1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Tipos de Taças: Conheça e Descubra Para que Serve Cada Uma

Tipos de Taças: Conheça e Descubra Para que Serve Cada Uma

Você sabia que existem diferentes tipos de taças e copos para cada bebida? Pois é! No mercado, existe uma diversidade de modelos de copos e taças para todos os estilos e ocasiões. No entanto, há quem diga que essa variedade é besteira, pois tudo é igual e não percebem nenhuma diferença ao usar esse utensílio de cozinha. Contudo, especialistas no assunto afirmam que o uso correto de copos e taças, além de compor harmoniosamente a mesa, proporcionam uma melhor experiência do paladar ao degustar a bebida. 

Logo, se você deseja conhecer mais de perto as características que definem o uso para cada tipo de taça e copo, vem com a gente! Neste post, nós da Viva Decora separamos os principais tipos de taças e copos, assim como, dicas de como usá-las no dia-a-dia. Confira e aprecie sem moderação!

Conheça e descubra para que serve os diferentes tipos de taças
1. Conheça e descubra para que serve os diferentes tipos de taças. Fonte: Pinterest

Conheças diferentes tipos de taças e para que serve cada uma

Saber a diferença de cada taça é fundamental, seja para montar uma mesa para receber familiares e amigos com toda a elegância em casa, como para proporcionar aos convidados da festa uma experiência de paladar diferenciada. Por essa razão, separamos abaixo as principais taças que podem fazer parte do nosso dia-a-dia.

Tipos de taças para água

A água, bebida essencial para nossa sobrevivência, por se tratar de um líquido sem sabor e aroma, ela precisa apenas de um recipiente que conserve sua temperatura (ambiente ou gelada), ou seja, a água não exige regras específicas sobre o modelo de taça a ser usado.

Normalmente os tipos de taças para água são muito similares com as taças de vinho, porém com o bojo maior. Mas, nada impede que elas sejam maiores ou menores, com hastes ou não. Vale ainda destacar, que na mesa de jantar a taça de água deve estar sempre a esquerda do vinho, pois sua função é limpar o paladar. Na imagem abaixo esses dois tipos de taças de água foram posicionadas sobre a bandeja e servidas as convidados do evento.

Os tipos de taças para água são muito similares com as taças de vinho
2. Os tipos de taças para água são muito similares com as taças de vinho. Fonte: Medium

Tipos de taças para cerveja

Entenda que o uso dos diferentes tipos de taças para cerveja em bares tem como objetivo realçar o visual da bebida para que sua transparência, tonalidade e espuma fique visível a olha nu.

A espuma, por exemplo, não é só aparência. Isso porque, a espuma presente na bebida tem a função de manter a temperatura e as características físicas de cada cerveja. Já o aroma e sabor, são responsáveis por trazer personalidade para cada cerveja fabricada, seja ela industrializada ou artesanal. 

Assim, pode-se concluir que espuma, aroma e sabor da cerveja são fatores levados em conta na hora da escolha do copo ou taça, para que o líquido seja apreciado da melhor forma possível.

Espuma, aroma e sabor da cerveja são fatores levados em conta na hora de escolher o copo ou taça
3. Espuma, aroma e sabor da cerveja são fatores levados em conta na hora de escolher o copo ou taça. Fonte: Pinterest

Confira 5 copos e tipos de taças para cerveja:

  1. Copo pokal: considerado o copo mais tradicional para degustação de cerveja. Seu formato favorece a conservação da espuma da bebida;
  2. Copo americano: copo robusto encontrado na maior parte dos bares do país. Seu tamanho é recomendado para pessoas que apreciam cervejas mais leves como Pilsen e Light Lager;
  3. Taça tulipa: no Brasil é também conhecida como copinho de buteco. Seu formato versátil propicia a retenção de aromas da bebida e pode ser usado para degustação de diversos tipos de cerveja;
  4. Taça Flauta: muito conhecida por aqueles que apreciam espumantes e champanhes, esses tipos de taças de flauta são utilizadas também para degustação de certos estilos de cervejas mais refinados como é o caso das belgas Lambic e Geuze;
  5. Canecas (Mug ou Stein): muito usadas nas festas alemãs, as canecas (Mug ou Stein) são robustas e podem ser encontradas em diferentes formatos, cores e materiais, com a facilidade da alça para carregar o recipiente.
As canecas (Mug ou Stein) são robustas e podem ser encontradas em diferentes formatos, cores e materiais
4. As canecas (Mug ou Stein) são robustas e podem ser encontradas em diferentes formatos, cores e materiais. Fonte: Pinterest

Tipos de taças para vinho

A composição da mesa pode contar com a presença de três tipos de taças de vinho basicamente, sendo elas: taça para espumante, taça para vinho branco e taça para vinho tinto. Mas, afinal, qual a diferença entre esses tipos de taças?

Os tipos de taças para espumantes, conhecidas também como taças flute, apresentam uma boca menor, ou seja, são mais finas e compridas.

Os tipos de taças para espumantes apresentam uma boca menor, são mais finas e compridas
5. Os tipos de taças para espumantes apresentam uma boca menor, são mais finas e compridas. Fonte: Pinterest

As tipos de taças para vinho branco costumam apresentam haste longa, bojo comprido e estreito. Já os tipos de taças para vinho tinto também contam com hastes longas em sua base, porém seu bojo é mais arredondado. Neste caso, não dispense o uso de uma adega de vinho em casa para conservar melhor as propriedades de cada bebida. Reserve um espaço para posicionar o suporte de copos e taças, assim os diferentes tipos de taças de vinho ficaram sempre a mão quando necessário.

Use diferentes tipos de taças de vinho para servir os convidados
6. Use diferentes tipos de taças de vinho para servir os convidados. Fonte: DiVinho

Tipos de taças para drinks

A apresentação dos coquetéis também contam com diferentes tipos de taças para drinks. Dentre as opções mais usadas no mercado podemos destacar 4 tipos de taças para drinks, sendo elas: old fashioned, long drink, taça coquetel e taça coupette.

Old fashioned

O modelo de copo Old Fashioned é ideal para qualquer tipo de coquetel que venha acompanhado de gelo. Caipirinhas, doses de Whisky e até cachaça podem ser servidos nesse modelo de copo. Por se tratar de bebidas fáceis muitos apostam inclusive no uso do carrinho bar para armazenar e preparar esses drinks.

O copo Old Fashioned é ideal para bebidas que venham acompanhadas de gelo
7. O copo Old Fashioned é ideal para bebidas que venham acompanhadas de gelo. Fonte: Pinterest

Long Drinks

Os long drinks são recipientes famosos, muito usado em festas e bares, os long drinks tem a função de servir coquetéis, muitas vezes completados com sucos, refrigerantes, energéticos e demais bebidas que normalmente ficam armazenados na geladeira ou frigobar.

Os long drinks fazem muito sucesso pelas suas cores e sabores
8. Os long drinks fazem muito sucesso pelas suas cores e sabores. Fonte: Pinterest

Taça Coquetel

A taça coquetel apresenta forma em Y e haste longa, tornando-se ideal para servir bebidas em doses pequenas como Dry Martini. Vale comentar, que nestes tipos de taças não é recomendado o uso de gelo e canudos.

Tipos de taças para degustar doses pequenas
9. Tipos de taças e para que serve: para degustar doses pequenas. Fonte: Pinterest

Taça Coupette

Por fim, podemos destacar a taça Coupette, conhecida por muitas pessoas como taça margarita, seu recipiente é usado para servir coquetel feito com tequila, cuja borda é decorada com sal e pedaço de limão. Este tipo de bebida cai muito bem com comidas mexicanas, por isso separe seu aparelho de jantar e reserve travessas com muitas Tortillas.

A taça coupette é um dos tipos de taças muito usada para servir coquetel feito com tequila
10. A taça coupette é um dos tipos de taças e para que serve: muito usada para servir coquetel feito com tequila. Fonte: Relevo Guardanapos

Agora que você já está por dentro dos diferentes tipos de taças e copos que existem no mercado, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus familiares e amigos a também dominarem o assunto!

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Aprenda tudo sobre impermeabilização de sofá.

Impermeabilização de Sofá: Tudo Que Você Precisa Saber Para Proteger Seu Móvel

Métodos corretos de limpeza ao realizar uma mudança de imóvel em SP durante a quarentena

Cuidados ao Realizar uma Mudança de Imóvel em SP durante a Quarentena

Dicas práticas e infalíveis de como limpar persianas em casa

Como Limpar Persianas: Dicas Infalíveis Para Colocar em Prática

Aprenda como eliminar a umidade e o cheiro ruim dos móveis com antimofo caseiro

Antimofo Caseiro: Elimine a Umidade e o Cheiro Ruim dos Armários

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz