1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Como um Bom Projeto de Arquitetura Pode Ser um Diferencial

Como um Bom Projeto de Arquitetura Pode Ser um Diferencial

Quem é que não sonha com a casa própria? E quem é que não gostaria de construir a casa própria com todos os detalhes almejados? Um bom projeto de arquitetura é ideal para quem vai construir a casa própria. Ele ajuda a garantir que o lar dos seus sonhos tenha tudo o que você deseja e que vai trazer muitas felicidades para a família. Para saber mais sobre como um bom projeto de arquitetura pode ser um diferencial na hora de construir sua casa, trouxemos algumas dicas para você

homem trabalhando em obra

1. Saiba como o projeto de arquitetura pode ser um grande diferencial – Foto: Freepik

O que é um projeto de arquitetura

O projeto de arquitetura é um documento que apresenta um planejamento para um perfeito aproveitamento de um espaço, seja ele uma casa ou apartamento. O arquiteto ou o estúdio de arquitetura realiza um estudo no local, colhendo a metragem, analisando os pontos fortes e fracos, além de entender também as necessidades da família.

Ao fazer esse estudo e levantamento, o profissional faz um desenho com orientações para um projeto de construção que tenha o melhor aproveitamento do espaço, tenha tudo o que os moradores desejam e seja viável.

Em média, um projeto de arquitetura custa de 5% a 12% em relação ao valor da obra total. Tudo vai depender de alguns fatores como detalhes do serviço a ser realizado, tamanho do terreno ou imóvel, localização, profissionais que serão necessários, entre outros.

homem construindo uma casa

2. Entenda o que é um projeto de arquitetura – Foto: Freepik

Como fazer um projeto

Após escolher o arquiteto que será responsável pela realização do projeto, é necessário que os moradores listem o máximo de informações possíveis sobre a obra para facilitar o estudo e garantir que ele vai ficar exatamente do jeito que você quer. Para te ajudar, listamos abaixo alguns detalhes importantes na hora de orientar o profissional:

  • Tamanho interno: se você está querendo construir a própria casa pensando no futuro e no possível aumento da família, não adianta prever um projeto com apenas um quarto, não é mesmo? Pense na quantidade de filhos que vocês querem, nos familiares que podem te visitar e ficar hospedados na sua casa, além de amigos que eventualmente podem dormir lá.
  • Espaço externo: o espaço externo também deve fazer parte do projeto. Se você gosta de natureza, vai precisar de um belo jardim para flores e horta. Ou se prefere animais, como gatos e cachorros, eles precisam de um espaço para correr, brincar e gastar energia. Se o sonho da sua família é ter uma piscina, ela também deve ter um espaço reservado, m esmo que não seja construída neste primeiro planejamento.
  • Face: a face do projeto é extremamente importante e não deve ser deixada de lado. Imagine você buscando um imóvel em Porto Alegre com grande incidência de sol e acaba escolhendo um que as janelas ficam para o sul? A preferência da família (sol ou sombra) deve ser bem pensada no projeto inicial para não ter problemas futuros com umidade, mofo ou sofrer com fala de sol.

Diferenciais de construir casa com um projeto

Diversos programas de TV mostram que construir a casa própria traz diversos benefícios e é verdade. Para que você conheça quais são estas vantagens, listamos algumas aqui para você criar coragem e colocar a mão na obra!

homem trabalhando em canteiro de obra

3. Saiba o diferencial de construir uma casa com um projeto – Foto: Freepik

  • Personalização do imóvel: a personalização do imóvel é sem dúvida um dos melhores diferenciais que construir a própria casa a partir de um projeto grande. Imagine só você comprar um apartamento em Porto Alegre com um preço acessível, realizar o projeto com um profissional e em pouco tempo ter exatamente o lar que sempre sonhou. Seria maravilhoso, não é mesmo?
  • Custo: apesar de não parecer, construir a própria casa pode ser também muito vantajoso financeiramente. Isso porque, você pode adquirir um terreno, imóvel usado ou com preço abaixo do mercado e fazer todas as reformas necessárias de acordo com o seu bolso. O valor da obra também vai depender do tipo de reforma que será realizada. Se você quer fazer um bom investimento para garantir um lar confortável para a família e não dispensa o uso de matéria-prima nobre, com certeza será um valor mais alto. Agora se quer fazer algo com valores mais acessíveis e pretende mexer futuramente, um projeto arquitetônico simples já comporta o seu desejo.
  • Tempo para obra: nada mais chato do que estar morando em um imóvel que está passando por reforma. Por isso, se você tem a possibilidade de construir a própria casa utilizando o auxílio de um arquiteto, dê todo o tempo necessário que a obra precisa para ficar perfeita. Estabeleça prazos e metas, mas caso ocorra algum atraso, busque ver o melhor da situação e focar no resultado que você terá futuramente com um lindo imóvel.
  • Valorização: outro destaque essencial para quem contrata o serviço de um arquiteto para construir ou reformar a casa é a valorização. Por poder pagar um valor mais baixo em um terreno ou imóvel usado, você já começa economizando e pode dedicar sua verba para que a reforma seja perfeita. Como o projeto visa ter o melhor aproveitamento do espaço e deixar tudo em excelente estado de entrega, se um dia você precisar ou desejar vender o imóvel, com certeza ele vai atrair muitos comprados. Isso porque tudo dentro do local será pensado e do mesmo jeito que pode suprir as necessidades da sua empresa, pode se encaixar também nos objetivos de outras famílias.

O projeto arquitetônico pode trazer diversos diferenciais para você. Além de garantir que o seu imóvel fique exatamente do jeito que você quer, ele pode ser mais barato que encontrar um pronto e ainda tem a possibilidade de ser valorizado com o tempo, atraindo muitos compradores.

Agora que você já conhece todos os diferenciais de um projeto de arquitetura como diferencial para construir imóveis, que tal compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais? Aproveite para nos contar: você já fez um projeto arquitetônico para algum imóvel?

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

telha-shingle-marrom

Telha Shingle: O que é, Qual o Preço +42 Telhados Lindos

Modernidade e sofisticação para a sala de estar

Placa de Gesso 3D: Saiba Tudo Sobre e +84 Projetos Inspiradores

esquadrias de alumínio - casa de esquina - Revistta Viva Decora.

Esquadrias de Alumínio: Conheça os Tipos, Veja Como Limpar e +46 Fotos

Piscina com piso feito em pedra São Tomé

Pedra São Tomé: O Que É, Tipos, Como Limpar e +64 Projetos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz