1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como Limpar Tapete? 6 Técnicas de Limpeza Infalíveis

Como Limpar Tapete? 6 Técnicas de Limpeza Infalíveis

Como limpar tapete? Provavelmente essa é uma das perguntas mais frequentes para quem precisa limpa a casa, ou pelo menos tem uma. Isso acontece porque o tapete é um dos elementos mais importantes dentro de uma residência e, inclusive, de sua decoração.

Primeiramente é uma delícia pisar em tapetes, tornando andar pela casa muito mais agradável e gostoso. Além disso, essas peças deixam o ambiente muito mais agradável e aconchegante. Mas a pergunta ainda persiste: como limpar tapete?

Apesar de toda a beleza e conforto que os tapetes e carpetes trazem para o ambiente, eles reúnem uma grande quantidade de poeira. Para quem tem alergia respiratória, por exemplo, isso pode ser um pesadelo.

família limpando tapete Foto Lopes

1. Deixe a sua casa ainda mais agradável limpando o tapete – Foto: Lopes

Por isso é extremamente importante manter a limpeza dos tapetes e isso pode ser feito de várias formas diferentes. No fim das contas, é você quem decide qual a melhor forma de fazer a higienização dessa peça. Então, nós reunimos seis opções para te ajudar nessa tarefa.

Como limpar tapete? 6 técnicas para higienização da peça

1. Limpeza a Seco

Primeiramente, quando falamos de lavagem a seco não estamos falando de terceirizar o serviço. Com uma receita caseira, você pode lavar os tapetes a seco na sua própria casa.

Inicialmente você vai precisar de bicarbonato de sódio e amido de milho. Para fazer a receita, misture os dois ingredientes em proporções iguais e aplique sobre todo o tapete. Não se esqueça que vai precisar deixar agir por alguns minutos.

A receita vai absorver a sujeira pregada nas fibras. Após a aplicação e o tempo de ação da mistura, basta limpar com um aspirador de pó. A receita além de simples, é barata e funciona muito bem.

limpeza de tapete a seco Foto Wap

2. Limpeza de tapete e carpetes a seco – Foto: Wap

2. Vinagre

É isso mesmo que você leu, vinagre pode te ajudar a limpar tapetes e carpetes. O produto é ótimo para higienização, uma vez que limpa e complementarmente ele acaba com os germes. Ou seja, ele é perfeito para acabar com as manchas e o mau cheiro.

Primeiramente você vai precisar de água morna, detergente neutro e vinagre branco. Então dilua o detergente em um balde de água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar.

limpando tapete com aspirador Foto Bau das Dicas

3. Limpeza de tapete e carpetes com vinagre – Foto: Baú das Dicas

3. Xixi de cachorro

Não, você não vai limpar o tapete com urina de cachorro. Esse tópico é para limpar o tapete que está sujo com o xixi de cachorro. Adivinha o que essa receita usa? Isso mesmo, o vinagre.

Você vai precisar de um borrifador, vinagre branco e papel absorvente. Simplesmente pressione o local com várias camadas de papel até absorver o máximo possível de urina. Depois, borrife o vinagre não diluído na área afetada. Ele vai neutralizar a acidez na urina, eliminar o odor e matar os germes.

como limpar xixi de cachorro do tapete Foto Clube para Cachorros

4. Limpeza de xixi de cachorro nos tapetes e carpetes – Foto Clube para Cachorros

4. Amaciante

Para limpar tapetes felpudos use amaciante de roupas. Limpeza e bom cheiro será o resultado desse elemento.

Você vai precisar de detergente neutro, água e amaciante de roupas. Misture os três ingredientes em uma solução que fique bem aquosa e umedeça a superfície do tapete, escovando os pelos com uma escova macia. Conclua a limpeza com um pano úmido e deixe secar.

limpeza de tapete com amaciante Foto Dr. Lava Tudo

5. Limpeza de tapete e carpetes com o uso de amaciante – Foto: Dr. Lava Tudo

5. Bicarbonato de sódio

Certamente quem tem tapetes mais antigos sabe como o mau cheiro pode ser um problema comum. O acúmulo de sujeira e resíduos ao longo do tempo deixa um odor impregnado.

Basicamente você precisa de bicarbonato de sódio e um ingrediente seco com aroma que você goste.

Misture os dois ingredientes e aplique sobre todo o tapete. Em seguida, deixe agindo por 30 minutos e aspire. Além de higienizar o tapete, o seu cômodo vai ficar cheiroso e agradável.

limpeza de tapete com bicarbonato de sódio Foto Beleza da Terra

6. Limpeza de tapete e carpetes com bicarbonato de sódio – Foto: Beleza da Terra

6. Receita caseira

Para encerrar essa lista, que tal uma receita caseira e eficaz? Você vai precisar de água oxigenada e bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes formando uma solução efervescente e aplique somente sobre o local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Depois, basta retirar a mistura com um papel branco, seco e sem tinta.

receita caseira para limpar tapete Foto Kromatica

7. Limpeza de tapete e carpetes com uma receita caseira – Foto: Kromatica

O que você achou dessa lista? Aprendeu a limpar os seus tapetes? Aproveita esses toques e deixe os seus tapetes brilhantes e cheirosos.

Essa matéria é resultado de uma parceria do Área de Mulher com a equipe Viva Decora.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Soluções de como limpar espelho são as mais indicadas para sua casa - Por: Pinterest

Como Limpar Espelho? Técnicas Infalíveis para Limpar Vidros e Espelhos 

guarda roupa com cabides de madeira

Mofo no Guarda-Roupa: Saiba Como se Livrar Desse Incomodo

Lavanderia planejada com lavadora de roupas e secadora

Lavadora de Roupas: Qual a Melhor, Dicas para Limpar +80 Inspirações

decoração clean para lavanderia planejada com máquina de lavar e secar inox  Foto Chris Silveira e Arquitetos Associados

Máquina de Lavar e Secar: Conheça Todas as Vantagens e Desvantagens

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz