonalidade das cores você consegue um ambiente mais clean e romântico ou mesmo super moderno e alegre, por isso, analise seu estilo de ambiente e acerte na combinação.

Azul

Tons de amarelo claro combinado com azul é perfeito para decorar ambientes infantis, pois deixam o espaço com um toque bem criativo e alegre.

Cinza

O cinza combinado com tons de amarelo é perfeito para quem quer suavizar a potência do amarelo, e essa combinação é muito feita em ambientes modernos e com estilo industrial.

Preto

Para uma decoração luxuosa e bem moderna nada melhor que combinar tons de amarelo com o dourado, por exemplo, com a cor preta. Além disso, para um ambiente onde tenha o preto na decoração, tons de amarelo são perfeitos para colocar um toque descontraído no espaço e também ajudar na iluminação.

Verde

A combinação de tons de amarelo com verde é ótima para uma decoração com um estilo mais leve. Nesse caso, você pode optar por usar o verde em plantas garantindo um toque de natureza no ambiente amarelo.

Vermelho

A combinação de tons de amarelo e vermelho pode ser um pouco ousada, mas sabendo usar, pode ter certeza que o ambiente ficará incrível. Como ambas cores são bem fortes e cheias de personalidade, a dica é deixá-las em detalhes decorativos do ambiente e escolher uma cor neutra como branco, cinza claro ou bege para ser a base da decoração. 

tons de amarelo e azul para decoração de quarto de casal Foto Amy Wilson
4. Não tenha medo de ousar na combinação de cores com tons de amarelo – Foto: Amy Wilson

Como usar tons de amarelo na decoração

Como você pode ver as paletas de cores amarelo oferecem várias possibilidades de tons diferentes que podem personalizar seu ambiente e deixá-lo mais alegre, moderno e até mesmo luxuoso.

Por via de regra, tons de amarelo podem ser usados em praticamente todos os ambientes da casa, mas é muito importante ficar atento nas paletas de cores amarelo, pois isso pode influenciar no estilo do ambiente, ou seja, se você quer algo mais delicado e clean, a dica é escolher tons de amarelo claro, já se você quer uma decoração mais moderna e impactante, os tons de amarelo mais fortes são opções interessantes.

Mas para te ajudar na missão de como escolher as paletas de cores amarelo certa para cada ambiente e estilo nós separamos algumas dicas abaixo.

sofá e parede amarela para decoração de sala Foto EstiloyDeco
5. Decoração com tons de amarelo e verde para sala de estar – Foto: EstiloyDeco

Tons de amarelo para banheiro

O banheiro costuma ser um dos ambientes mais pequenos da casa, por causa disso, pensar em um projeto de decoração que ajude a passar maior sensação de amplitude a esse cômodo é essencial.

Tons de amarelo para parede são bem comuns na decoração do banheiro, afinal, é possível encontrar diversos tipos de revestimentos de parede nessas tonalidades. A dica aqui é optar por tons de amarelo claro caso o banheiro seja muito pequeno, ou se quiser investir em tons de amarelo para parede que seja mais fortes ou escuros, é importante manter o resto do ambiente com uma paleta de cores bem claras como branco e bege. 

Uma boa inspiração para tons de amarelo para parede interna está na foto do banheiro abaixo, onde todo o  ambiente recebeu uma decoração bem neutra e clean, mas a cor amarela ajuda na iluminação e também a colocar um ponto de cor no ambiente todo neutro.

decoração clean com tons de amarelo para parede de banheiro cinza e branco Foto Houzz
6. Decoração neutra para banheiro com parede amarela – Foto: Houzz

Tons de amarelo para sala de estar

Sendo a sala de estar um dos ambientes mais sociáveis da casa, tons de amarelo podem deixar esse ambiente mais alegre, acolhedor e divertido para receber suas visitas ou mesmo passar algumas horas relaxando no sofá. 

Caso você queira destacar uma parede da sua sala de estar, nossa dica é utilizar tons de amarelo para parede interna e manter todas as outras paredes do ambiente com uma pintura mais neutra, mas caso você queira, tons de amarelo também podem ser usados em móveis como sofá, poltronas, mesa de centro, rack, estante entre outros, ou se preferir, você pode usar os tons de amarelo apenas nos detalhes do ambiente como tapete, almofadas e objetos decorativos. 

Na sala de estar da foto abaixo, por exemplo, você pode ver que todo o ambiente é decorado em preto e branco, mas o sofá na cor amarela ganha destaque no ambiente, além de levar mais vida e cor à decoração.

decoração moderna para sala preta e branca com sofá amarelo Foto Pinterest
7. Decoração moderna para sala de estar preta e branca com sofá amarelo – Foto: Pinterest

Tons de amarelo para sala de jantar

Como já falamos nesse post, tons de amarelo são muito usados na sala de jantar, pois essa cor ajuda a abrir o apetite. Caso você queira uma sala de jantar mais bem iluminada e personalizada, nossa dica é investir em tons de amarelo para parede interna, lembrando novamente de dar destaque apenas a uma parede nessa tonalidade para não sobrecarregar a decoração.

Mas caso você prefira manter os tons de amarelo na sua sala de jantar de maneira mais discreta, nossa dica é investir em objetos de decoração nessa tonalidade, ou mesmo em móveis na cor amarela que pode estar presente através de uma cadeira, aparador ou mesmo em um carrinho bar.

A sala de jantar da foto abaixo, por exemplo, é toda decorada na cor branca, mas para trazer mais personalidade ao ambiente e “quebrar” um pouco a neutralidade do branco, foi escolhido cadeiras para mesa de jantar na cor amarela e com design super moderno.

decoração moderna para sala de jantar toda branca com cadeiras amarelas Foto Pinterest
8. Decoração para sala de jantar toda branca com cadeiras amarelas com design moderno – Foto: Pinterest

Tons de amarelo para cozinha

Assim como a sala de jantar a cozinha também merece receber cores que ajudam na criatividade e também a abrir o apetite, por causa disso a cor amarela é muito usada para decorar esse ambiente.

Na decoração de cozinha em tons de amarelo há várias possibilidades, você pode optar por armário de cozinha planejado nessa cor, ou se preferir pode usar revestimentos tanto para paredes quanto para os pisos em tons de amarelo, se quiser algo discreto pode optar por usar tons de amarelo em detalhes como pendentes e quadros, a regra aqui é que não existem regras, você colocará os tons de amarelo na decoração da cozinha planejada conforme o estilo do seu ambiente e expectativas que você tem para esse cômodo.

Nossa inspiração de cozinha decorada em tons de amarelo na foto abaixo você pode observar que a tonalidade está bem presente no ambiente, e por conta disso o resto da cozinha foi feita em tons de cinza para neutralizar o espaço e deixá-lo mais moderno e agradável.

cozinha planejada em tons de amarelo e cinza Foto Pinterest
9. Decoração para cozinha cinza planejada com armários amarelos – Foto: Pinterest

Tons de amarelo para quarto

Seja no quarto de casal, solteiro ou infantil, tons de amarelo são excelentes para esse cômodo, pois deixam o ambiente bem acolhedor e mais alegre, e o legal é que a cor amarela pode ser usada tanto nas paredes, como nos móveis, objetos de decoração e até mesmo na roupa de cama. 

Para o quarto de bebê e infantil o mais interessante é optar por tons de amarelo claro caso a cor for ser bem usada no ambiente, já se for em apenas alguns detalhes, tons de amarelo mais fortes e vibrantes também são bem vindos. Já no quarto de adulto os tons de amarelo devem ser escolhidos conforme o estilo de decoração, se for algo bem moderno tons de amarelo vibrantes e fortes são mais interessantes, já para uma decoração clean e neutra prefira tons de amarelo claro. 

Na foto abaixo, você pode observar que o quarto tem um estilo bem jovem e com decoração industrial, e por conta disso a cor amarela foi combinada com o cinza, deixando o ambiente ainda mais moderno e descontraído. 

quarto cinza moderno decorado com tons de amarelo Foto Planète Déco
10. Decoração descontraída com estilo industrial para quarto cinza com tons de amarelo – Foto: Planète Déco

Tons de amarelo para área externa

Comumente os tons de amarelo para parede externa são escolhido em tonalidades mais suaves, pois garante que não chamem tanta atenção, mas claro, isso fica a critério da personalidade dos dono da casa e do estilo de decoração que mais tem a ver com eles. 

Os tons de amarelo para parede externa podem ser combinado com uma cartela de cores mais neutras e também com vasos de plantas levando um toque de natureza ao espaço. 

Na foto abaixo, você pode observar que não foi usado tons de amarelo para parede externa, pois a cor foi usada nos móveis e itens decorativos, perfeito para criar um clima descontraído na varanda decorada.

tons de amarelo para área externa decorada Foto Pinterest
11. Área externa decorada com tons de amarelo – Foto: Pinterest

Veja nossa galeria com mais inspirações de decoração em tons de amarelo

armário amarelo para banheiro todo branco Foto Degradê Decoração
12. Tons de amarelo claro são ótimas opções para ambientes pequenos – Foto: Degradê Decoração
banheiro decorado com revestimento amarelo Foto Yandex
13. Banheiro decorado com revestimento amarelo – Foto: Yandex
banheiro planejado decorado com revestimento amarelo e branco Foto PKB Arquitetura
14. Banheiro planejado decorado com revestimento amarelo e branco – Foto: PKB Arquitetura
cadeiras amarelas para decoração de cozinha clean Foto Arquitetura de Coração
15. Decoração para cozinha branca com bancada de madeira e cadeiras em tons de amarelo – Foto: Arquitetura de Coração
casa cinza decorada com detalhes em amarelo Foto Pinterest
16. Os detalhes em tons de amarelo colocam um toque de descontração no ambiente todo cinza – Foto: Pinterest
casa decorada com detalhes em tons de amarelo Foto Pinterest
17. Decoração para casa com detalhes em tons de amarelo – Foto: Pinterest
cozinha cinza moderna decorada com banquetas amarelas Foto Apartment Therapy
18. Cozinha cinza e branca decorada com banquetas em tons de amarelo claro – Foto: Apartment Therapy
cozinha decorada com mesa redonda amarela e cadeiras azuis Foto Karen Pedrosa
19. A mesa redonda amarela ganha destaque na cozinha planejada com detalhes em azul – Foto: Karen Pedrosa
cozinha grande decorada em tons de amarelo e preto Foto Andrea Petini
20. Cozinha grande decorada com tons de amarelo e preto – Foto: Andrea Petini
cozinha planejada pequena decorada com pendentes amarelos Foto LR Arquitetura
21. Cozinha planejada pequena decorada com pendentes amarelos – Foto: LR Arquitetura
decoração cozinha amarela e branca Foto Andrea Reis Arquitetura
22. Decoração para cozinha planejada simples branca e amarela – Foto: Andrea Reis Arquitetura
decoração cozinha amarela e cinza Foto Studio RO+CA
23. Invista em tons de amarelo para criar um ponto de cor em ambientes neutros – Foto: Studio RO+CA
decoração em tons de amarelo para cozinha cinza com revestimento 3d Foto Só Decor
24. Decoração em tons de amarelo e cinza para cozinha moderna com revestimento 3D – Foto: Só Decor
decoração minimalista com tons de amarelo Foto Archilovers
25. Decoração minimalista com tons de amarelo para parede – Foto: Archilovers
decoração minimalista para banheiro branco e amarelo Foto Webcomunica
26. Decoração minimalista para banheiro decorado com tons de amarelo e branco – Foto: Webcomunica
decoração moderna com cozinha azul e sala cinza com sofá amarelo Foto Ubá Arquitetura
27. Decoração moderna para ambientes integrados com cozinha azul e sala neutra com sofá amarelo – Foto: Ubá Arquitetura
decoração moderna para cozinha planejada cinza com tons de amarelo Foto SP Estudio Arquitetura
28. Tons de amarelo para decoração de cozinha cinza planejada moderna – Foto: SP Estudio Arquitetura
decoração moderna para quarto planejado em branco e tons de amarelo Foto Pinterest
29. Decoração moderna para quarto planejado todo branco com tons de amarelo criando um ponto de cor – Foto: Pinterest
decoração moderna para quarto preto com tons de amarelo Foto Cristiano Araújo
30. Decoração moderna para quarto preto com detalhes em tons de amarelo – Foto: Cristiano Araújo
decoração para cozinha planejada preta com bancada amarela Foto SP Estudio Arquitetura
31. Bancada em tons de amarelo para cozinha preta planejada – Foto: SP Estudio Arquitetura
decoração para sala moderna com parede de tijolinho e nichos amarelos Foto Fernanda Dabbur Arquitetura e Interiores
32. Decoração para sala moderna com parede de tijolinho e estante de nichos na cor amarela – Foto: Fernanda Dabbur Arquitetura e Interiores
decoração sala de jantar pequena e moderna com cadeiras amarelas Foto Manuela Senna Arquitetura
33. Decoração para sala de jantar pequena cinza com cadeiras amarelas e pendentes dourados – Foto: Manuela Senna Arquitetura
decoração simples com parede amarela e nicho azul Foto Pinterest
34. Decoração simples com tons de amarelo para parede com nicho azul – Foto: Pinterest
decoração simples para quarto com cabeceira amarela Foto Meet the Fosters
35. Detalhe em tons de amarelo para quarto de casal simples – Foto: Meet the Fosters
decoração simples para sala com sofá amarelo e cadeira eames de balanço Foto Pinterest
36. Decoração simples para sala com sofá amarelo e cadeira eames de balanço – Foto: Pinterest
escritório decorado com detalhes em tons de amarelo Foto Luiz Humberto de Albuquerque
37. Escritório decorado com detalhe em tons de amarelo – Foto: Luiz Humberto de Albuquerque
fachada de tijolinho a vista decorada com janelas amarelas Foto HomeNotes
38. Fachada de tijolinho à vista decorada com janelas amarelas – Foto: HomeNotes
lavado decorado com espelho amarelo Foto Amis Arquitetura
39. Lavado decorado com espelho amarelo e revestimento diferente – Foto: Amis Arquitetura
manta amarela para sofá Foto Home Decor Ideas
40. Sofá cinza decorado com manta amarela – Foto: Home Decor Ideas
papel de parede amarelo com flores Foto Yandex
41. Hall decorado com papel de parede floral com fundo amarelo e espelho com moldura antiga – Foto: Yandex
papel de parede em tons de amarelo e cinza Foto Apartment Therapy
42. Papel de parede em tons de amarelo e cinza para decoração minimalista – Foto: Apartment Therapy
parede amarela decorada com estante branca de nichos Foto Simone Collet
43. Tons de amarelo para parede decorada com estante branca vazada – Foto: Simone Collet
parede amarela para decoração de sala com sofá cinza moderno Foto Archzine
44. Tons de amarelo para parede de sala com sofá cinza modulado – Foto: Archzine
poltrona amarela Foto Amy Wilson
45. Quarto decorado com poltrona amarela – Foto: Amy Wilson
quarto de bebê decorado com parede amarela e cinza Foto Houzz
46. Quarto de babê decorado com tons de amarelo para parede – Foto: Houzz
quarto de casal decorado em tons de amarelo claro Foto Pinterest
47. Quarto de casal decorado em tons de amarelo claro – Foto: Pinterest
quarto simples decorado com tons de amarelo Foto A Beautifull Mess
48. Decoração simples para quarto em tons de amarelo – Foto: A Beautifull Mess
revestimento amarelo para decoração de cozinha planejada toda branca Foto Homedit
49. Revestimento amarelo para decoração de cozinha planejada toda branca – Foto: Homedit
revestimento amarelo para decoração de cozinha planejada toda branca Foto Yandex
50. Revestimento amarelo para decoração de cozinha moderna toda branca – Foto: Yandex
sala branca decorada com detalhes em tons de amarelo Foto Babi Teixeira
51. Sala branca decorada com detalhes em tons de amarelo – Foto: Babi Teixeira
sala cinza decorada em tons de amarelo e azul Foto Laura Gray Interiors
52. Sala cinza decorada com combinação de tons de amarelo e azul – Foto: Laura Gray Interiors
sala com lareira decorada com poltrona amarela Foto Maam and Sir Design
53. Sala com lareira decorada com poltrona amarela – Foto: Maam and Sir Design
sala de estar decorada com parede pintada em tons de amarelo claro Foto Apartment Therapy
54. Sala de estar decorada com tons de amarelo para parede e sofá bege com várias almofadas – Foto: Apartment Therapy
sala de estar moderna toda cinza decorada com detalhes em tons de amarelo e sofá branco Foto Maurício Karam Arquitetura
55. Sala de estar moderna toda cinza decorada com detalhes em tons de amarelo e sofá branco – Foto: Maurício Karam Arquitetura
sala de jantar simples decorada com parede amarela Foto Pinterest
56. Sala de jantar simples decorada com parede amarela – Foto: Pinterest
sala decorada com rack amarelo Foto Bui Decoração Reuso
57. Sala com parede de cimento queimado decorada com rack amarela – Foto: Bui Decoração Reuso