1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. 60 Modelos de Piso de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar

60 Modelos de Piso de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar

Que tal deixar a sua casa mais charmosa e aconchegante? O piso de madeira é, sem dúvidas, uma das melhores opções de revestimento para ter essas características na sua decoração. Além de ser um tipo de piso considerado quente, ou seja, que não varia muito de temperatura, ele também é belíssimo e super elegante.

Ambiente sofisticado integrado com piso de madeira e revestimento de madeira no teto Projeto de Carla Felippi

1. Você pode combinar o seu piso de madeira com um revestimento do mesmo material no teto ou nas paredes, por exemplo. Projeto de Carla Felippi

Não é à toa que o piso de madeira é um dos revestimentos mais utilizados em ambientes internos de casa e até mesmo de estabelecimentos comerciais. Ele combina com quase todos os tipos de decoração, oferece várias vantagens e pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos diferentes.

Conheça mais sobre o piso de madeira e confira os exemplos que selecionamos para inspirar o seu projeto!

Casa em estilo rústico com piso de madeira na varanda Projeto de Graça Brenner

2. O piso de madeira combina bastante com o estilo rústico, mas também com outros tipos de decoração. Projeto de Graça Brenner

Características e vantagens do piso de madeira

O piso de madeira é marcado por diversas características, dentre elas uma das mais interessantes é a sua resistência, que é considerada alta, principalmente se receber um tratamento adequado. É claro, porém, que essa resistência vai variar de acordo com o tipo de piso de madeira que você escolher.

Mais para frente vamos diferenciar alguns dos principais modelos de piso de madeira para te ajudar a selecionar o que mais tiver a ver com o seu projeto!

Piso de madeira com banco com base de metal Projeto de Renata Basques

3. É importante saber sobre a resistência do seu piso de madeira para saber se ele vai arranhar com os pés das suas cadeiras. Projeto de Renata Basques

O piso de madeira é um tipo de piso que não tem muita reflexibilidade. Ou seja, dependendo do tratamento feito na madeira, ele pode ser mais “brilhoso” e refletir mais ou menos a luz e o ambiente que o cerca.

E, como já dissemos, o piso de madeira é também considerado um tipo de piso quente. Essa característica dele o torna uma ótima opção para ser usado em salas de TV e de estar e nos quartos, por exemplo.

Quarto com piso de madeira Projeto de Estúdio BRSet

4. Em um quarto mais simples, o piso de madeira dá um charme extra à decoração. Projeto de Estúdio BRSet

O piso de madeira tem todo um charme natural que tem o poder de transformar os ambiente onde é usado. E, ao contrário do que muitos pensam, ele não é exclusividade para os projetos com estilo rústico. O piso de madeira é mais do que bem-vindo em cômodos modernos, clássicos ou qualquer outro tipo de decoração!

Quais são os tipos de piso de madeira?

Uma dúvida muito comum é qual o valor do metro quadrado do piso de madeira. O custo de um piso de madeira varia muito de acordo com o tipo de madeira e tratamento recebido. Por isso é importante saber quais são os tipos de piso de madeira primeiro.

Sala integrada com piso de madeira Projeto de Carla Cuono

5. Para ter uma sala linda como essa, conheça os tipos de piso de madeira. Projeto de Carla Cuono

Pisos que imitam madeira

Primeiro vamos falar sobre os tipos de piso que imitam madeira. Existem vários modelos de piso que imitam a textura do piso de madeira, como alguns pisos vinílicos e porcelanatos.

Os pisos que imitam madeira reproduzem visualmente esse material, mas, claro, existem várias diferenças entre eles e o piso de madeira de verdade. O vinílico, por exemplo, é de fácil instalação e pode ser usado tranquilamente em áreas molhadas.

Quarto com piso de madeira e decoração mais clássica Projeto de Idalia Daudt

6. Os pisos que imitam madeira também são charmosos. Projeto de Idalia Daudt

Os porcelanatos que imitam madeira são duráveis, mas não são pisos quentes. Existem cerâmicas que simulam o piso de madeira também e elas também são consideradas exemplos de pisos frios, mas, assim como os porcelanatos, são bem resistentes.

Piso laminado

Há quem considere o piso laminado apenas um piso que imita a madeira, mas, como ele tem madeira na composição, podemos dizer que ele é, sim, um tipo de piso de madeira.

Os pisos laminados de madeira são perfeitos para quem gosta desse estilo de pisos mas não dispõe de um orçamento alto. Eles possuem as vantagens de serem antialérgicos, oferecerem bom isolamento acústico e conforto térmico.

Sala de estar com piso de madeira laminado Projeto de Audrey Migliani

7. Sala de estar com piso de madeira laminado. Projeto de Audrey Migliani

Porém, assim como o piso de madeira, o piso laminado não deve ser usado nas áreas molhadas da casa, pois o contato com a água pode danificá-lo.

Piso de taco de madeira

Um dos pisos de madeira que voltou com tudo nos últimos tempos foi o piso de tacos de madeira. Esse tipo de piso de madeira era bastante comum em apartamentos antigos e, com a ascensão do vintage, tem sido inserido também em construções novas.

Sala de estar com piso de madeira e decoração moderna

8. O piso de taco de madeira também pode ser usado em decorações modernas

Para instalar os tacos, ou seja, as peças que formam esse piso de madeira, é necessário contratar um profissional especializado e o contrapiso deve ser totalmente nivelado.

O piso de taco possui a vantagem de poder ser lixado e envernizado várias vezes, trazendo o aspecto de novo ao piso mesmo depois de anos de uso. Esse tipo de piso de madeira pode ser de madeira de Ipê, Pau Marfim, Jatobá, Cumaru, Perobinha ou Eucalipto.

Sala de estar ampla com piso de madeira de taco Projeto de Quitete Faria

9. Sala de estar ampla com piso de madeira de taco. Projeto de Quitete Faria

Piso de parquet de madeira

É comum confundir o piso de parquet com o piso de taco, pois ambos esses tipos de piso de madeira são formados por peças menores que podem ser usadas para formar desenhos ou padrões no chão quando instalados.

O piso de parquet é aquele cujas peças formam desenhos geométricos. O efeito fica muito bonito, mas também dá trabalho para ser feito e pode demorar bastante tempo.

Living moderno com piso de madeira parquet e parede de cimento queimado Projeto de Nathalia Bilibio Schwinn

10. É trabalhoso instalar o piso de parquet, mas o visual fica sempre incrível. Projeto de Nathalia Bilibio Schwinn

Assoalho de madeira

O assoalho de madeira é, possivelmente, o tipo de piso de madeira mais caro. É aquele feito da madeira “pura”, que foi apenas tratada para se tornar piso.

Esse tipo de piso de madeira costuma ser mais espesso e durável, mas, infelizmente, risca mais facilmente e não oferece um isolamento acústico tão bom.

Quarto de casal com piso de madeira assoalho e parede revestida com o mesmo material Projeto de Décio Navarro

11. Quarto de casal com piso de assoalho de madeira assoalho e parede revestida com o mesmo material. Projeto de Décio Navarro

Deck de madeira

Outro tipo de piso de madeira bastante utilizado em áreas externas são os decks de madeira. O deck de madeira pode ser um pouco mais caro em comparação com outros materiais usados nesses tipos de ambientes, mas ele oferece também suas vantagens.

Um dos pontos mais positivos do deck de madeira é ter uma vida útil de mais de dez anos. Para garantir isso, basta fazer manutenção nesse seu piso de madeira duas vezes por ano para renovar o verniz.

Piso de madeira no jardim com deck Projeto de Madeira Madeira

12. O piso de madeira também pode ser usado em áreas externas, porém exige cuidados para ser durável. Projeto de Madeira Madeira

Outra vantagem do deck de madeira é ser um piso que não varia muito de temperatura, algo importante caso ele fique exposto ao sol durante o dia. E, com um tratamento adequado, ele é também antiderrapante, o que é essencial caso a ideia seja usá-lo ao redor da piscina.

O que é bom para limpar piso de madeira?

Apesar de existirem vários tipos de piso de madeira, alguns cuidados são comuns a todos eles. Então, se você quer saber o que é bom para limpar piso de madeira, siga essas nossas dicas:

  • Varra o seu piso de madeira apenas com vassouras de cerdas macias;
  • Caso tenha um aspirador de pó, prefira ele à vassoura;
  • Não jogue água diretamente sobre o seu piso de madeira;
  • Alvejante e álcool também devem ser evitados;
  • Panos umedecidos com água e um produto sem amônia na composição é o mais seguro para qualquer tipo de piso de madeira;
  • O piso de madeira de taco ou parquet pode ser limpado com um pano úmido com água e sabão neutro;
  • O piso laminado requer ainda mais atenção, pois a umidade pode fazer as peças incharem e nele nunca deve ser usado cera, já que isso pode deixá-lo manchado e escorregadio.
Piso de madeira no quarto de casal decorado com tons claros Projeto de Teresinha Nigri

13. Seu piso de madeira pode ficar bem brilhoso como esse. Projeto de Teresinha Nigri

Dicas profissionais para escolher o seu piso de madeira

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de piso de madeira, conheça mais algumas dicas profissionais para escolher o que vai usar no seu projeto!

Galeria com mais inspirações de ambientes com piso de madeira

Para inspirar ainda mais o seu projeto, preparamos uma galeria com diversos ambientes e estilos de decoração usando o piso de madeira.

Piso de madeira no quarto de menina com espelho nas paredes Projeto de Aquiles Nícolas Kilaris

14. Piso de madeira no quarto de menina sofisticado com espelho nas paredes. Projeto de Aquiles Nícolas Kilaris

Quarto com piso de madeira e decoração predominantemente branca Projeto de Patricia Kolanian

15. Quarto com piso de madeira e decoração predominantemente branca. Projeto de Patricia Kolanian

Corredor com piso de madeira Projeto de Pascali Semerdjian

16. Corredor amplo com piso de madeira. Projeto de Pascali Semerdjian

Sala com piso de madeira com rack espelhado Projeto de Sueli Porwjan

17. Sala com piso de madeira e rack espelhado. Projeto de Sueli Porwjan

Sala de estar com piso de madeira e cantinho com adega Projeto de BL Arquitetura

18. Sala de estar com piso de madeira e cantinho com adega. Projeto de BL Arquitetura

Corredor longo com piso de madeira e iluminação embutida Projeto de AMC Arquitetura

19. Corredor longo com piso de madeira e iluminação embutida. Projeto de AMC Arquitetura

Corredor claro com piso de madeira Projeto de Camila Tannous

20. Corredor claro com piso de madeira. Projeto de Camila Tannous

Casa com o mesmo piso de madeira em vários ambientes Projeto de Carla Cuono

21. Casa com o mesmo piso de madeira em vários ambientes. Projeto de Carla Cuono

Sala integrada à cozinha americana com piso de madeira Projeto de Carolina Vilela

22. Sala integrada à cozinha americana com piso de madeira. Projeto de Carolina Vilela

Sala integrada com piso de madeira estilo rústico Projeto de Iago Patucci

23. Sala integrada com piso de madeira estilo rústico. Projeto de Iago Patucci

Sala com piso de madeira e escada com degraus do mesmo material Projeto de Arquiteto Donini

24. Sala com piso de madeira e escada com degraus do mesmo material. Projeto de Arquiteto Donini

Sala com piso de madeira e parede revestida com madeira Projeto de Portobello

25. Sala com piso de madeira e parede revestida com madeira. Projeto de Portobello

Ambientes integrados com piso de madeira Projeto de Ornare

26. Ambientes integrados com piso de madeira. Projeto de Ornare

Corredor com piso de madeira e parte dos degraus da escada Projeto de Consuelo Jorge

27. Corredor com piso de madeira e parte dos degraus da escada. Projeto de Consuelo Jorge

Home office com piso de madeira e móveis brancos Projeto de Vivian Coser

28. Home office com piso de madeira e móveis brancos. Projeto de Vivian Coser

Loja com piso de madeira e decoração moderna Projeto de ODVO Arquitetura

29. Loja com piso de madeira e decoração moderna. Projeto de ODVO Arquitetura

Piso de madeira claro com armários brancos Projeto de Conseil Brasil

30. Piso de madeira claro com armários brancos. Projeto de Conseil Brasil

Ambiente aberto e integrado com piso de madeira Projeto de Patricia Martinez

31. Ambiente aberto e integrado com piso de madeira. Projeto de Patricia Martinez

Sala integrada com piso de madeira de taco Projeto de Alexandre Dalfabbro

32. Sala integrada com piso de taco. Projeto de Alexandre Dalfabbro

Corredor com piso de madeira escuro Projeto de Paula Bittar

33. Corredor com piso de madeira escuro. Projeto de Paula Bittar

Piso de madeira na sala de banho Projeto de Gisele Taranto

34. Piso de madeira na sala de banho. Projeto de Gisele Taranto

Sala de estar com piso de madeira e painel de madeira para TV Projeto de MIS Arquitetura

35. Sala de estar com piso de madeira e painel de madeira para TV. Projeto de MIS Arquitetura

Sala de estar com piso de madeira em tons diferentes Projeto de Stuchie Leite

36. Sala de estar com piso de madeira em tons diferentes. Projeto de Stuchie Leite

Sala com metade do piso de madeira e metade com piso diferente dividindo ambientes Projeto de AMC Arquitetura

37. Sala com metade do piso de madeira e metade com piso diferente dividindo ambientes. Projeto de AMC Arquitetura

Sala aconchegante com piso de madeira e tapete grande Projeto de Casa Cor

38. Sala aconchegante com piso de madeira e tapete grande. Projeto de Casa Cor

Sala de estar ampla com piso de madeira Projeto de Danyela Correa

39. Sala de estar ampla com piso de madeira. Projeto de Danyela Correa

Piso de madeira na sala de estar e jantar Projeto de Iná Arquitetura

40. Piso de madeira na sala de estar e jantar. Projeto de Iná Arquitetura

Sala de TV com piso de madeira e decoração neutra Projeto de Karen Pisacane

41. Sala de TV com piso de madeira e decoração neutra. Projeto de Karen Pisacane

Sala clara com piso de madeira e móveis em tons neutros Projeto de Mascarenhas Arquitetos

42. Sala clara com piso de madeira e móveis em tons neutros. Projeto de Mascarenhas Arquitetos

Sala com parede textura de pedra e piso de madeira Projeto de MIS Arquitetura

43. Sala com parede textura de pedra e piso de madeira. Projeto de MIS Arquitetura

Sala com piso de madeira de taco formando padrão zigue zague Projeto de Pascali Semerdjian

44. Sala com piso de taco formando padrão zigue zague. Projeto de Pascali Semerdjian

Sala de estar aconchegante com piso de madeira e tapete grande Projeto de Roberto Migotto

45. Sala de estar aconchegante com piso de madeira e tapete grande. Projeto de Roberto Migotto

Sala de TV ampla com pio de madeira em tons diferentes de marrom Projeto de Stuchie Leite

46. Sala de TV ampla com pio de madeira em tons diferentes de marrom. Projeto de Stuchie Leite

Sala com piso de madeira e rack de madeira Projeto de Sueli Porwjan

47. Sala com piso de madeira e rack de madeira. Projeto de Sueli Porwjan

Sala de TV com iluminação confortável e piso de madeira Projeto de Sueli Porwjan

48. Sala de TV com iluminação confortável e piso de madeira. Projeto de Sueli Porwjan

Sala de jantar com piso de madeira e quadro grande na parede Projeto de Denise Barretto

49. Sala de jantar com piso de madeira e quadro grande na parede. Projeto de Denise Barretto

Sala de jantar moderna com cadeiras diferentes e piso de madeira assoalho Projeto de Flávia Gerab Tayar

50. Sala de jantar moderna com cadeiras diferentes e assoalho de madeira. Projeto de Flávia Gerab Tayar

Sala de jantar com jeitinho de casa de vó e piso de madeira Projeto de Leila Dioniz

51. Sala de jantar com jeitinho de casa de vó e piso de madeira. Projeto de Leila Dioniz

Sala de jantar com piso de madeira e mesas e cadeira do mesmo material Projeto de Leila Dioniz

52. Sala de jantar com piso de madeira e mesas e cadeira do mesmo material. Projeto de Leila Dioniz

Piso de madeira de taco em zigue zague Projeto de Pascali Semerdjian

53. Piso de taco em zigue zague. Projeto de Pascali Semerdjian

Sala de jantar com piso de madeira na diagonal e tapete felpudo Projeto de Rafael Guimarães

54. Sala de jantar com piso de madeira na diagonal e tapete felpudo. Projeto de Rafael Guimarães

Salas de jantar e estar integradas com piso de madeira Projeto de Patricia Kolanian

55. Salas de jantar e estar integradas com piso de madeira. Projeto de Patricia Kolanian

Varanda com piso de madeira e estilo rústico Projeto de Bender Arquitetura

56. Varanda com piso de madeira e estilo rústico Projeto de Bender Arquitetura

Quarto de bebê amplo com piso de madeira claro Projeto de Espaco do Traço

57. Quarto de bebê amplo com piso de madeira claro. Projeto de Espaco do Traço

Sala de banho com piso de madeira e parte em outro tipo de piso Projeto de Leonardo Muller

58. Sala de banho com piso de madeira e parte em outro tipo de piso. Projeto de Leonardo Muller

Sala de jantar com piso de madeira e papel de parede de losango Projeto de Claudia Comparin

59. Sala de jantar com piso de madeira e papel de parede de losango. Projeto de Claudia Comparin

Quarto de bebê com piso de madeira assoalho Projeto de Galpão Design

60. Quarto de bebê com assoalho de madeira. Projeto de Galpão Design

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

ladrilho hidráulico para banheiro decorado

Ladrilho Hidráulico: +50 Ambientes Decorados para se Inspirar

53808- Mesanino estudio-sespede-arquitectos-viva-decora

Mezanino: +60 Tipos para Ampliar e Decorar a Sua Casa

Área de serviço planejada com pastilhas verdes Projeto de Casa Cor 2016

Área de Serviço Planejada: Decoração e Organização +60 Modelos

Marmorato na decoração de sala de estar

Marmorato:+65 Modelos de Texturas e Como Fazer

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz