1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Vaso de Barro: Veja Como Fazer, Pintar e +40 Modelos Inspiradores

Vaso de Barro: Veja Como Fazer, Pintar e +40 Modelos Inspiradores

No mundo da decoração, o vaso de barro é um os itens mais versáteis e simples de ser incorporados ao design da casa. Isso ocorre pelo fato de estarmos falando de uma peça que pode existir de muitas formas, tamanhos e cores, além de ser indicado para diferentes propósitos.

vaso de barro - cactos em vasos de barros
1. O vaso de barro é um modelo muito versátil. Foto: Como Fazer em Casa

Os vasos de barro, inclusive, podem ser feitos por você em um processo simples, algo que o torna muito interessante para quem gosta de colocar a mão na massa ou simplesmente economizar. Com a ajuda de alguns materiais, você pode fazer um mini vaso de barro e até mesmo um vaso de barro grande, estes que funcionam como vasos de plantas ou apenas para fins decorativos.

vaso de barro - jardim com vasos de barro
2. Existem modelos de vaso de barro de diferentes tamanhos, cores e formatos. Foto: Decoração e Invenção

Se você quer saber mais sobre vaso de barro, continue lendo e confira informações interessantes sobre o assunto que certamente serão de grande ajuda. Veja como fazer e usar rolo de pintura em vaso de barro e aproveite para dar um olhada na nossa galeria repleta de modelos lindos e inspiradores.

Como escolher vasos de barro para plantas?

Escolher vasos de barro para plantas pode ser uma tarefa mais difícil do que aparenta, já que a peça deve não apenas ser do seu interesse, como também funcionar da forma correta para a planta em questão. O vaso de barro por si só, por exemplo, possui algumas características que devem ser observadas antes de ser utilizado como recipiente para flores, sejam elas flores naturais ou flores artificiais.

Um exemplo disso é o fato de ele reter a umidade e tender a ressecar sob a exposição do sol, algo muito importante para as plantas naturais.

vaso de barro - vaso grande com diversos espaços para flores
3. Escolher o melhor vaso de barro para planta depende de muita coisa. Foto: Indulgy

Escolher os melhores vasos de barro para plantas, portanto, é escolher aquele que represente um equilíbrio entre o que a planta necessita e o que vaso pode oferecer de acordo com suas características.

Dito isso, apenas depois dessas considerações é que a parte estética deve ser levada em conta, como por exemplo se o vaso de barro será circular ou quadrado, colorido ou sóbrio, grande ou pequeno. Se será posicionado em área externa ou área interna sobre algum móvel específico da casa.

As plantas indicadas para mini vaso de barro

Por falar em tamanho, o mini vaso de barro é um dos modelos mais comuns do mercado, sobretudo no artesanal, já que quem procura aprender como fazer vaso de barro acaba sempre produzindo algo mais modesto no que diz respeito ao tamanho.

vaso de barro - vasos pequenos simples
4. O mini vaso de barro é um modelo muito comum. Foto: Decor Fácil

Muito utilizado dentro de casas e apartamentos, principalmente sobre mesa de jantar, mesa lateral, mesa de centro, rack, painel para TV, prateleiras e estantes, o mini vaso de barro costuma atuar como um coringa para a decoração, mas deve usado de acordo com sua capacidade, o que significa servir como recipiente apenas para plantas que não se desenvolvam muito ou acabem por prejudicar a estrutura do item.

Dito isso, para o seu mini vaso de barro opte sempre por plantas que não crescem ou que cresçam pouco, como é o caso da rosa de pedra, da bromélia, da jade, das suculentas e até mesmo do bambu da sorte. Optar por esses modelos é um garantia de que o mini vaso de barro não terá sua estrutura prejudicada pelo subtrato das plantas e permanecerá muito bonito.

As plantas indicadas para vaso de barro grande

Se você está querendo na verdade um vaso de barro grande e quer saber quais são as melhores plantas, a gente também te conta! De modo geral, se tratando de um vaso de barro grande, a sua imaginação e, é claro, as possibilidades da planta, são o limite.

vaso de barro - vasos de plantas amarelos
5. Vaso de barro grande suporta muitos tipos de plantas. Foto: The Holistic Esquire

Dito isso, você pode ter em seu vaso de barro grande desde uma monstera, passando por palmeiras ráfia, até quem sabe uma bonita árvore da felicidade. Todas essas plantas chamam a atenção pelo tamanho e precisam de um bom vaso de barro grande para crescerem saudáveis, por isso são ótimas escolhas.

vaso de barro - vaso decorativo de barro
6. É interessante colorir o vaso de barro grande. Foto: Venice Clay Artists

A dica para o vaso de barro grande é deixá-lo com uma cara mais decorativa, já que ele certamente irá ocupar um grande espaço no ambiente. Você pode, por exemplo, aprender como pintar vaso de barro e decorar o item de forma que ele converse com o ambiente e se entrose de forma interessante à casa.

Os melhores vasos de barro para jardim

Quem tem por hobby o cultivo de plantas sabe: há uma diferença muito grande entre um vaso de barro para casa e os vasos de barro para jardim. Isso ocorre pelo fato da exposição a qual o vaso estará sujeito em termos de luz do sol e umidade.

Ou seja, por geralmente ficarem em ambientes externos, os vasos de barro para jardim merecem um pouco mais de cuidado que vaso de barro para apartamentos, por exemplo.

vaso de barro - vasos de barro rústicos
7. Vaso de barro para jardim é diferente do vaso de barro para apartamento. Foto: Decor Fácil

Desse modo, opte sempre por vasos de barro para jardim que de fato sejam resistentes às intempéries que os ambientes externos oferecem, o que significa um reforço à proteção contra o sol e contra a umidade. Uma forma de garantir que vaso de barro é de qualidade é dando leves batidas em sua estrutura. Se ele tiver um barulho oco, significa que a peça é muito fina e pode necessitar de um reforço com pedras.

Como cuidar de vasos de barro?

Conhecer os tipos de vaso de barro que existem no mercado ajuda para garantir um jardim mais bonito e funcional. No entanto, uma coisa importante a se fazer é entender os cuidados pelos quais o vaso deve passar para permanecer bonito e eficiente para planta.

vaso de barro - vaso de plantas sendo pintado
8. O vaso de barro precisa de muitos cuidados. Foto: Blog Casa da Arte

Um exemplo disso é o fato de ser necessário efetuar limpezas esporádicas com uma escova para retirar a presença de lodo e de musgo que podem surgir no vaso de barro por conta da umidade e acabar tirando a beleza da peça.

Você pode ainda impermeabilizar o vaso de barro para que ele fique livre de problemas relacionados à umidade. Isso pode ser feito com pincel e tinta asfáltica, que possui uma alta resistência química e cria uma película impermeável.

Como fazer vaso de barro?

Saber como fazer vaso de barro é um conhecimento valioso para muitos. Afinal, fazendo o seu próprio vaso de barro em casa você não apenas economiza, como também garante que a peça seja do jeito que você quer e precisa.

vaso de barro - vaso de barro sendo feito
9. Fazer um vaso de barro pode ser muito vantajoso. Foto: Esboço Sermão

Mas como fazer vaso de barro em casa? Para isso você precisará apenas de argila de cerâmica plástica, arame, uma mesa giratória e seguir os seguintes passos:

  1. Com apenas 250g de argila em mãos, faça movimentos de modo a aquecer o pedaço, eliminar as bolhas de ar e formar uma esfera;
  2. Com a ajuda do arame, corte o pedaço de argila no meio e veja se não há bolhas;
  3. Com a argila sovada, faça movimentos de modo a esmagá-la, batendo até que vire uma bola novamente;
  4. Jogue a argila sobre a mesa giratória e a molde de forma a formar um cone;
  5. Com a mesa girando e com as mãos molhadas, segure a argila de modo mantê-la na mesa e deixá-la moldável;
  6. Molhe as mãos novamente e coloque o polegar no meio da argila de modo que ele fique a cerca de 1,5cm em relação ao fundo;
  7. Empurre os dois polegares no buraco para fazer a abertura do tamanho desejado;
  8. Com o fundo do tamanho desejado, use as mãos para moldar as laterais do vaso;
  9. Use o arame para desgrudar a argila da mesa;
  10. Asse o vaso de barro de acordo com as orientações do fabricante da argila.

Pronto! Agora você já sabe como fazer vaso de barro!

Como pintar vaso de barro?

Se você quer ter uma peça mais bonita e interessante para a decoração da sua casa, sempre é possível aprender como pintar vaso de barro e garantir uma beleza muito interessante. Para saber como pintar vaso de barro, primeiro separe os seguintes materiais:

  • Jornal;
  • Fita crepe;
  • Tinta spray;
  • Vaso de barro.
vaso de barro - vaso sendo pintado
10. Pintar o vaso de barro é muito interessante para a decoração. Foto: Como Fazer em Casa

Com os materiais em mãos, aprenda como pintar vaso de barro seguindo os seguintes passos:

  1. Use o jornal para cobrir a superfície em que o vaso de barro ficará;
  2. Vire o vaso de barro com a boca para baixo;
  3. Use a fita crepe para cobrir as partes do barro em que você não quer que leve a tinta;
  4. Com uma distância de 30cm em relação ao vaso de barro, use a tinta spray;
  5. Deixe o vaso de barro secar e em seguida tire as fitas crepe;

Pronto! Agora você tem um vaso de barro divertido e perfeito para a sua decoração!

Gostou das nossas dicas? Então confira nossa galeria com lindos modelos de vaso de barro

vaso de barro - vaso amarelo para planta
11. Muitos desenhos podem ser feitos em um vaso de barro. Foto: Dicas de Decoração
vaso de barro - vaso branco com marrom
12. É interessante pintar o vaso de barro de forma rústica. Foto: Decor Fácil
vaso de barro - vaso branco com rosa
13. Misturar cores é muito interessante no vaso de barro. Foto: Dicas de Decoração
vaso de barro - vaso colorido
14. Deixar o vaso de barro com cores vivas é muito bonito. Foto: Elo7
vaso de barro - vaso com desenho de bicicleta
15. É possível deixar o vaso de barro delicado. Foto: Skill of King
vaso de barro - vaso com desenho de Bob Esponja
16. O vaso de barro pode ficar muito divertido com uma boa pintura. Foto: Multi Flora Fernandópolis
vaso de barro - vaso com desenho de cactos
17. O vaso de barro pode ter temas de acordo com a planta. Foto: Argina Seixas
vaso de barro - vaso com desenho de Frida Kahlo
18. Muitos desenhos podem ser feitos em um vaso de barro. Foto: Paula Ivanov
vaso de barro - vaso com desenho de pássaro
19. Pintar o vaso de barro garante mais quaidade decorativa. Foto: Elo7
vaso de barro - vaso com desenho simples
20. O vaso de barro pode ter muito mais vida com uma boa pintura. Foto: Colourful Girl
vaso de barro - vaso com desenhos
21. O interessante é pintar o vaso de barro de acordo com a decoração. Foto: Elo7
vaso de barro - vaso com detalhes que imitam renda
22. O vaso de barro pode ganhar apenas alguns detalhes. Foto: Artesanato e Reciclagem
vaso de barro - vaso com detalhes triangulares
23. Detalhes geométricos são interessantes para o vaso de barro. Foto: Valeria Banking
vaso de barro - vaso com listras
24. Listras ficam muito bem em um vaso de barro. Foto: Casa Abril
vaso de barro - vaso de barro com pequena escultura
25. O vaso de barro pode ter pequenas esculturas. Foto: Huerta Orgânica
vaso de barro - vaso de barro pintado
26. Brincar com as cores é muito interessante ao vaso de barro. Foto: Follow The Colours
vaso de barro - vaso de plantas com bolinhas amarelas
27. Detalhes podem modificar todo o vaso de barro. Foto: Dicas Decoração
vaso de barro - vaso desenhado
28. Desenhos de muitos tipos podem ser feitos no vaso de barro. Foto: Multi Flora Fernando Polis
vaso de barro - vaso desenhado com melancia
29. Manter o vaso de barro temático é algo muito interessante para o jardim. Foto: Dicas Decoração
vaso de barro - vaso preto com desenhos de flores
30. Vaso de barro florido é algo muito comum. Foto: Etsy
vaso de barro - vaso simples com detalhes brancos
31. Detalhes brancos são lindos para o vaso de barro. Foto: Marrispe Artesanato
vaso de barro - vaso simples com pedras
32. O vaso de barro pode inclusive conter outros elementos. Foto: Revista Reviver
vaso de barro - vasos coloridos
33. O jardim fica muito mais interessante com um vaso de barro pintado. Foto: Dicas de Decoração
vaso de barro - vasos coloridos com detalhes
34. Modelos coloridos de vaso de barro são muito interessantes. Foto: Artesanato Passo a Passo
vaso de barro - vasos com bolinhas pretas
35. Pintar um vaso de barro pode ser mais simples do que você imagina. Foto: Nicolette Tabram
vaso de barro - vasos com listras pretas, douradas e brancas
36. Manter um padrão nos modelos de vaso de barro é algo muito interessante. Foto: Etsy
vaso de barro - vasos de plantas com desenhos de cactos
37. Para pintar o vaso de barro, as tintas certas devem ser utilizados. Foto: Barrio Antiguo
vaso de barro - vasos rústicos
38. O vaso de barro pode ficar em ambientes internos e externos. Foto: Histórias de Casa
vaso de barro - vasos simples
39. O vaso de barro também pode ter tons sóbrios. Foto: Viva Decora
vaso de barro - mini vaso azul e dourado
40. O mini vaso de barro é delicado e interessante para qualquer tipo de decoração. Foto: Dicas de Decoração

 

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Canteiro com vegetação natural e pedrinhas brancas

Coqueiro de Jardim: Espécies, Como Cuidar e +52 Fotos Inspiradoras

Modelos de jardim que trazem sombra nos dias quentes

Modelos de Jardim: +65 Ideias Criativas Para Transformar Sua Casa

As pedras para jardim deixam a entrada de casa ainda mais elegante

Pedras para Jardim: Tipos, Vantagens e +75 Ideias Inspiradoras

A piscina pequena de canto é ideal para áreas externas compactas

Piscina Pequena: +94 Modelos Criativos para Espaços Compactos

Deixe um comentário

2 Comentários em "Vaso de Barro: Veja Como Fazer, Pintar e +40 Modelos Inspiradores"

[…] Vasos de Plantas: +47 Modelos para Inspirar Você e Como Escolher Vasos de Cerâmica na Decoração, Criando Ambientes Sofisticados +34 Suculentas: Como Cuidar e Montar o seu Jardim + Modelos Incríveis Vaso de Barro: Veja Como Fazer, Pintar e +40 Modelos Inspiradores […]

[…] começar a florescer cedo, além disso possuem um crescimento rápido. Podendo ser cultivada em vasos de barro ou plásticos, canteiros ou tronco de arvores, além disso, se adapta bem a diversos tipos de […]

wpDiscuz