1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Triturador de Resíduos Alimentares: o Que é, Como Usar e Como Escolher o Melhor

Triturador de Resíduos Alimentares: o Que é, Como Usar e Como Escolher o Melhor

Procurando uma maneira de manter sua cozinha organizada e reduzir o volume do lixo orgânico? Então, você precisa conhecer o triturador de resíduos alimentares, uma ferramenta que promete revolucionar a sua rotina culinária. 

Dentre as várias vantagens, o equipamento facilita a limpeza do dia a dia, além de prevenir riscos de contaminação, combatendo a proliferação de bactérias e a atração de pragas nas lixeiras. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos desvendar como funciona o triturador de resíduos de alimentos, discutir sua segurança e ainda te ajudar a escolher o modelo perfeito para a sua casa. Confira!

O que é um triturador de resíduos alimentares?

Triturador de Resíduos Alimentares: item diminui o uso da lixeira orgânica na cozinha — Foto: Tramontina

O triturador de resíduos alimentares transforma restos de comida em partículas minúsculas que são direcionadas junto com a água para o esgoto. Com apenas um toque no botão, os alimentos são triturados e eliminados de forma prática e rápida. 

O triturador de resíduos alimentares é seguro? 

Saiba que o equipamento é projetado pensando na segurança de quem vai utilizá-lo. Ao contrário de liquidificadores, o item não tem lâminas afiadas. Seu mecanismo funciona com marteletes, que são responsáveis por moer, quebrar e rasgar os resíduos de forma eficiente e segura. 

Triturador de Resíduos Alimentares: equipamento é feito com marteletes que moem, quebram e rasgam os detritos — Foto: Tramontina

O triturador de resíduos alimentares da Tramontina, por exemplo, tem uma proteção de borracha que impede a queda de objetos no interior do aparelho. Isso evita danos ao aparelho, além de proteger contra respingos de alimentos triturados. E usar o aparelho da Tramontina é simples e intuitivo. Descubra a seguir: 

  1. Ligue a torneira ou misturador na água fria.
  2. Pressione o botão pneumático (Air Switch) para ativar o triturador de resíduos alimentares.
  3. Aos poucos, insira os resíduos alimentares no aparelho. Utilize o dispositivo auxiliar de segurança que acompanha o produto. Se houver resíduos pequenos no triturador, continue normalmente.
  4. Aguarde até que o barulho de trituração cesse.
  5. Desligue o aparelho e a água. Verifique se tudo foi triturado. Se não, repita os passos.
Triturador de Resíduos Alimentares: eletrodoméstico da Tramontina acompanha um dispositivo auxiliar de segurança — Foto: Tramontina

O que não jogar no triturador de resíduos alimentares? 

O triturador de resíduos alimentares é robusto e durável, mas é preciso ter cuidado com o que é colocado no aparelho. Afinal, alguns resíduos podem comprometer de forma permanente o seu funcionamento. 

É possível triturar restos de frutas, verduras, vegetais e cascas de ovos. Além disso, ossos e caroços pequenos de frutas, como pêssego, ameixa e cereja, que costumam causar maior ruído durante a trituração, mas não danificam o equipamento.  

Vale lembrar que se deve evitar triturar grandes quantidades de uma só vez. Outra dica importante é se atentar a alimentos fibrosos, como manga, banana e alho poró, pois necessitam de mais água durante o processo de trituração. E se você triturar esse tipo de alimento sempre, é essencial conferir a caixa de gordura, pois ela pode necessitar de limpeza com mais frequência. 

Como é feita a instalação do aparelho?

Triturador de Resíduos Alimentares: instalação é simples, mas é recomendado que seja feita por um profissional — Foto: Tramontina

A instalação do triturador de resíduos alimentares é realizada sob a pia, substituindo o sifão e conectando-o à rede de esgoto. Vale ressaltar que a válvula da pia precisa ser de 4 1/2″ para ser compatível.

Saiba que o triturador de resíduos alimentares da Tramontina é super simples de ser instalado. Assista ao vídeo abaixo para conferir:

Afinal, como escolher o melhor triturador de resíduos alimentares? 

Ao escolher um triturador, algumas características devem ser consideradas para adquirir um produto de qualidade. Aqui estão as principais:

  • potência do motor: opte por no mínimo 1/2 HP, lembrando que a Tramontina oferece modelos potentes como o de 0,75 HP;
  • capacidade: selecione baseado na demanda diária de resíduos da sua cozinha;
  • material: aço inoxidável é o ideal para durabilidade;
  • segurança: priorize modelos com dispositivos de segurança robustos;
  • marca de confiança: a Tramontina é sinônimo de qualidade e segurança.

Como limpar e cuidar do triturador de resíduos alimentares da Tramontina?

A Tramontina recomenda evitar o uso de produtos químicos, como soda cáustica e diabo verde, durante a limpeza do triturador, pois eles podem danificar sua estrutura. A água quente também não é recomdada por amolecer os resíduos e impossibilitar a trituração.  

A membrana de proteção é essencial e deve ser utilizada sempre para garantir a máxima segurança. Durante a operação do aparelho, é importante, ainda, manter a água fria ligada para garantir uma trituração eficiente. 

E para uma higienização eficaz do aparelho, a marca sugere o uso de gelo, que além de limpar, auxilia na trituração de resíduos mais resistentes, como a casca de cebola.

Como pode conferir, o triturador de resíduos alimentares é um investimento que alia praticidade e modernidade. Ao escolher o modelo da Tramontina, você vai optar por qualidade, eficiência e, acima de tudo, uma solução ecológica para a sua cozinha.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Então, garanta já seu triturador de resíduos alimentares da Tramontina na Viva Decora Shop!

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Lista de Utensílios de Cozinha: Saiba Quais Itens São Indispensáveis

Confira 9 Itens Para Montar Uma Cozinha Americana

Cozinha Planejada Com Bancada: Dicas e +10 Ideias Funcionais para Fazer a Sua

Cozinha com Coifa: Descubra como Decorar +10 Projetos Lindos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36