1. Home
  2. Revista
  3. Quarto infantil
  4. O Inverno Chegou: Crie uma Decoração Aconchegante e Quentinha

O Inverno Chegou: Crie uma Decoração Aconchegante e Quentinha

A estação mais fria do ano está chegando e uma preocupação é sempre manter as crianças aquecidas e aconchegantes dentro de casa, prevenindo resfriados e desconfortos no momento do sono, o que é essencial para os pequenos!

Além disso, o inverno pode ser um desafio para as mães de primeira viagem. Seja pela insegurança na hora do banho ou na escolha de um enxoval que seja funcional, cuidar de um bebê nos dias frios não é tarefa simples.

Para evitar qualquer tipo de transtorno, melhor sobrar calor do que faltar, não é mesmo? E para ter uma noção de como deixar o quarto da criança ainda mais aquecido, você pode seguir as nossas dicas, confira!

Quarto aconchegante no inverno com colcha quentinha e colorida. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
1. Quarto aconchegante no inverno com colcha quentinha e colorida. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Projeto de quarto infantil com decoração floral da MOOUI. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
2. Projeto de quarto infantil com decoração floral da MOOUI. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Crie camadas para deixar a criança aquecida!

No momento do sono é primordial garantir que a criança esteja sempre bem protegida, por isso é tão importante pensar nas camadas que vão aquecer o pequeno nesse momento. Então a escolha do pijama é essencial.

A roupa que seu filho vai vestir para dormir deve ter toque macio e permitir o livre movimento durante a noite. Se ele se mexer muito, recomendamos que o conjunto seja de manga longa e calça comprida, assim, mesmo com um movimento intenso, ele não ficará desprotegido. Se o pijama escolhido for de algodão, melhor ainda. A fibra natural é respirável, hipoalergênica, macia e confortável, super indicada para vestir bebês e crianças.

Depois de escolher o look ideal é o momento de começar a escolher a roupa de cama! O principal artifício para criar uma cama quentinha é forrá-la em diversas camadas. A primeira é sempre o lençol, mas no inverno, quando você precisa aumentar o calor, você pode recorrer a outros materiais no lugar do algodão! A nossa dica é utilizar o lençol de elástico produzido em plush. 

O plush é um material de composição 70% algodão e 30% poliéster, o que já faz ele manter melhor o calor. Além disso, ele tem um toque felpudinho, que faz ele ser super confortável na pele e ainda aquecer a criança! 

A segunda camada pode ser feita pelo lençol de cobrir, para a criança que não dispensa o toque macio do algodão na pele, ou que é mais alérgica e prefere não dormir diretamente com o cobertor. Aliás, o cobertor é a camada indispensável para qualquer cama de inverno!

Se você preferir, também pode optar pelo edredom. As peças feitas em algodão com enchimento em poliéster são perfeitas para proteger os pequenos do frio e tem a vantagem de ter estampas lindas para você escolher. Um belo edredom ainda pode dar cor para o quarto e substituir a colcha no momento da decoração da cama.

Para finalizar você pode optar pelas tendas acima da cama. Além de estarem super em alta na decoração, essa camada a mais cria uma atmosfera mais aconchegante e protege a caminha de um vento que pode entrar pela fresta da janela durante a noite.

Quarto infantil com decoração fundo do mar MOOUI. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI 
3. Quarto infantil com decoração fundo do mar MOOUI. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Quarto infantil decorado com cosmos. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
4. Quarto infantil decorado com cosmos. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Quarto infantil estampado rosa. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
5. Quarto infantil estampado rosa. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Acessórios de decoração que aquecem!

Um ambiente aconchegante e quentinho não depende apenas da cama da criança, existem outros elementos de decoração que podem ajudar a aquecer na época mais gelada do ano e nem todo mundo conhece!

O chão é um grande vilão no inverno, principalmente se sua casa tem piso frio ou se seu filho tem o costume de andar descalço por aí. Por isso os tapetes são tão importantes, e o melhor é conseguir forrar todo o chão do quarto com eles fazendo sobreposições, você deve usar e abusar desse item.

Existem duas principais opções no mercado, o primeiro são os playmats. A grande vantagem deles é a fácil limpeza e manutenção, apenas com um pano úmido é possível deixá-lo sem poeira. Eles também são perfeitos para a criança brincar em cima, por exemplo.

Já os tapetes de algodão, vão deixar o ambiente com um ar mais aconchegante. Eles têm um toque super macio e para pisar é uma delícia. Os melhores são os que podem ser lavados na máquina convencional, o que trás ainda mais praticidade em um quarto infantil.

Também pensando em aquecer é essencial escolher uma bela cortina! Mais uma camada de tecido deixa o ambiente mais fofo e quentinho. A cortina também protege a criança de ventos indesejáveis que possam vir das janelas. 

As almofadas também são perfeitas para deixar o quarto ainda mais gostoso. Elas finalizam a decoração da cama e no inverno as crianças também tendem a dormir mais abraçadinhas, por isso você pode pedir a ajuda dela para escolher a preferida.

Quarto infantil decorado com painel de cosmos. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
6. Quarto infantil decorado com painel de cosmos. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Quarto aconchegante no inverno com jogo de cama que combina com o tecido do cesto organizador. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
7. Quarto aconchegante no inverno com jogo de cama que combina com o tecido do cesto organizador. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

A sua lista final para o quarto de inverno!

Para te auxiliar a produzir um quarto super aconchegante e quentinho, segue a nossa lista ideal para o inverno. Pegue papel e caneta, bloco de notas ou tire prints pra não esquecer de nada e já elimine os itens que você já tem por aí! Vamos aos itens então?

  • 2 lençóis de elástico plush 
  • 2 lençóis de cobrir
  • 2 fronhas infantis
  • 1 coberta carneirinho
  • 2 capas de edredom 
  • 1 recheio de edredom
  • 1 almofada toy
  • 1 tenda 
  • 1 par de cortinas
  • 1 tapete playmat 
  • 1 tapete de algodão Lorena Canals
Quarto infantil decorado com temática de fundo do mar. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
8. Quarto infantil decorado com temática de fundo do mar. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Gostou das nossas dicas de decoração para o frio?

Você viu como diversos objetos de decoração e roupa de cama podem preparar a sua casa para a estação mais gelada do ano.

O inverno pode ser um momento perfeito para você ficar ainda mais perto dos seus filhos e criar lembranças inesquecíveis nos ambientes da sua casa. Use e abuse das ideias que demos e adapte a sua rotina! Vai ser demais!

Esperamos que com nossas dicas, os pequenos fiquem mais protegidos do frio com muito estilo, personalidade e aconchego!

Essas dicas de decoração aconchegante para o inverno foram criadas pela equipe MOOUI.

Quarto infantil decorado com papel de parede floral MOOUI. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI 
9. Quarto infantil decorado com papel de parede floral MOOUI. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Quarto aconchegante no inverno com mantas e almofadas confortáveis e coloridas. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
10. Quarto aconchegante no inverno com mantas e almofadas confortáveis e coloridas. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
Quarto infantil decorado com cosmos branco. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI
11. Quarto infantil decorado com cosmos branco. Foto: Marcos Fertonani para MOOUI

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Quarto de Bebê Unissex: Dicas de Decoração, Cores +63 Modelos

Como Escolher o Tapete Ideal para o Quarto do Pequeno!

Berço de Madeira: Dicas para Escolher +60 Modelos para se Inspirar

Papel de parede para quarto infantil. Fonte: KZ arquitetura e interiores

Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos Alegres e Divertidos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz