1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Rodapé Invertido: O Que É, Vantagens, Instalação e Como Usar no Décor

Rodapé Invertido: O Que É, Vantagens, Instalação e Como Usar no Décor

Entre as opções de revestimento e acabamento, o rodapé invertido tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos. Afinal, além de agregar valor na decoração, o rodapé invertido traz uma proposta diferente e moderna para o visual das paredes do imóvel.

E aí, curioso para conhecer de perto o rodapé invertido? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, você vai entender o conceito de rodapé invertido, quais as vantagens e desvantagens, processo de instalação, bem como, as diferentes maneiras que ele pode ser usado na decoração da casa, apartamento, escritório ou estabelecimento comercial. Confira!

Cozinha charmosa com rodapé invertido com LED. Fonte: Revista Viva Decora
1. Cozinha charmosa com rodapé invertido com LED. Fonte: Revista Viva Decora

O que é rodapé invertido?

Diferente do rodapé tradicional que é instalado por cima da parede (criando um relevo visual), a proposta do rodapé invertido, também conhecido como rodapé negativo, envolve um “rasgo” na parede ao qual ele é fixado, ou seja, durante as etapas de construção, as paredes recebem um pequeno recorte próximo ao piso e o rodapé invertido é feito com a instalação de uma cantoneira metálica, ao qual é embutida dentro da parede, como mostra na imagem abaixo. 

O rodapé invertido exige uma instalação mais cuidadosa e especializada. Fonte: Pinterest
2. O rodapé invertido exige uma instalação mais cuidadosa e especializada. Fonte: Pinterest

Por sua vez, o rodapé invertido ao ser instalado faz parecer que a parede é “flutuante”, já que a base é recuada.

Quanto custa o rodapé invertido?

O valor do produto (cantoneira metálica) não é muito alto. Segundo pesquisas no mercado, uma cantoneira metálica de 2,54 x 2,54 x 300 cm custa em média R$ 40,00. No entanto, o custo da mão de obra para instalação do rodapé invertido tende a ser maior, quando comparado a outras instalações, uma vez que o trabalho é mais demorado e exige um profissional especializado. Por isso, a dica é decidir o tipo de rodapé já na fase inicial do projeto, pois assim fica mais fácil negociar o custo da instalação do rodapé invertido no ambiente.

Quais as vantagens de instalar um rodapé invertido?

Se você deseja criar um ambiente moderno, a dica é apostar no uso do rodapé invertido vantagens, já que a primeira impressão que ele causa é de que as paredes estão “flutuando” no cômodo, uma vez que a base é recuada. Além disso, ele se torna uma ótima alternativa para imóveis pequenos. Isso porque, a pequena abertura na base da parede já é suficiente para que o espaço ganhe a sensação de amplitude.

Por não fazer ligação entre parede e piso, o rodapé invertido vantagens também não exige a combinação entre revestimentos, facilitando a troca do piso, sem necessariamente ter que substituir o rodapé. Na imagem abaixo, por exemplo, a instalação de iluminação com fitas de LED no rodapé invertido trouxe ainda mais destaque e valor ao projeto.

O rodapé invertido com LED cria a sensação de que a parede está flutuando. Fonte: Pinterest
3. O rodapé invertido com LED cria a sensação de que a parede está flutuando. Fonte: Pinterest

Onde usar o rodapé invertido na decoração?

O rodapé invertido pode ser usado tanto em ambientes internos como em áreas externas do imóvel. Na decoração de cômodos internos o rodapé invertido pode estar presente nas paredes das áreas sociais da casa como sala de estar e sala de jantar, decorando as áreas íntimas como o quarto ou estando presente pelos corredores do imóvel, como mostra o projeto abaixo.

Observe que a iluminação combinada ao recuo da base das paredes de fato traz a sensação de amplitude, deixando o corredor maior do que é realmente.

Aposte no rodapé invertido iluminado e transforme sua decoração. Fonte: Pinterest
4. Aposte no rodapé invertido iluminado e transforme sua decoração. Fonte: Pinterest

As escadas, principalmente feitas de alvenaria, são ótimas estruturas para receber a instalação do rodapé invertido, uma vez que a sensação “flutuante” projetada será ainda maior.

Área externa com escada cascata reta com rodapé invertido. Fonte: Decor Salteado
5. Área externa com escada cascata reta com rodapé invertido. Fonte: Decor Salteado

Nos estabelecimentos comerciais, restaurantes e cafeterias o rodapé invertido pode complementar a decoração do salão onde os clientes são recepcionados. Nos escritórios, o rodapé invertido pode trazer ainda mais sofisticação para a sala de reuniões, por exemplo.

Como colocar rodapé invertido?

A instalação da cantoneira rodapé invertido deve ser feita durante a etapa de construção das paredes dos ambientes. Vale ressaltar, que as dimensões do rasgo devem ser feitas conforme o manual de instalação para que o acabamento do rodapé invertido medidas fique perfeito de maneira a causar o efeito “flutuante”. Por isso, recomendamos a contratação de uma equipe especializada.

O rodapé invertido medidas traz a sensação de amplitude ao ambiente. Projeto Roberto Migotto
6. O rodapé invertido medidas traz a sensação de amplitude ao ambiente. Projeto Roberto Migotto

Rodapé invertido: manutenção e limpeza

Como a cantoneira rodapé invertido não protege quinas e junção da parede com o piso, os cuidados para evitar possíveis impactos no local devem ser redobrados.

Dependendo das condições do ambiente, a limpeza também deve ser feita de maneira mais frequente, pois o recuo pode acumular mais sujeira. A atenção também deve ser cuidadosa durante a limpeza do rodapé invertido com LED para que a fita iluminada não se desprenda do acabamento.

O rodapé invertido iluminado traz um charme especial para a decoração do imóvel. Fonte: Archejr
7. O rodapé invertido iluminado traz um charme especial para a decoração do imóvel. Fonte: Archejr

E aí, o que você achou do nosso post sobre rodapé invertido? Gostou?! Então, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Parede de Cimento Queimado: +70 Ambientes Incríveis e Como Fazer” e traga ainda mais identidade ao projeto.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Os diferentes modelos de cobertura para garagem transformam a decoração da casa. Fonte: Joede Barbosa Arquitetura

Cobertura Para Garagem: Conheça os 7 Tipos Mais Usados +65 Projetos

Piso Bege: +71 Modelos Lindos e Práticos para Sua Casa

Porcelanato 3D: +70 Ideias para Reformar sua Casa Moderna

Porta de Madeira para Sala: +62 Modelos de Madeira Maciça, Lisas e Com Vidro

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz