1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Tapete Azul: +84 Modelos e Dicas de Como Combinar na Decoração

Tapete Azul: +84 Modelos e Dicas de Como Combinar na Decoração

Com uma grande variedade de tons, o tapete azul se apresenta como um item perfeito para destacar a decoração de todos os cômodos da casa de forma sutil e aconchegante, além disso, devido a grande variedade de modelos, o tapete azul pode ser inserido facilmente em diferentes estilos decorativos proporcionando charme e beleza ao ambiente. 

A sala clássica, por exemplo, pode contar com a sofisticação do tapete azul marinho, já a sala com estilo retrô fica perfeita quando decorada com um tapete azul turquesa ou um tapete azul Tiffany para trazer um toque irreverente ao espaço, enquanto uma sala minimalista pode contar com a delicadeza do tapete azul claro. Mas lembrando sempre de combinar o tapete azul com os demais detalhes do ambiente como objetos decorativos e papel de parede, por exemplo. 

É importante lembrar também que além da sala de estar e jantar, o tapete azul também é muito bem vindo na decoração do quarto, banheiro e até mesmo na cozinha. Por isso, se você quer saber mais como inserir toda a beleza e elegância do tapete azul na sua decoração, continue acompanhando nossas dicas abaixo.

Sala com mesa de centro redonda e tapete azul
1. Sala com mesa de centro redonda e tapete azul. Fonte: Pascali Semerdjian Arquitetos

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Qual tom de azul escolher para o tapete?

Como falamos acima, o tapete azul pode ser encontrado em várias tonalidades e para escolher a mais adequada é válido considerar o tapete azul como um complemento para sua decoração, logo ele não precisa ter o tom predominante no ambiente, no entanto, deve ser harmonizar ao espaço. 

Por isso, defina uma paleta com as cores que você tem em mente para o ambiente, depois combine com um tapete azul na tonalidade que melhor vai se encaixar no espaço decorado. 

Como exemplo, a foto abaixo, possui um quarto cinza, com móveis neutros e almofadas estampadas em tons de rosa, laranja, roxo e azul. Por conta da padronagem, o tapete azul turquesa e branco alegrou ainda mais o ambiente, tornando a decoração mais “viva” e com um ar mais jovem.

tapete azul
2. Decoração colorida com tapete azul turquesa estampado. Fonte: Casa Cláudia

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Uma dica legal para escolher a tonalidade ideal de tapete azul para a sua decoração é definir o estilo do ambiente que pretende seguir, depois é só escolher o tom que mais se identifica e que proporciona o aconchego da decoração. 

No quarto para criança com cama montessoriana abaixo, por exemplo, a ideia era que as crianças tivessem um quarto para serem independentes, e ficarem à vontade durante o dia. Por isso, aqui foi escolhido um tapete redondo azul bem macio, para que assim elas tenham um lugar bem confortável para brincar. E como a roupa de cama tem diferentes tonalidades, o tapete azul claro manteve o clima infantil e leve no ambiente, pois um tapete azul marinho, por exemplo, poderia pesar no ambiente e sobrecarregar a decoração.

tapete redondo azul
3. Quarto de menino estilo montessoriano com tapete redondo azul claro. Fonte: Decor Fácil

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Abaixo separamos mais ideias sobre diferentes tonalidades de tapete azul para decoração. Por isso, confira as dicas que com certeza vão ajudar você a escolher a cor certa do seu tapete azul.

Tapete azul marinho: ambientes sofisticados e elegantes

O tapete azul marinho, por ter uma cor mais forte e sóbria, é mais interessante compondo a decoração de ambientes decorados em tons neutros. Por isso, sempre coloque-o em espaços com paredes brancas, sofás neutros como em tons de cinza, e almofadas em tons de azul para “conversar” com o tapete, trazendo assim mais harmonia ao espaço, assim como foi feito com o tapete azul marinho para sala na foto logo abaixo.

É importante lembrar que a decoração com tapete azul marinho geralmente é feita dessa forma para que o ambiente seja harmonioso em todos os detalhes, pois caso as paredes do ambientes já sejam escuras, o espaço pode ficar carregado e aparentemente menor do que realmente é. Então, se você vai usar o tapete azul marinho para um quarto pequeno, por exemplo, a melhor ideia é investir em uma decoração mais clean para o resto do espaço.

Tapete azul
4. Tapete azul marinho para decoração de sala de estar. Fonte: Revistare Habitare

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Tapete azul turquesa: tendência fashion e alegre

Desde que o tapete azul turquesa apareceu para compor as decorações de casa, os ambientes passaram a ser mais alegres e descolados devido a vivacidade da cor.

O tapete azul turquesa é um dos mais usados para sala de estar, principalmente em modelos estampados. Quando usá-lo desta forma, não deixe de investir em outros detalhes da sala que tenham o mesmo tom, como uma poltrona decorativa, por exemplo. E aqui também é importante lembrar que apesar de ser muito comum na decoração de salas, o tapete azul turquesa também é perfeito para deixar o quarto infantil mais alegre ou para trazer um ar bem fashion ao quarto de moça.

sala de estar com tapete azul tiffany
5. Decoração para sala de estar com tapete azul tiffany estampado e poltronas combinando – Por: IH Designers

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Viva Decora Shop

Você também pode encontrar por aí o tapete azul turquesa com o nome de tapete azul Tiffany, mas saiba que a diferença entre as duas cores é mínima, sendo que o Tiffany é um pouco mais vibrante e mais claro, e recebe esse nome por conta da joalheria Tiffany&Co, já o turquesa é um pouco mais suave. 

Na foto abaixo você pode ver um modelo de tapete de crochê azul onde as duas tonalidades de azul turquesa e Tiffany se juntam. Aqui você pode observar que o Tiffany é o mais claro, enquanto o turquesa é mais escuro. São bem parecidos, não é mesmo? O melhor é que as duas tonalidades ficam lindas juntas e trazem ainda mais personalidade para a peça artesanal.

Tapete de crochê azul
6. Tapete de crochê azul feito nos tons tiffany e turquesa. Fonte: Artofit

Tapete azul claro: delicado na medida certa

O tapete azul claro é a opção ideal para quem está em busca de um ambiente mais suave e aconchegante, por isso, o tapete azul claro é um dos mais usados no quarto de bebê, visto que ele garante esse ar mais relaxante e delicado ao ambiente, além disso, alguns modelos de tapetes para quarto de bebê azul também contam com estampas lúdicas que deixam o espaço ainda mais bonito e divertido, como um tapete azul de nuvem, por exemplo. 

Uma boa inspiração de decoração com tapete azul claro está na foto abaixo, onde a área de leitura e descanso ao lado do quarto ficou ainda mais confortável e relaxante por conta da delicadeza da tonalidade clara do azul no tapete. O tapete azul claro foi apenas um detalhe usado para destacar o ambiente, em contraste com as fronhas cor de rosa. Gostaram dessa composição?

quarto de casal com tapete azul claro
7. Decoração de quarto de casal com tapete azul claro – Por: Cesar Valencia

Decoração com tapete azul

Como você pode ver, o tapete azul é encontrado em várias cores para facilitar na hora de compor a decoração do seu ambiente, mas além disso, também há versões de tapete azul com uma segunda cor na composição, como um tapete azul e cinza ou um tapete azul e branco.

Esses modelos de tapetes estampados se destacam no ambiente, por isso, são bem comuns em espaços mais neutros ou mesmo em uma decoração contemporânea, como um tapete geométrico azul que garante ainda mais modernidade ao espaço. 

Mas se você quer saber mais sobre como usar o tapete azul em diferentes ambientes da sua casa, confira nossas dicas abaixo.

Decoração de sala pequena com tapete azul estampado Foto Pinterest
8. Decoração de sala pequena com tapete azul estampado – Foto: UOL Estilo de Vida

Tapete azul para sala

Como você já sabe, o tapete para sala azul deve ser escolhido com base no estilo do ambiente e também na cartela de cores já usada no espaço. No entanto, se você quer um modelo de tapete azul para sala que vai se tornar o grande destaque da decoração, a melhor ideia é o tapete geométrico azul. 

Aqui o mais legal é escolher uma estampa para o tapete geométrico azul que mistura vários tons de azul, ou ainda que tenham tons neutros na sua composição como um tapete azul e cinza ou um tapete azul e branco. Assim, você consegue garantir que o tapete azul para sala não está sobrecarregando a sua decoração. 

No entanto, se você quer mesmo investir em um modelo de tapete azul para sala que vai oferecer o máximo de conforto para seu ambiente social, a melhor hipótese é o tapete felpudo azul. O tapete felpudo azul é aquele modelo de tapete com pelos longos e que é muito macio ao toque, por isso, ele é muito popular na decoração de sala de estar e sala de TV, visto que o espaço fica muito mais aconchegante com esse item na decoração.

tapete azul para sala
9. O tapete azul para sala pode ser feito de diferntes estampas e tonalidades – Por: Lam Arquitetura

Tapete azul para quarto

O tapete azul para quarto também é muito usado, principalmente quando falamos sobre quarto masculino e quarto de casal, mas lembrando também que ele é muito bem vindo em um quarto feminino, principalmente se for um tapete azul turquesa.

Na decoração do quarto o tapete felpudo azul também é sucesso garantido, pois como você já sabe ele oferece muito mais conforto ao ambiente, algo essencial para decoração do nosso cantinho de descanso, não é mesmo?

No entanto, se você quer uma peça mais personalizada para trazer o seu toque pessoal ao ambiente a nossa dica é investir no tapete de crochê azul, pois a peça artesanal é única e pode ser feita em diferentes tamanhos, cores e formatos como um tapete de crochê azul em formato de peixinho para um quarto infantil, ou ainda um tapete redondo azul de crochê para colocar embaixo de uma poltrona no quarto e assim por diante.

Tapete azul para decoração de quarto infantil planejado Foto Jeito de Casa
10. Tapete azul para decoração de quarto infantil planejado – Foto: Jeito de Casa

Tapete azul para banheiro

O tapete azul para banheiro é perfeito para trazer um toque mais leve e clean a esse ambiente. Mas para escolher o tapete azul para banheiro é preciso primeiramente ter atenção ao material da peça, pois é muito importante que ele tenha um material antiderrapante na parte debaixo para assim evitar acidentes. 

Quanto a cor e estampa vai depender muito do seu gosto pessoal e do estilo do banheiro, no entanto, como o banheiro é um ambiente bem pequeno é comum que o tapete azul e branco ou tapete azul e cinza claro sejam muito usados nesse espaço, mas se você quiser uma peça toda azul ainda é válido investir no tapete azul claro ou mesmo um tapete estampado com várias tonalidades de azul. Seu banheiro ficará incrível. 

Decoração com tapete azul claro para banheiro branco Foto Pinterest
11. Decoração com tapete azul claro para banheiro branco – Foto: Americanas

Escolha o melhor material para seu tapete azul

Além de considerar a tonalidade e design do tapete azul, é importante escolher um material que condiz com o ambiente que você pretende usar. Veja um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Tapete azul de sisal: O tapete de sisal possui diferentes tramas feitas em fibras naturais, e ele se destaca pelo seu estilo rústico.
  • Tapete azul de fibras artificiais: Ele é feito de materiais como acrílico, náilon, poliéster e poliamida. É o mais fácil e barato de todos os tipos de tapete azul para se comprar. 
  • Tapete azul aubusson: Esse modelo de tapete azul é indicado para quem gostaria de um modelo de tapete mais sofisticado, com paisagens e desenhos que deixam tudo ainda mais charmoso e personalizado.
  • Tapete azul kilim: Possui uma textura forte, e geralmente tem estampas. É um modelo de tapete azul perfeito para sala de estar!
    tapete azul claro
    12. O tapete azul claro de sisal estampado é perfeito para sala de estar neutra. Fonte: Habitissimo

    Assista o vídeo com dicas de como usar tapete azul na sua decoração

Confira mais alguns modelos de tapete azul e se inspire

tapete azul listrado com marrom
13. Decoração de banheiro com tapete azul listrado com marrom – Por: Ismael Ceolin Salvador
tapete azul
14. O tapete azul é da mesma cor que o sofá, o destaque da decoração ficou por conta das almofadas. Fonte: AliExpress
tapete azul
15. Aposte no tapete azul para sala de estar com listras para um ambiente mais descontraído – Por: Olegario Desa
tapete azul
16. A decoração de escritório também pode contar com o tapete azul – Por: Juliana Pippi
tapete azul
17. Que tal o tapete azul para uma sala com jardim vertical? – Por: Sara Rollemberg
tapete azul
18. Decoração de paredes e mesa de centro com tampo de madeira combinando com o tapete azul. Fonte: Architecture Art Designs
tons de azul
19. Decoração de quarto de casal em tons de azul e bege – Por: Marilia Veiga
Tapete azul
20. O quarto de menina também pode ser em tons de azul e rosa. Fonte: Raising Teens Today
tapete azul tiffany
21. Para quem gosta de paletas de cores alegres e divertidas, vale a penas misturar o tapete azul tiffany com a decoração do quarto em roxo. Fonte: Doce Obra
azul com tapete
22. Quarto compartilhado azul com tapete combinando. Fonte: Design Mag
tapete azul marinho.
23. A parede de cimento queimado fica linda com o tapete azul marinho. Que tal apostar nessa combinação? Fonte: Archilovers
Quarto de brinquedos com tapete azul
24. O quarto de brinquedos ficou ainda mais bonito com a cabana – Por: Tres Arquitetura
decoração do quarto de menino com o tapete azul
25. A decoração do quarto de menino ficou ainda mais incrível com o tapete azul – Por: Marel
tapete em tons de azul
26. O tapete em tons de azul também fica lindo com o amarelo – Por: Triplex Arquitetura
Tapete azul
27. Decoração de quarto de menino teto de campo de futebol. Fonte: Coisas de Maria
tapete azul
28. O escritório pode ter um toque alegre e lindo no ambiente com o tapete azul. Fonte: Ana Laura Bertanha
tapete azul
29. Um quarto neutro, com o tapete azul marinho em destaque – Por: Lucia W Juniski
tapete azul
30. Decoração de sala clássica com tapete azul – Por: Lam Arquitetura
tapete azul
31. Decoração de sala de estar com área social integrada e um lindo tapete azul – Por: Espaço do Traço
tapete azul
32. Use o tapete azul para delimitar as áreas da sala de estar – Por: Roberto Migotto
tapete azul marinho
33. Para ambientes requintados, aposte no tapete azul marinho – Por: Fabio Morozini
tapete azul
34. O tapete azul é perfeito para alegrar os ambientes – Por: Deborah Oig
tapete azul
35. Em sala de estar neutra, use o tapete azul e mais alguns elementos no mesmo tom para deixar a decoração mais personalizada – Por: Studio Canto Arquitetura
tapete azul
36. Quer uma sala de estar super personalizada? Use o tapete azul! – Por: Daniela Berardinelli
tapete azul
37. O tapete azul é lindo para a sala de estar – Por: Juliana Muchon
tapete azul
38. Um outro ângulo do mesmo tapete azul na decoração branca, com espelho – Por: Juliana Muchon
tapete azul
39. As poltronas são ótimas para combinar com o tapete azul. Aposte nos tons neutros! – Por: Karla Silva
Tapete azul
40. Tapete azul para sala de estar! – Por: Olegario Desa
tapete azul
41. Sala clássica com um toque de cor do tapete azul – Por: Jayme Bernardo
tapete azul
42. O sofá branco fica lindo com o tapete azul – Por: Degradê decorações
Tapete azul com sofá cinza
43. Use o sofá cinza para combinar com o tapete cinza – Por: Juliana Muchon
 sala de estar com o tapete azul
44. Uma sala de estar com o tapete azul – Por: Elen Saravalli
tapete azul
45. A sala de estar fica ainda mais bonita com o tapete azul – Por: FeStudio